Starters Lissa Price

Resenhas - Starters

Clara 19/01/2024

Starters
Que livro. Eu simplesmente amei muito!!! Ele se rosnou o meu favorito. Cara, a história é muuuito boa, e ele é escrito de uma forma que me deixava ansiosa para saber oq aconteceria a cada página que eu lia. Só tem um detalhe: a protagonista as vezes não falava sobre as emoções, tipo, ela acabou te tomar consciência do corpo e não era descrito o susto direito que ela levou. Mas fora isso, o livro é MARAVILHOSO

Anna2880 15/01/2024

Guerra do Velho + Covid - Guerra = Starters
Comecei esse livro sem pretensão de terminar. Essa edição é terrível, página branca e sem orelha (sim, sou uma leitora exigente KKK) mas consegui reverter isso pois ele está no Kindle Unlimited, então peguei a vibe dele pelo Kindle e depois consegui ler físico. Gostei muito da forma que a autora posicionou a distopia foi muito interessante, principalmente pra gente, lendo pós covid, vendo tantas semelhanças para a nossa realidade. No início do livro, eu só consigo pensar "ah o mundo tem uma tecnologia massa pra gente velha conseguir voltar a ser jovem por um tempo e esses jovens ganharem dinheiro". Sendo que, quando vai passando o livro, que a gente começa a entender mais, a consciência pesa em relação a tudo que acontece, e toda a revolta dos revoltados a isso se torna muito racional. É um livro leve e fácil de ler, apesar do tema de distopia e drama, e o que mais me chama a atenção é a evolução da protagonista. A jornada dela é incrível, e a conclusão do primeiro livro da duologia se encerra de maneira muito boa, ao mesmo tempo que o cliffhanger deixa a gente querendo ler o segundo, o livro em si tem começo, meio e fim. É muito bom.

Rayane.Ferreira 11/01/2024

Fazia tempo que eu não lia uma Distopia tão boa, que deixa a gente bugado e imaginando a sociedade inventada pela autora desse jeito.

Leticia 07/01/2024

O início não estava me prendendo muito, mas o suspense que o livro bem criando é absurdo! Não para de acontecer coisas, adorei.

Gabi 05/01/2024

Me surpreendeu
Demorei demais para ler esse livro porque fiquei com medo de ser ruim, porém q história é contagiante e você fica ansiosa para saber o que vai acontecer. O final me deixou boquiaberto e vou começar o segunda livro agora.

Bea - Be 31/12/2023

PERFEITO
Comecei sem muitas expectativas, porém me apaixonei pela leitura! Simplesmente perfeito! Me envolveu, me intigou e me enganou também. Já gosto de distopias, mas essa é sem dúvidas a melhor que eu já li. Estou em êxtase. Recomendo demais

Vitor16Hq 29/12/2023

Aluguel de estética
Nesse mundo, ouve uma guerra onde esporos mortais foram usados como armas, e isso matou muitas pessoas, o que restou da humanidade são os Enders, pessoas que conseguem prolongar suas vidas e tem muito dinheiro. E pessoas em situação de rua, a protagonista, Callie, se encontra nessa situação, e recorre a uma solução desesperada para conseguir dinheiro para ela e o irmão.
Alugar o seu corpo para outra pessoa por uma semana.

Esse conceito de o corpo ser alugado e a mente de outra pessoa controla-lo foi uma ideia ótima, e na história, são pessoas velhas indo para o corpo de jovens.

A troca de corpos, é uma ideia que na história, só quem tem muito dinheiro consegue. E para isso, para
que seu corpo seja alugado, Callie passa por um tratamento de beleza para que fique nos padrões.

Dois pontos que já geram discussão

Tem pontos em que aparecem críticas aos padrões de beleza, os Enders usam o dinheiro que tem para melhorarem a sua aparência(e não o mundo), e Callie é obrigada a entrar no padrão de beleza deles para conseguir o que precisa.
É uma distopia em que é preciso um padrão para ser aceito.

O livro já me prendeu desde o começo, são conceitos muito criativos e são muito bem utilizados.
Os personagens são muito bons, além da Callie e do Tyler, os personagens a volta deles são muito bem escritos.
A Callie ser a narradora, é uma boa narração em 1° pessoa, mas acho que ficaria melhor em 3° pessoa.

É uma leitura que vai explorando mais o mundo enquanto a história avança, e depois fica mais frenética, o livro tem um bom ritmo, a tensão entra na hora certa, as reviravoltas são surpreendentes, tem bons plot-twists.

Tem algumas coisas que são meio clichês da literatura para adolescentes, mas isso não atrapalha a leitura, eu queria ver onde aquilo ia dar.
É uma leitura que serve muito bem como entretenimento, mas ainda terão camadas
O livro equilibra muito bem esses dois lados.

Foi aquela montanha russa de emoções que eu gosto em um bom livro, a leitura foi ótima pelos motivos que já falei aqui. Foi até mais corajoso em alguns momentos que eu não esperava.

Bcvc 27/12/2023

Starters
Uma distopia muito boa para passar o tempo, não tem nada de muito novo e inovador, mas foi interessante!

Bia 26/12/2023

Ideia interessante, má execução
A ideia do livro é interessante, enders ( pessoas velhas) alugando o corpo de jovens ( startes) uma empresa do mal, uma guerra que dizimou a população entre 20 e 60 anos. O livro foi lançado na época de Jogos Vorazes e todas aquelas distopias, talvez por isto tenha sido vendido como um novo Jogos Vorazes, mas o livro está muito aquém. Mesmo considerando ser para o público juvenil, duvido que minha eu de 16 anos teria gostado. Para começar a distopia não é muito bem construída porque não há uma construção do mundo, não dá para entender como as coisas funcionam direito neste mundo, o que é um problema que livros como Divergente e outras distopias da época tinham, mas aqui fica ainda mais visível, falta descrição em alguns pontos para aprofundar o leitor e ao mesmo tempo parece surgir ideias aleatórias com nomes para coisas que já existem no nosso mundo e a autora decide criar um nome novo por motivo algum. Os personagens não tem carisma e nem personalidade direito, Callie, a protagonista não apenas é sem graça como mal desenvolvida, por exemplo supostamente ela está alugando seu corpo para o irmão, mas depois que aluga seu corpo mal parece se importar com o coitado, além de eu não sentir verdade na relação deles, ao contrário de Prim e Katniss, que mesmo tendo poucas interações no primeiro livro é visível a forte relação e o amor delas, aqui não tem isto. Tem também um romance, mal desenvolvido e cansativo, uma tentativa de triangulo amoroso, também mal desenvolvido e cansativo. Um vilão caricato e meio burro que não dá para entender bem os atos. Nenhum personagem é interessante, todos parecem rasos, até mesmo e principalmente a protagonista. Para exemplificar Callie supostamente sabe atirar, fazer arco e flecha, esgrima, não sei o que mais, porém isto mal é explorado e sua suposta pericia e capacidade de fazer as coisas não é muito crível da maneira que é explicado. Além disto achei o livro chato, embora a escrita seja simples e sempre tenha algo acontecendo na história, parece que as coisas acontecem, acontecem e a protagonista nunca sai do lugar, de um jeito que sempre tem coisas acontecendo, mas o plot principal, o grande mistério não avança, para se ter uma ideia somente quando já estava quase na página 200 que começou a aparecer que ia avançar em alguma coisa, e mesmo assim foi em uma coisa que o leitor já sabia, uma personagem já havia falado, mas a Callie fica em negação durante quase todo o livro, até ela decidir agir (e só porque é forçada) já foram páginas e mais páginas tediosas . Aliás a autora gasta um boa parte do livro no romance, o que não seria um problema se não fosse mal desenvolvido os personagens e a interação entre eles. O pior pecado do livro é mesmo a Callie, ela é muito chata, mesmo para uma adolescente de uma distopia. Enfim um mundo mal desenvolvido, personagens mal desenvolvido, uma história mal desenvolvida, com uma ideia muito boa.

itscl4ra 24/12/2023

ótimo, mas não incrível
Esse livro se passa em uma realidade onde uma guerra aconteceu, e liberaram esporos de uma doença, oq fez com que só idosos (enders) e crianças/adolescentes (starters) sobrevivessem. Callie é uma starter órfã, moradora de rua, que tem que cuidar de seu irmão doente. essas condições fazem ela vender seu corpo pra uma empresa de aluguel de corpos, mas as coisas não vão como planejado...

a escrita é muito boa e a trama é interessantíssima. o único ponto negativo é que tudo acontece muito rápido, oq faz sentido pois a história dura mais ou menos 2 meses, mas deixa partes, como a reta final, muito simplificadas. na vdd muita coisa poderia ter sido melhor trabalhada, como a origem da guerra, algo essencial pra compreensão do universo do livro e que é breviamente mencionada.

apesar desses pontos, o livro é muito bom e eu definitivamente vou ler o segundo

Leonardo.Calandrini 21/12/2023

Alguns momentos corridos, outros bem desenvolvidos. Os plots são muito bem feitos e a temática tecnológica abordada é bem interessante.

Helopes.s 17/12/2023

Starters
Eu peguei ele no começo do ano e li duas paginas e abandonei, mas então agora resolvi dar uma segunda chance.
Não me prendeu muito a historia, eu tenho meta de ler todo dia 100 paginas de um livro que eu estiver lendo(principalmente agora nas férias), e toda vez que eu chegava na meta eu largava o livro e ia fazer outra coisa.(o que normalmente não acontece pq eu leio bem mais de 100 paginas se o livro me prende).
Acho que faltou alguma coisa, tinha hora que eu estava gostando muito e horas que eu só queria que esse livro acabasse logo.
Eu vou ler o segundo só pq eu peguei na escola e eu falei que ia ler todos que eu pegasse para ler nessas férias.

Fafhy 15/12/2023

Starters
Eu gostei do livro, mas não é a melhor distopia que eu já li.
Porém os temas abordados são extremamente interessantes, principalmente a disparidade social em uma sociedade em que só existem idosos e crianças e adolescentes em situação de extremo abandono.
O plot é bom, mas não me convenceu, acredito que tenha mais coisas a serem abordadas sobretudo levando-se em consideração a ultima frase do livro que praticamente nos obriga a ler o segundo volume.
O livro é bem escrito e achei a leitura fluída inclusive com capítulos com muita ação que para mim engrandeceram a escrita.
Recomendo a leitura.
vic 15/12/2023minha estante