Sob a redoma

Stephen King

Resenhas - Sob a Redoma

Ica 09/10/2021

Como não amar o King?
A leitura desse livro foi no mínimo prazeirosa, não conseguia ficar muito tempo sem ler, queria saber o que ia acontecer depois com os personagens. Peguei ranço de alguns e torcia por outros. O final foi inesperado, achava que ia acontecer qualquer coisa, menos o que eu li? e gostei! Me pegou de surpresa, mas entendi as mensagens passadas. No final meus olhos até marejaram com algumas partes. O fascinante no King é que o jeito que ele escreve faz a gente sentir que realmente está passando por aquela situação na pele dos personagens. Favoritado.

Marjorie Luiza 10/11/2021

Retrato do cidadão de bem
Eu amei amei amei todo esse contexto de "terra sem lei" em que se desenvolve a história. É chocante e desesperador ver como as pessoas reagem a essa nova situação extrema e se reorganizam como sociedade. Você realmente consegue imaginar pessoas reais agindo como os personagens hipócritas do livro. Um bando de crentes e políticos corruptos, traficantes e assassinos que usam da religião e de fake news pra manipular a população e conseguir o que querem (Brasil, é você?)
Eu tenho que dizer que achei a solução um pouco boba e fácil demais, mas não é nada que prejudique a qualidade do livro.
Geeente, e que leitura fluida, foram as quase 1000 páginas mais fáceis de serem lidas da minha vida. King, obrigada por nos presentear com esse experimento social sobre comportamento humano, foi MARAVILHOOOOOSO!!!!!

zunflower 24/05/2020

ler esse livro em 2020 foi bizarro!
tantos paralelos eu pude fazer com as situações vividas hoje (2020) enquanto lia essa narrativa... chega ser assustador! sob a redoma são 1000 páginas com o pé no acelerador. vai a 1000 por hora e NÃO! te deixa respirar.

pude perceber com toda a trama desse livro, fazendo um espelho na realidade, a vulnerabilidade e capacidade de autodestruição do ser humano. ?uma menininha que cometeu o erro de pensar que era grande quando era pequena, que tinha importância quando não tinha.? (pág.943). pra mim, a humanidade é essa menininha.
agradeço a stephen king por ter me dado a honra dessa leitura.

jusousan 02/06/2021

Sob a Redoma
Sob a redoma (ficção científica/ suspense) foi mais um dos milhões de livros do King que eu amei. Adiei muito essa resenha por não saber ao certo como colocar em palavras minha experiência.

As primeiras páginas do livro, quando se constata a existência da redoma, são muito interessantes. Ele nos dá várias frentes narrativas. O jeito que o autor vai construindo a narrativa aos poucos, de uma forma lenta e ao mesmo tempo não sútil é envolvente.

Já no início temos a apresentação dos personagens. De cara já sabemos quem é bom e quem é mau. E também quem é bastante mau. Além de problemas que derivam do isolamento, o domo também causa estranhos efeitos em alguns moradores da cidade. A ação ocorre do começo ao fim.

Não há um protagonista de fato. Há personagens que se destacam em meio ao caos que surge, mas todos têm sua importância na trama geral. A forma como o autor nos apresenta esses personagens é contar a mesma história por diferentes pontos de vista. Nada repetido. Apenas vários momentos. Várias nuances.

Porém, na minha concepção, alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Com um livro tão grande, ele tinha páginas de sobra. Outro ponto que me fez não dar nota máxima foi a explicação pouco crível e não muito empolgante sobre o fato da redoma ter surgido.

Mas, isso não impede de ser uma ótima estória. Gosto de como fiquei refletindo sobre certas atitudes e certos comportamentos que surgem no decorrer da obra.

Por fim, King é um excelente autor e só estou reafirmando o que muitos sabem. Não deixem de ler esse livro. É uma ótima pedida.
Gustavo Rodrigues 04/06/2021minha estante
Achei que seria 5 estrelas + favoritado ?

jusousan 04/06/2021minha estante
eu até favoritei! Mas acabei pensando em algumas coisas na trama e comparei a outras obras do autor e acabei achando que valia os 4,5 ?

Gustavo Rodrigues 04/06/2021minha estante
Na minha cabeça só consigo favoritar se der 5 estrelas, por isso comentei ?

Marcus 07/06/2021minha estante
Ótima resenha, sobre essa estão do surgimento da redoma, o pessoal fala q o King pretendia retomar aqueles seres esquisitos q são responsáveis pelo q aconteceu em outra obra q talvez até ajudasse a explicar esse final aí, mas até agora ele não os trouxe de volta kkkkkk

jusousan 07/06/2021minha estante
sério? não sabia! ele tá fazendo suspense hahahaha

Jose.Amaral 14/04/2020

Sob a Redoma - Stephen King
Bem-vindo a Chester’s Mill, ou não.

Olá caro leitor que por aqui se encontra. Hoje é dia de falar um pouco deste calhamaço, deste tijolão que é o livro Sob a Redoma do nosso ilustríssimo mestre Stephen King.
Para início de conversa já adianto a vocês que a leitura é impactante, misteriosa, atraente, envolvente e você sente como parte integrante da cidade.
Apesar de assustar à primeira impressão com suas 960 páginas, não fique preso a este detalhe, pois é no desenrolar da história que está guardada a cota de sustos do livro.
O livro começa com um acontecimento super normal. Uma redoma de vidro (tipo aquário) cai sobre a pequena cidade de Chester’s Mill, isolando- a do restante do mundo. ISOLANDO MESMO. Agora quer me convencer que todo mundo entra em pânico por causa desse acontecimento? Quem nunca acordou e imaginou que isso pode acontecer? Tudo parte da rotina de vida diária, né!? Rsrsrsrsrsrsrs

Pois bem. Nesse clima agradável, ameno sob essa redoma que o mestre Stehen King inicia sua obra prima. Nesse ambiente que são apresentados os personagens, e muitos (estamos falando de uma cidade inteira), com tamanha maestria de tal forma que você tornará íntimo de cada um deles, sem precisar ficar voltando páginas e páginas para relembrar quem é quem. Palmas para King. Ele merece.

Prepare-se para se apaixonar por Julia, Barbie, Rusty e sua turma, que com o decorrer das páginas vai te conquistar muito, muito mesmo, pela forma como agem, pelos pensamentos e também por que vão passar por grandes apuros e momentos de infelicidade.
Masssssssssss, nem tudo são flores.
Para uma boa história andar, necessita de um vilão, e digamos que King estava muito inspirado quando cria Big Jim Rennie. Já passou raiva com algum personagem?? Você acha mesmo que já conheceu o pior vilão de todos?? Pois bem, ainda não. Prepare-se para sentir raiva, ódio, vontade de jogar o livro longe, mesmo sabendo que vai ter que correr para ir buscar. Amiguinho e amiguinha, sinto lhe informar que você também vai sofrer e muito na mão do Big Jim, pois trata-se de uma pessoa cínica, controladora, sádica, altamente inteligente e egoísta e para fechar o pacote com chave de ouro se acha o dono da cidade sendo simplesmente o segundo vereador. Belo conjunto para uma pessoa só não é mesmo?

Agora junta um grande vilão, com o seu filho Junior - psicopata, assassino e sem controle das próprias ações - e um chefe de polícia totalmente controlado por Big Jim. É nesse cenário de pesadelo, onde Big Jim vai usar tudo e todos para ter o total controle da cidade, e se aproveitar do fato de todos estarem aprisionados sob a redoma, transformando Chester’s Mill em um lugar onde não existe lei, nem certo e nem errado. Dá para imaginar o que vem por aí, né??

E com um toque muito especial de King. Sangue, Sangue e mais um pouco de Sangue. E antes que eu me esqueça mais um pouco de Sangue. Gente, sério mesmo, vocês não têm noção de quantas mortes há neste livro.
Mortes para fazer perder o sono (prepare-se para sofrer com várias perdas) com um alto grau de detalhamento, teremos estupros, cenas de violência misturadas em um clima de suspense, que vai te fazer devorar essas 960 páginas em um piscar de olhos.

Mas, agora o fato divisor de opiniões sobre este livro: O FINAL
O final é super amarrado, tudo muito bem explicado à moda à la King, que é digna de todo o nosso respeito. Estamos falando do mestre do suspense e do terror, alguns vão dizer que o final é mega “viajado”, mas qual final de King não nos faz sair um pouco da nossa zona de conforto? E sinceramente meus amigos, abram sua mente e deixe-se “viajar” neste mundo de novas descobertas, pois você verá o verdadeiro encanto escondido sob a redoma.

Portanto, analisando toda essa conjuntura da leitura, é mais que merecido levar cinco estrelas, sem contradições ou pontos negativos. Prepare para uma leitura que será um estouro, LITERALMENTE...... VAMOS LITERAR????
Richard 15/04/2020minha estante
Excelente resenha ótimo livro. ????

maria gabriella 15/04/2020minha estante
Meu Deus simmm, King tava completamente e inteiramente repleto de inspiração pra criar o Big Jim, que homem detestável, mas brilhante como vilão. Resenha incrível!

Ramires 27/04/2020minha estante
Excelente resenha, agora fiquei com vontade de ler!

Phelipe Guilherme Maciel 08/12/2012

Excepcional.
O livro é excepcional mas eu terei de ler novamente em inglês ou em italiano porque infelizmente o nível da tradução é pífio. Além de ter muita coisa traduzida superficialmente ou quase beirando a censura, não sei, a tradutora não teve sensibilidade. Quando os personagens falam errado no livro, ela obtém recursos para colocar o texto em itálico, ou entra aspas, algo que enfatize isso, mas não, ela deixa o texto fluir, mesmo errado, sem enfatizar que é um erro propositado do autor, para seu personagem. Isso é um pecado em literatura, o que dizer aos novos que aprenderam na escola a falar direito e lêem um livro com tantos deslizes gramaticais? Fica a dica para a próxima tradução ou para o próximo livro que a Suma de Letras fizer de Stephen King. Ele dá vida real para seus personagens, e cria uma própria forma para cada um conversar... Tem que saber mexer com isto. E tantos outros fazem o mesmo.

Por exemplo, a Little Bitch Street eles chamam de estrada da bostinha na nossa versão. Prefiro a americana.

Big Jim Rennie, o figurão malvado da história (onde ninguém é santo), é um fazedor de frases incríveis, eu vi numa versão em inglês na livraria essa semana, trechos das falas dele e é tão diferente... É De Brochar na verdade.

O livro é sensacional. A tradução nem tanto! Mas é quase o que devemos sempre esperar de traduções, claro. Mas essa... Pecou no simples. Nota 5 pela história, sensacional. O final do livro principalmente para alguns personagens, é Stephen King puro, visceral e em pleno vigor.
Ellen 31/01/2017minha estante
Nossa eu sou encantada por essa serie, eu fiquei sabendo recentemente que existia o livro, estava em duvida se valeria a pena ler, mas acho que agora vou correr pra ler esse livro.

Phelipe Guilherme Maciel 31/01/2017minha estante
Ellen, leia sim. O único pecado nesse livro é que a tradução dele não foi muito inspirada. Mas você consegue passar por isso de forma alheia tranquilamente.É um livro excelente. A construção que Stephen fez é maestral. Boa sorte na leitura :D

Karol Zanotto 24/01/2022

Fascinante
Quando comecei a ler o livro pensei "caraca, que livro enorme" e agora que terminei a única coisa que penso é "caraca, que livro pequeno".
Poderia tranquilamente ler uma continuação dessa história tão surpreendente, até pensamos que é muito por ser um livro grade mas quando terminamos vemos que teria muito mais história para ser contada.
Um dos meus autores preferidos e que não decepciona nunca (a não ser por não ter feito Rennie sofrer mais um pouquinho), já estou ansiosa pela próxima história que lerei desse incrível escritor.
Pedro 24/01/2022minha estante
Não li esse livro do King ainda, mas eu odeio quando vilões terríveis morrem rapidamente.

Karol Zanotto 24/01/2022minha estante
Vale muito a pena a leitura, mas sou suspeita em falar porque amo todos os livros do King

Pedro 25/01/2022minha estante
Dos livro do King que eu li, o único que eu não gostei foi O Pistoleiro. Mas eu amei todos os outros.

Eder 05/03/2013

Sob a Redoma Stephen King
E se, de repente, sua cidade fosse isolada do restante do mundo e você se visse separado de parte de sua família e dos demais por uma barreira invisível? Esta é a premissa de Sob a Redoma, onde Chesters Mill, uma pequena cidade, localizada no Maine, acaba se encontrando na situação acima. Não se sabe a causa, origem ou natureza desta barreira.

Enquanto o exército americano tenta encontrar uma maneira de abrir a redoma, os habitantes locais começam a perceber que existem dificuldades mais urgentes para tratarem. Problemas ecológicos começam a assolar a pequena cidade, já que pouco, ou quase nada, de chuva ou vento passam pelo domo e o clima local começa a se elevar. Alguns acidentes acontecem, pessoas acabam morrendo e aparelhos eletrônicos explodem ao se aproximarem da barreira. Mas o verdadeiro problema da cidade se encontra na natureza humana daqueles que ficaram trancados pelo lado de dentro. Ambição pelo poder e insanidade, algumas vezes andando juntas, farão com que a cidadezinha, se veja em uma situação beirando o desastre.

É uma pena que King tenha estabelecido, neste romance, personagens unidimensionais, deixando sempre claro quem são os mocinhos e quem são os vilões da história. Os poucos personagens que aparentam escapar destes rótulos são estúpidos, manipulados e ganham pouco espaço na trama. Ainda assim, Junior Rennie, merece um destaque especial, por ser, sem dúvidas, o personagem mais marcante, repugnante e assustador de Sob a Redoma.

Este detalhe, porém, não prejudica a obra, pois o enredo do livro traz alguns dos aspectos que tornaram King conhecido como mestre do horror. O autor cadencia a narrativa conforme convém à trama, ora, de maneira lenta e minuciosa, ora acelerada, tirando o fôlego e chocando o leitor, fazendo com que mal sintamos a morte de alguns personagens em função da luta pela sobrevivência dos demais. Aconselho, aos incautos, estarem preparados para encontrar vísceras e massa encefálica esparramadas pelas mais de 900 páginas deste livro, mesmo que isto soe redundante aos leitores mais antigos do autor.

Mas não é somente disso que Sob a Redoma se sustenta. Se permitindo uma referência à sua própria obra, citando o ótimo filme O Nevoeiro (The Mist) dirigido por Frank Darabont, baseado em um conto homônimo de seu livro Tripulação de Esqueletos , King ilustra da melhor maneira possível a situação dos habitantes de Chesters Mill, comparando esta com a daquelas pessoas enclausuradas no mercado, no longa de 2007. Em ambas as circunstâncias, as pessoas, devido à reclusão e ao desespero, revelam sua verdadeira natureza não tão civilizada assim.

Sob a Redoma é daqueles livros que levantam questões pertinentes à nossa própria situação. Podemos não ter uma abóbada palpável sobre nossas cidades, mas será que não temos uma sobre nossas vidas? Não estamos à mercê de políticos que, em sua maioria, só defendem seus próprios interesses em detrimento às necessidades da população? Não somos subjugados por autoridades, que se protegem atrás de uma farda ou posição política? Não temos presos inocentes, pagando por crimes que não cometeram, enquanto os verdadeiros criminosos estão soltos por aí? Claro que não. Políticos como Big Jim, não existem na vida real. Abuso de autoridade e injustiças também não.

O desfecho do livro pode desagradar alguns leitores, mas deve-se levar em consideração que o motivo de a Redoma estar ali é simplesmente porque King quis nos contar a história daqueles que ficaram embaixo da cúpula, enfrentando seus próprios monstros interiores e não os ensejos dos que a mantinham ali. Aprendi, com o tempo, que ler Stephen King se encaixa no antigo jargão que diz que o melhor em uma viagem é viajar e não a chegada ao destino. E Sob a Redoma se mostrou uma excelente viagem, portanto, não tenho como dar outra nota, que não seja a máxima.

Sob a Redoma está sendo adaptado para televisão e será exibido pelo canal americano, CBS, com previsão de estreia para 24 de junho, ainda este ano.
Herick 06/02/2013minha estante
Ei, Eder, legal a resenha. Fiquei com medo de ler por causa de spoilers, já que estou na página 140, por aí, e o clima está começando a entrar no ritmo... Mas ficou muito boa.

Eu estou gostando. O tal do Junior Rennie só se destaca como personagem por ser psicopata. Mas ainda tenho muito que ver, claro. Estou meio enrolado com leitura pois mudei de cidade e por causa dos vestibulares; está tudo uma baderna e sem tempo pra fazer nada. Espero me ajeitar logo, logo, e retornar à Redoma.

PS: já é a resposta à sua pergunta pelo perfil. (:

Eder 07/02/2013minha estante
Valeu, Herick. Procuro evitar spoillers em meus comentários, exceto quando são muito necessários.
Junior não é o melhor personagem criado por King, mas é quem mais me marcou sm Sob a Redoma.

Quando concluir sua leitura, me diga o que achou.

João 14/02/2013minha estante
Muito boa a sua resenha!Gostei muito do trecho em que voce fala a respeito do desfecho do livro.

Eder 18/02/2013minha estante
Obrigado, João. Os finais dos livros de SK sempre acabam desagradando muitos leitores, este não é diferente. Abraço.

cadejuuh 29/04/2013minha estante
O final é só um detalhe depois do deleite que essas páginas proporcionam ao leitor!

Livro excelente! Stephen King foi brilhante retratando o ser humano em sua mais pura essência.

Augusto 21/08/2013minha estante
A questão dos personagens unidimensionais é a única ressalva que faço ao livro. Mas tentei "me convencer" durante a leitura de que se King aprofundasse alguns personagens o livro acabaria perdendo em ritmo ou se tornaria ainda maior do que já é (ou as duas coisas). Mas de qualquer forma, concordo com você: não tirou o brilho da obra como um todo.
A propósito, excelente resenha, Éder!
ps: também lembrei de "O Nevoeiro" enquanto lia.

Eder 22/08/2013minha estante
Verdade, Augusto. Em uma obra com tantos personagens, nenhum deles podendo ser considerado o protagonista, concordo que fica quase impossível moldar as personalidades de cada um de forma satisfatória. Ainda mais se tratando de um único livro e não de uma série.
Obrigado pela leitura e pelo comentário.

Camilla.Conti 31/01/2022

SURREAL!!
Mais uma leitura de King que ele promete tudo e entrega tudo e DO INÍCIO AO FIM!! Cada evento é meticulosamente bem pensando para desencadear em uma série de ações, cada personagem é inserido com profundidade, personalidade. Esse, pra mim, é um dos maiores diferenciais do King!
E quem diria que quase 1000 páginas poderia ser tão agradável! Não me senti cansada hora alguma, e os personagens são tão marcantes que é muito difícil confundi-los (apesar de ser necessário voltar para conferir quem são na lista de personagens).
Agora o tópico mais sensível acerca do livro: o final. Parece ser viajado? Parece! Mas pra mim tem TUDO a ver com o enredo que foi criado ao longo das 900 páginas. Por quê? Simplesmente porque a população e, principalmente Big Jim, não demonstrava arrependimento algum pelos danos causados - muito pelo contrário! Sentiam alegria. E o final funciona justamente para provar isso pra os leitores. Sensacional!!
Ricardo Coutins 31/01/2022minha estante
obra de arte em forma de livro esse!!! as emoções que senti aqui não se repetiu com nenhum outro livro vei

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Exato!! Minhas emoções eram tão reais que eu tinha que fechar o livro, respirar fundo pra acalmar a raiva! Hahaha

anicca 31/01/2022minha estante
AMEI o desenrolar, a imersão foi incrível, mas o final deu um gostinho amargo porque achei rápido e "fácil"

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Entendo, Liz! Senti muita falta do big jim no final? queria que fosse algo entre ele e o Barbie

Eduardo Rockwell 31/01/2022minha estante
Eu super leria esse livro novamente... mesmo tendo ODIADO o final rsrsrs porque ele vai muito rápido, como uma bala, a leitura não cansa, e os momentos lentos são de uma boa reflexão, sla.

Camilla.Conti 31/01/2022minha estante
Sinto o mesmo, Rock!! Pretendo relê-lo daqui uns anos.

Ana Ramos 01/02/2022minha estante
Acabei de terminar esse livro, cara, eu amei demais

Camilla.Conti 01/02/2022minha estante
Ana, li sua resenha e concordo com tudo!! Que livro incrível!

Jéssika Dayana 05/09/2020

Stephen Rei Amadas!
Simplesmente maravilhoso. Esse é aquele tipo de livro que te faz ter raiva dos personagens, e ao mesmo tempo amar todos. Embora o final não tenha me agradado muito, porque na minha opinião acaba muito do nada... É uma história muito envolvente, muito boa.

Moro 19/10/2022

Sob a Redoma
Achei um ótimo livro como todo.. A escrita é tão bem feita que não dá vontade de largar o livro de jeito nenhum.

Quanto a história, eu gostei de quase tudo: Dos personagens (dos vilões e dos mocinhos), da ambientação, da trama, etc.
A única coisa que achei meio viajada foi a explicação da redoma no final, mas pensando por outro lado que eu vi na internet, acho que o livro não é focado tanto na redoma em si, e sim no comportamento das pessoas em situações adversas, então deu pra dar um desconto nessa viajada do King.

Enfim, eu adorei ler.. Fiquei preso desde o começo... Um livro de 900 páginas que fluiu melhor do que muito livro de 200, 300 páginas..

Ana Carolina 05/11/2023

Meu 1° do mestre King e eu simplesmente AMEI
Sob a redoma é um livro que prende do início ao fim, pode parecer confuso no início por conta do tanto de personagens, mas chega um momento do livro que vc já sabe quem é quem. As cenas são muito bem descritas e, por vezes, viscerais. Te dá agonia, te deixa angustiada, te deixa sufocada... No final você não quer saber mais os motivos da redoma está ali, você apenas quer que aquilo acabe e que aquelas (algumas) pessoas se salvem. Muitas pessoas falam muito mal do final, porém eu achei um final bom. Nem tudo precisa de explicação em detalhes. Às vezes as coisas só acontecem e ponto. Assim como Rusty brincava com as formigas, alguém estava brincando com eles também: sem motivo, sem razão. Acho que a verdadeira questão do livro não é a redoma em si, mas o que as pessoas são capazes de fazer em momentos de crise. Devo dá um super parabéns ao King pela criação do vilão mais escroto que já vi em toda minha vida nos livros, sem palavras suficientes no meu vocabulário pra xingar o Big Jim.
Enfim, sob a redoma com certeza se tornou um dos meus livros favoritos e certamente lerei mais obras do King ?.

PS: Li esse livro em uma Leitura Conjunta com a iniciativa da Ju Cirqueira. Foi muito bom!!!! Tenho certeza que não pegaria um calhamaço desse por livre e espontânea vontade KKKKK
VivihVA 05/11/2023minha estante
Amei a série. interessante e me prendeu demais.

Thayna Cursino 05/11/2023

Sob a redoma era o livro do King que eu mais tinha vontade de ler e sem dúvidas é uma história digna de ser lida, fiquei presa do início ao fim. A escrita é tão imersiva que consegui desenvolver empatia e ódio pelos personagens, adorava acompanhar a vida conturbada na redoma. A atmosfera sombria vai sendo desenvolvida ao decorrer do livro, e cada vez mais eu ia entrando no clima da história, eu não via o tempo passar enquanto estava lendo. O final deixou um pouco a desejar, mas eu já sabia que isso poderia acontecer, então eu aproveitei a caminhada.

Esse é um livro onde o maior vilão é o próprio ser humano, o que na minha visão torna tudo mais amedrontador.

Cada livro do King que eu termino, me vejo mais apaixonada na escrita desse homem, é espetacular.
zxsaturno 07/11/2023minha estante
Esse eu favoritei de tão bom