Gêmeas

Gêmeas Mônica de Castro

Resenhas - Gêmeas

Mekare 19/12/2013

"...traz à sua memória coisas que jamais gostaria de ter vivido para não ter que lembrar

Perde-se nas ilusões do mundo
A felicidade não é desse mundo."

Vanessa Vieira 18/10/2013

Gêmeas_Mônica de Castro
O livro Gêmeas, de Mônica de Castro e psicografado pelo espírito Leonel, nos conta a história de duas irmãs gêmeas, Suzane e Beatriz, separadas logo após o nascimento. A trama se inicia no interior de Mato Grosso, e nos apresenta os pais biológicos das garotas. Eles são bem humildes e levam uma vida simples e cheia de dificuldades. Quando a mãe, Sebastiana, recebe a proposta de vender as filhas por uma determinada soma de dinheiro, acaba por concordar. Porém, com o nascimento delas, se arrepende e tenta voltar atrás, o que acaba resultando na morte de seu marido, Roberval e no rapto abrupto das meninas.

Anos depois, o destino as une novamente. Suzane foi criada em Brasília por uma família bastante abastada. Sua vida desmorona com a morte de seus pais, que até então ela não sabia se tratarem de adotivos. Além de órfã, toda a sua herança é roubada por Cosme, seu ganancioso tio, que alega que a jovem não tem direito sob a fortuna, por não ser filha de sangue do casal. Completamente abalada e consternada, ela resolve refazer sua vida no Rio de Janeiro, mas promete se vingar de Cosme assim que possível.

Beatriz é uma jovem linda e rica e reside no Rio de Janeiro. Filha de membros importantes da elite carioca, não faz a menor ideia de que seja adotada, assim como seu irmão caçula, Nicolas. Uma sucessão de acontecimentos vai interligando a vida das duas irmãs e mostrando que não se separa aquilo que, um dia, a vida uniu...

"Cada acontecimento é programado, todos os destinos estão entrelaçados, de forma que a sucessão de fatos, acasos e coincidências nada mais é do que a sabedoria divina agindo nas vidas de todas as pessoas."

Gêmeas é um ótimo romance espírita. Ao contrário de muitos do gênero, aqui todos os fatos acontecem com precisão e de forma bem intercalada. O começo do livro é bastante intenso e cheio de sofrimento mas, com o deslanchar da leitura, acompanhamos que tudo tem um motivo para acontecer; que nada acontece por acaso. Narrado em terceira pessoa e de uma forma bastante clara e sucinta, acompanhamos a vida dessas irmãs, que foram separadas logo após o nascimento, e unidas por diversas circunstâncias pela força do destino.

Suzane sofreu bastante. Seu mundo desmoronou com o falecimento dos seus pais e com a descoberta de sua adoção. Enquanto tenta processar os últimos fatos, é trapaceada pelo seu tio e acaba sem nada, nem mesmo um teto sob a sua cabeça. Desnorteada, parte para o Rio de Janeiro, mas promete se vingar daquele que lhe deixou na miséria. No Rio, algumas oportunidades surgem para a moça e em pouco tempo, ela está namorando Leandro, que se torna praticamente um portal para que Suzane faça as descobertas sobre sua origem.

Beatriz sempre teve tudo o que quis, inclusive o amor e o carinho dos pais. Mas ela não faz ideia do passado de seu pai, Renato, e de como foi parar no seio daquela família. Quando passa a namorar Vítor, um simpático rapaz que conhece na faculdade, muitas coisas vão mudando na sua vida. Vitor não é bem aceito em sua casa quando revela quem é o seu pai, e isso se torna um grande atrito na família, e também a válvula propulsora para que vários fatos do passado venham à tona.

Em suma, Gêmeas é um livro bem construído e que aborda o espiritismo de uma forma muito natural e compreensível. O desenvolvimento da trama é bastante uniforme e repleto de ensinamentos de amor e sabedoria. Gostei da ilustração da capa, mas acho que ela ficaria melhor se tivesse abas. A diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e uma revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2013/10/resenha-gemeas-monica-de-castro.html

KatiaMaba 14/06/2009

O curso da vida tem os seus meios acima dos nossos desejos e interesses.
Recomendo para o seus momentos de lazer e reflexão a leitura do romance espírita "Gêmeas".

A leitura teve início em 04/06/09 não foi possível largar este livro até o último capítulo. De todos os romances espíritas que eu já tive a oportunidade de ler "Gêmeas" absolutamente é o mais apaixonante, emocionante e nos faz pensar muito sobre a tamanha importância que os filhos têm na vida de seus pais legítimos ou adotivos.

Seguem abaixo algumas afirmações que considero importantes:

“Cada acontecimento é programado, todos os destinos estão entrelaçados, de forma que a sucessão de fatos, acasos e coincidências nada mais é do que a sabedoria divina agindo nas vidas de todas as pessoas.” - página 157

“Quem procura acredita e merece, encontra o que está buscando.” página 171

Abraços
Kátia

Adriano 26/05/2010

Recomendo...
Muito recomendado para quem gosta da literatura espírita. O livro prova que ninguém esconde nada de ninguém, na verdade somos conduzidos por uma força superior, não adianta querer cortar caminho pq as coisas vão acontecendo nas nossas vidas de forma muito natural. Lembram dos ditados "O mundo é muito pequeno" ou "Quem faz aqui, aqui mesmo paga"...

Ana Luiza 23/02/2010

gostei...
O Livro é legal, a leitura é fácil e te prende até o final. Quanto a parte doutrinária é um pouco fraca mas no final fala algo interessante sobre a espiritualidade. Bacana, com certeza recomendo a leitura, é um bom passatempo.

tai 28/02/2013

Mais um grande sucesso ♥
Monica de Castro fazendo novamente meu coração bater mas forte e desta vez com a historia das irmãs separadas ainda pequenas que se cruzam no destino e descobrem grandes feitos,apesar de fazer refletir mas uma vez sobre a vida pós morte.♥

Michele 17/09/2010

Esperava mais...
A história é bem "desenhada" e entrelaçada, mas achei que a narrativa fica à desejar...faltou um pouco mais de suspense e detalhes aos acontecimentos, são muitas informações para as pouco mais de 500 páginas.

Os "ensinamentos" específicos da doutrina espírita, quando o acontecem, são muito diretos.

Não fez meu estilo de leitura, mas pretendo ler outros livros da autora para conhecer melhor.

Abs.

Érika dos Anjos 09/11/2010

Talvez, este tenha sido o livro que mais procurei para trocar ou comprar nos últimos tempos. Foram dias em busca de uma promoção bacana ou alguém que quisesse fazer um escambo por algum dos meus livros. Mas, consegui lê-lo graças ao empréstimo da minha prima (Valeu, Lica!) e se por um lado gostei bastante da obra, por outro, menor é verdade, fiquei um tanto decepcionada. Explico.

Ao ler a sinopse da orba, esperava algo completamente espiritual, com explicações 'do andar de cima' para as centenas de coincidências e para os motivos encarnatórios de tudo o que aconteceu com as gêmeas. No entanto, o que há é um lindo e emocionante romance, contando a saga da mãe das duas meninas para ficarem juntas, com direito a intrigas nacionais, imprensa corrupta, suspense, amores perdidos, pobre que se apaixonada pela rica e assim vai. Ou seja, todos os ingredientes necessários para um ótimo romance contemporâneo, e não um livro espiritual. Minha expectativa como espírita foi esvaziada, mas como amante de literatura foi certeira.

Alguém pode me dizer que a minha expectativa que estava errada. Pode até ser. Às vezes sou realmente levada pelas, digamos, emoções que a obra possa gerar. Tanto é, que a parte que mais gostei do livro foi o breve relato da vida anterior dos personagens, na época da escravidão, que levou todos a se encontrarem novamente na atualidade. Isso me deixou vidrada e, normalmente, são essas comparações que mais me chamam atenção nos romances espíritas. Porém, repito, acho que em Gêmeas foi muito pouco explorado. No entanto, literariamente, o livro está de parabéns.

Bom, vamos à história em si. Tudo começa no interior do Mato Grosso, com uma ardilosa história de tráfico de bebês. Dessa vez, a 'luta' era por gêmeos que nasceriam de um casal muito pobre e pouco instruído. Os traficantes acreditaram que haviam se livrado de todas as testemunhas. Mas, a mãe das crianças sobreviveu e nunca mais foi a mesma. Anos depois, por incríveis coincidências e 'mãos do destino' e dos seus guias espirituais, ela chega ao Rio de Janeiro, onde moram suas duas filhas raptadas, sendo que cada uma foi criada por uma família e, na medida do possível, foram muito felizes.

Aos poucos, ela vai conhecendo a realidade das meninas. Porém, acaba se envolvendo em uma trama complexa de pessoas com um passado muito mais obscuro do que o dela, e acaba correndo risco de vida. Além disso, ela descobre que há importantes personagens secundários na vida das filhas que podem fazer a diferença no contexto em que se encontram.

O livro é lindo, delicado e envolvente pois você sofre com o sofrimento das mães, não só da biológica, mas daquela que criou. E pode ter certeza de que o amor é o mesmo. Essa foi uma mensagem passada pela obra que foi bem bacana. Enfim, uma literatura de alto escalão, mas que, a meu ver, não pode ser classificada como livro espírita.

*******************************************
Comente esta resenha em http://www.oquartoelemento.com.br

Rafa 12/01/2011

Primeiramente me apaixonei pela capa do livro, é eu sou inflenciada pela arte da capa, mas a história realmente me interessou."Gêmeas" começa com uma cena impactante, que me deixou boquiaberta, eu esperava algo mais romântico, mas não é.É neste primeiro capítulo que você decide se vai ou não ler.
O livro trancorre ás vezes com cenas rápidas outrora lentas e detalhadas, e isso dita o rítmo dos acontecimentos.A autora não escreve seguindo uma linha retilínia de acontecimentos, o que te prende na leitura, querendo saber a continuação dos capítulos anteriores, além de capítulos inesperados no meio da história principal, diferentemente da continuidade romântica de "Vencendo o passado" de Zibia Gasparetto.Isso, para mim, foi realmente uma surpreza, bastante agradável, que me permitiu ler o livro de 508 páginas em 3 dias.
É uma história incrível, com um enredo simples, porém que funciona.Porém, como o livro é muito detalhado quanto as personagens, achei que a história de um ficou mal contada, merecia um depois digno de umas 5 páginas pelo menos.É uma boa obra espírita, mas também para apreciadores de um bom suspense, que não falta neste livro.

16/04/2024

A história é muito bonita e tem várias ensinamentos interessantes no decorrer da narrativa, tanto ensinamentos de vida quanto ensinamentos espirituais. Confesso que não sou muito ligada a nenhuma religião, mas entre todas, a Espirita é uma das que simpatizo apesar de não buscar ir a fundo sobre os ensinamentos deles.

A leitura é agradável e prazerosa, a história é encantadora e não tem como não se afeiçoar por alguns personagens e como de praxe, odiar outros. Vale muito a leitura!

Dani 15/03/2011

Inesquecível
Um livro que nos explica várias questões, e desde que devemos sempre confiar na providência divina com fé e coragem, não entrando em questões vigantiva.
Nos explica o que é o espiritismo e também nos faz repensar questões familiares e atitudes tomada de forma impensada, de fácil leitura, onde nos faz enchergar que estando com Deus tudo é possível.

Li 12/07/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JULHO - NOVOS AUTORES *LIVRO 4 - EXTRA*
Sinopse: (...)No enredo, duas irmãs gêmeas recém nascidas são vendidas pela mãe e, assim, separadas ao nascer. (...) A história, que começa em meados da década de 80, mostra como a espiritualidade pode interferir em nossa vida terrena e nos ensina que as casualidades, sincronicidades e coincidências nada mais são do que a aplicação das leis cósmicas e perfeitas que Deus criou para nos auxiliar na trajetória da nossa evolução.

Apesar de não ser espírita, gosto dos romances. Como nunca mais tinha lido nada do tema, e Mônica, que é uma autora que quero conhecer mais trabalhos, se encaixa no tema do mês, escolhi ler este...

Sempre gostei de literatura espírita, mas nunca me interessei muito pelos livros doutrinários (apesar de ter lido o livro dos espíritos e o livro dos médiuns). Mônica, pelo pouco que já li dela, consegue ser mais contemporânea, apesar de que sempre vejo confusões entre tempo e acontecimentos em qualquer obra espírita que leio. O interessante dos livros da autora é que os personagens têm alguma evolução espiritual No decorrer da trama, mas sem se tornarem religiosos, ou qualquer coisa do tipo. Acho ótimo que ela não faça como outras autoras que acabam por “convertê-los” ao espiritismo, e que eles continuam humanos, com sentimentos humanos, errando e acertando. Acho uma ideia mais realista!
Como sempre em livros espíritas, o enredo é meio improvável, (ou pelo menos super exagerado, tipo coisa de novela - apesar de possível), e meio água com açúcar!

Eu poderia dizer que leio estes livros pelas lições de vida, mas estaria mentindo, rs. Acabo lendo-os como livros de ficção, mesmo que tenha realmente boas lições de vida, como esta saída de um diálogo entre dois espíritos, um esclarecido e outro ainda apegado à matéria:
“Tudo que é passageiro é ilusão. Apenas o que é eterno é real. Da vida, não levamos nada material. Todos os bens, amantes, o poder, a projeção social e outras coisas a que o ser humano dá tanta importância, não nos acompanham após a morte do corpo físico. Bem se vê, portanto, que o estado de felicidade que geram é ilusório. (...). Somente os sentimentos que enaltecem a alma, todos derivados do amor, é que nos acompanham aonde quer que vamos. Isso é que é verdadeiro, e essa felicidade não é fruto da ilusão.(...).”

Já acreditei muito no espiritismo, mas hoje, apesar de achar algumas ideias pertinentes, não acredito tanto. Na verdade, acho a ideia meio invasiva.

Sobre a autora:
Amante dos livros e da leitura, escrever sempre foi sua grande paixão. Desde a mais tenra idade ligada à doutrina Espírita, Mônica de Castro ansiava há muito pela redação de um romance. E a oportunidade se deu quando, pouco depois de ser mãe, começou a receber as idéias de Leonel, amigo espiritual com quem hoje divide as experiências maravilhosas e gratificantes que procura veicular em seus livros. Mônica de Castro nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 10 de julho 1962. É formada em Direito e exerce a função de Procuradora do Trabalho.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*

Viquinha 29/07/2011minha estante
Meio invasiva? Estenda-se mais, chica! Well, esse não faz o meu tipo. Bjs

Hilária Selma 13/09/2011

Historia emocionante...
Este é um livro religioso que narra a historia de duas irmãs, Suzane e Beatriz, separadas ao nascer por um terrível golpe do destino.

Os anos se passam e ambas são criadas por famílias diferentes, sem nem mesmo ter conhecimento de suas origens.

Porém, do mesmo modo que o destino as separou, ele parece estar decidido em promovê-las o reencontro, pois coincidências - que aos olhos humanos parecem inexplicáveis - começam a ocorrer, depois que Suzane perde os pais adotivos num acidente e toda sua herança vai para seu ganancioso tio Cosme.

A história é leve e bem previsível e independente de ser um livro religioso ou não, o mesmo aborda fatos reais de nossa sociedade, como arrependimento, perdão, redenção, amor, amizade e principalmente a prova de que vingança não leva a nada e a própria vida se encarrega de fazer sua própria justiça, além de também nos fazer compreender que mesmo uma pessoa errada, se houver o arrependimento, merece uma segunda chance.

O enredo, apesar de leve é emocionante e também nos mostra que, mesmo tendo aqueles que lutam contra, não se pode separar o que a vida juntou...

romario 01/08/2011

gemeas
Livro Espirita que fala de uma mulher que psicografa por meio de umespirito chamado lionel. E dai começa a escrever livros espiritas.