A Casa das Orquídeas

A Casa das Orquídeas Lucinda Riley

Resenhas - A casa das orquídeas

Glaucia57 09/04/2023

Linda história
Que história complexa e linda ao mesmo tempo Pautada em escolhas, tradições familiares e amor.

O que mais gosto nos livros da Lucinda e que ela sempre trás um contexto histórico marcante alinhado a história, nesse livro temos como plano de fundo a Segunda Guerra e as tradições de uma família aristocrática.

A história é contada em um misto de passado e presente, enquanto Julia lida com as suas perdas e descobre a cura, um grande amor e suas origens.

O que encontramos nessa trama com romance, suspense e fortes emoções:

?Olívia que sonhava em viver um amor verdadeiro, e não teve;

?Harry que foi ingênuo, esteve perdido, se encontrou, encontrou o amor verdadeiro, foi egoísta e ficou sem seu amor;

?Bill e Elsie, um amor verdadeiro, cúmplice e amigo;

?Júlia e Kit encontraram a cura e amor??

E muitos outros personagens interessantes!

?? Só o amor é capaz de curar a dor.?

?Em meio à dor e à alegria da jornada que trilhei nos últimos dois anos, sou grata por ter aprendido a lição mais importante que a vida pode oferecer: tudo que temos é o momento presente.?

Poly 22/06/2012

Quando eu li a resenha e vi a capa fiquei meio apreensiva, porque parecia um desses romances que a gente é obrigado a ler na escola por obrigação. E fiquei com aquela sensação de que não poderia ser muito bom por isso (sim, eu tenho preconceito com livros indicados na escola porque odiei a maioria deles). Mas num dia eu estava com um humor bom para romances e comecei a ler e me surpreendi MUITO.
É um livro muito gostoso de se ler. É um romance tranquilo, mas tem uma narrativa ótima. Eu não conseguia me desgrudar do livro ou parar de ficar pensando na história, que é linda.
Basicamente a história envolve a propriedade de Wharton Park, mesmo ela não sendo o palco principal dos eventos, todos os acontecimentos a envolve.
A história começa mesmo quando o Kit Crawford encontra um diário escondido na casa que foram dos avós de Júlia e o entrega para ela, acreditando que o diário fosse do avô dela. Então Júlia procura sua avó para entregar o diário do falecido avô e ela começa a contar a história de Olívia e Harry Crawford.
No início a curiosidade fica totalmente por conta da depressão de Júlia, queremos saber o que aconteceu com ela para ficar tão deprimida e então quando começamos a entender, ficamos curiosos para saber a ligação entre Olívia e Harry Crawford e Júlia.
O cenário da história do Harry é lindo: Inglaterra antes da Segunda Guerra, tempo nublado, úmido, mulheres se vestindo elegantemente bem e mantendo a pose de lady perante a sociedade. Homens sendo cavalheiros e educados. A paixão contida, o amor de verdade sem nem ao menos pegar nas mãos…
Então vem a Guerra e o cenário continua lindo, mas na Tailândia! O clima muda e as sensações também.
E alternando a isso, temos a história de Júlia se passando na Inglaterra atual e na França. Oui! C’est possible!
Além do cenário maravilhoso e toda curiosidade com as histórias principais, vão surgindo alguns fatos ao longo da trama que me deixaram de queixo caído, sem contar o final que é ao mesmo tempo espetacular e previsível (para um livro).
Eu gostaria muito de conseguir traduzir toda a beleza do livro, mas é impossível. E se eu tentar com um pouquinho mais de vontade solto spoilers. Por isso fico por aqui. Mas se alguém tem dúvidas se deve ler ou não, com certeza leia. Vai valer MUITO a pena.
Débora 19/04/2013minha estante
Amei...amei..!!!

Sara 02/08/2020

Uma lição e esperança de que sempre há cura.
A Lucinda conseguiu me deixar novamente envolvida e apaixonada em mais uma aventura sua.

É uma história linda, comovente, envolvente, permeada de escolhas, consequências e representa bem como a vida é cíclica e como o tempo é bálsamo.

Eu mais que recomendo! Super recomendo!

Ana - @edicaodebolso 15/05/2021

Lucinda Riley tem mais uma fã
"Há um antigo ditado francês que diz que, para pertencermos ao futuro, devemos aceitar o passado. "

Que livro sensível e emocionante, um romance lindo , mas bem longe de ser clichê.

Consigo facilmente imaginá-lo encantando leitores hoje e também daqui a 20, 30, 40 anos.

Tão completo com um pouco de tudo que uma boa trama pede, tem um lindo romance, fatos históricos, tragédias, perdas, encontros e desencontros, reviravoltas, segredos do passado a serem revelados enfim a sensação é mesmo de uma história completa, intensa e emocionante.

Inevitavelmente fica aquela sensação de : Por que não li antes?!

A. Karoline 28/09/2022

Tudo o que temos é este instante.
Que livro lindo!! A autora me deixou curiosa até as últimas páginas e os acontecimentos do final superaram as minhas expectativas. Que história triste, profunda e ao mesmo tempo bela. Finalizei o livro triste pela Olívia e desejando que as coisas tivessem sido diferentes pra ela. Mas assim como na vida real: nem todos os finais são felizes! Kit e Lídia foram meus personagens favoritos, amei cada parte da construção deles. Esse livro me trouxe infinitas sensações e reflexões sobre a vida.

cbarbugiani 01/07/2022

Julia passou parte da infância em Wharton Park, mansão onde seus avós trabalharam por toda a vida. Já adulta, ela retorna ao local, agora bastante decadente, e conhece seu herdeiro, Kit Crowford, que entrega a ela um diário que, segundo ele, pertencera ao avô de Julia. Ao entregá-lo a avó, ela descobre que segredos do passado foram responsáveis pela ruína da propriedade ? e que os mesmos segredos são capazes de abalar as gerações futuras da família.

A Casa das Orquídeas é um daqueles livros que reúnem várias histórias em uma. Ao mesmo tempo em que pouco a pouco conhecemos a trajetória de Julia, fortemente abalada por uma tragédia familiar, bem como o desenvolvimento de sua relação com Kit, que também carrega suas marcas, nos vemos também mergulhados em uma trama do passado, acompanhando a história de Olivia e Harry Crawford, que se estende desde o período pré-Segunda Guerra Mundial até os primeiros anos subsequentes ao conflito. Dessa maneira, a trama engendrada por Lucinda Riley é bastante complexa e, por isso, a narrativa que a tece precisa também ser minuciosa, a fim de dar conta de todos os detalhamentos responsáveis por tornarem a leitura completa e envolvente.

Um dos pontos que mais gostei da leitura, além da história em si, foi observar os personagens lidando com suas próprias dificuldades. Cada uma das figuras que aparece no enredo carrega suas cicatrizes, receios e anseios, de forma a, muitas vezes, se verem em situações complicadas, que exigem escolhas que, às vezes, parecem estar fora de alcance. Me agradou a maneira de como os conflitos emocionais foram colocados, especialmente por, também, estarem ligados aos contextos sócio-históricos nos quais cada personagem está inserida.

Camila 28/06/2020

Devorei este livro.
Achei que pelo tamanho demoraria um tempo para ler, mas a história é envolvente, a cada página lida não dá vontade de largar.

Vale muito a pena a leitura.

Bia St James 28/03/2021

NÃO NÃO NÃO NÃO NAO
PQ TANTA INJUSTIÇA NO AMOR?
MEO ESSE LIVRO ME DEIXOU MT TRISTE
PQ AS PESSOAS Q SE AMAM N PODEM FCR JUNTAS??? ?????
To chateada real

Sky 07/06/2021

Eu não lembrava o quão perfeito era os livros dessa autora
Olha eu digo com toda sinceridade do mundo que os livros da Lucinda são perfeitos, todos que eu já li até agora me prenderam muito e me deixaram apaixonada não só pelos lugares mas também pelos personagens, sem contar que a escrita dela me agrada em um nível que eu não consigo descrever.
Agora falando sobre esse livro em específico, eu gostei muito dele, a história é envolvente, tem algumas reviravoltas (foi um pouco previsível confesso, mas não de um jeito ruim), os personagens são interessantes e com histórias próprias até que bem desenvolvidas, não gostei de alguns elementos, (afinal nem tudo é perfeito), mas no geral o livro me agradou muito e eu indico muito para aqueles que gostam de histórias trágicas que tem um final feliz

celiabowen 02/03/2021

"tudo que temos é o momento presente."
amo a forma que Lucinda nos faz viajar por diversos países, em diferentes anos. Além de todas as reviravoltas e revelações.

RhannaP 19/12/2022

Lucinda sempre me surpreendendo com a sua capacidade de criar histórias fascinantes. Foi uma leitura incrível.
O início foi mais parado e um pouco confuso, mas era algo que eu já esperava. O desenrolar foi muito instigante e cheio de surpresas, algumas previsíveis, outras nem tanto.
Uma coisa que já percebi é que a autora sempre volta ao passado, em todos os seus livros. Às vezes isso se torna um pouco cansativo, mas é incrível como ela consegue nos prender em todos os núcleos que cria.

Suelen.Bistaffa 04/01/2023

Meu Deus! Que livro! Já estava na estante faziam uns 3 anos, achava que não seria tudo isso mas no fim foi um dos livros que mais me surpreendeu nos últimos tempos, eu amei demais a história de conter passado e presente, amei demais.

Bianca Valente 20/12/2020

Meu primeiro contato com a autora
Apesar de ter sido meu primeiro contato com a autora, amei sua escrita.
Ela narra de uma forma muito gostosa e que nos deixa sempre querendo saber o que vai acontecer...
Marcella Cardoso 03/01/2022minha estante
Leia então As Sete Irmãs. Você vai amar, principalmente ler uma autora estrangeira descrever o nosso país com tanta admiração e carinho.

Bianca Valente 04/01/2022minha estante
Olá, Marcella! Obrigada pela dica. Vai entrar na minha tbr com certeza.

LKuiawski 01/05/2021

Eu amei toda a trajetória até o fim
Foi um livro muito diferente de tudo que eu já li, envolve muitas culturas que não estão presentes no nosso cotidiano, as flores e a caracterização dos ambientes nos fazem sentir como se estivéssemos no extremo Oriente mesmo, foi incrível.

Nicoly 27/10/2020

Amor e dor através de gerações.
Esse livro me deixou bem dividida. Acho que a principal lição que dá pra tirar da narrativa é que o diálogo pode resolver muita coisa. Os personagens simplesmente não se conversam!!!! Segredos desnecessários, suposições que tomam como verdade e fica por isso mesmo. Eu passei muita raiva, pois em muitas situações todo o drama seria evitado. Acho que a personagem que mais me tocou foi a Olívia! Afinal, acompanhamos toda a jornada dela e ela foi injustiçada em muitos níveis! Todos os personagens e suas ações fazem a gente sentir um misto de emoções, todos tem suas particularidades e apesar da minha raiva isso só os torna mais humanos afinal, na vida a gente faz muita burrada tentando resolver nossos problemas também. É aquilo, o ser humano tem a mania de complicar as coisas. Enfim.... Obrigada Harry por me fazer passar tanta raiva, Lídia só queria te guardar num potinho, e Kit você é o sonho de toda pessoa que tenha um pingo de calor no coração!