O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Bruna 13/01/2014

O jardim de ossos – Tess Gerritsen
É um livro contado através de duas histórias uma no presente vivida por Julia e outra do passado em 1830 por Norris Marshall e Rose connolly.Julia após separar compra uma casa, um dia trabalhando em seu jardim descobre uma ossada, que profissionais disseram que existia desde antes da construção da casa.
Através de cartas deixadas pela ex moradora da casa de Julia, ela vai desvendando a história de Rose Connolly uma jovem de 17 anos e Norris Marshall um estudante de medicina que é acusado injustamente de ser um estripador, e ele tem que lutar para provar sua inocência tendo como aliada Rose que foi testemunha de um dos assassinatos de uma enfermeira, enquanto estava no hospital com sua irmã Aurnia.
Rose perde sua irmã Aurnia no parto de sua sobrinha Maggie e ela tem que lutar sem recursos financeiros para proteger sua sobrinha, por ser fruto de um relacionamento proibido e filha de um membro da alta sociedade, tendo ela que esconder a criança.
É um livro que impressiona a narração dos detalhes dos procedimentos usados em medicina, na parte de dissecação parece que somos transportados para sala junto com os alunos, Tess por ter estudado medicina narra os detalhes com muita riqueza, é o tipo de livro que prende o leitor, queremos ler incansavelmente.

Ju_Araujo 08/04/2014

Uma Obra Prima da Tess
Creio que seja o melhor livro da Tess que li. Talvez melhor até que Dublê de Corpo que até então era meu livro favorito da série Rizzoli and Isles.
O enrendo é mesmo surpreendente e os personagens fantásticos.
Norris é um personagem cativante, por algum tempo da raiva de vez em quando. Mas extremamente honesto, desde o principio muito fofo. Rose, menina forte mas ainda menina. Wendell e Charles para mim foi uma surpresa, achava que era meio bossais e arrogantes como o Edward.
A transição entre o passado e o presente, as cartas, a história da medicina. Nesse livro a autora consegue da uma pessoalidade nos personagens que na serie Rizzoli and Isles ela muitas vezes não conseguiu. O final da historia no passado é triste, até chorei um tantin mas é lindo. E o final no presente é muiiiito fofo.
Recomendo muito. Fabuloso.

Jaqueline 17/10/2014

Adorei, suspense do começo ao fim, sofri com os protagonistas e a reviravolta que a história dá no final me surpreendeu, um pouco triste, mas foi perfeito.

@Vicahelena 31/05/2015

O jardim de ossos
Excelente. O melhor livro do mundo!!!!

gustavoclr 06/06/2015

Surpreendente
Apesar de não ser o que imaginei, com a alternância entre as épocas que a sinopse fala, o livro mesmo assim é excepcional. Fiz toda minha família ler, e um final que ninguém adivinharia.

Laurent 06/07/2015

Sensacional
Um dos melhores livros que já li. Posso dizer, inclusive, que Rose Conolly entrou pro meu TOP3 de melhores personagens de livros.

O suspense me prendeu do começo ao fim e tem mistério suficiente pra preencher todas as 442 páginas. O final é surpreendente e eu duvide que alguém adivinhe antes de ser revelado.

Perfeito.

sandra 26/07/2015

Comecei a ler sem nenhuma pretenção e mais ainda pq comça nos dias atuais e volta para 1880 e isso muitas vezes me confundia. Mas depois pega ritmo e não queria mais largar.Uma estoria surpreendente da Tess. Gostei demais.
fgrein 29/07/2015minha estante
Tenho este aqui em casa, mas sempre vou deixando pra depois! Bom saber que gostou!

sandra 30/07/2015minha estante
Somente o final fraquinho mas no todo um bom livro....

Tati 03/08/2015minha estante
Eu gostei Tb!!!

Tamara 09/09/2019

Há vários anos tive alguns esparsos contatos com livros de Tess Gerritsen, e embora tenha gostado destes, não foram aquelas leituras que nos fazem ter vontade de colocar tudo que aquela autora já lançou na lista de futuras leituras. Por isso, O jardim de ossos, um livro cuja sinopse havia me despertado bastante interesse, rolou por anos na minha lista de desejados e eu sempre passava por ele e pensava: outro dia eu o leio. Recentemente, querendo fazer a leitura de livros que já estavam há tempos na lista de desejados, resolvi iniciá-lo, e posso dizer que essa foi uma experiência muito positiva e instigante, e esse foi um enredo que me prendeu, me encantou e em vários momentos me deixou arrepiada.
O primeiro fator que me chamou atenção nessa história diz respeito a percepção de que Tess Gerritsen não tem medo de sangue, de modo algum, e isso parece óbvio se referindo a uma autora de suspense, mas aqui, ela descreveu com detalhes os assassinatos e também vários procedimentos médicos, pois muitos personagens eram profissionais da medicina, e ao mesmo tempo que aquilo fascinava de um modo meio mórbido, também horrorizava. Além disso, esse ponto de termos a presença de profissionais da medicina foi muito bacana, e gostei de conhecer mais sobre a rotina desses especialistas na época em que viveram, sobre como pensavam, agiam e sobre como as coisas eram conduzidas na época, o que nos faz perceber que a medicina teve uma série de evoluções em menos de duzentos anos e em vários momentos cheguei a me sentir bastante chocada em ver como algumas doenças eram tratadas.
Outro fato que me encantou, e que na verdade é algo que adoro encontrar nos livros, foi a presença de uma narrativa alternada entre passado e presente, sendo o passado narrado em torno do ano de 1830, onde acontece o assassinato, a apresentação dos profissionais da medicina que protagonizam o livro, e é o ponto onde a história foi mais envolvente para mim, e o presente, onde conhecemos Julia, uma professora divorciada que compra uma nova casa e que encontra um esqueleto em seu jardim, o que acaba ensejando toda a investigação e consequente descoberta das tramas e fatos acontecidos no século XIX, e embora tenha gostado dessa parte que se passa no século XXI, admito que não foi a mais empolgante e acho que a história de Julia foi mais um enfeite para nos conduzir ao verdadeiro tesouro do livro que foi a parte do passado.
Confesso que o assassinato e a descoberta da pessoa criminosa não me surpreendeu, e cheguei até mesmo a desconfiar deste, porém, isso não tirou a empolgação da leitura e devorei cada página para ver se minhas suspeitas se confirmariam, e também a autora nos leva a torcer e querer acompanhar Rose e Marshal, dois personagens que tem seus caminhos cruzados e que se tornam muito interessantes, e ela especialmente me causou uma empatia imensa, pois foi uma mulher forte, guerreira e disposta a tudo para salvar sua família, isso em um tempo onde mulheres eram vistas como submissas e raramente eram as próprias protagonistas de suas histórias. Dessa maneira, posso dizer que O jardim de ossos foi um livro empolgante e interessante que supriu as minhas expectativas e agora me deixou com vontade de ler mais livros dessa autora, e acredito que para os fãs do gênero, essa pode ser uma leitura muito agradável, e sangrenta também, é claro.
nandaassis 09/09/2019minha estante
Já eu amo tudo da Tess, principalmente a série Rizzolli & Isles. Esse ainda não li.

Cintia (@jeitolivrodeser) 20/09/2019

Esse é um daqueles livros que depois de começar a ler, não se consegue mais parar. A escrita e o ritmo da trama são muito bons e a autora não decepciona.

A narrativa se intercala entre 1830 e os "Dias Atuais". Em 1830 temos um suspense com assassinatos, roubos de cadáveres, diferenças de classes, perseguições, muitos segredos e até uma pitada de romance. Já no presente, ossos antigos são encontrados no jardim de uma casa e sua atual moradora resolve investigar qual a identidade dessa pessoa misteriosa há tanto tempo morta e supostamente assassinada. E assim as duas histórias se cruzam, de uma maneira impressionante.

O desfecho é repleto de surpresas e quando pensamos que tudo foi revelado vem uma nova reviravolta pra nos deixar completamente sem fôlego. Tudo se encaixou perfeitamente e o resultado foi uma leitura viciante.

Pra quem gosta de um bom thriller, fica a dica. Recomendo muito a Tess Gerritsen, seus livros são incríveis.

Isabella 04/11/2019

Estupendo
Não tenho nem palavras, é um livro tão bom, que você lê tão rápido que nem sente, final incrível e inesperado, recomendo muito.

Romance, suspense e horror, esse livro engloba essas três coisas e isso o torna inteligente e fantástico, amei.

Suellen vieira 11/11/2019

O JARDIM DOS OSSOS
Uma história em que passado e presente se encontram graças a ossos encontrados por Julia em seu jardim, que ao encontrar esses ossos, descobre que é de uma pessoa que foi assassinada dois séculos atrás.
O livro interage entre capítulos atuais mostrando a investigação de Julia sobre a ossada encontrada em seu jardim e a época em que esse assassinato ocorreu.

Marina | @booksbymarina 10/01/2020

Eu li esse livro a exatos 10 anos atrás. Na época, eu fiquei maravilhada com a história. Como a temática é mais adulta, e eu tinha apenas 15 anos, quis ler novamente aos 25.

Tess é uma das rainhas do romance/suspense policial! Eu não cheguei a ler outras obras dela, mas, se forem tão bons como O Jardim de Ossos, meu deus!

Este livro segue a história de Rose, uma jovem irlandesa pobre que assume a criação da sobrinha (Maggie) após sua irmã morrer no parto. No entanto, alguém que está atrás da criança, e Rose luta para mantê-la viva e a longe das pessoas que a querem. Isto tudo, em torno de 1830.

Ainda nesta época, além de Rose, seguimos a história de Norris Marshall, jovem estudante de medicina, pobre, filho de fazendeiros, e seus amigos, em especial Oliver Wendell Holmes.

São eles quem a auxiliam a manter a criança a salvo.

O que liga todos estes personagens, é que há um estripador em West End, na cidade de Boston, onde eles residem, que vem matando médicos e enfermeiras, e ninguém sabe o porque. No entanto, pelas características do assassinato, todos desconfiam de Norris. Ele se torna o principal suspeito.

Já Rose, tem fortes motivos para acreditar que quem está matando essas pessoas, é a mesma pessoa que está atrás de sua sobrinha. E assim, os três personagens principais se unem para tentar inocentar Norris, e garantir a segurança de Meggie.

O livro em si foca no passado. Porém, é importante mencionar que tudo começa no presente, com Julia, adquirindo uma casa, e descobrindo um esqueleto no seu jardim.

Ao descobrir isto, um antigo parente da última dona da casa - que são descendentes de Meggie -, chama Julia para ler as cartas que a mesma tem guardada, escritas por Oliver Wendell Holmes para Maggie, contando a história deles.

Quando eles abrem uma carta, os próximos capítulos se passam no passado.

Minha opinião

Eu já era apaixonada por essa história, depois da releitura, meu deus! Que maravilha. A história é surpreendente, com um final trágico na medida certa.

Um dos pontos mais legais é como Tess consegue descrever a medicina no século XIX, as dificuldades e ignorância dos médicos. Também, como funcionava a rotina das faculdades, em especial da falta de higiene.

A corrida contra o tempo de Norris e Rose, o romance dos dois, o final surpreendente, de todas as maneiras - quando vocês lerem, aposto que vão pensar, meu deus, por essa eu não esperava - a leitura é maravilhosa.

É difícil achar esse livro físico, mas eu já vi em ebook na Amazon!

Rastro de Lua 04/06/2024

Simplesmente amei. Uma leitura histórica, envolvente, um suspense que eu não consegui identificar o vilão da história.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Mais um suspense incansável com perfeita reconstituição de época, romance que confirma o talento primoroso de Tess Gerritsen. Boston, 1830. Para pagar seus estudos, Norris Marshall, um estudante de medicina talentoso, mas sem recursos financeiros, recorre a um trabalho junto a saqueadores de tumbas que negociam cadáveres no mercado negro. Contudo, após dois corpos serem encontrados no terreno do hospital universitário, Norris descobre que seu ganha-pão ilícito o transformou no principal suspeito dos crimes. Ao lado da única testemunha que viu o assassino, o estudante vasculha a cidade em busca do maníaco e da prova de sua inocência. Massachusetts, dias atuais. Julia Hamill fez uma descoberta terrível em sua nova casa no interior: um crânio enterrado no jardim. Humano, feminino e, de acordo com a patologista Maura Isle, com traços inconfundíveis de homicídio. Quem quer que tenha sido ou o que tenha acontecido com aquela mulher, é algo perdido no passado. O jardim de ossos intercala habilmente a história de protagonistas dos séculos XIX e XXI, desvendando os mistérios obscuros através do tempo e do espaço.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501084057

Gabriela3764 13/04/2020

Mais um da Tess Gerritsen lido
Ela se tornou a minha escritora favorita, eu amo essa mulher.
O livro começa bem agitado e ainda tem uma aparição - rapida- da Dr. Isles, meu coração de fã adorou.
A história prende a gente, o jeito que a narrativa se desenrola é bom. Os personagens são demais.
Eu recomendo, aliás recomendo todos que li da Tess até agora.