Finale

Coruja Dani 10/08/2021minha estante
Scott ??

Nathália 18/06/2014

Decepcionante
Uma ótima saga, porém seu desfecho deixou a desejar. Na minha opinião, a autora deu um tiro no próprio pé quando escreveu Finale, prometendo grandes acontecimentos que de fato tomaram no máximo as 30 páginas finais do livro. Sem dúvidas foi o livro da saga que mais demorei para concluir por motivos óbvios, e tive que ter uma coragem imensa para conseguir terminar.
Os personagens perderam sua essência ao longo da narrativa, e senti que tudo o que Nora amadureceu do primeiro livro ao terceiro foi perdido, só percebendo que era realmente importante para Scott na reta final, Patch teve sua personalidade completamente mudada sem motivo aparente e Vee, minha personagem favorita, foi basicamente descartada pela melhor amiga e não se mostrou mais aquela garota forte e decidida dos primeiros livros.
Ao meu ver, Becca Fitzpatrick tentou desesperadamente fugir do clichê nos últimos capítulos, mas o que ela fez acabou sendo desnecessário e não pareceu abalar tanto a vida dos personagens. Os eventos finais acabaram se amontoando e o objetivo principal oscilava com frequência, o que torna a mente da personagem principal confusa e instável, além de mudar de opinião com extrema facilidade.
Classifico o livro como regular pois apesar das inúmeras falhas, sua narrativa é detalhada e alguns personagens me surpreenderam de forma positiva, como Scott, que mostrou-se extremamente prestativo e fiel à sua amizade com Nora até o último instante e Marcie, que agiu de acordo com sua personalidade trabalhada nos livros anteriores.
Patrícia 15/07/2015minha estante
concordo com vc

Tai Costa 17/06/2022

Hush hush finalee
Esse foi talvez o melhor livro da série. Muito envolvente... Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo... Varios plots...
Patch é um personagem muito envolvente!
A Nora me irritou um pouco... Ela fica muito cega quando ta com ciumes e toma decisoes muito imaturas algumas vezes... Mas no fim pude sentir uma evolução nela.
A série Hush Hush se encerra aqui e devo dizer que ela é muito interessante!

Spoiler abaixo...
Detestei o final do Scott! Muito desnecessária a morte dele! Não merecia isso! Queria que ele tivesse ficado com a Vee???

Keell 15/04/2020

Previsível/imprevisível, mesmo se tratando de uma história clichê, em que acertamos como será os acontecimentos finais, a história acabou me impressionando pelo rumo que se levou e me surpreendendo com determinados acontecimentos. Muitas questões foram bem escritas e desenvolvidas. Alguns pontos ficaram de fora ou pouco trabalhadas, mas ainda assim, valeu a pena.

Pra quem gosta de um bom romance de fantasia, super indico.

Hobbit na Toca 02/06/2021

Eu não acredito que cheguei até aqui
Olha... várias coisas nesse livro me fizeram revirar os olhos e me irritaram. No primeiro livro, quando a Nora fazia bosta, eu dava risada. Mas eu esperava que no quarto livro ela tivesse aprendido alguma coisa.

Tem tanta coisa ruim nesse livro (na MINHA opiniao) que eu não vou ficar escrevendo um texto gigante descrevendo tudo.

Em vez disso eu vou falar da única coisa que eu gostei nesse livro: pelo menos o bos final foi ela que resolveu. É isso.

Vlw flw

Lary dos babados 20/10/2020

Um amor pela saga hush hush
Li a saga inteira quando estava no 9° ano e confesso que por ser uma adolescente eu "pirei" no Patch e na Nora.
A história é completamente viciante e a diagramação facilita demais para que seja uma leitura muito rápida.
Recomendo que leia pelo menos uma vez na vida.

Kezia53 09/04/2020

Me impressionou
Que livro foi esse?
Sendo sincera não tinha gostado de hush hush.
Nora me irritava, não confiava em patch e demorei 2 livros pra confiar.
A escrita da autora era outro ponto que me incomodava, para um livro de fantasia faltava muitas informações.
Mas, os dois últimos livros me conquistaram, Nora começou a ser mais forte, os acontecimentos começaram a ser mais detalhados, comecei a me dar melhor com Patch.
É nítido como a autora aprimorou sua escrita e deu mais detalhes nos acontecimentos. Claro, o final do livro poderia ter sido diferente e mais emocionante, porém
eu amei do jeito que ficou e tudo que aconteceu me deixou satisfeita com a série.

Madson 02/06/2014minha estante
Finalmente uma resenha que bate com a minha!! eu tô muito p...da vida!! ela destruiu minha série favorita....ai cara, quando a Vee falou que era Nephilim eu fechei o livro e comecei a RIR desse absurdo!!! ela nunca, jamais em nenhum dos livros deu motivo pra Vee ser Nephilim, ela meio que tentou jogar essa informaçao na nossa cara pra ver e colava e colou! e o Scott que fez muito mais do que o Patch Cullen por sinal, morreu e tipo...foda-se!!!!
O Patch....aiiii não vou nem comentar pq assim nem consigo digitar....não sei o que é pior: eu ter comprado a série toda a toa ou ter TANTA resenha positiva desse livro. Apenas...indignada.

Ju 18/06/2014minha estante
Ri litros com a sua resenha!
ótima!

Adriene 16/01/2015minha estante
Você descreveu a parte em que o Scott morre exatamente como eu pensei . Achei uma puta de uma sacanagem a falta de importância que a autora demostrou sobre ele . Era um dos meus personagens favoritos junto com a Vee que me decepcionaram muito . Esperava muito mais de uma saga tão boa quanto eu achava que Hush husu era . #FRUSTRADA

Patrícia 10/01/2018minha estante
Também fiquei indignada com esse final!!!

Talia 13/04/2021

O melhor da saga
A trama de Finale é mais madura e nos apresenta um enredo cheio de ação. A guerra entre os anjos caídos e os nefilins é o plano de fundo de todo o livro, deixando-nos angustiados com o rumo que a história pode tomar: quem ganharia a guerra? Os nefilins? Os anjos caídos?
No meio de tudo isso conhecemos o melhor lado de Nora, ela continua com algumas atitudes imaturas, mas de forma geral vemos um desenvolvimento ótimo da personagem. Nora está tentando evoluir, melhorar, ficar mais forte e aprender a lutar (e convenhamos que já passava da hora, né?). O Patch, por outro lado, me irritou em vários momentos e tudo o que eu queria era que ele conversasse com a Nora, explicasse seus planos ao invés de tomar as atitudes que lhe davam na telha sem nem ao menos ter o consentimento dela (como colocar um rastreador nela sem ela saber, ela obviamente ia concordar, mas custava ele pedir permissão?). O Scott segue sendo impecável, maravilhoso! E também vemos um novo personagem extremamente sedutor e maravilhoso: Dante. Conhecemos um pouco mais de Marcie também.

thaís 17/08/2020

Sobrevivência e lágrimas.
A primeira vez que concluí a saga de Nora e Patch em 2015, eu possuía uma cabeça completamente diferente da de atualmente. O meu primeiro contato com esse universo cinco anos atrás resultou –além de uma obsessão nada convencional para com anjos caídos– em todos os quatro livros se tornarem meus favoritos da vida.

Bom... Me dói muito declarar que o posto deles não sobreviveu a releitura, enquanto escrevo essa resenha choro pelo carinho que nutri durante tanto tempo pelos personagens e pela história em si, entretanto, muitas coisas começaram a me incomodar.

Quase todos os gêneros literários tem a "receitinha de bolo", e com o gênero sobrenatural não é diferente. Lá no primeiro livro pode até haver algum equivoco em se pensar que nesse caso seria. Pois é, não é.

Nora apresenta-se distinta do que vemos em outras sagas (sim Bella, eu estou falando de você), e eu posso afirmar com convicção que se a autora tivesse mantido a natureza da protagonista minha experiencia com essa releitura melhoraria 100%, porém, o que vemos é uma personalidade "ok, MERECE ser mais explorada" se tornar uma "meu Deus eu não aguento mais essa criatura". Nora se tornou cadelinha do Patch, tomou centenas de decisões erradas e burras e perde totalmente sua autonomia.

Vamos falar dele agora. Posso estar errada nos meus julgamentos, mas não vi um traço recorrente em outros boys imortais famosos por aí (alô Edward) em Patch: a possessividade. Tirando isso o resto todo é bem questionável. A parte que mais me deixou irritada é ele omitir muitas coisas da Nora por achar que ela não conseguiria lidar (de fato, não consegue porque só faz merda, continuando...) além de, uma parte do livro, que eu não consegui formar uma opinião e/ou interpretação, me deixar com uma pulga atrás da orelha sobre ele estar mentindo na cara dura ou não.

Ignorando tudo isso mais a Vee melhor amiga INSUPORTAVEL (nos primeiros livros) de Nora, o fato da autora ter matado o que talvez fosse o personagem melhor desenvolvido, o final assustadoramente rápido que não deu nem desfecho para alguns coadjuvantes, algumas cenas e situações completamente desnecessárias e os livros parecerem uma fanfic de Crepusculo. A história é incrivel.

Mesmo com os ranços, é inevitável não se envolver com os personagens. Embora o problema com o final citado anteriormente, me arrisco a dizer que o enredo é bem desenvolvido, até meio enrolada, mas ainda sim bem desenvolvida.
Existiram momentos em que eu tive um leve sentimento de que certos acontecimentos foram colocados ali "do nada", apenas para encher linguiça, no entanto, ao voltar para os livros anteriores era possível perceber nuances que já davam a entender o que estaria por vir, ou seja, nada é por acaso.

A imersão dos leitores é completa de tão envolvente. Portanto, independente das críticas, recomendo muito a leitura da saga. Ela sempre terá um espaço no meu coração, e daqui a 5 anos quando eu a ler novamente, talvez ela recupere seu lugar nas minhas favoritas.

Isa 19/04/2021

Perfeito!
O encerramento perfeito da saga! Acontece tanta coisa nesse livro que você quase enlouquece! O final é perfeito, meu coração tá quentinho

Rih-S 06/01/2013

Finale - afinal
04/01/2013

Meu 3 equivale a um 8. Com toda a sinceridade do meu coração - eu esperava mais desse livro. Mas...
Aaaaaaaaaaaaaaaaah, que triste - acabou!! Vou sentir saudades...

Não darei spoilers fortes:

- Patch:
continua lindo como sempre; esperava que ele fosse mais emotivo como em Silencio(o que ele até foi em alguns momentos), mas eu senti falta do Patch de Sussurro - badboy, sexy e seguro de si. E fiquei com várias questões no ar: Onde está Patch em momentos cruciais? Como ele ganhou tudo o que tinha em Silencio? O que ele faz nas horas vagas? Queria saber a extensão de seus poderes, mais da história dele e fiquei triste pq não pude saciar isso. Mas ele ainda quase me matou do coração várias vezes, principalmente no final... (the hell...)

- Nora: continua meio lerda. Se bem que melhorou significativamente. (Não sei porque, mas enquanto lia me lembrei da Bella algumas vezes. Até da Anastasia Steele ) Mas, enfim. Gostei da postura dela em momentos de pânico, de ciúme; gostei da Nora nesse livro.

- Scott, Vee, Marcie: surpresa TOTAL! MINHA NOSSA! o que foi isso. Inesperadas atitudes e virada nos acontecimentos. Adorei tudo, com exceção de uma coisa com o Scott.

- Dante: do meio pro final do livro eu já esperava isso...

- Detetive Basso: não esperava, mas foi uma surpresa interessantíssima. Como fala um ex-professor meu: "o diabo mora nos detalhes..."

De modo geral, queria mais emoção. Depois que vc lê livros de fantasia, vc começa a deduzir facilmente o que vai acontecer e isso é meio frustrante quando acontece. não gostei da relação da Nora com a mãe - ficou confusa e ruim. e ainda mais com a intromissão da Marcie. O epílogo foi tão irônico e eu achei meio estranho - ri sozinha por muito tempo, não acreditando que o final era aquele. AFF. enfim. pelo menos o meu maior medo não se concretizou - um "mini-patch" ia ser demais pra mim. (kkk) Meu outro consolo é:

"—Quero despertar contigo cada manhã e dormir ao teu lado cada noite —disse Patch com seriedade—. Quero cuidar-te, valorar-te e amar-te de tal maneira que nenhum outro homem, jamais, poderia fazer. Quero mimar-te, e que cada beijo, cada caricia e cada pensamento sejam para ti. Quero fazer-te feliz." Finale, pg.X
Celeste 12/01/2013minha estante
Quero muito ler esse livro,essa ansiedade me mata um dia u.u

maju 19/06/2021

patch top 10 gostosos e românticos literários
dei 5 estrelas porque essa série no geral me cativou muito, desde o primeiro livro achei a história muito interessante, os personagens são legais (alguns) e a escrita da becca é muito leve e "jovial", do jeitinho que eu gosto. eu amo ler livros que me distraiam e esse foi um desses.

gostei demais do desenvolvimento da nora, acho que ela ainda é meio pancada da cabeça, mas pelo menos agora é mais forte e mais esperta que antes. o patch tenho nem o que dizer somente que um homem desses não existe na vida real porque se existisse seria injusto com as outras pessoas que não ficariam com ele.

scott e vee são muito fofos eu amo a amizade deles com a nora, ainda mais que o scott tomou ela como irmã achei a coisa mais linda. te amo scott!

a mãe da nora coitada ja devia ter desistido de procurar pela filha a garota sumia no meio da noite e voltava tres dias depois, ela deve ter olhado a cama vazia e pensado ?ah ela sempre volta viva mesmo?.

recomendo a série pra quem gosta de livros de fantasia e com pegada jovem/adolescente!!! agora é esperar pro filme ser lançado ??
Naty Rocha 19/06/2021minha estante
Eu amo um personagem! Patch não deixa de ser perfeito em nenhum momento.

maju 19/06/2021minha estante
ai simmm, ele eh maravilhoso to apaixonada demais! a cada declaração que ele fazia pra nora eu tinha vontade de chorar

Cris Paiva 09/05/2014minha estante
Kkkkkkkkkk!!!
pior que é mesmo. Eu parei no primeiro, ainda não criei coragem de ler o resto.

Cris Paiva 29/09/2016minha estante
Retomei a serie esse mês, e resolvi ler na sequencia. O segundo achei uma porcaria, o 3 foi melhorzinho, vamos ver se vou gostar do ultimo.

Patrícia 10/01/2018minha estante
Finalmente mais uma pessoa que leu a mesma série que eu!!!

Fer Grego 10/08/2021

decepcionante
Vou tentar expressar por palavras o quanto eu odeio o final dessa série:

parabéns você teve seu plot, você chocou leitores e os vocês quererem jogar seus livros na parede mas a custo de que? Foi sacrificado o desenvolvimento de uma personagem incrível e de todos os que pareciam ter uma personalidade que não me fizesse querer dormir para um final meia-boca.

Marcie Miller merecia mais.