A Casa das Orquídeas Lucinda Riley

Resenhas - A casa das orquídeas

Dayla 13/04/2022

Fiz bom proveito da leitura
Simplesmente maravilhoso! A maneira como as histórias familiares se enrolam e desenrolam do começo ao fim é empolgante e enternecedor, trazendo um quentinho para o coração com um final melhor do que você imagina - porque aliás, quase nada é previsível nesta história! Os segredos e surpresas ao longo do livro me fizeram ficar de boca aberta um atrás do outro com aquela expressão de - ?não creioooo!!!?
A autora escreve com delicadeza sem perder a riqueza, lê-la torna fácil navegar pelos capítulos até perder a noção do tempo. ?Um bom livro é que você começa a ler com interesse e termina com proveito?, este livro foi assim para mim.

Renata CCS 14/02/2013

Romance que se passa na Inglaterra atual e na Tailândia na 2ª Guerra
A CASA DAS ORQUÍDEAS é uma história narrada em dois tempos distintos durante a 2ª Guerra Mundial e nos tempos atuais - e apresenta a relação de duas famílias e seus segredos. Presente e passado nos levam a Wharton Park, uma casa pertencente à família Crawford, majestosa em seu passado, agora praticamente em ruínas e prestes a ser vendida. No presente encontramos Julia Forrester, uma famosa pianista que passa pela dor de uma tragédia familiar recente a faz sair de sua casa na França e retornar a Inglaterra para morar perto de seu pai e sua irmã. Por insistência da irmã, Julia acaba indo a um leilão de objetos antigos em Wharton Park, onde morou quando criança, quando seus avós trabalhavam na propriedade. Lá ela reencontra Kit Crawford, o herdeiro da casa, que ela conheceu quando era criança e os dois começam uma amizade, digamos, um tanto promissora. Kit encontra um diário que acredita pertencer ao avô de Julia, e que narra os fatos ocorridos na guerra, quando o lorde Harry e seu jardineiro Bill (o avô de Julia) lutaram na região da Tailândia contra os japoneses. É neste momento que somos apresentados ao casal Harry e Olívia, ancestrais de Kit, que se casam um pouco antes de Harry partir para a guerra. A partir deste ponto o livro passa a viajar entre dois universos: presente e passado, e passamos a conhecer a fundo a história deste quarteto Julia e Kit, Olívia e Harry e como elas se entrelaçam e estão intimamente ligadas. Para ser honesta, os personagens não me agradaram muito. A leitura flui bem porque é um livro muito fácil de ler e a narrativa não chega a ser enfadonha, mas também não empolga. Em alguns momentos até adquire um ritmo agradável e achei as descrições muito bem feitas: sem exageros e nada precárias, e conseguiram trazer beleza a todos os lugares narrados. Mas é apenas uma história bonita de amor e decepções, previsível e sem grandes reviravoltas. Uma leitura descompromissada para quem não tem muitas expectativas.

luquescunha 28/04/2020

Bom livro
Pra quem espera um romance bem dramático com muitos óbvios twists esse é um bom livro pra ler. O livro alterna entre o romance na época atual e o romance que aconteceu entre o antepassado dos personagens durante a segunda guerra mundial. O romance e o drama do passado chegam a ser o mais interessante do livro.

July 13/10/2021

Que protagonista maravilhosa!
O livro é envolvente, a história cativante, surpreendente... E o final... Ah, vale a pena ler!
Apesar de Julia ser a protagonista ~oficial, eu diria que a grande estrela do livro é Wharton Park, que tem vida própria e, definitivamente, é uma personagem fundamental dessa história. Além de conseguir visualizar cada lugar narrado no livro, desde os campos ingleses até a Riviera Francesa, passando por Tailândia e palcos de recitais mundo afora, é possível ver cada cantinho dessa grande protagonista: ?A Casa das Orquídeas?.
Só não dou 5 estrelas porque achei que faltou aquele gás inicial pra prender e, também, porque fiquei querendo saber muito mais sobre alguns personagens...
Mas gostei tanto que é provável que engate outro da autora na sequência!
Marcella Cardoso 03/01/2022minha estante
Já leu a série As Sete Irmãs? É surpreendente!

Marcella Cardoso 03/01/2022minha estante
E a protagonista que você citou, foi bem descrita por um personagem especial: "Wharton Park ter uma maldição. Como um bebê desprotegido, que precisar ser alimentado e cuidado o tempo inteiro, e não pensar na vida de quem sacrificar por isso."
Fantástica comparação

Letícia Magrini 28/12/2021

A Casa das Orquídeas
Nunca tinha lido nada da Lucinda, porém como a boa romântica incurável que sou, fiquei encantada com a sinopse desse livro. A história é magnética, foi impossível parar de ler!! Assim como foi impossível evitar que algumas lágrimas rolassem durante a leitura!
De cara conhecemos Júlia, uma pianista famosa que passou por uma terrível tragédia familiar e perdeu completamente a vontade de viver. Por obra do destino, ela retorna para Wharton Park, a casa em que seus avós trabalhavam e cenário de diversos momentos felizes de sua infância. Chegando lá, os caminhos de Júlia e Kit se cruzam mais uma vez, assim como quando eram crianças. Os dois acabam construindo um forte laço afetivo, no qual finalmente Júlia se permite ser cuidada.
Após encontrar um diário que supostamente pertenceu ao avô de Júlia, ela passa a tentar desvendar os segredos escondidos em Wharton Park. Assim, dois romances vão se desenvolvendo ao mesmo tempo: o do presente e o do passado.
Porém, como nada na vida é perfeito, esse livro nos mostra que o amor pode ferir mas também pode curar... Que algumas coisas mudam com o tempo, mas que o verdadeiro amor permanece! Mostrou também que nossas escolhas podem impactar a vida de tantas outras pessoas e até mesmo gerações...
Chorei, sorri, me emocionei, fiquei brava... Todos os personagens eram muito reais! Todos tinham qualidades, mas a autora não escondeu seus defeitos, então foi muito fácil se identificar com vários deles e sentir suas dores, angústias, alegrias e amores!
Carolina.Pertille 23/01/2022minha estante
Coloca na lista pros próximos: A Rosa da meia noite e a série As sete irmãs. Meus favoritos dela ?

Letícia Magrini 23/01/2022minha estante
Vou ler sim, com certeza!!

Fer Grego 16/08/2021

ciclos que levam anos para serem fechados
Eu amo e odeio esse livro ao mesmo tempo. Eu amo alguns personagens e o desenvolvimento, mas odeio bem mais o desenvolvimento geral da obra.

Gabizetis 12/07/2022

O casarão dos Crawfords
Um mistério familiar que viaja no tempo e abala várias gerações. A história fala sobre as dificuldades do amor e o quanto ele pode nos surpreender.

Nadir 08/04/2021

Data de início e fim
Comecei esse livro dia 30/11/2020 e terminei dia 15/03/2021. Gostei muito do livro e ele se tornou meu favorito.

Bart 24/06/2023

*Lucinda Riley?
Novo Conceito
Ano - 2012 , 560 págs
?????

1ª indicação de uma indicação ?.
"Romancezão" rasgado em sua essência!! É ruim? Olha nota aí em cima!!
Bart, tem clichê? É cheio, mas nesse livro, todos são bem utilizados... digo logo que essa é a maior característica da narrativa na trama, p/mim ela fica no mesmo patamar que Colleen Hoover...se não melhor!!
O livro tem quase 600 páginas (na verdade poderia ter mil), a leitura é tão gostosa que a gnt fica querendo mais!
Acompanhamos a história de Julia, uma renomada pianista, que sofreu duas grandes perdas, e mais recente sua mãe... quer saber como? Basta ler ?! O começo do livro já pega vc pela dorzinha no ?? (só desgraça).

Julia decide passar um tempo com a família de sua irmã e seu pai, numa tentativa de se reerguer, e um dia elas vão visitar a propriedade Wharton Park, descobrindo que o lugar ao qual sua família fora ligada por 3 gerações (pais e avós trabalharam p/aristocracia inglesa) está a venda. Lá Julia reencontra Kit, o herdeiro e proprietário que não tem mais $$ p/manter o lugar e precisa vendê-lo... Numa dessas visitas, ele encontra um antigo diário e daí tudo começa (fruta que caiu (e cai com gosto)).

A trama vai ser ambientada no presente e em 1939, na Inglaterra e Tailândia.
Essa escritora dá um show em ligar os eventos (até os reais), vc vai começar e não vai querer parar! O livro todo é bem escrito, com reviravoltas mt boas?????... isso é só uma delas:

"- Vc não devia ter visto o que viu!
- E vc não devia ter feito o que fez!"
Romance não é meu gênero literário, mas esse aqui é fora de série, pode ir com gosto!
????? Eu não contei absolutamente nada!
BORA LER LIVROS?!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
JurúMontalvao 25/06/2023minha estante

Cíntia Mara 27/12/2012

Dois livros totalmente opostos
Amo livros históricos. Amo saber como viviam as pessoas comuns em períodos que foram marcantes para a humanidade. Amo saber como essas pessoas sobreviveram, como vivem agora, como são seus descendentes, como as histórias se interligam. Gostaria que A Casa das Orquídeas fosse apenas histórico. Mas são duas histórias em uma, dois livros em um.

O primeiro livro, que conta a vida de Harry, é bonito, intrigante e cheio de reviravoltas. O segundo, que conta a vida de Julia e Kit, é extremamente entediante. Ele é o mocinho mais sem graça que eu li em muito tempo. Mocinho entediante, mocinha chata, história entediante. Sim, entendiante é a palavra. Só fui até o final porque havia partes da história de Harry sendo desvendadas pelos dois. Se fosse só sobre eles, eu teria abandonado.

Gostei da forma como as duas histórias se unem, embora tenha sido um pouco previsível. Mas não gostei do desfecho dado ao "problema" da Júlia. Foi forçado e desnecessário. Um livro que muitos adoraram, mas que, para mim, foi apenas regular.
Liliane 28/12/2012minha estante

Estou adorando olivro! O livro é dividido entre presente e passado. No presente, acompanhamos a história da Júlia. No passado, vamos sabendo mais sobre sua avó, além de Olívia e Harry Crawford, os donos de Wharton Park. E a mistura de passado e presente ficou perfeita. Ótimo eu recomendo!

Cíntia Mara 28/12/2012minha estante
Que bom que está gostando, Liliane. Eu já não recomendo pra ninguém. Embora a história do passado seja boa, o livro acabou sendo bem entediante. Chato, mesmo.

jpetkoff 25/01/2013minha estante
Concordo. A parte da Julia e do Kit é um porre. Kit, de tão perfeitinho e agradável, não parece uma pessoa real. Forçado demais. E a Julia é muito enjoativa. Não me identifiquei, em nenhum momento, com a dor dela.

Mas gostei muito da parte do passado.

Nivia Carla 11/04/2013minha estante
adorei o livro, mas concordo com você quando diz que a parte de Kit e Julia é entediante, ela, dá até pra entender mas ele???
em que mundo uma pessoa se apaixona pela outra pq cuida dela doente?
certinho demais perfeitinho demais! chato
agora Harry! amei!

Nathy.Braganca 13/12/2021

Lindo
Um livro apaixonante, super fofo e no estilo inegável da autora que já havia me arrebatado. Gostei muito

Yasmin 05/07/2012

Alterna partes boas e partes mornas

Recebi esse livro já faz um tempo e estava na dúvida se gostaria ou não do livro. É um romance estilo inglês típico e sinceramente não sabia se ia gostar e ter paciência para o romance. O clima do livro me lembrou da série britânica Downton Abbey. O romance de Lucinda Riley é dividido entre o presente e o passado. Repleto das características mais fortes do estilo. Não faz muito meu estilo, mas é uma leitura que instiga o leitor a continuar. 560 páginas depois percebi que a história funciona muito bem em uma parte e perde o rumo na outra.

A história começa com Julia e Alicia voltando a velha mansão de Wharton Park em busca de um presente para o pai. A mansão está a venda. O único herdeiro da propriedade e do título quer passar Wharton Park e suas dívidas para alguém mais disposto a cuidar da velha propriedade. Tudo o que não serve para o leilão está sendo vendido. Julia cresceu entre as estufas da mansão em companhia de seu avô Bill, que cuidava das famosas orquídeas da família Crawford. Desde que o avô morrera Julia parou de ir visitar as estufas e perdeu o contato com a casa. No bazar Julia acaba conhecendo, por acaso, Kit Crawford. Mas ela não está aberta para relacionamentos, nem mesmo uma amizade. Ela acaba de passar por um trauma muito grande e está começando a se recuperar. Dias depois Kit aparece em seu chalé em Norfolk com um velho diário em mãos. Ao que parece o diário pertenceu ao avô de Julia, o que logo desperta seu interesse. O diário fala de um período que o avô passou em Bangkok. Ela não sabia que o avô tinha estado lá e resolve descobrir mais sobre o diário e seus segredos com a avó, Elsie, que não vê há muito tempo. A partir daí alternando o presente e o passado a narrativa revela os segredos de Wharton Park e seus herdeiros.

A narrativa funciona bem nas partes onde Elsie está contando o passado. A história de Olívia e Harry é boa e interessante. Consegui ficar curiosa com a trama e fiz mais de mil ideias do que poderia ser o segredo. A princípio julguei que o diário teria uma importância maior, mas acabou que o mistério foi revelado pelo que Elsie contava. Aliás, uma ótima personagem. Todos os detalhes dessa parte da narração são bons e os diálogos, que me incomodaram muito na parte que se passa no presente, são bem melhores. Gostei bastante de Olívia no pouco que ela apareceu e quando descobri qual era o segredo de Harry fiquei boba. Podia jurar que ele seria um personagem bom e gostável, mas depois de tanta coisa errada é estranho ver a autora defender o ponto de vista dele. Não faz sentido Harry na guerra e ai acontecer aquilo.

A narrativa do presente é outra história. Os diálogos são muito estranhos e vários deles não parecem reais. Algumas falas são impossíveis de acreditar, não soam críveis e duvido que alguém fale daquela forma. Julia é uma boa personagem, Kit também tem muito bons momentos, mas a melhor personagem do livro em minha opinião é Elsie. O que atrapalhou foram duas reviravoltas no final. Não são bem reviravoltas, mas dois acontecimentos que acabaram com a chance daquela parte ser boa. O desfecho dos segredos do passado foi satisfatório, mas esperei mais do que viria depois de eles serem revelados. Após encerrar aquela parte a autora simplesmente não soube conduzir o final de Julia e Kit de maneira apropriada. Muito desnecessário aquele ressurgimento no final e Julia poderia ter sido mais forte e decisiva naquela situação. Não consegui me apegar aos personagens, torcer por eles, apesar disso são bem delineados na medida do possível. Um livro de que (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/06/resenha-casa-das-orquideas.html

Fanfinc_sf.devorador_de_livros 21/07/2022

Quando criança, Julia viveu na grandiosa propriedade de Wharton Park, na Inglaterra, ao lado de seus avós. Lá, a tímida menina cresceu entre os perfumes das orquídeas e a paixão pelo piano.

Décadas mais tarde, agora uma pianista famosa, Julia é obrigada a retornar ao local de infância na pacata Norfolk após uma tragédia familiar. Abalada e frágil, ela terá que reconstruir sua vida.

Nesse caminho de recuperação, ela conhece Kit Crawford, herdeiro de Wharton Park, que também carrega marcas do passado. Ele lhe entrega um velho diário que trará à tona um grande mistério, antes guardado a sete chaves pela avó dela.

Ao mergulhar em suas páginas, Julia descobre a história de amor que provocou a ruína da propriedade: separados pela Segunda Guerra Mundial, Olivia e Harry Crawford acabaram influenciando o destino e a felicidade das gerações futuras.

Repleto de suspense, A casa das orquídeas viaja da conturbada Europa dos anos 1940 às paisagens multicoloridas da Tailândia, tecendo uma trama complexa e inesquecível.

Joana 26/06/2021

Recomendo.
Tipo de livro que te deixa com o coração quentinho, te envolve na história tanto que vc acha q faz parte da família, começa a ver o lado bom e o ruim de cada pessoa.... Me deixou bem pensativa, e ótimo pra sair de uma ressaca literária viu KKKK