O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Bruna 09/11/2016

Esse livro foi uma grande surpresa para mim.
O paralelo das duas histórias Julia nos tempos atuais, Norris e Rose em 1830.
Tess me manteve presa, tentando adivinhar quem era o Estripador de West End, onde Norris entra nisso,
de quem é o bendito corpo que foi enterrado no jardim de Julia... E preciso falar das partes da medicina antiga! Uau, muito nojento. Para poder estudar o corpo humano violar covas e pegar corpos em estados as vezes muito avançado de decomposição... Em pensar que coisas assim realmente aconteceram no passado...
É uma ótima dica pra quem gosta de suspense (e se surpreender no fim) apesar de... Eu saquei antes de revelarem quem era a pobre criatura morta... ;)
ficou curioso? Rsrs
então, boa leitura! ;)

Frederico Viana 10/05/2018minha estante
Caramba, eu não percebi a parte em que a ossada encontrada no jardim da casa da Julia era da mãe do Norris. Você poderia colocar aqui esse trecho do livro?

Tbm não gostei do romance forçado na parte final da história, pra mim foi o ponto negativo. De resto, foi excelente...

Roberta Galdino 24/10/2016

O Jardim de ossos
O livro é construído por meio do entrelaçamento de duas histórias, ambas envolventes... tanto a flash back, quando a atual... A escrita é fluida, e nos prende do inicio ao fim. Apenas algumas coincidências do final me deixaram um tanto quanto cética (achei q ficou com cara de vidas passadas), acho que a historia já estava brilhante, não precisava daquele apelo no final. No mais é uma leitura que eu super recomendo!

Suelen 05/10/2016

Ótimo!
O livro é bem interessante,fiquei prendida em cada página.
Super recomendo, adorei!

Glauci 03/10/2016

Perfeito.
Eu adoro os livros da Tess por causa da descrições detalhadas que ela faz das cenas médicas. E nesse livro, ela nos transporta para 1832, para a prática da medicina nua e crua daquele tempo. Eu fiquei enjoada com algumas cenas, e ao mesmo tempo encantada com o desenrolar brilhamte da história. Eu me permiti viajar no tempo, acompanhar esses jovens estudantes de medicina e me envolvi tanto com a história da Rose, que ao terminar segurei e livro e o abracei. Foi assim, encantador. Favoritado com certeza! Classifiquei com ? ? ? ? ? ( cinco estrelas )

Renato 03/09/2016

Suspense dos bons
Tess Gerritsen é uma autora muito conhecida no ramo da literatura policial, mas "O Jardim de Ossos" foi o primeiro livro dela que realmente tive vontade de ler.

Em resumo, a história se intercala entre o ano de 1830 e os "Dias Atuais". No passado, um assassino ficou conhecido como o "Estripador de West End" devido às suas peculiaridades ao cometer os crimes. No presente, dois corpos misteriosos são encontrados no jardim da atual moradora. Que que tem a ver esses dois assuntos em tempos diferentes? Muita coisa, mas só lendo pra saber (rsrs). Elas se cruzam de uma maneira bem interessante.

O livro é incrível, em alguns momentos me fez lembrar muito de "O Reverso da Medalha", de um dos meus autores preferidos do suspense: Sidney Sheldon. "O Jardim de Ossos" é intrigante e a cada página novos elementos são adicionados. Os personagens são cativantes e o número de suspeitos é amplo. O final guarda algumas surpresas e foi perfeitamente encaixado ao enredo, curti demais!

Eu só não dou nota máxima porque senti falta de um desenvolvimento mais rápido. Tive a impressão de que alguns capítulos poderiam ter sido cortados ou então reduzidos. Não me desanimou em nenhum momento a continuar lendo ou algo do tipo, é apenas um detalhe. A obra muito bem construída, escrita excelente, mas poderia ter sido perfeita. Ou talvez eu esteja sendo exigente demais (rsrs). Mas, sim, eu recomendo este livro!
Priscila 04/09/2016minha estante
Eu amei esse livro tb ^^

Jaque - Achei o Livro 27/07/2016

Simplesmente incrível!
Além da estória ser ótima e te prender de maneira viciante, a riqueza de detalhes é indiscutível.

A autora é formada em medicina e acabou abrindo mão da carreira para se dedicar aos livros quando viu que eles faziam sucesso.
Não é à toa que as cenas são muito bem descritas e os detalhes tão minuciosos fazem você vivenciar a cena, como se estivem presentes ali o tempo todo.

O livro se divide em dois tempos: Em 1830 quando a cidade está sofrendo terríveis ataques de um estripador e nos tempos atuais, com Julia recém divorciada que compra uma casa com mais de 100 anos de idade e ao começar a mexer no jardim, encontra ossos.
A polícia local é chamada e através de uma perícia eles atestam que os ossos não são atuais.
Depois que uma matéria sobre essa descoberta sai nos jornais, um primo da última moradora da casa de Julia se interessa e entra em contato com ela. Diz ser um historiador amador e que tem muitos documentos, cartas e jornais relativos à época em que a casa foi construída. Sua prima aparentemente guardada tudo sobre a casa.
Julia então fica interessada e vai até ele para saber mais sobre esses papéis.

O livro se passa mais nos anos de 1830, pois é lá que toda a estória aconteceu então vamos nos familiarizando com os personagens que terão referências futuramente.
A personagem principal nessa época é Rose Connoly, que após a morte prematura de sua irmã mais velha durante o parto, se vê sozinha responsável pela saúde e segurança de sua sobrinha.
Nunca li nada em que a miséria fosse tão destacada como nesse livro. Muitas vezes me senti deprimida com a situação tão sofrida e precária da personagem.
As situações de pobreza tão detalhadas, o frio extremo, a falta de alimento e moradia tão presentes aqui é uns dos motivos de ter me encantado com o livro. A autora realmente sabe escrever, sabe passar para o leitor aquele momento, você não tem dificuldade alguma de visualizar a cena.
Outras situações como a maternidade naquela década, onde faltava medicamentos, tecnologia e higiene também foram bem descritas, assim como as descrições das aulas anatomia e até mesmo de uma amputação sem anestesia geral.
O livro é incrível! Além de todo o mistério em torno do Estripador tem toda uma estória envolvendo os personagens, dificuldades, fugas e ainda sobra espaço para um romance.
Toda a parte médica do livro me fascinou e foi muito escrita e de fácil entendimento.
Qual a ligação desses ossos com esses personagens dos anos de 1830?
Eu super recomendo essa leitura para quem gosta do gênero thriller médico.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2016/07/o-jardim-de-ossos-tess-gerritsen.html
Lorena 29/07/2016minha estante
Nossa, deve ser muito show! Fiquei com vontade de ler agora hahahah

Jaque - Achei o Livro 29/07/2016minha estante
Eu adorei Lorena! O começo é meio devagar por que não tinha acontecido nada ainda, mas depois que a estória começa não dá pra parar. Li 200 páginas numa noite.

Lucas.Costa 07/04/2016

O Jardim de Ossos - Tess Gerristsen
Expectativa era a palavra que cercava esta obra! Esperei demais dela e talvez esse tenha sido o maior problema.
E prometido duas historias que se cruzam, duas historias interligadas com um final surpreendente, onde uma explica a outra, ao menos era isso que eu esperava pela sinopse. O que e entregue e uma historia, a que acontece no seculo XIX, a dos dias atuais e altamente rasa, com personagens desconectos e com um final extremamente forcado para que ela se encaixe com a outra. Resumo: era melhor que o livro se baseasse somente na historia de Rose Connoly e desprezasse a de Julia.

PERSONAGENS

Complicado falar! De um lado temos personagens bem construidos e profundos, principalmente Rose Connoly, a personagem principal e os demais de seus arcos, por outro temos o desnecessario arco de Julia, com personagens confusos, rasos, sem motivacao . Norris e Wendell Holmes, este personagem real e que foi importante para a historia da medicina norte-americana sao bons personagens, mas Rose ainda rouba o livro.

Enredo

Talvez a parte que me decepcionou! Como disse acima, nao existem tramas paralelas, existe uma trama e outra bem forcada e mal explicada! O final de uma e aceitavel e o final da Outra e muito fraco!
Outro ponto que deixou a desejar e o do Estripador de West End! Achei que foi mal explorado, o tema é pouco abordado e nao deixa o mistério de quem e , na verdade ate deixa, mas não deixa o leitor curioso querendo saber quem possa ser!

CONSIDERACOES FINAIS

Jardim de Ossos e um bom livro, tem muitas falhas, principalmente na tentativa de conciliar duas historias de forma extremamente forcada ! A historia principal e boa, mas a barriga dos capitulos de "dias atuais" sao bem desnecessarios .

PERSONAGENS : 3
ENREDO : 3
FINAL : 4
DIAGRAMAÃÃO : 4

Total 3,5

Por fim peco perdao pela falta de acentuacao. Por algum motivo o app do skoob esta identificando como erros meus caracteres acentuados! Espero que esteja compreensivel.
Abracos!

SMiletic 30/03/2016

Existem diferentes formas de recomeçar
Tess deixa de lado Rizzoli e Isles - ainda que a patologista dê uma passadinha nos primeiros capítulos - e apresenta duas outras personagens femininas fortes: Julia, que no presente compra uma casa antiga para recomeçar a vida após um difícil divórcio, e Rose, uma imigrante irlandesa na Boston de 1830.

A vida das duas se cruza quando Julia resolve arrumar o jardim e acaba encontrando um esqueleto enterrado entre as ervas daninhas. Por conta dele e do medo de acabar morrendo sozinha, Julia se agarra a história da família que morava naquela casa, encontrando no velho Henry um companheiro atento na leitura de cartas de um antigo médico.

Nestas cartas a história de Rose, sua sobrinha Meggie e um assassino em série claramente inspirado em Jack O Estripador.

Como médica, Tess nos ensina sobre a medicina daquele tempo, mas é na vida de Rose e Norris que ela prende a nossa atenção.

Meu único senão seria sobre a história em tempo presente, que poderia ter sido melhor desenvolvida - a falta desse desenvolvimento tira um pouco do encantamento do final.

Tayene 10/01/2016

Interessante
A Tess Gerritsen tem uma narração perfeita. É incrível como as duas histórias vão se conectando e interligando durante a leitura. E o final é de deixar qualquer de queixo caído.

Fer 23/11/2015

Apaixonante!
O nome pode assustar alguns, mas garanto ser uma leitura apaixonante que te fará devorar palavras com uma rapidez surpreendente.
Como médica Tess consegue passar para nós, leitores, a história uma parte da medicina que hoje muito pouco se fala, os roubos de cadáveres, a falta de higiene, e o próprio desconhecimento de coisas que hoje consideramos banais, ao mesmo tempo que nos envolve em uma trama de sentimentos e mistérios em 2 períodos da história.
A narrativa passada em 1830 e nos dias atuais é sensacional, nos faz ver as diferenças que os dois períodos tem entre si, e que da mesma maneira algumas coisas seguem inalteradas.
Sem fazer esforço nos apaixonamos pelas personagens, não pelo fato de serem frágeis e não terem confiança em si mesmas, mas sim por serem mulheres de coragem que mesmo com medo não desistem de seus ideais e querem que suas vidam possam seguir tranquilas.

site: https://www.facebook.com/culturalivrosefilmes/

Sra. Pwn3r 05/09/2015

Inesquecível
Não esperava muito dele, mas confesso que a autora me surpreendeu com suas ideias para cada personagem e o destino de cada um deles, sempre me surpreendendo e me fazendo ama-lo cada vez mais, sem dúvida entrou para a lista dos meus preferidos. Adorei!

Estelita 28/08/2015

Com uma pegada de Jack - Estripador, misturado com uma história de amor Linda.
"Agarre a oportunidade quando puder. Ame" é assim que termino a leitura de O Jardim de Ossos. Uma história incrível de suspense, assassinatos e amor eterno. E eterno mesmo, algo que vai além da vida.

A história passa no passado, em 1830, e no presente.
No presente conta a história de Julia, uma mulher que foge do amor após se divorciar do marido. Ao se mudar para uma casa caindo aos pedaços, ela se depara com ossos humano em seu jardim. Ela começa a investigar a origem do dono(a) dos ossos e acaba conhecendo Herry Page, um senhor ranzinza de 89 anos. Enquanto no passado conta a história de Rose Connolly, cujo a irmã acaba de dá a luz a uma menina. Após o assassinado de uma enfermeira, Rose começa a ser apontada como suspeita da morte da enfermeira. Seu destino acaba sendo entrelaçado com o do Jovem estudante de Medicina, Norrie Marshall, que acaba sendo suspeito de outros assassinatos também.
A história ganha uma avalanche de emoções, grande reviravoltas, muito sangue e uma paixão muito linda entre Norrie e Rose.

Nunca acreditei em reencarnação e muito menos amor de outras vidas, mas depois dessa leitura, eu devo rever meus conceitos e começar a acreditar nisso. Mesmo depois de tudo que Rose Connolly e Norrie Marshall passaram, eles superaram tudo em nome do amor e é isso que o livros nós traz. Não importa as consequências; se você vai sofrer ou não, ame. Ame uma vez, ame a segunda, até você achar o seu verdadeiro amor. Tudo isso será recompensado.

Com certeza Rose é uma das mulheres mais corajosas e determinada que já li em um livro. Fez de tudo para proteger sua sobrinha e seu amor. Ela com certeza se tornou uma das pessoas mais fluentes na minha vida e realmente espero encontrar o amor da minha vida, mesmo que isso demore séculos para acontecer.
5/5

sandra 26/07/2015

Comecei a ler sem nenhuma pretenção e mais ainda pq comça nos dias atuais e volta para 1880 e isso muitas vezes me confundia. Mas depois pega ritmo e não queria mais largar.Uma estoria surpreendente da Tess. Gostei demais.
fgrein 29/07/2015minha estante
Tenho este aqui em casa, mas sempre vou deixando pra depois! Bom saber que gostou!

sandra 30/07/2015minha estante
Somente o final fraquinho mas no todo um bom livro....

Tati 03/08/2015minha estante
Eu gostei Tb!!!

Laurent 06/07/2015

Sensacional
Um dos melhores livros que já li. Posso dizer, inclusive, que Rose Conolly entrou pro meu TOP3 de melhores personagens de livros.

O suspense me prendeu do começo ao fim e tem mistério suficiente pra preencher todas as 442 páginas. O final é surpreendente e eu duvide que alguém adivinhe antes de ser revelado.

Perfeito.