Starters

Starters Lissa Price

Resenhas - Starters

Leitora Viciada 23/11/2012

Que capa linda! O fundo é um prateado tão brilhante que é quase um espelho. Dependendo da posição do livro e da luz, você vê um esboço de sua imagem refletida nela, misturando-se à menina que está em primeiro plano. Ao fundo, além do brilho, circuitos por toda a malha. As letras também brilhantes e em relevo.
Qual o sentido disso? Pensei que era apenas uma capa luxuosa e moderna, feita para atrair os olhares nas livrarias.
A capa é mais que isso. O fundo representa a alta tecnologia existente no livro, e os circuitos interligados, as ligações entre os doadores e os inquilinos. Os chips estão presentes no enredo, em cada doador. E a menina é uma representação da protagonista Callie.
Não é uma foto, nem a imagem verdadeira dela. É um esboço; ao ler descobrimos sua importância, o porquê de um olho de cada cor e a palidez.
Na verdade, você pode baixar gratuitamente um conto da série Starters que antecede o livro 1. O título é Retrato de uma Starter: Uma Descoberta, que é na verdade a origem da capa e uma introdução ao mundo criado pela autora Lissa Price.
A diferença é que a narração é do Michael, um amigo de Callie - o que achei muito diferente, já que Starters é narrado pela protagonista e Michael, pelo menos nesse primeiro livro, não recebe muito destaque.

E existe mais nessa capa: o reflexo de quem segura o livro misturando-se à menina. É proposital, representa o que ela passa. Ela aluga, por total desespero, o seu corpo jovem para pessoas idosas. Então acho que o fato de pegar o livro e ver meu rosto por cima do dela é um aviso do que ocorre na história.
Como sempre, a parte gráfica e editorial da Novo Conceito está de parabéns. Livro maravilhoso, agradável de segurar e ler. Encontrei apenas um erro bobo de grafia.
Aconselho a lerem o conto em e-book e depois lerem o livro.

O livro é um pouco diferente do que eu esperava. Eu o adorei! Amo Ficção Científica com futuros distópicos e Starters é exatamente isso: é Ficção Científica sem ser pesado, cheio de detalhes e termos tecnológicos e entediantes. É Ficção Científica sem a preocupação de tentar convencer o leitor de que tudo seria possível, sem dar explicações minuciosas sobre como determinada tecnologia funciona. É claro, existem as explicações e justificativas, mas de forma simples e fantasiosa, para o leitor ter diversão em primeiro lugar.
É um futuro distópico muito interessante. Na verdade, é uma distopia para os jovens órfãos e sem família, os Starters. Eles vivem como párias da sociedade; e é uma utopia para os Enders ricos e Starters que possuem parentes velhos cuidando deles; já os Enders sem riquezas, é um meio-termo. Não existem adultos, apenas velhos, crianças e adolescentes.

Considero o foco principal a Ficção Científica e não a distopia apenas - como andam classificando o livro. Para mim, o ideal é classificar Starters como um Cyberpunk juvenil. Todas as características do gênero Cyberpunk estão no livro, embora de uma forma mais branda. Incluindo o futuro distópico!

No Cyberpunk sempre encontramos a tecnologia em nível avançado e ultramoderno, porém com a população dividida e subdivida em grupos marginalizados, desprezados e/ou explorados em contraste com outros grupos (em menor quantidade) beneficiados em relação à exploração sofrida pela grande maioria das pessoas. Desigualdade social ao extremo.
É assim em Starters. Após a Guerra dos Esporos, apenas a população que havia sido vacinada anteriormente à guerra sobreviveu, ou seja: menores de idade e idosos - que foram a prioridade na vacinação, por serem os mais propensos aos esporos. Então existem apenas dois grupos etários na sociedade: os Starters (os jovens) e os Enders (os idosos). Sendo que nesse mundo um Ender rico e bem cuidado pode viver até uma média de 200 anos.
Os Starters sem parentes tiveram seus bens confiscados e são explorados em instituições iguais a presídios. Qualquer motivo pode ser uma desculpa para um Starter ser preso.
Starters não podem trabalhar quando menores de idade, os órfãos nem são considerados cidadãos. Se não possuem um tutor, são presos.
Então muitos vivem literalmente de forma ilegal, suja, às escondidas e sofrendo para sobreviver num mundo cruel. Mesmo quando atingem a idade para o trabalho, são explorados e escravizados.
Os Enders possuem maior longevidade porque a tecnologia e medicina evoluíram ao ponto de viverem 150, 200 anos, dependendo da situação financeira. E a maioria tem aversão e nojo a Starters que não sejam ricos, como se fossem ratos de esgoto.

Outro fator comum de um livro Cyberpunk é o ciberespaço. O real e o virtual; a mente e a tecnologia - ambos entrelaçados, misturados, criando algo surpreendente. O cenário é sombrio, mesmo quando disfarçado com evolução e alta tecnologia. As pessoas costumam ser solitárias, mesmo com sofisticados equipamentos ao redor. A vida e os sentimentos são superficiais.
E é exatamente assim em Starters.
Alguns Starters desesperados e mortos de fome alugam seus corpos jovens, fortes e, de preferência, bonitos e com habilidades à Enders muito velhos, porém com as limitações físicas da idade, completamente envelhecidos.
A mente do doador (Starter que cede o corpo) é interligada à do inquilino (Ender que aluga o corpo do Starter escolhido). Apesar de firmarem contratos e terem regras a serem seguidas, enquanto a mente do Starter fica adormecida no corpo do Ender, um Ender tem sua mente transferida ao corpo desse Starter e pode fazer o que quiser durante o período de contrato. É só ter dinheiro suficiente para isso. Ao término do contrato, o Starter acorda em seu corpo novamente, com um chip na nuca e recebe seu pagamento.
Na teoria. Logo descobrimos a prática cruel.

E a última característica que faz de Starters um Cyberpunk é o item "Corporocracia". Geralmente o país ou grandes metrópoles são controlados (mesmo que indiretamente) pelo estado, elite ou grandes empresas. No caso de Starters, o Governo é omisso e apoia a forma social desleal em que vive a maioria dos Starters e os Enders ricos fazem as leis.
Além disso, surge, mesmo que ilegalmente, a Prime Destinations. Uma empresa particular que faz as negociações entre inquilinos e doadores e cuida de todo o procedimento. Seu dono é "O Velho", um homem que nunca mostra o rosto e constrói um império poderoso que vai muito além da Prime Destinations, como se essa corporação vil, exploradora e altamente lucrativa já não bastasse. Ele busca por "algo a mais".

O que torna Starters interessante, além de ser um Cyberpunk juvenil, simples e agradável?
Mostra aos jovens leitores que Ficção Científica não é apenas uma história distópica da moda ou um clássico pesado e cheio de termos chatos e desconhecidos. Ficção Científica pode ser divertida e leve, ainda mais para iniciantes no gênero.
Apesar de alguns furos, a autora criou um mundo/futuro inteligente, original e uma protagonista forte, uma menina que se supera, uma heroína. Mesmo que não seja tão incomum a motivação ser a falta dos pais que a obriga a ser responsável pelo irmão mais novo de saúde fraca, esse fator faz dela uma heroína antes mesmo da história em si começar. Seu breve passado já contém elementos que a transforma numa heroína sem escolhas. Ela precisa se superar e pronto.
Sobreviver como ela teve de aprender e ainda por cima proteger o irmão doente e frágil de sete anos de idade é admirável. Com apenas dezesseis anos e há três sem os pais, sua vida virou de cabeça para baixo e ela luta por cada dia.
Então, quando descobre que pode ganhar um valor inimaginável deixando que outras pessoas usem seu corpo, o efeito é devastador. A tentação é enorme. Poder ter uma casa novamente e tratar dos problemas de saúde do irmão. Esse é o ponto de partida.

E um detalhe que existe em poucos livros de futuro distópico é que Callie, Tyler e o amigo Michael, passaram pelo período de transição. Tinham uma vida normal, comum, feliz; presenciaram a guerra, as mortes e todas as mudanças drásticas no sistema social e no governo. Não nasceram num mundo cruel e desumano, sendo maltratados desde o nascimento. Eles viram o mundo tornar-se um pesadelo. Eles se lembram das famílias, do passado, da vida aconchegante e segura de três anos atrás. E vivem num terror.
Tiveram de se adaptar a um mundo perigoso e podre. E o lado mais obscuro e desumano ainda está para ser descoberto por Callie. Ela descobrirá que o futuro dos Starters pobres corre um risco mais sério. Ela achava que nada poderia piorar, mas descobre a dura realidade. E pior de tudo, o mais chocante: ela é a peça central do horror que está por vir, presa num labirinto sem saída, sem saber o que fazer para resolver seus problemas, proteger o irmão e impedir o desastre social que está por vir.

O livro é cheio de ação, do início ao fim. Existe um romance, como em todo Young Adult, mas este fica em segundo plano, não é o foco da história. Não espere por uma protagonista miserável e encrencada pensando na beleza de algum rapaz a quase todo momento, ela possui prioridades! Existe, claro, o momento "contos de fadas" do livro. Por algumas páginas, de forma explícita, a autora cria uma Cinderela distópica - muito interessante!

O foco é a prisão física e psicológica sofrida pela corajosa Callie. É também a sociedade com as desigualdades sociais e a exploração, fome e escravidão, o sofrimento dos Starters órfãos; É a vida cheia de ilusão e futilidade da maioria dos Enders através da busca da eterna juventude, prazeres infinitos e diversão garantida - tudo sustentado por muito dinheiro.

Através de um enredo simples, focado no Cyberpunk e voltado para adolescentes, a autora faz inúmeras críticas sociais e culturais. Não é apenas um juvenil de ação e Ficção Científica. É um livro cheio de mensagens e avisos.
Não que um futuro como o mostrado possa ocorrer e sim como a sociedade em si já caminha para ideais supérfluos e mesquinhos; como a preocupação de estar jovem e belo é maior de ser caridoso e bondoso; como as pessoas caminham para o pensamento de serem ricas, famosas e poderosas em vez de possuírem bom caráter e princípios humanitários.

Um livro feito para adolescentes, com linguagem simples, agradável, leve, mas com um pano de fundo que pode ser interpretado mais profundamente e que possui uma filosofia pronta para debates sobre a sociedade atual. Depende da mente do leitor. Depende da intenção.
Se o leitor pega no livro apenas para se divertir e passar um tempo, sairá satisfeito, mas talvez o livro não deixe uma marca.
Se ele espera que o livro se pareça com outras distopias da moda, esqueça. A própria Novo Conceito escreveu na capa que fãs de Jogos Vorazes vão adorar. Nesse sentido eu discordo. Eu acho que são livros totalmente diferentes. Os fãs de Jogos Vorazes podem gostar ou não. Na verdade, acho que essa comparação deixa Starters limitado e cria expectativas falsas sobre ele. Ambos são sensacionais. Cada um a sua maneira.
Agora se o leitor pega o livro e procura nas entrelinhas críticas e comparações com a nossa própria realidade, ele irá adorar o livro. A autora utiliza de uma Ficção Científica Cyberpunk e Young Adult para criar uma caricatura de nosso mundo atual e deixar a mensagem para os leitores de que tudo existe um limite e que uma vida é muito importante, assim como a liberdade, o direito ao básico para a vida.
Um livro que critica exploração, descaso da sociedade e do governo, escravidão, prostituição e superficialidade do cotidiano.

Acredito no potencial da série! A autora deixou um gancho para a continuação, sem deixar decepcionados os que não pretendem ler o segundo livro e muito ansiosos os que querem logo tê-lo em mãos. Espero que mantenha o padrão, resolva enigmas, explore mais Blake, Tyler e Michael e que não caia em um romance meloso.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Jessie 23/11/2012minha estante
Nossa ele parece ser bem futurista bem lokon do jeito que eu gosto ainda bem que vcs fazem resenha pq quando a gente ler ja vamos saber um pouca da historia e essa resenha esta otima

Bre 23/11/2012minha estante
Muito boa a resenha, interessante. Me deixou bem curiosa a respeito de tuco o que se passa no livro. Adorei!

Ednelson 23/11/2012minha estante
Também fico fascinado com capas que conseguem passar o conceito da obra, pois a imersão na trama fica ainda maior e isso é o que busco em cada uma de minhas leituras. O trabalho gráfico da Novo Conceito é excelente.
Acho que você explicou de forma bem direta, mas sem deixar brechas, o que é o Cyberpunk e pelo que você descreveu do romance, devo concordar que ele se enquadra nesse subgênero da Ficção Cientifica. Como você explicou, a ênfase não está na tecnologia, mas nas questões sociais que ocorrem na sociedade retratada. Até mesmo quando a tecnologia está mais presente, ela serve como canal para nos debruçarmos sobre outras questão, como: a mente.
Mostrar como o mundo fictício chegou ao ponto atual reforça a sensação de crueldade e outras emoções negativa, ou seja, mostrar como as coisas foram tão boas um dia, faz os leitores verem tudo com uma dimensão ainda mais ampla.
Considerando que formar novos leitores sempre é algo muito bom, este livro cumpre o papel, né? Pelas qualidades da linguagem usada nele e a narração é uma experiência boa para pessoas que já tenham o hábito da leitura, quanto para quem esteja dando os seus primeiros passos.
A heroína, pelos pontos que você salientou, possui o mesmo atributo da narração, conquista leitores experientes, mas também não deixa de usar recursos que cativam pessoas mais jovens. Parabéns pela resenha, você sempre consegue mostrar muito sobre o livro, mas sem soltar um spoiler sequer :)

Marinna Bastos 23/11/2012minha estante
Como disse na resenha no seu blog, estou com muita curiosidade a respeito dessa distopia.

Tomara q seja legal como vc falou. O q me cansa são as continuações intermináveis rs

Adorei a resenha.

bjs

Karol 26/11/2012minha estante
Sua resenha está sensacional. Confesso que pela capa do livro não me interessou a leitura, mas pela sua resenha até fiquei curiosa. Abraços!

Rafael 26/11/2012minha estante
mt legal este livro e ótima a sua resenha

DomDom 27/11/2012minha estante
Essa sua resenha está super completa. É a primeira resenha desse livro que foi por essa vertente. Todas as outras falam que é uma distopia e ponto. Já estava curioso pra ler, e agora minha curiosidade aumentou consideravelmente.
Parabéns!!!

Daniel Pereira 30/11/2012minha estante
Parece interessante, acho que vale dar uma chance.

Jess 01/12/2012minha estante
Tenho uma mega curiosidade pra ler esse livro por conta da capa. o livro deve ser muito interessante, faz tempo que nao leio distopias espero me animar com este livro.

Francielle 02/12/2012minha estante
Nossa!
Parece muito bom..
Quero ler.

Laura 02/12/2012minha estante
To louca pra ler esse livro desde a Bienal!

Sam Puckett 02/12/2012minha estante
Muito lindo e parece muito bom, quero leer *-*

Débora 04/12/2012minha estante
Eu sou louca pra ler esse livro a muito tempo, e agora com essa resenha

Maria P 05/12/2012minha estante
Não vejo a Hora DE ler esse livro todo mundo fala super bem dele o/

Erica Lima 06/12/2012minha estante
Faz muito tempo que eu quero ler esse livro, a cada resenha que eu leio minha curiosidade aumenta mais e mais.
Quando vi a capa pela primeira vez achava que era sobre ets rsrsr...
Ainda não li nenhuma distopia, queria que esse fosse minha primeira leitura.
Parabéns pela ótima resenha!

Erica Lima 06/12/2012minha estante
Quando vi a capa pela primeira vez achava que era sobre ets rsrsr...
Ainda não li nenhuma distopia, queria que esse fosse minha primeira leitura.
Parabéns pela ótima resenha!

Baah 06/12/2012minha estante
faz tempo que quero ler , a resenha esta otima

Jairolenz 04/01/2013minha estante
Brilhante. Não li nenhuma abordagem sobre ser juvenil cyberpunk! ótimo!

Melissa 29/02/2024

Porque esse livro não é famoso?
Eu amei. Li esse livro sem esperar nada, não tinha lido a sinopse, só sabia que era distopia e acabei me surpreenendo muito!
Comprei ele por 15 reais em uma feira do livro. As páginas caíram, mas fora isso a história foi ótima.
Eu achei a Callie uma protagonista meio sonsa no começo. Percebi que ela tinha um potencial porque ela sabia se de defender, lutar e eu gostei muito do desenrolar da história. Eu queria entender tudo e senti a confusão da Callie ao não entender nada que estava acontecendo e ir descobrindo os planos da Helena.
Sobre o romance, eu shippava mas ao mesmo tempo achava sem sal?
Eu fiquei chocadissima com o plot no final e com certeza vou ler a continuação.
Gostei do desenvolvimento da Callie. Só achei que os romances não foram bem desenvolvidos.
Eu tô super curiosa pra saber a continuação dessa história!

Brenda1001 19/02/2024

Um dos primeiros livros que li, ficou na minha mente por anos fazendo com que eu pensasse: será que esse livro foi um delírio? Até que eu achasse ele novamente, pretendo lê outra ve, já q n lembro de muito, mas lembro q eu amei na época, vibe futurista e mistério.
Marjori.Silva 19/02/2024minha estante
Eu tenho são dois né ou estou enganada? Ainda não li...

Brenda1001 19/02/2024minha estante
São 2 sim, nunca cheguei a ler o segundo.

Marjori.Silva 20/02/2024minha estante
Legal vou por eles na minha lista

lissa.m 16/06/2021

Romanticamente Decepcionante
Estaria mentindo se dissesse que o livro não desperta interesse, pois ele consegue fazer isso. Entretando, a realidade distopica que a autora criou é inteiramente destruida quando nos deparamos com o fundo romântico do livro que acaba por se tornar o foco principal da narritiva, sim, PRINCIPAL. Pois não é possível que considerem pequenas explicações da realidade distopica algo bem linear e explicativo.

Começamos o livro até que bem, os 5 primeiros capítulos possuiam uma narrativa gostosa que dava uma sensação de quero mais, a seguir veio algo mais calmo mas que também soava interessante, até que a autora empacou em um toque investigativo chato e previsível.

Mas o pior de tudo não foi isso, o pior foi ver a personagem principal se entregando de coração aberto a um garoto que ela encontrara umas 2 vezes na vida e alegara está completamente apaixonada por ele sendo que em nenhum momento ele demonstrou confiança ou algum traço de personalidade.

Traço de personalidade, é isso que falta na maior parte dos personagens. A autora não soube desenvolve-los a fundo e, sinceramente, eu tinha raiva a cada vez que eu era obrigada a ver os personagens principais interagindo entre si. O livro passou de legal e interessante a algo extremamente maçante e cansativo.

Acho que a ideia proposta pela autora era incrível, mas ela não soube desenvolver de forma linear e atrativa, isso me deixou bem triste pois queria muito ter gostado da leitura. Sinto que quando mais nova a experiência teria sido diferente e eu toleraria algumas atitudes meio infantis da personagem, mas hoje em dia eu simplesmente não consigo e isso me faz dar uma nota baixa.

A você, que já tem uma base de leitura e se tornou criterioso eu não recomendo este livro, passará muita raiva.

Lembrando que: minha opinião é algo que eu formei e que pode ser diferente da sua, faz parte das experiências. Mesmo depois do que eu disse você se quiser arriscar a ler, ótimo, mas não leve o que digo como uma verdade absoluta.

É isso, e boa sorte aos leitores que mesmo depois desta resenha escolheram ler o livro, um beijo no coração de todos.

Michelle.Possani 11/04/2024

Aluguel de corpos jovens...ficção/Distopia
Adorei esse livro,proposta interessante,tem epidemia que dizimou parte da população só sobreviveu quem tomou vacina.
Os Starters são as crianças adolescentes que não podem trabalhar estão sendo dominados pelo inspetores instituição,aqueles que não tem avós vivos ou os avós não tem condiçao financeira são levados pelas instituições ou sobrevivem fugindo pelas ruas sujeito a todo tipo de violência.Tendo que morar em prédios invadidos onde ainda tem vestigios dos virus pelo ar.
Enders os idosos na maioria ricos,sobreviveram com a vacina e vivem até 150 200 anos com ajuda de tecnolgia avançada.
Prime Destination a grande protagonista da trama é está empresa que desenvolveu uma tecnologia onde é possivel fazer transposição de corpos entre dois individuos.Atravês de chip implantado em suas nucas.Os enders alugam Starters.
Callie nossa personagem principal vai se submeter a esses alugueis para ajudar o irmão muito doente que precisa de cuidados especiais .Ela vive nas ruas com o amigo michael.
Assim vai começar essa trama envolvente,surpreendente e fluida ....
Super recomendo leiam e tem resenha completa logo mais no meu canal no youtube
leitora apaixonada

site: Youtube-Leitora apaixonada

eu_vieiramanda 17/07/2022

Ele não é um livro ruim, é razoável, o plot do final me surpreendeu, mas eu ainda esperava mais.

Bob 31/01/2021

Livro digníssimo a ser panfletado
Pra quem for ler já fica com o segundo volume na mão.

A escrita flui de mais e os personagens são bem cativantes (tirando o velho). ??

Bea 24/09/2021

O livro é mediano, tem uma escrita agradável. Acho que não me conectei muito com a história e com os personagens, o que pode ter atrapalhado a experiência. Mas vale a pena dar uma chance.

Lucas @_olucascosta 24/09/2020

Livro ótimo pra curar Ressaca Literária!
Nada como uma distopia eletrizante para recuperar o ritmo, e perceber que esse é um dos meus gêneros favoritos...

Foi uma leitura que resolvi fazer sem muitas exigências; foi como um lembrete de que leio por prazer. E funcionou.

A construção de futuro não é extraordinária, mas a escrita da autora é louvável. A leitura é rápida, fluida, surpreendente e intrigante. Não consegui parar de ler!

Super indico para quem quer sair de ressaca, ou pra quem, como eu, tava procurando algo que ajudasse a não entrar em uma!
Luan 24/09/2020minha estante
adoro a premissa dele. mas acho que falha no desenvolvimento. poderia ser mais profundo, com mais camadas, mais complexo. e acho que o segundo livro derruba um pouco mais a boa avaliação do primeiro

Lucas @_olucascosta 25/09/2020minha estante
Eu gostei por ter lido sem nenhuma pretensão, sabe? Não estava buscando nada disso; foquei apenas no prazer da leitura. O que viesse, era lucro

Luan 25/09/2020minha estante
Sim, entendo. E ele é mto gosto de ler, rapidinho e pá, termina

Ju 04/06/2021

Deus ex machina e desenvolvimentos deixados pela metade
A premissa do livro é muito curiosa e bem original se em comparação com outras distopias lançadas na época. Entretanto o livro no final das contas entrega só metade do que promete. Temos uma protagonista padrão de livros de distopias sem personalidade e que não se desenvolve em um livro inteiro. Temos a abordagem de uma guerra e de uma nova forma de sociedade extremamente básica, sem profundidade e sem maiores explicações, parte disso é justificável levando em conta a idade e a situação social da protagonista pré e pós guerra, mas mesmo assim poderia ter sido melhor desenvolvido. Há também uma tentativa de um triângulo amoroso/indecisão amorosa que obviamente pende pra um dos lados e que não vende nenhuma química.
O vilão também é mal feito, bem caricato, sem contar todas as conveniências que existe nesse livro. O cara que era do mal não é mais do nada e todo mundo acredita, a protagonista que não é ngm precisa convencer uma galera de uma conspiração e todo mundo vai junto sem nem questionar, tudo da certo pelo simples fato da autora querer que dê. Obviamente que esse livro teria pontas soltas por fazer parte de uma duologia, contudo durante a leitura é perceptível que muita coisa só foi esquecida e provavelmente não vai ser resolvida no próximo livro.

Não posso deixar de dizer que apesar de toda má estruturação do livro, foi uma leitura rápida justamente por ser uma história nova, e por isso para mim interessante, e da escrita ser boa. Pretendo ler os contos e o segundo livro para sanar uma curiosidade e por fazer parte da uma LC que acompanharei, mas estou com poucas expectativas de gostar.

Carolina.Grunewald 18/08/2022

Recomendo para todo mundo que conseguir! Altas revelações e emoções. Incrível! Deveria ser famoso a nível de outros livros, como de nosso querido bruxinho de testa rachada kkk

Ynnay@! 14/09/2022minha estante
Pensei o mesmo e tbm achei ele fraco

bibiteodora 29/04/2021

plot atrás de plot jesus
me fez me sentir uma palhaça, amei.

Jo 12/10/2021

Viciante demaisss
Primeiramente, quero dizer que fazia tempos que eu não lia algo que não focasse demais no romance. Chegou no ponto de eu não aguentar mais. Já estava saturada de ler sempre a mesma coisa. Então peguei o único livro na minha estante que fugia do ''ar romântico''.
Eu enrolei pra ler esse livro até não poder mais e agora estou brava comigo mesma por ter feito isso. Que experiência incrível! O plot twist me fez ficar de queixo caído.
A leitura foi, em raros momentos, arrastada. O maior problema do livro foi as oscilações da protagonista que uma hora era uma pessoa responsável, madura e focada em cuidar do seu irmão, compreender o que acontecia e sobreviver, e outra hora era uma menina que ficava presa no complexo de Cinderela e fantasiando coisas sem sentido, tendo dilemas completamente desnecessários.
Mas entendo que essa parte mais ''iludida'' da personagem tenha sido feita para que o leitor ''aceitasse'' mais facilmente o romance proposto pela autora, que por sinal é de longe o foco da história. Enfim, a trama se desenvolve com reviravoltas e revelações que nos fazem ficar grudados ao livro. Nas últimas 200 páginas, não consegui fazer nada além de terminar a história. É extremamente viciante e eu recomendo muito a todos que estejam sentindo falta desse sentimento de ''devorar'' completamente e rapidamente um livro.
Estou morrendo de curiosidade para saber o que virá a seguir. Mas ainda preciso obter a continuação.
P.S.: Eu devia ter pegado Enders na livraria quando tive a chance. Afff