Starters Lissa Price

Resenhas - Starters

Desi Gusson 26/12/2012

Não sei do crime, mas O FINAL COMPENSA.
Certo, vou deixar isso no ar e passar para um tópico meio nada a ver primeiro.

No momento que li a sinopse de Starters a primeira vez comecei a divagar. Pensei nas possibilidades de tudo realmente virar uma distopia no futuro e viajei formando teorias conspiratórias ou não. A mais forte e plausível (na minha cabeça cafeínada!) é a seguinte.

Se o mundo não passar por um acontecimento apocalíptico, como em ¾ dos livros distópicos, muito provavelmente a guerra será entre velhos e jovens mesmo. Quero dizer, o que a ciência realmente procura desde sempre? Prolongar a vida, enganar a morte, imortalidade, blá blá blá. Não deve ser uma noticia tão ruim assim quando você, com seus 75 anos, lá em 2067, descobrir que pode durar até os 200, fácil, ou que curaram a morte. Né? Né?! Daí todo mundo vive até 200, ou 2000 anos, quem sabe? Todo mundo tá feliz, e nós bookaholics vamos poder ler praticamente todos os livros do mundo com todo esse tempo! O único problema é que o planeta não tem ESPAÇO e RECURSOS pra tanta gente que não empacota nunca.

Vi isso em O Pacto (Gemma Malley) e provavelmente em algum outro, mas não consigo me lembrar agora. Enfim, onde quero chegar é: o que vocês acham que vai acontecer se estenderem a vida de uma pessoa para mais de 200 ou se ninguém mais morrer?

Starters foi uma leitura difícil, mas que ainda assim consegui levar a cabo rapidamente. A minha dificuldade veio logo no começo e se estendeu até mais ou menos o meio da trama, o que dá para classificar como um grande problema, dependendo da sua paciência. Afinal, quem se motiva a continuar lendo um livro cujo começo é tão... meh.

Eu não detestei Starters, mas também não amei. O livro podia ser BEM mais do que é. As duas principais, provavelmente as únicas, razões para eu QUASE não recomendar a criação de Lissa Price são:

1- No começo, Callie é superficial. Quando acorda na mansão, é como se ela nunca tivesse passado um ano inteiro só com o pão que o diabo amassou pra comer, vendo o irmão morrer aos poucos e tendo que fugir de tudo e todos! A impressão que tive é que ela só tirou umas férias particularmente ruins. Demorou para termos veracidade nas ações e reações da menina.

2- No começo, Callie é inconstante. A vida dela vira de cabeça pra baixo, dá loops invertidos e um triplo mortal carpado de lado e a menina ainda tem cabeça pra tirar uma tarde romântica e suspirar por um engomadinho que surgiu do nada. Daí ela volta a pensar na realidade e me vem com síndromes de Cinderela! Daí volta a ignorar todas as coisas loucas que estão acontecendo! Dái. Dái. Dái que deu pra mim. A impressão que tive foi do romance ficar sem pé nem cabeça.

Vamos dizer que minha simpatia toda já estava com Michael desde Retrato de Uma Starter e que era ele se lascando pra cuidar do irmãozinho doente dela, enquanto Callie fazia piqueniques com Blake por ai. Parece que Lissa queria, mas não queria colocar um romance na estória, essa indecisão me chateou bastante enquanto era praticamente tudo o que tínhamos do livro.

Porém, como nem só de amor vive o poeta, a estória tem um bom mistério. E foi isso que me colou na poltrona, mesmo quando não aguentava mais ler dos suspiros da Callie. O leitor fica tão cego quanto ela num primeiro momento (o livro é narrado em 1ª pessoa) e isso nos leva a imaginar ‘n’ explicações para a Voz que está na sua cabeça, por que ela está de volta para seu corpo antes da hora e que tipo de malignidade se passa na Prime Destinations...

Do meio para o final as coisas esquentam, ganham um ritmo frenético e Callie é obrigada a deixar a Cinderela dentro de si de lado, ou as coisas poderiam ficar ainda mais feias. Agora, vou confessar para vocês o grande motivo para eu RECOMENDAR Startes. Eu não dava nada pelo final. #ProntoFalei

Estava me aproximando dele e sinceramente achei que já tinha visto tudo o que tinha para ver, que tinha sido uma leitura mediana, muito bem, obrigada, vamos para a próxima. Só que não. O que a Price fez ali não havia nem dado um oi de longe na minha mente antes que eu lesse.Eu fiquei... eu... fiquei.... OH MY GOD!

Foi perverso. Foi bem bolado. Foi o gancho de ouro (já que temos uma continuação) para um livro que começou nos tropeços e foi ganhando forma conforme avançava. Então é esperar Dezembro, quando Enders será lançado lá fora, e descobrir se as coisas vão continuar tão douradas e empolgantes quanto o final de Starters.

Para essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
www.desigusson.wordpress.com
Anderson 20/07/2012minha estante
Gostei. Acho que consigo superar o começo mimimi, ushuashauhsuahs, pra chegar nesse final ai!

Aline 20/07/2012minha estante
Sua resenha só me deu mais vontade ainda de comprar esse livro,apesar do aviso! viciei em distopicos!!

Brunah 20/07/2012minha estante
me deu medinho de ler agora.
não tenho paciência pra começos arrastados.
mas confesso que estou muito curiosa pra saber desse final!
Já tem pra vender?

João Felipe 03/08/2012minha estante
Já comprei o livro em breve vou ler, em relação a começos monótonos to vacinado, "a hospedeira" faz a mesma linha.

Amanda. 05/08/2012minha estante
Adorei sua resenha!!

John 08/08/2012minha estante
gostei muiito da resenha também! Concordo sobre o final.

Anna 15/08/2012minha estante
Cara, concordo com vc, o final é mto bom. Mas o livro em si não é lá essas coisas, achei que algumas coisa não batiam (as características dos personagens) eu esperaa um pouco mais do livro, mas o final foi muito bom

Lipão 26/08/2012minha estante
Adorei!!

Adriana 26/08/2012minha estante
resenha muito boa, da vontade de saber o que vai acontecer!

Pedro 28/08/2012minha estante
comecei o livro ontem e terminei hj( li em um dia,e só tenho 14 anos) eu concordo, a escritora nao aproveitou muito do livro pra descrever a distopia a qual conta a respeito,fiquei bem confuso com o choque de informacoes e sendo em 1 pessoa fica pior ainda. Daria um otimo roteiro de filme se o diretor alterasse algumas parte. Livro nao é tao bom mas a expectativa de uma sequencia da um final...como ela disse "OH MY GOD!" muito legal,terminar com a frase(Spoiler foi mal)"Quando gaviões gritam, é hora de voar". a historia deixa bastante mistério mas acho muito bobo o "romance" q ela empregou no livro,toscamente feito,nem parece q a autora algum dia vivenciou um romance(nem precisa ser jovem) mas aposto minhas fichas no Michael(pronto falei..."isso ai Blake,te odeio com todas as minhas forças"). recomendo o livro,mas só pra quem tem curiosidade de saber o q ocorrerá na sequencia

Pedro 28/08/2012minha estante
outra coisa q nao consegui descobrir por mais q eu lesse a apresentacao é a idade correta de Michael,alguem pode me dizer? pelo q me parece ele tem a mesma idade de Callie(16 anos) mas nao achei onde no livro diz essa informacao,só posso supor q seja

Ana Paula 18/09/2012minha estante
Adorei sua resenha, apesar de ter mais paixãozinha por Starters, mas concordo totalmente contigo na base do romance, foi fraco e meio que desnecessário, como que se alguém falou "ah, tem que ter romance!" ai Lissa: "romance? oh, e agora, o que eu faço?" e ficou algo meio cru assim. Mas o final é realmente muito surpreendente. É um bom livro, poderia ser melhor, mas não perde seu crédito.

Rebeca 05/10/2012minha estante
Concordo plenamente com a sua resenha! O início é bem sem sal mesmo e o final, se vc conseguir deixar de lado a tentativa frustrada da autora de criar um triângulo amoroso, é surpreendente. Acho, no entanto, que o maior pecado cometido foi a autora ter corrido tanto no final, deixando a maior parte do livro para os "ais" da personagem... creio que o final poderia ter sido melhor explorado!

Giovanna 11/10/2012minha estante
OMG, eu recomendo esse livro. É mto bom durante todo o percurso, e no final ele é INCRIVEL PERFEITO, e OMG> nao tenho palavras !!!

Bea 07/12/2012minha estante
eu concordo com tudo que vc falou, mas, se vc parar pra pensar... o momento OMG não seria tão omg se não tivesse o romance. A única coisa que eu achei sem necessidade é a coisa do garoto "friendzonado" pela garota, porque 90% dos livros tem isso

Ana Flavia 16/12/2012minha estante
Concordo, o final é realmente frenético e bem bolado, na minha cabeça sempre fiquei com a ideia pairada no ar, na minha concepção, o pai de Callie nunca morreu.
-Menina Cal, Quando os Gaviões gritam é hora de voar.

Breno 26/12/2012minha estante
foi perfeito ,ainda mais o final que me surpreendi com a verdade face do "black " que na realidade foi todo instante a figura do Velho ..massa>>>

Debie 26/12/2012minha estante
AHHHH, CONCORDO TOTALMENTE COM VOCÊ!
A Callie me irritava completamente! Ainda MAIS que a Tris (pelo menos a Tris era mais convincente...)
E eu NÃO tinha lido (na verdade, ainda não LI) Retrato de Uma Starter, então não tinha esse tipo de parcialidade que tenho certeza que você sabe que tem. Mas eu fiquei, tipo: Como essa 'ser' passa a vida inteira correndo e fazendo das tripas coração pra sobreviver com o irmão, e um completo estranho que, apesar disso, sempre está com ela... E daí ela simplesmente decide ignorar TUDO O QUE ELA VIVEU porque apareceu um boyzinho endinheirado e purfumadinho?
Sério, fiquei chocada. E olha que em Starters a autora nem dá AQUELE desenvolvimento para o relacionamento dos dois, mas eu fiquei revoltada.
E NO FIM EU FIQUEI AINDA MAIS REVOLTADA. SÉRIO. Duas vezes já é pra ACABAR. ¬¬'
Enfim, ótima resenha, parabéns! Agora é esperar pelo próximo pra ver se a nossa Callie não é tão superficial quanto ela se mostrou no 1º livro. :)

Leticia 30/01/2013minha estante
Concordo com você.
Muitas vezes a Callie me irritava MUITO, principalmente aquele lenga-lenga chato dela com o Blake e por ela resolver ignorar completamente a vida que ela viveu durante um ano com o irmão e o Michael (a quem eu prefiro mil vezes)pra bancar a cinderela com o mala do Blake.
Eu também gostaria que houvessem mais explicações a respeito de tudo sobre a guerra dos esporos. De qualquer forma, o final realmente me prendeu e me empolgou (exceto pela SEGUNDA grande burrice da Callie).

Thalyne 18/03/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha e do comentário da Leticia! Faço minha as palavras de vocês.

Lu Foxface 07/09/2013minha estante
Realmente, ótima resenha! Já estava com vontade de ler esse livro e não sabia muito bem o que esperar! Com esse final, fiquei muito curiosa e estou pronta para começar a leitura!

Tay 01/11/2013minha estante
Ai eu até concordo com sua resenha pois,sinceramente,é um pouco chato sim!!Se eu pudesse mudar o livro (na minha opinião) eu mudaria o final,eu sei que vai lançar o 2 e dai vai dar para saber a continuação e tal,mas o final ficou sem graça!!Mesmo que tenha uma continuação,o final de um livro tem que ter sentido certo??!!
E eu concordo com você,o começo foi chato pois ela largou seu irmãozinho com o Michael e foi ter a sua noite de Cinderela,e por mim,ficaria com o Michael no final!!Não com o tal de Blake,mas,para falar do final precisamos ler o 2...Derrepente pode estar escrito com quem ela ficou né??!!(mas com certeza vai estar escrito,afinal,a autora não pode deixar agente boiando aqui),igual ela fez em vááááriiiiooos momentos do livro!!
Mas emfim!!Concordo plenamente com você!!!

Isabelly 14/12/2013minha estante
Engraçado pois vejo apenas criticas boas sobre este livro mas no fundo não achei ele bom...

thefrnc 11/12/2014minha estante
Curti muito sua resenha. Realmente o final é surpreendente e totalmente perverso, tanto quanto a essência da história! Entendo seu desgosto quanto falta de definição de persona da Callie, mas me desculpe, estamos falando de uma adolescente de 16 anos. Não podemos julgá-la por ser inconstante e superficial quando estas são características reais de 90% das adolescentes.

Sobre o romance e os suspiros de Callie. Cara, você acha que o final teria sido tão impactante se o leitor não fosse tão envolvido pelo romance no meio da trama? Para mim, enquanto lia, tive impressão de que aquilo tudo era desnecessário, mas ao final me arrependi.

Pereira.Silva 06/03/2020minha estante
Com o faço para ler, não estou conseguindo abri para ler

bella 21/05/2021minha estante
eu tô na página 225 e deu trabalho pra eu chegar até aqui. Eu já teria desistido se eu não fosse daquelas pessoas que tem agonia de abonar o livro sem saber como termina. Com essa resenha agora quero saber como que vai terminar, me deu um gás kkkkkk

karla.laybermezadri 29/08/2022minha estante
Me deu o ânimo que eu tinha perdido para ler, comprei e ficou parado na estante.

Naara8 03/02/2023minha estante
Concordo com você, o início não me prendeu e Até o meio da história eu ficava desmotivada de ler. Apenas no final que teve uma reviravolta q eu fiquei interessada em continuar. Mas o que o livro tentou passar sobre a imortalidade me prendeu muito, eu só acho que a autora não soube desenvolver muito bem esse lado.

Luiza1861 28/05/2023minha estante
meu primeiro livro, e pra ser sincera ele que me prendeu e me deu gatilho de ler mais. O livro é incrível, história incrível,a escrita também não é cansativa e é bem gostosinha, terminei no mesmo dia... Confesso que o começo é meio bleh, mas mermão o final é incrível!!

Leitora Viciada 23/11/2012

Que capa linda! O fundo é um prateado tão brilhante que é quase um espelho. Dependendo da posição do livro e da luz, você vê um esboço de sua imagem refletida nela, misturando-se à menina que está em primeiro plano. Ao fundo, além do brilho, circuitos por toda a malha. As letras também brilhantes e em relevo.
Qual o sentido disso? Pensei que era apenas uma capa luxuosa e moderna, feita para atrair os olhares nas livrarias.
A capa é mais que isso. O fundo representa a alta tecnologia existente no livro, e os circuitos interligados, as ligações entre os doadores e os inquilinos. Os chips estão presentes no enredo, em cada doador. E a menina é uma representação da protagonista Callie.
Não é uma foto, nem a imagem verdadeira dela. É um esboço; ao ler descobrimos sua importância, o porquê de um olho de cada cor e a palidez.
Na verdade, você pode baixar gratuitamente um conto da série Starters que antecede o livro 1. O título é Retrato de uma Starter: Uma Descoberta, que é na verdade a origem da capa e uma introdução ao mundo criado pela autora Lissa Price.
A diferença é que a narração é do Michael, um amigo de Callie - o que achei muito diferente, já que Starters é narrado pela protagonista e Michael, pelo menos nesse primeiro livro, não recebe muito destaque.

E existe mais nessa capa: o reflexo de quem segura o livro misturando-se à menina. É proposital, representa o que ela passa. Ela aluga, por total desespero, o seu corpo jovem para pessoas idosas. Então acho que o fato de pegar o livro e ver meu rosto por cima do dela é um aviso do que ocorre na história.
Como sempre, a parte gráfica e editorial da Novo Conceito está de parabéns. Livro maravilhoso, agradável de segurar e ler. Encontrei apenas um erro bobo de grafia.
Aconselho a lerem o conto em e-book e depois lerem o livro.

O livro é um pouco diferente do que eu esperava. Eu o adorei! Amo Ficção Científica com futuros distópicos e Starters é exatamente isso: é Ficção Científica sem ser pesado, cheio de detalhes e termos tecnológicos e entediantes. É Ficção Científica sem a preocupação de tentar convencer o leitor de que tudo seria possível, sem dar explicações minuciosas sobre como determinada tecnologia funciona. É claro, existem as explicações e justificativas, mas de forma simples e fantasiosa, para o leitor ter diversão em primeiro lugar.
É um futuro distópico muito interessante. Na verdade, é uma distopia para os jovens órfãos e sem família, os Starters. Eles vivem como párias da sociedade; e é uma utopia para os Enders ricos e Starters que possuem parentes velhos cuidando deles; já os Enders sem riquezas, é um meio-termo. Não existem adultos, apenas velhos, crianças e adolescentes.

Considero o foco principal a Ficção Científica e não a distopia apenas - como andam classificando o livro. Para mim, o ideal é classificar Starters como um Cyberpunk juvenil. Todas as características do gênero Cyberpunk estão no livro, embora de uma forma mais branda. Incluindo o futuro distópico!

No Cyberpunk sempre encontramos a tecnologia em nível avançado e ultramoderno, porém com a população dividida e subdivida em grupos marginalizados, desprezados e/ou explorados em contraste com outros grupos (em menor quantidade) beneficiados em relação à exploração sofrida pela grande maioria das pessoas. Desigualdade social ao extremo.
É assim em Starters. Após a Guerra dos Esporos, apenas a população que havia sido vacinada anteriormente à guerra sobreviveu, ou seja: menores de idade e idosos - que foram a prioridade na vacinação, por serem os mais propensos aos esporos. Então existem apenas dois grupos etários na sociedade: os Starters (os jovens) e os Enders (os idosos). Sendo que nesse mundo um Ender rico e bem cuidado pode viver até uma média de 200 anos.
Os Starters sem parentes tiveram seus bens confiscados e são explorados em instituições iguais a presídios. Qualquer motivo pode ser uma desculpa para um Starter ser preso.
Starters não podem trabalhar quando menores de idade, os órfãos nem são considerados cidadãos. Se não possuem um tutor, são presos.
Então muitos vivem literalmente de forma ilegal, suja, às escondidas e sofrendo para sobreviver num mundo cruel. Mesmo quando atingem a idade para o trabalho, são explorados e escravizados.
Os Enders possuem maior longevidade porque a tecnologia e medicina evoluíram ao ponto de viverem 150, 200 anos, dependendo da situação financeira. E a maioria tem aversão e nojo a Starters que não sejam ricos, como se fossem ratos de esgoto.

Outro fator comum de um livro Cyberpunk é o ciberespaço. O real e o virtual; a mente e a tecnologia - ambos entrelaçados, misturados, criando algo surpreendente. O cenário é sombrio, mesmo quando disfarçado com evolução e alta tecnologia. As pessoas costumam ser solitárias, mesmo com sofisticados equipamentos ao redor. A vida e os sentimentos são superficiais.
E é exatamente assim em Starters.
Alguns Starters desesperados e mortos de fome alugam seus corpos jovens, fortes e, de preferência, bonitos e com habilidades à Enders muito velhos, porém com as limitações físicas da idade, completamente envelhecidos.
A mente do doador (Starter que cede o corpo) é interligada à do inquilino (Ender que aluga o corpo do Starter escolhido). Apesar de firmarem contratos e terem regras a serem seguidas, enquanto a mente do Starter fica adormecida no corpo do Ender, um Ender tem sua mente transferida ao corpo desse Starter e pode fazer o que quiser durante o período de contrato. É só ter dinheiro suficiente para isso. Ao término do contrato, o Starter acorda em seu corpo novamente, com um chip na nuca e recebe seu pagamento.
Na teoria. Logo descobrimos a prática cruel.

E a última característica que faz de Starters um Cyberpunk é o item "Corporocracia". Geralmente o país ou grandes metrópoles são controlados (mesmo que indiretamente) pelo estado, elite ou grandes empresas. No caso de Starters, o Governo é omisso e apoia a forma social desleal em que vive a maioria dos Starters e os Enders ricos fazem as leis.
Além disso, surge, mesmo que ilegalmente, a Prime Destinations. Uma empresa particular que faz as negociações entre inquilinos e doadores e cuida de todo o procedimento. Seu dono é "O Velho", um homem que nunca mostra o rosto e constrói um império poderoso que vai muito além da Prime Destinations, como se essa corporação vil, exploradora e altamente lucrativa já não bastasse. Ele busca por "algo a mais".

O que torna Starters interessante, além de ser um Cyberpunk juvenil, simples e agradável?
Mostra aos jovens leitores que Ficção Científica não é apenas uma história distópica da moda ou um clássico pesado e cheio de termos chatos e desconhecidos. Ficção Científica pode ser divertida e leve, ainda mais para iniciantes no gênero.
Apesar de alguns furos, a autora criou um mundo/futuro inteligente, original e uma protagonista forte, uma menina que se supera, uma heroína. Mesmo que não seja tão incomum a motivação ser a falta dos pais que a obriga a ser responsável pelo irmão mais novo de saúde fraca, esse fator faz dela uma heroína antes mesmo da história em si começar. Seu breve passado já contém elementos que a transforma numa heroína sem escolhas. Ela precisa se superar e pronto.
Sobreviver como ela teve de aprender e ainda por cima proteger o irmão doente e frágil de sete anos de idade é admirável. Com apenas dezesseis anos e há três sem os pais, sua vida virou de cabeça para baixo e ela luta por cada dia.
Então, quando descobre que pode ganhar um valor inimaginável deixando que outras pessoas usem seu corpo, o efeito é devastador. A tentação é enorme. Poder ter uma casa novamente e tratar dos problemas de saúde do irmão. Esse é o ponto de partida.

E um detalhe que existe em poucos livros de futuro distópico é que Callie, Tyler e o amigo Michael, passaram pelo período de transição. Tinham uma vida normal, comum, feliz; presenciaram a guerra, as mortes e todas as mudanças drásticas no sistema social e no governo. Não nasceram num mundo cruel e desumano, sendo maltratados desde o nascimento. Eles viram o mundo tornar-se um pesadelo. Eles se lembram das famílias, do passado, da vida aconchegante e segura de três anos atrás. E vivem num terror.
Tiveram de se adaptar a um mundo perigoso e podre. E o lado mais obscuro e desumano ainda está para ser descoberto por Callie. Ela descobrirá que o futuro dos Starters pobres corre um risco mais sério. Ela achava que nada poderia piorar, mas descobre a dura realidade. E pior de tudo, o mais chocante: ela é a peça central do horror que está por vir, presa num labirinto sem saída, sem saber o que fazer para resolver seus problemas, proteger o irmão e impedir o desastre social que está por vir.

O livro é cheio de ação, do início ao fim. Existe um romance, como em todo Young Adult, mas este fica em segundo plano, não é o foco da história. Não espere por uma protagonista miserável e encrencada pensando na beleza de algum rapaz a quase todo momento, ela possui prioridades! Existe, claro, o momento "contos de fadas" do livro. Por algumas páginas, de forma explícita, a autora cria uma Cinderela distópica - muito interessante!

O foco é a prisão física e psicológica sofrida pela corajosa Callie. É também a sociedade com as desigualdades sociais e a exploração, fome e escravidão, o sofrimento dos Starters órfãos; É a vida cheia de ilusão e futilidade da maioria dos Enders através da busca da eterna juventude, prazeres infinitos e diversão garantida - tudo sustentado por muito dinheiro.

Através de um enredo simples, focado no Cyberpunk e voltado para adolescentes, a autora faz inúmeras críticas sociais e culturais. Não é apenas um juvenil de ação e Ficção Científica. É um livro cheio de mensagens e avisos.
Não que um futuro como o mostrado possa ocorrer e sim como a sociedade em si já caminha para ideais supérfluos e mesquinhos; como a preocupação de estar jovem e belo é maior de ser caridoso e bondoso; como as pessoas caminham para o pensamento de serem ricas, famosas e poderosas em vez de possuírem bom caráter e princípios humanitários.

Um livro feito para adolescentes, com linguagem simples, agradável, leve, mas com um pano de fundo que pode ser interpretado mais profundamente e que possui uma filosofia pronta para debates sobre a sociedade atual. Depende da mente do leitor. Depende da intenção.
Se o leitor pega no livro apenas para se divertir e passar um tempo, sairá satisfeito, mas talvez o livro não deixe uma marca.
Se ele espera que o livro se pareça com outras distopias da moda, esqueça. A própria Novo Conceito escreveu na capa que fãs de Jogos Vorazes vão adorar. Nesse sentido eu discordo. Eu acho que são livros totalmente diferentes. Os fãs de Jogos Vorazes podem gostar ou não. Na verdade, acho que essa comparação deixa Starters limitado e cria expectativas falsas sobre ele. Ambos são sensacionais. Cada um a sua maneira.
Agora se o leitor pega o livro e procura nas entrelinhas críticas e comparações com a nossa própria realidade, ele irá adorar o livro. A autora utiliza de uma Ficção Científica Cyberpunk e Young Adult para criar uma caricatura de nosso mundo atual e deixar a mensagem para os leitores de que tudo existe um limite e que uma vida é muito importante, assim como a liberdade, o direito ao básico para a vida.
Um livro que critica exploração, descaso da sociedade e do governo, escravidão, prostituição e superficialidade do cotidiano.

Acredito no potencial da série! A autora deixou um gancho para a continuação, sem deixar decepcionados os que não pretendem ler o segundo livro e muito ansiosos os que querem logo tê-lo em mãos. Espero que mantenha o padrão, resolva enigmas, explore mais Blake, Tyler e Michael e que não caia em um romance meloso.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com
Jessie 23/11/2012minha estante
Nossa ele parece ser bem futurista bem lokon do jeito que eu gosto ainda bem que vcs fazem resenha pq quando a gente ler ja vamos saber um pouca da historia e essa resenha esta otima

Bre 23/11/2012minha estante
Muito boa a resenha, interessante. Me deixou bem curiosa a respeito de tuco o que se passa no livro. Adorei!

Ednelson 23/11/2012minha estante
Também fico fascinado com capas que conseguem passar o conceito da obra, pois a imersão na trama fica ainda maior e isso é o que busco em cada uma de minhas leituras. O trabalho gráfico da Novo Conceito é excelente.
Acho que você explicou de forma bem direta, mas sem deixar brechas, o que é o Cyberpunk e pelo que você descreveu do romance, devo concordar que ele se enquadra nesse subgênero da Ficção Cientifica. Como você explicou, a ênfase não está na tecnologia, mas nas questões sociais que ocorrem na sociedade retratada. Até mesmo quando a tecnologia está mais presente, ela serve como canal para nos debruçarmos sobre outras questão, como: a mente.
Mostrar como o mundo fictício chegou ao ponto atual reforça a sensação de crueldade e outras emoções negativa, ou seja, mostrar como as coisas foram tão boas um dia, faz os leitores verem tudo com uma dimensão ainda mais ampla.
Considerando que formar novos leitores sempre é algo muito bom, este livro cumpre o papel, né? Pelas qualidades da linguagem usada nele e a narração é uma experiência boa para pessoas que já tenham o hábito da leitura, quanto para quem esteja dando os seus primeiros passos.
A heroína, pelos pontos que você salientou, possui o mesmo atributo da narração, conquista leitores experientes, mas também não deixa de usar recursos que cativam pessoas mais jovens. Parabéns pela resenha, você sempre consegue mostrar muito sobre o livro, mas sem soltar um spoiler sequer :)

Marinna Bastos 23/11/2012minha estante
Como disse na resenha no seu blog, estou com muita curiosidade a respeito dessa distopia.

Tomara q seja legal como vc falou. O q me cansa são as continuações intermináveis rs

Adorei a resenha.

bjs

Karol 26/11/2012minha estante
Sua resenha está sensacional. Confesso que pela capa do livro não me interessou a leitura, mas pela sua resenha até fiquei curiosa. Abraços!

Rafael 26/11/2012minha estante
mt legal este livro e ótima a sua resenha

DomDom 27/11/2012minha estante
Essa sua resenha está super completa. É a primeira resenha desse livro que foi por essa vertente. Todas as outras falam que é uma distopia e ponto. Já estava curioso pra ler, e agora minha curiosidade aumentou consideravelmente.
Parabéns!!!

Daniel Pereira 30/11/2012minha estante
Parece interessante, acho que vale dar uma chance.

Jess 01/12/2012minha estante
Tenho uma mega curiosidade pra ler esse livro por conta da capa. o livro deve ser muito interessante, faz tempo que nao leio distopias espero me animar com este livro.

Francielle 02/12/2012minha estante
Nossa!
Parece muito bom..
Quero ler.

Laura 02/12/2012minha estante
To louca pra ler esse livro desde a Bienal!

Sam Puckett 02/12/2012minha estante
Muito lindo e parece muito bom, quero leer *-*

Débora 04/12/2012minha estante
Eu sou louca pra ler esse livro a muito tempo, e agora com essa resenha

Maria P 05/12/2012minha estante
Não vejo a Hora DE ler esse livro todo mundo fala super bem dele o/

Erica Lima 06/12/2012minha estante
Faz muito tempo que eu quero ler esse livro, a cada resenha que eu leio minha curiosidade aumenta mais e mais.
Quando vi a capa pela primeira vez achava que era sobre ets rsrsr...
Ainda não li nenhuma distopia, queria que esse fosse minha primeira leitura.
Parabéns pela ótima resenha!

Erica Lima 06/12/2012minha estante
Quando vi a capa pela primeira vez achava que era sobre ets rsrsr...
Ainda não li nenhuma distopia, queria que esse fosse minha primeira leitura.
Parabéns pela ótima resenha!

Baah 06/12/2012minha estante
faz tempo que quero ler , a resenha esta otima

Jairolenz 04/01/2013minha estante
Brilhante. Não li nenhuma abordagem sobre ser juvenil cyberpunk! ótimo!

Anelisanc 15/07/2012

Perturbador. Doentio. Perfeito.
O que você faria se tivesse 150 anos e dinheiro de sobra nos bolsos? No futuro, velhos ricos - os Enders - não mais sonham em gastar suas aposentadorias com viagens, jornais e lãs para fazer tricô. No futuro, velhos querem ser jovens. E conseguem.
Há um ano do fim da Guerra dos Esporos, Callie vive nas ruas com seu irmão mais velho - e doente - Tyler e um amigo, Michael. Cada passo dado por eles, assim como o de vários jovens na mesma situação, carrega seus corpos magros, seus medos e suas poucas esperanças.
Callie precisa cumprir uma missão: cuidar de seu irmão. Para tanto, há apenas uma saída, e ela assina um contrato com a Prime Destinations, uma empresa que aluga corpos de jovens bonitos e saudáveis (Starters)para os Enders.
As coisas, porém, começam a complicar quando a garota acorda em meio a um dos períodos em que seu corpo estava alugado à uma Ender - o que, de maneira alguma, deveria ocorrer. E é nesse momento que Callie descobre o perigo ao qual diversos jovens estão expostos: uma parceria entre o governo e a Prime Destinations.
Devido à descoberta desses planos, a garota decide intervir, buscando evitar o assassinato de meninos e meninas como ela: sem família, sem dinheiro, sem amigos e sem ninguém em quem confiar.
O que poderia Callie, uma adolescente comum, pobre e com um ponto fraco - seu irmão doente, cuja responsabilidade de cuidar lhe pertence - fazer perante o poder do dono da Prime Destinations?
"Embora o fato de minha mãe ter morrido em casa fosse angustiante, morrer em uma instituição como aquela certamente seria pior.
Comparar lugares para morrer. A que ponto as coisas chegaram?" (Página 280)
Starters, com toda a certeza, é um dos livros que não poderiam faltar em minha estante. Lissa Price carrega seus leitores para o futuro e faz com que seus corações batam mais forte nos momentos mais tensos do livro - sobretudo no final.
O livro conseguiu superar as minhas expectativas - que estavam lá no Everest -, mas fiquei chateada com as últimas páginas. A autora chegou ao final do livro sem efetivamente terminá-lo. Se eu pudesse dar um recado à Lissa seria algo como "Okay, ótimo trabalho. Agora sente essa bunda na frente de um computador e termine o que começou. Quero o resultado em minhas mãos pra ontem!"
O livro está mais do que recomendado. Starters é um dos livros que exige destaque em qualquer estante, e mesmo os adeptos da visão "os clássicos são insuperáveis" irão rever esse conceito.
Joice 18/07/2012minha estante
Ja vende ? Não vi.

Anelisanc 18/07/2012minha estante
O lançamento será dia 27, Joice. :D

tha 19/07/2012minha estante
acho que nem preciso dizer que a capa é linda né ? *--*'
já estou suuuper na vontade de ler esse livro, e a sua resenha me deixou com muito mais vontade, apesar de nñ ficar tão satisfeita com o final , to super na expectativa de ler çç

Gustavo 19/07/2012minha estante
Ok, já estava louco pelo livro e agora fiquei querendo mais ainda, mais um que vai pra minha lista de espera. rs

Erica Belancieri 20/07/2012minha estante
Quero muito ler esse livro. A história parece ser muito intrigante e interessante. Ainda mais com esse tema de alugar seu corpo para outra pessoa.
Estou supercuriosa para saber o que vai acontecer.

felliphy 21/07/2012minha estante
Muito bom quanto um livro supera nossas expectativas dessa maneira, só é uma pena que o final seja esse final aí, odeio ficar curioso para ler uma continuação que ainda não foi lançada aqui no Brasil!

Fellipe

Virgínia 23/07/2012minha estante
Nossa, gostei muito de sua resenha quero ler esse livro agora mesmo.

Marília Maciel 23/07/2012minha estante
Amei a resenha! Me lembrou um pouco o livro "Feios", e também a história do filme "O preço de uma lição"! Adoro distopias, e esse é mais um que tenho certeza que vou gostar.
Será que essa sensação que vc sentiu ao terminar o livro não foi porque ele terá continuação? Acho que é por isso!

Marília Maciel 23/07/2012minha estante

Vulcka 24/07/2012minha estante
Se a autora chegou ao fim do livro sem realmente terminá-lo, certamente vem mais por aí. Não sei até que ponto isso me anima. Amo sagas, mas gosto de ter todos os volumes em mãos de uma vez só, sem essa espera torturante entre um lançamento e outro. A história de Starter parece realmente ser envolvente. Fiquei bem curiosa para ler!

Luciane.Eleoteria 26/07/2012minha estante
Estou apaixonada por distopias, mas as historias parecem se repetir. Gostei do fato do livro mexer com esta ambição do ser humano em parecer sempre jovem. Pena que o livro é uma série, odeio ter que esperar pelos laçamentos.

Jessica 13/11/2012minha estante
Tô bem curiosa pra ler esse livro. Só pela resenha ele me parece uma mistura de A hospedeira e cabeça de vento, haha. Tomara que seja tão bom quanto esses dois!

Ju 23/09/2012

Starters
Eu tenho que parar de ler livros que são séries (e que me deixam louca pra saber a continuação) antes de ter a série toda disponível! rs... Essa autora é uma pessoa muito cruel por terminar a história como ela terminou!! Pelo menos são só dois livros, e não deve demorar tanto assim para Enders estar disponível.

Eu não gosto de ele ser comparado a Jogos Vorazes (na capa diz que "Fãs de Jogos Vorazes vão adorar"). Ok, tem alguns elementos em comum: é uma distopia; uma garota resolve correr um grande risco para salvar o irmão e está dividida entre dois amores. Mas a história não tem absolutamente nada a ver. É uma coisa completamente diferente.

Em Starters, somos apresentados a um mundo em que a ganância e a luta pelo poder chegaram a tal ponto que estourou a guerra biológica.

"Vocês não se lembram? Não se lembram de que ninguém estava conseguindo vencer as batalhas do Anel do Pacífico e foi por isso que eles lançaram os mísseis de esporos contra nós? Não se lembram de que usamos as armas de pulso eletromagnético para destruir os computadores dos inimigos, seus aviões e seus mercados de ações? Foi uma guerra, gente. Ninguém venceu."

Os esporos contaminaram grande parte da população. Todas as crianças e adolescentes perderam seus pais. Quando a ameaça foi percebida, começaram a aplicar vacinas, iniciando pelos mais vulneráveis: os idosos (conhecidos como enders, ou seja, os que estão no fim da vida) e os menores de 20 anos (os starters, que ainda estão começando a viver). Não houve tempo para que a ação se completasse, e as pessoas entre 20 e 60 anos foram dizimadas. Os que não tinham outros parentes, como avós, que se responsabilizassem por eles, começaram a ter os bens de sua família confiscados pelo Governo e a ser enviados para instituições que os tratavam com desumanidade.

"Era doentio pensar que as coisas haviam chegado a esse ponto. Quando deixamos o prédio e descemos pelos degraus, eu não conseguia tirar o rosto de Sara da cabeça. Ela era uma versão mais jovem de mim mesma, a pessoa que eu fora durante o último ano. Uma órfã desesperada e faminta, ansiosa para conseguir restos de qualquer coisa, à mercê de um sistema que se importava menos com menores sem família do que com cães abandonados."

Para escapar das instituições, os menores sem família tinham que viver fugindo. Alguns moravam em prédios comerciais abandonados, outros optavam pelo crime. Independente da escolha, tinham uma vida de privações, em que sobreviver era seu maior objetivo. Antes de alcançarem os 19 anos, o Governo não lhes permitia trabalhar ou votar.

Callie Woodland é uma garota de 16 anos que há um ano vive nas ruas com seu irmão de apenas 7 anos, Tyler, e com um amigo, Michael. Tyler está doente e Callie, ao ouvir falar da Prime Destinations, vê na empresa uma oportunidade deles poderem voltar a ter uma vida quase normal. Mas, para isso, ela precisará alugar seu corpo para algum ender rico que queira se sentir jovem novamente por um certo período.

No início eu achei que todos os enders eram seriamente doentes, mas na verdade alguns não têm ideia das consequências do aluguel. A maioria pensa nisso como uma diversão qualquer. Os starters que se submetem ao procedimento normalmente precisam muito do dinheiro, não sabem mais o que fazer para continuar vivos. Mas algumas vezes possuem outro tipo de motivação.

Callie é alugada rapidamente, mas seu neurochip começa a apresentar problemas, que fazem com que a personagem faça descobertas impensáveis sobre o real objetivo da organização que a contratou.

Starters é um livro cheio de aventuras e surpresas, eu fiquei realmente pasma com algumas descobertas. Quando você pensa que não tem como a situação piorar, descobre que tem sim, e muito.

A Callie é uma personagem muito carismática, uma garota decidida, generosa e corajosa. Ela não pensa só em si, nem somente em seu círculo de relacionamento e sim, em promover uma mudança geral para que o risco que se apresenta a todos os jovens seja contido a tempo.

Eu adorei a leitura e vou esperar ansiosa pelo próximo e último volume! =)
Euflauzino 07/11/2012minha estante
Achei este livro realmente muuuuito bom. Eu até nem levava muita fé, acabei lendo porque estava à mão e eu não tinha outro. Mas não é que ele me cativou. Também espero ansiosamente por Enders.

Renata Lopes 18/11/2012minha estante
Sem duvidas parece ser muio bom, nunca li nenhum volume desse livro.

Leilane 14/02/2013minha estante
Que bom que você gostou do livro, assim a foto com o livro gigante que tinha no estande da Novo Conceito se torna mais especial.
Beijos

Jhelp 18/02/2013minha estante
Vou dizer que a história me deixou com um pé atras... Eu mesmo não gostei de JV e depois que li sua resenha, não sei exatamente se pretendo ler esse livro.
Sua resenha é bem explicativa e está muito boa, mas não me empolguei nem um pouco com a história.

Lua 27/02/2013minha estante
Já li tantas resenhas e várias pessoas falando super bem do livro, então estou curiosíssima pra ler, sempre me envolvo com distopias e afinal amei a capa, LINDA *--*

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Realmente é revoltante ler um livro e ter que esperar pelo próximo; estou super a fim de ler essa série, mas quero primeiro que saiam todos os outros, para então eu começar a ler.

;)

Thaís 11/04/2013minha estante
Eu estou louca para ler ele, esses dias vi um (não me lembro aonde) e fui correndo mostrar minha mãe mas ela acabou com minha alegria e mandou eu devolver o livro kkkkkkk Ainda bem q são apenas dois livros, assim não pesa tanto na hora da compra!

Baah 14/04/2013minha estante
desde a primeira vez que vi esse livro me chamou atenção, que capa incrivel super diferente, achei super curioso! quero muito ler!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu amei o livro e a capa também, achei louco, divertido e lindo... amei os personagens e fiquei super ansiosa pela continuação!!!

Poly 28/07/2012

Que livro de tirar o fôlego! Ele conseguiu me prender do início ao fim, só peguei para ler duas vezes e a segunda foi para chegar até a última página.
Distopias estão na moda e tudo pode parecer igual, mas o diferencial em Starters foi o fato de ter acontecido uma Guerra de Esporos que dizimou toda a população entre 20 e 60 anos.
Existia a vacina contra os Esporos, só que ela foi distribuída apenas para os mais vulneráveis, ou seja, os menores de 20 e os maiores de 60 anos. Toda modernidade da sociedade, as construções e tecnologia permanecem inalteradas, mas as pessoas morreram.
Callie tinha família e morava bem, mas com a morte dos pais, todo seu patrimônio foi confiscado pelo governo, pois não tinha nenhum adulto para administrar os bens. Ela também não pode trabalhar, pois a legislação impede que menores de 18 anos exerçam qualquer tipo de trabalho remunerado.
Callie vai viver nas ruas com seu irmão mais novo, que tem uma grave doença pulmonar e seu amigo Michael. A situação é pior porque eles e outros adolescentes vivem em prédios abandonados e precisam fugir constantemente dos inspetores, que não permitem que esses jovens ocupem os imóveis e os levam para instituições que são piores que o inferno.
A única solução encontrada por Callie para sair dessa vida foi assinar um contrato com a Prime Destinations. A Prime é uma empresa de tecnologia que aluga corpos de jovens (Starters) para idosos (Enders). Um microchip é instalado na cabeça dos Starters e os Enders ficam sentados confortavelmente em uma cadeira comandando o corpo por meio de neurotransmissão. Para os Starters, é como se eles ficassem dormindo. Não se lembram de nada que aconteceu durante o tempo em que foram locadores e o dinheiro a ser recebido com o fim do contrato é bastante considerável.
Além disso, antes de se sujeitarem a tal situação, os jovens passam por uma transformação de beleza inacreditável. Eles ficam com uma aparencia perfeita e invejável, tudo para favorecer a locação.
Se tudo ocorresse conforme os planos de Callie, ela faria o contrato com a Prime e após seu término ela teria dinheiro para medicamentos e comida para ela e seu irmão. Talvez eles até mesmo voltassem a ter um lar. Só que os planos mudaram radicalmente, quando Callie retomou o controle de seu corpo no meio de uma balada e percebeu que houve uma “falha” na transmissão do microchip, só que nesse momento ela recebeu “ordens expressas” de não voltar à Prime Destinations, pois corria sério risco de vida.
Callie então entra no plano de sua inquilina, uma senhora idosa chamada Helena, para descobrir quais as verdadeiras intenções da Prime.
Tentei sintetizar um pouco a história, pois não achei a sinopse tão boa assim, mas não se preocupem porque eu não contei nada demais.
A partir desse ponto é que as coisas ficam realmente interessante e a vontade de continuar lendo só aumenta!
Tem distopia, tem mistério, tem crime, tem romance, tem aventura e a narração é muito boa! O que mais eu posso querer num livro? A única coisa ruim mesmo, é o fato de ter de esperar até a continuação… Ah! O livro não para. O ritmo é sempre o mesmo, bem agitado. Não tem como ficar com tédio ou perder a vontade de ler. O início talvez possa parecer um pouquinho confuso, mas tudo vai se ajeitando conforme a leitura avança.
Outro ponto positivo foi a diagramação do livro, que está linda está linda. Tem desenhos de chips na contracapa e na parte interna também. Adorei a manutenção da capa original e por ela ter cores metálicas.
Nicole 31/07/2012minha estante
Poxa, já é a terceira vez que eu leio uma resenha que fala que o começo é confuso >.<
Tomare que eu entenda *-* Amei de verdade a resenha! Bjs!

Pedro H. 05/08/2012minha estante
Gostei muito das resenhas em geral! O livro parece ser bem legal, mas como eu percebi e muitas outras perceberam: O começo é confuso.

Gostei da resenha!

TamiresCipriano 05/08/2012minha estante
muito bom estou louca pra er este livro!

Cris21 19/08/2012minha estante
Eu quero demais ler esse livro! Muito bom *-*

Cris21 19/08/2012minha estante
Eu quero demais ler esse livro! Muito bom *-*

Amanda 27/08/2012minha estante
Esse livro parece ser muito bom, quero muito ler ele

Biiib 27/08/2012minha estante
Deve ser realmente muito bom!

Carol 31/08/2012minha estante
Eu quero muito ler esse livro, só tenho visto comentários positivos. Super curiosa e ansiosa para lê-lo *--*

Julia 31/08/2012minha estante
Gostei do seu comentário não sabia que se passou na Guerra de Esporos não sou muito fã de distopia mas acho que esse livro vai me conquistar

Val 27/09/2013

Livro "Starters"
O livro é TOTALMENTE do que eu achei que ele seria, e ele é MUITO bom! Incrível! é o tipo de livro que adoro ler, e fico viajando na estória..me sentindo nela em cada momentinho.
Callie é uma grota que perdeu os pais na guerra de Esporos. Ela e seu irmão Tyler precisavam sobreviver. Eles são chamados de "Starters" que lutam pela sobrevivência.
Ela encontra Michael, que também vive se refugiando.
Starters são os miseráveis, Enders são os ricos e poderosos.
Callie se ver desesperada quando o prédio abandonado onde eles moravam é invadido, mas ela pensa que pode haver uma saida..uma empresa, a Prime Destinations, que aluga os jovens Starters para os Enders curtirem um pouco mais a juventude. Starters são os jovens..Enders são os mais velhos..
Callie então entra para o banco de corpos, vai alugar seu corpo para um Ender..pois assim ela consegue dinheiro para alugar uma casa e dá uma vida mehor para Tyler, ela e Michael.
Vão acontecendo várias coisas no decorrer da estória..a Ender que assume o corpo de Callie tem um plano para matar um homem, e por ai começam várias loucuras.
O livro tem uma estória que prende, e é fascinante. Tem uma capa INCRIVELMENTE linda! E sem contar que o livro provavelmente terá uma continuação que irá deixar nossos corações na mão!

Vocês já leram esse livro? O que acharam? Conta pra gente! :]

site: http://revistagalaxy.weebly.com/11/category/resenhas/1.html
Escuta Essa 28/09/2013minha estante
Estou bem curiosa para ler esse livro, já vi vários comentários positivos sobre ele ;)

K. 28/09/2013minha estante
Nossa, desde que eu li a resenha fiquei louca pelo livro. espero ganhar o sorteio da Revista Galaxy pôde ler o livro *-*

Beth 01/10/2013minha estante
Estou bastante curiosa com essa história. É diferente e emocionante. Vou ver se leio. Beijos.

Ich heiÃe Valéria 01/10/2013minha estante
é um dos livros que pretendo ler em breve. muita gente fala bem sobre ele, e como é uma distopia, me animei ainda mais...

Cobra 07/10/2013minha estante
Gostei bastante da resenha...o livro deve ser muito bom!

Nix 16/10/2013minha estante
Estou louca pra ler esse livro! Ótima resenha

Cabelucy 19/10/2013minha estante
Quero muito ler esse livro. E essa capa é linda!

PedroA. 20/10/2013minha estante
Quero muito ler esse livro.

House of Chick 18/11/2012

Quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez lembro que meu pensamento inicial foi “que capa mais creepy!” (assustadora). Mas, justamente por ela ser assim, me despertou a vontade de ler. Claro que a sinopse desta obra é maravilhosa, pois eu nunca tinha escutado falar em uma distopia onde só existem pessoas idosas e novas em um mundo distante. Acho que cada vez mais os autores estão saindo do que costumávamos ter disponível para ler e criando novos mundos e histórias diferentes, mostrando para todos que ainda temos muitos temas para abordar sem ficar chato e enjoativo ou repetitivo.

Logo no início do livro lemos sobre a guerra biológica que ocorreu e acabou matando todos os adultos (entre vinte e sessenta anos), uma vez que somente os jovens e idosos haviam tomado uma vacina, pois eram considerados um grupo de risco, sendo os únicos sobreviventes. Nesse mundo sem adultos, inúmeros jovens e crianças acabaram sem lar e tendo que se esconder em prédios e locais abandonados para nãos serem pegos e forçados a irem para instituições do governo, um local que ninguém quer ir.

Nesse mundo tão diferente criado pela Lissa Price, os idosos, também chamados de Enders, chegam a ter 100, 200 anos e são eles responsáveis pelos trabalhos agora. Também vemos que é possível pessoas mais velhas e com uma boa situação financeira alugarem os corpos das mais novas para poderem ter mais energia e virilidade, revivendo uma época que já passou há muito tempo para eles.

Isso tudo porque uma empresa chamada Prime Destinations possibilita esse aluguel de corpos chamados Starters onde os Enders passam alguns dias sendo mais jovens. E é nesse cenário que conhecemos nossa protagonista Callie, uma menina de dezesseis anos que cuida de seu irmão mais novo, de apenas seis anos que mora com ela. Necessitando urgentemente de dinheiro para pagar o tratamento de saúde do irmão, Callie coloca o seu corpo para alugar e acaba, com isso, se metendo em uma grande roubada. Isso acontece porque no período em que seu corpo estava locado, ela acorda e tem que fingir não ser ela, alternando momentos de lucidez e apagão. No meio dessa situação ela acaba descobrindo um plano perverso que ela deve tentar impedir (ou não).

Os personagens são bem construídos e a história é narrada em primeira pessoa sendo a visão de Callie, e por isso temos uma proximidade maior com a protagonista já que sabemos de seus pensamentos e de suas desconfianças.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/starters-lissa-price.html
Vanilda 18/11/2012minha estante
Esse ano foi marcado por lançamentos de várias distopias, mas até agora não li nenhuma delas. Meu exemplar de Starters chegou há pouco tempo e eu ainda não tive a oportunidade de ler. A sinopse é fantástica, com essa possibilidade de aluguel de corpos. Não sabia que era narrado em primeira pessoa, então vamos ter a visão e as percepções diretamente da protagonista. Mesmo sendo o primeiro de uma série, pela sua resenha eu percebi que ele não é apenas narrativo, no sentido de ambientar o leitor para os próximos volumes. Já no primeiro livro temos acontecimentos que nos fazem querer chegar ao final e descobrir mais. Que bom que é assim. Espero realmente ler em breve!

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Brunna 18/11/2012minha estante
Eu, ao contrário de você, quando vi essa capa não senti a mínima vontade de ler esse livro, mas aí vieram os comentários, todo mundo dizendo que queria lê-lo e tal e a NC fazendo a maior divulgação dele, aí comecei a mudar de ideia. Depois vieram as resenhas, a maioria positivas ao extremo! E agora aqui estou eu louca pra ler esse livro que vem conquistando muitas pessoas!

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Jéssica 18/11/2012minha estante
Adoro estórias que envolvam mistérios,suspenses.Gosto de instigada a ler cada vez mais, fazendo com que a leitura seja dinâmica e prazerosa em ler.Li apenas dois livros distópico, e até que gostei.
Pretendo em breve ler esse livro e estou muito ansiosa por conhecer mais dessa trama.
Parabéns pela resenha

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Simplesmente eu fiquei interessada pela capa, de vista é a melhor que eu já vi. E a história nem se comenta ! :)
yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
não gostei muito da capa, mas esse livro fez um alvoroço tão grande quando foi lançado que fiquei curiosa.

Não gostou muito de distopia, raras exceções.

O começo dessa não me agradou muito, achei muiiita viagem. rs

Mas o final parece ter ser mais agitado e ter mais aventura

Beijos

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Apesar da sua resenha super positiva esse é um dos poucos livros que não atraiu minha atenção. Não sei, não rolou aquele clima de interesse. Quem sabe mais para frente acabe mudando e resolva lê-lo.

Um leve bater de asas para todos!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro distopias e livros de ação, e logo que Starters foi lançado eu corri e comprei. Não sei se é porque a minha expectativa era imensa mas não foi tudo o que eu esperava.
Achei a Callie meio chatinha e a história meio maluca demais.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Minha irmã está doida para ler esse livro e depois da sua resenha me convenceu que eu também tenho que lê-lo. Adoro histórias de distopias e essa parece ser muito legal.

É muito interessante quando os autores criam novas formas de histórias para diversificar e não ficar repetitivo. Adorei a resenha.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

amanda2505 05/06/2021

Mediano mas o final realmente compensa
Comprei esse livro por R$10 numa edição bem vagabunda pq ia pegar um ônibus de uma hora e n tinha nada pra ler. No começo gostei bastante e amei toda a temática que trouxeram pra essa distopia de alugar o corpo dos starters. No decorrer da leitura fui começando a achar que era um livro mais mediano principalmente por não gostar da protagonista e do romance mas ainda muito envolvida na narrativa do banco de corpos em si. Cheguei a ler uma resenha que dizia que o final compensava, mas nada poderia ter me preparado pra ele, eu terminei de ler agorinha e estou completamente em choque. O plot twist é inimaginável e eu tive que parar de ler para refletir várias vezes pq simplesmente não conseguia acreditar no que estava lendo. Não pretendia comprar o segundo livro mas agora vou comprar não tem jeito
Bia 05/06/2021minha estante
Os plots dessa duologia me deixaram ?

amanda2505 12/06/2021minha estante
12+

brigadaaaa

Stephanie162 08/06/2021

Nao tenho palavras pra descrever esse livro! No início tava achando meio chato e confuso, mas depois eu fiquei totalmente presa a essa história. MEU DEUS! E esse final????? Ainda to digerindo tudo o q aconteceu....
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária??

Stephanie162 12/06/2021minha estante
Livre para todos os públicos...

brigada amggg

maria21461 30/05/2021

starters
muito bom !!! eu não sei como esse livro não tem reconhecimento.
tem uma guerra de esporos e as pessoas de 20 a 60 anos morrem pq não deu tempo de tomarem a vacina. os starters são os mais novos e os enders os mais velhos. tem um rolo todo lá de troca de corpos, enfim muito bom, leiam.
depois de ler eu descobri que tinha uma introdução "retrato de uma starter" antes e outros contos. vou ler eles depois, mas n faz diferença no entendimento da historia.

maria21461 13/06/2021minha estante
acho q 12 anos

meumundinhodoslivr 13/06/2021minha estante
brigadaaa

Vinícius 14/07/2012

"Dentro de pouco tempo, meu corpo pertenceria à outra pessoa."

Lisa Price criou uma narrativa permeada de mistérios, incansável e impecavelmente imprevisível, passível de proporcionar sensações distintas no leitor. Tudo foi escrito com muito esmero — e maestria, até certo ponto —, e, muito embora não seja entre os representantes distópicos o melhor, Starters é um livro certamente digno do gênero ao qual pertence, devendo, assim, ser plenamente degustado.

A história? No futuro, a Guerra dos Esporos será a causadora das mortes de todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Os menores de 20 anos, então, ficaram conhecidos como Starters, e os maiores de 60 anos como Enders (cuja expectativa de vida pode chegar aos 200 anos). Callie Woodland e o seu irmão, Tyler, são Starters. Seus pais morreram na Guerra dos Esporos e eles não têm qualquer parente vivo. Moram em um prédio abandonado em Beverly Hill, com os seus camaradas e o amigo Michael, lutando para sobreviver dos inspetores (que os levariam às terríveis Instituições) e dos renegados (Starters como eles que os matariam por um pouco de comida).

Até que Callie toma conhecimento da Prime Destinations, uma empresa secreta cujo comércio é alugar os corpos de adolescentes aos Enders. Callie tem que ajudar Tyler, que está doente, e, sem qualquer outra perspectiva, ela vai ao Banco de Corpos e se torna uma doadora, assinando um contrato de três alugueis à Prime Destinations. Os dois primeiros aluguéis são bem-sucedidos. Mas, no terceiro (de um mês) aluguel, tudo muda... Um dinheiro por um aluguel que deveria melhorar a sua vida acaba sendo o primeiro passo para uma luta pela sua sobrevivência.

E ali estava eu, oferecendo-me voluntariamente para passar por uma cirurgia. Em meu cérebro, de todos os lugares. Provavelmente a parte do meu corpo de que eu mais gostava. Ninguém nunca reclamava sobre ter um cérebro gordo. Ninguém acusava seu cérebro de ser alto ou baixo demais, largo ou estreito demais. Ou feio. Ou a coisa funcionava ou não funcionava. E o meu funcionava muito bem.”

Cativante, a obra esbanja uma combinação intricada de aflição e entretimento, mantendo preso o seu leitor com eficácia irrefutável. A trama, sólida e bem amarrada, divide espaço juntamente de um elenco atraente (cheio de surpresas que apenas lendo se pode perceber). Além de tudo, Callie é uma protagonista forte e carismática, como de costume em distopias. Suas escolhas são respeitáveis e ela não é medrosa. Ela faz o que tem que fazer e isso é o melhor.

Narrada em primeira pessoa sob a visão de Callie, a história segue num ritmo ascendente. Os acontecimentos vão ganhando substância e gravidade à medida que as páginas vão sendo transpostas. Deste modo, enquanto que o começo pode soar um tanto moroso, do meio para o fim a narrativa se aquece — sobretudo devido à imprevisibilidade, que nos faz esperar por algo que não acontece e nos leva por um rumo totalmente inesperado —, e, neste meio tempo, largar o livro se torna uma tarefa impossível.

O final é angustiante, daqueles pelo qual você anseia fervorosamente pela continuação. Imagino que ainda acontecerão muitas reviravoltas nos próximos capítulos da série.

O livro expõe uma sociedade cujas distinções sociais são claras. Os Starters são naturalmente negligenciados, uma vez que a expectativa de vida dos Enders é de 200 anos; assim, a melhoria de vida desse último grupo, bem como as modificações corporais às quais eles são sempre submetidos, proporcionou-os o retorno ao mercado de trabalho, não havendo qualquer serventia imediata para os Starters (que, ainda por cima, contavam com uma lei que os restringia trabalhar até a maioridade, aos 19 anos).

Starters discute, também, questões acerca do preconceito, do poder e daqueles que o possuem; das manobras, às vezes cruéis, que são realizadas para que um grupo possa satisfazer os seus desejos. Discute, explicitamente, que aqueles que não têm tanto sempre serão menosprezados pelos que detêm muito.

(...) — Você nem vai conseguir se reconhecer quando terminarmos.
— É disso que tenho medo.

Uma verdadeira distopia. Plausível em sua essência, excelente em sua descrição. Viciante e... sobretudo, imperdível.

Não confie em ninguém.
Angela Grazi 19/07/2012minha estante
Você sabe em que pag se encontra esse trecho?

(...) ? Você nem vai conseguir se reconhecer quando terminarmos.
? É disso que tenho medo.

Gabriela1214 07/08/2012minha estante
Não acho mesmo que "a trama é sólida e bem amarrada", aliás é tudo que a história desse livro não é! :/

John 08/08/2012minha estante
Eu adorei esse livro e gostei bastante da sua resenha também! Eu entendi o seu "a trama é sólida e bem amarrada" que a menina disse que era tudo que não era. Porque a autora criou uma história - uma trama sólida, sim - para falar mais nos próximos volumes da trilogia. Afinal se ela tivesse resolvido tudo nesse primeiro capítulo da série não teria graça nenhuma. Qual é a página do trecho que a outra perguntou você pode falar?

Duda Nobre 04/06/2021

Starters
No início a história não me prendeu tanto, estava sendo uma leitura meio enrolada, mas no decorrer da história começou a ser algo emocionante de ler.
Senti falta de alguns plots no decorrer da história, mas a história em si é boa e estou ansiosa pra começar a ler o segundo livro.

Duda Nobre 12/06/2021minha estante
Gata, creio eu que é 12+

brigada amgggg

thay 31/07/2021

Continua sendo um ótimo livro mesmo depois de 9 anos
Eu li em 2014ish primeira vez a duologia de Starters e simplismente me apaixonei!!! É um livro que contém tudo, distopia, romance slow burn (bem slow mesmo), ambientação futurística, bioterrorismo e revolta.
Quase 7 anos após minha primeira leitura resolvi reler ambos os livros da Lissa Price e posso confirmar que continuam ótimos e que mesmo com um olhar mais maduro consigo aproveitar ao máximo a leitura.
Recomendo muitíssimo, foi por causa de Starters que minha paixão por distopias começou e quem procura um livro do gênero pra se iniciar, esse é um dos melhores!
BOOKTOK PF FAÇA STARTERS SER FAMOSO, EU IMPLORO
Peculiar.mee 31/07/2021minha estante
Eu não consegui ler ele todo :') abandonei em 55%

thay 31/07/2021minha estante
ai amg tu não curtiu?? eu sou suspeita pra falar dele pq tenho muita memória afetivaKKKKKK

Peculiar.mee 31/07/2021minha estante
Achei a ideia bué interessante mas na parte da execução achei bem lento e meio chatinho sei lá. Tenho pena de n ter curtido

Lucas @_olucascosta 24/09/2020

Livro ótimo pra curar Ressaca Literária!
Nada como uma distopia eletrizante para recuperar o ritmo, e perceber que esse é um dos meus gêneros favoritos...

Foi uma leitura que resolvi fazer sem muitas exigências; foi como um lembrete de que leio por prazer. E funcionou.

A construção de futuro não é extraordinária, mas a escrita da autora é louvável. A leitura é rápida, fluida, surpreendente e intrigante. Não consegui parar de ler!

Super indico para quem quer sair de ressaca, ou pra quem, como eu, tava procurando algo que ajudasse a não entrar em uma!
Luan 24/09/2020minha estante
adoro a premissa dele. mas acho que falha no desenvolvimento. poderia ser mais profundo, com mais camadas, mais complexo. e acho que o segundo livro derruba um pouco mais a boa avaliação do primeiro

Lucas @_olucascosta 25/09/2020minha estante
Eu gostei por ter lido sem nenhuma pretensão, sabe? Não estava buscando nada disso; foquei apenas no prazer da leitura. O que viesse, era lucro

Luan 25/09/2020minha estante
Sim, entendo. E ele é mto gosto de ler, rapidinho e pá, termina