O Cirurgião

O Cirurgião Tess Gerritsen

Resenhas - O Cirurgião

Poly 21/05/2021

CROSSOVER DE GREYS ANATOMY E CSI
Se você como eu ama séries médicas e policiais com certeza esse será um livro ótimo pra você!

Ele conta a saga de detetives de Boston em uma caçada a um serial killer apelidado de Cirurgião pela forma como matava suas vítimas.

A questão aqui é...o modus operandi desse assassino é idêntico a de um outro serial killer que tinha saído de operação a mais de dois anos.

Esse outro criminoso havia sido morto por sua última vítima a doutora Cordell, uma cirurgiã que depois desse trauma havia se mudado pra Boston e agora vai se tornando o único elo entre os crimes antigos e esse novo assassino.

ATENÇÃO: POSSUI GATILHOS DE ABUSO SEXUAL E VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

hyllari 16/08/2021

mt bom jane vc é tudo
Creio que esse é primeiro livro de uma série de suspense policial e eu nunca fui de ler muito sobre esse gênero mas eu me empolguei com esse.

Esse livro é bem difícil ter um suspeito, quando você pensa sobre as motivações do crime e etc não tem nada que amostra que possa ser algo assim. O desenrolar da história é ótimo, as coisas vão se encaixando devagar e aos poucos mas totalmente na hora certa.
Tem três pov, da detetive Jane Rizzoli, o do detetive Thomas Moore e da cirurgiã Catherine.
É bem legal ver todas as perspectivas, da Jane a gente vê o machismo que ela sofre no local de trabalho e as motivações dela querer tanto pegar o Cirurgião, e também vê o quanto ela é excluída da família e é um tópico que eu gostei bastante.
Do Thomas a maior motivação dele foi o romance com a Catherine que eu particularmente não gostei muito, achei muito sem sentido e estranho. A Catherine a gente vê todos os traumas que teve por causa do que aconteceu anos atrás e é um tópico bem sensível infelizmente.

O Cirurgião só da pra descobrir no final o que chega a ser um pouco chato porque em séries sempre tem ao menos os suspeitos no começo mas nesse livro nem isso tem, você vai indo às cegas descobrindo algo totalmente louco.

Berenice.Thais 12/10/2022

Um típico suspense
Já tinha lido um livro dessa série. Então não me pegou de surpresa a construção dos personagens . Ele tem praticamente três narrações. Do assassino da polícia e da médica. e você consegue ver mais do que a fragilidade das personagens como a complexidade de cada um deles.uma série que vale a pena a leitura

Wagner Fernandes 11/01/2023

Uma ótima história de investigação
Primeiro livro concluído de 2023.
Tendo já lido e assistido a inúmeras histórias do gênero, posso dizer que não tem muita novidade, o que em nada diminui a qualidade deste "O CIRURGIÃO".
É um thriller envolvente, angustiante, cheio de mistério... e boas aulas de medicina.
A trama é bem construída e uma das melhores desse seguimento.
Há um assassino à solta que caça mulheres, ao estilo Jack, o Estripador. Ele mata após estuprar e arranca o útero das vítimas.
Uma dessas vítimas escapou e matou o assassino. Dois anos depois, em outra cidade, a dra. Catherine Cordell (a vítima sobrevivente) vê-se às voltas com o velho pesadelo. Alguém está matando mulheres na cidade e também está atrás de Catherine.
Mas... ela MATOU o criminoso! Ninguém mais sabe dos detalhes do caso exceto a polícia da outra cidade onde ela morava e foi atacada.
Então... QUEM está por trás desses novos crimes?
Investigando os crimes estão os policiais Thomas Moore e Jane Rizzoli, e quanto mais se aprofundam no mistério, mais tenebroso e intrincado fica o caso.
Detalhe para a frustração de Rizzoli com relação à sua autoestima e a sua atuação como única MULHER no departamento de polícia e todo preconceito que sofre; e ao papel da dra. Cordell, muito marcante na trama. De fato, a PROTAGONISTA devia ser Catherine Cordell, a médica.
Tess Gerritsen sabe bem como escrever, afinal ela também foi médica, e sua experiência na área acrescenta credibilidade à narrativa.
Pessoalmente, como fã de "Law & Order SVU", eu gostei do livro. E é bem isso: um episódio de "Law & Order" e "Criminal Minds". Séries que, certamente, foram inspiradas em livros assim.
Pretendo ler os outros 3 títulos de Tess Gerritsen que tenho aqui, com certeza.
Nota: 4,0

Veronica.Goncalo 09/10/2011

O Cirurgião
Primeiro livro que Tess Gerritsen apresenta a detetive Rizzoli. Eu provavelmente não iria gostar da personagem se esse fosse o primeiro livro que lesse. Ela é apresentada como uma pessoa extremamente exigente em estar certa e provar isso. Me irritou um pouco, mas a verdade é que gosto dela por tê-la conhecido em alguns livros seguintes.
A história é muito boa. Gerritsen sabe mesmo como envolver o leitor na trama. Mais um livro que me surpreendeu.

Nina 16/09/2011minha estante
Concordo!
O primeiro livro da série que eu li foi o "O clube Mefisto" e lá é exposta uma Jane muito melhor... muito mais humana (tudo bem que até o volume 6 muitas coisas, positivas e negativas, acontecem e isso influencia muito na mudança de atitude da personagem). Posteriormente, quando li "O cirurgião" fiquei questionando se seria realmente a mesma Jane, pq nesse início ela está maçante (pra dizer o mínimo).

CGarrido 14/11/2011minha estante
Eu estou lendo O Cirurgião e é o primeiro livro da autora que leio, mas quanto ao fato da detetive Rizzoli ser apresentada como fria e depois como uma pessoa mais humana, talvez seja um amadurecimento da personagem, o que vejo como ponto positivo.

Glauci 12/08/2015minha estante
E eu estou contando com isso. Não gostei dessa personagem nesse primeiro livro.

Dudasssss 31/08/2023

Médio
A protagonista não é bem desenvolvida, não sabemos nada dela além daquilo que lhe define, a vítima de um crime que escapou viva.
O par "romântico" da protagonista, uns dos policiais e com o título de "bonzinho" na delegacia, me pareceu que se aproveitou de um momento de fragilidade da protagonista para superar a morte da esposa, definitivamente não é um bom casal. Ele aparece basicamente para ser um salvador de uma mulher em perigo.
A policial envolvida no caso parece uma amargurada com a vida e mal amada, desesperada por atenção.
A tensão da caçada ao assassino é levada a um desfecho bem decepcionante, esperava muito mais.
Um suspense crime, com potencial para ser algo bem maior, mas peca com falhas na história e não possui nada de novo.
Day Malze 07/10/2023minha estante
simmmm, resolvi ler porque estava nos top 5 de suspenses médicos, mas decepcionou demais em vários aspectos

hta 26/11/2023

Muito bom!
Leitura fluida, rápida e que te deixa muito curioso pra saber tudo que acontece!

Adorei que todas as portas que a autora abre ela fecha e deixa tudo amarradinho sem nenhuma contradição.

Recomendo a leitura!
vivianbooks 26/11/2023minha estante
pensa em ler as sequências?

hta 26/11/2023minha estante
provavelmente não vou ler hahaha mas me deu vontade

vivianbooks 26/11/2023minha estante
quando eu li ele não sabia no que tava me metendo kkkkk, é uma série bem grande, mas não me arrependo a tess tem uma escrita maravilhosa

hta 26/11/2023minha estante
confesso q você me deixou mais curiosa ainda ??

marlla 23/07/2021

Gostei bastante do livro , gostei da escrita da autora , já tinha alguns livros dela inclusive dessa série só que fora de ordem, e gosto bastante dessa tema. Foi um bom suspense polícia não descubri logo de cara tudo . Abordou temas importantes , como o estupro e como as mulheres passam por isso , como e difícil superar. Mas não curtir a rivalidade feminina , achei sem contesto , não gostei como descreveram a personagem como sendo feia e não gostei do personagem Moore , achei ele machista lá pelo final do livro , visto no início do livro como um personagem legal e no final um verdadeiro idiota. Mas fora isso um bom livro. Pretendo ler os próximos da série.

carmesiabooks 02/11/2021

Amei esse livro!
Ótima construção de enredo, tramas e subtramas, personagens e desfecho. Livro pra deixar qualquer um imerso desde as primeiras páginas. Recomendo muito!

Jaque - Achei o Livro 27/07/2020

Impecável!
Primeiro livro da série Rizzoli & Isles e terceiro livro da autora que leio e ela não me decepciona.
Nessa trama, teremos um serial killer sanguinário, que remove os órgãos reprodutores de suas vítimas antes de cortar suas gargantas. Seu modo é cruel e torturador.
As vítimas não tem ligação entre si, nem mesmo são parecidas fisicamente e a falta de pistas faz com que a polícia demore muito pra achar o culpado.
Há dois anos atrás, a doutora Cordell foi atacada brutalmente pelo serial killer Capra, porém ela o matou e deu fim à onda de terror. Agora, morando e trabalhando num hospital em Boston, ela vai reviver o mesmo pesadelo, já que alguém está copiando exatamente o modo de agir de Capra.
Rizzoli e Moore vão ficar encarregados da investigação e ela como única mulher na delegacia vai sofrer todos os tipos de piadas e chacotas por parte dos homens com que trabalha. Nunca levada à sério, vai provar que tem mais capacidade de resolver esses crimes que todos eles juntos.

A escrita da Tess é simplesmente impecável. Suas descrições são minuciosas, ricas e os diálogos muito bem escritos, assim como os personagens são bem desenvolvidos.
Os capítulos são narrados em terceira pessoa e vez ou outra entra a narrativa em primeira pessoa do assassino e assim a gente vai conhecendo um pouco dele.
A autora não perde tempo com descrições insignificantes, ela o usa para colocar o leitor dentro da sala de autópsia e cirurgia, já que é médica por formação e tem total conhecimento da área.
Seus personagens são reais, com defeitos e qualidades, sem torná-los os heróis perfeitos. Prova disso é a própria Jane Rizzoli, que erra várias vezes durante a investigação e ainda consegue se sobressair, ainda que o Moore tenha uma participação importantíssima para o desfecho.
A doutora Isles não aparece nesse primeiro livro, mas vou confessar que não fez falta. Sei que ela terá sua participação adiante e aqui já temos a doutora Cordell que é tão eficaz quanto ela.
Eu amei esse livro. Perfeito do começo ao fim, sem pontas soltas e sem perder o ritmo.
Super recomendo para quem gosta de thriller médico/policial.

site: https://bit.ly/30OvVZP
lightweaver 27/07/2020minha estante
Fascinante. Adorei a resenha e tenho grandes esperanças de poder cobrir o vazio da Karin Slaughter com essa saga da Tess e com os outros livros dela também.

Jaque - Achei o Livro 27/07/2020minha estante
Pedro, eu gostei demais! Assim como Gélido e Jardim de Ossos.

Cris Paiva 27/07/2020minha estante
Morro de vontade de ler, mas quero o livro em mãos

Lina 18/04/2021

Meu Deus do céu...
Esse foi, sem dúvidas, um dos melhores thrillers que eu li na minha vida
Trata-se de uma leitura densa onde, muitas vezes, é necessário parar um pouco
Contém alguns gatilhos, em especial, o estupro. Mesmo quem não possui esse gatilho, a forma viceral de como é tratado é perturbadora
A experiência da autora com a medicina é muito notável, e até mesmo cenas de uma cirurgia aparentemente desnecessária pro livro torna-se interessantíssima. E, ainda, nada está ali por acaso
É o típico livro que você não consegue parar de ler, e quando o faz, fica com ele na cabeça. O final é previsível e feito para ser assim, visto que há uma construção onde o leitor descobre o enredo com os próprios personagens
Estes últimos são muito bem construídos, embora eu gostaria de ter a participação um pouco maior da detetive Rizzoli
Enfim, um livro perturbador que te faz entrar em conflito com sua própria moral, com uma narrativa viceral e detalhada
Recomendo fortemente pra quem gosta do gênero
Matheus 18/04/2021minha estante
Boaaaaaaaaa Annaaaaaaaa

Marlon Johnes 27/02/2023

Salvou o meu péssimo fevereiro!
Caro Skoober,

Dps de ter o Instagram hackeado, com direito a registro de B.O (me sentindo adulto), de quase ter perdido meus fones de ouvido (não queria emparelhar de jeito nenhum), e dps de ter suportado a carga Brutal de tarefas do mês, finalmente, a minha resenha de O Cirurgião!

Esta brilhante indicação da Sra Isabella (vc é 10 viu), conta o caso de uma investigação sobre um perverso maldito tema que, infelizmente assombra a humanidade.

Este livro, além das análises cruciais nas investigações, entrega uma vasta riqueza de detalhes médicos presentes, o que é super bem vindo e justificável pela autora ser ex médica (olhei no Google?), e este combo, tema, ricas informações, e as más situações vividas pelos personagens, deixa tudo com uma cara real de investigação policial e o ambiente de uma mesma, com vários personagens, tendo mta profundidade (show!).

Um livro com uma ótima história (apesar do tema) e excelente desfecho, mas que a meu ver, sem severos spoilers, por ter o nome Rizzoli & Isles, mas n ter usado, nem mencionado esta ultima, pode ter deixado umas pessoinhas com um pensamento de que, "Ah mizerávi, entt Rizzoli & Isles são a msm pessoa, tá na cara?????", mas este é um pormenor que será contornado na próxima edição da série (já li a sinopse kkk).

Fã de investigação, vc tem um prato cheio aqui!!
Isabella658 27/02/2023minha estante
Obrigada pela menção, fico feliz vendo as pessoas lendo e gostando dos meus favoritos kk a série e a escrita da autora só melhora, to ansiosa pra ver as próximas resenhas (se continuar lendo)!

Marlon Johnes 27/02/2023minha estante
A leitura de o Dominador, já é realidade kkkk

Isabela 09/05/2021

Não sei direito ainda o que acho desse livro.
Olha, eu fiquei imersa no início do livro. Todos elementos que amo: serial killer, investigação policial, atendimentos médicos de urgência. Pronto...amei. Aí começou a trama...mto interessante, de início achei que tinha entendido a pegada da autora, mas não era. Aí depois fiquei meio "ah ta, bora com isso". E depois achei de uma criatividade imensa.
Algumas coisas me incomodaram no livro: achei um personagem muito chato, outro oscilando de mais em empoderada e princesinha. No geral é um livro muito bom! Recomendo! Mas não sei se vou ler a sequência (são 10 livros).
Isabela 09/05/2021minha estante
Genteee a Rizzoli é muito chata! ?

Luana 25/03/2021

O enredo é muito bom, a trama é bem escrita, mas a investigação inicial foi bem falha.
Não gosto tanto da detetive não, acho ela muito dura consigo mesma e com os outros, além de ser um tanto infantil.

Janaína Sá 12/04/2021

“Para um caçador, não existe nada mais excitante do que o cheiro de uma presa ferida"
Crimes sangrentos? Termos médicos? Policiais dedicados? Uma vítima pronta para morrer e a gente só pode assistir? Tem isso tudo. Além de deixar a trama mais consistente, tudo isso faz a leitura ser extremamente interessante, chega a ser difícil parar de ler. É diferente do romance policial, onde se mostra mais a procura por suspeitos, interrogatórios. Aqui se mostra mais as evidências, autópsia, laudos e demais, trazendo uma outra perspectiva para a trama.
Trama bem elaborada com um desfecho surpreendente. Recomendo também a série baseado nesse série de livros é muito boa chama Rizzoli and Isles