A Menina que Brincava com Fogo

A Menina que Brincava com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Regina 25/11/2011minha estante
Prezada Gininha: gostei da sua resenha e após conhecer os 3 livros dessa série realmente concordei que a vida não é justa. Um escritor como Larsson não poderia ter morrido tão cedo sem ver o seu próprio sucesso. Apesar disso acho que o primeiro livro ainda é o melhor.

eufernandafreitas 26/04/2023

Continua com a mesma genialidade e fluidez do primeiro livro, mas algumas partes foram chatinhas por ter muita repetição de detalhes (nada que atrapalhasse a experiência, mas que poderiam ser cortadas sem comprometer o final). Lisbeth Salander sem dúvidas é a melhor personagem e eu trocaria uns vários pov do Mikael, pelos dela.

Gleici 04/01/2010

Haa... o que dizer sobre "a menina que brincava com fogo"?
Menos violente que o primeiro volume da trilogia, mas nem por isso menos viciante. Só diria que ele enrola um pouco em seu começo e no momento que a coisa chega no topo ele acaba, simplismente não tem como não ler o último volume.
Lisbeth agora não possui segredos, resta saber quem irá salvar quem no próximo. Um livro ótimo, viciante, cheio de mistérios e surpreendente.

luan_dal 24/04/2020

ai, ai, essa Lisbeth.... *meme do pica pau passando pano*
No segundo livro da série Millennium, a gente tem a Lisbeth fugindo, num resort paradisíaco (esperando pra saber mais sobre isso, porque parece que tem mais coisa nessa história, estou farejando).

Enquanto isso, Mikael recebe a visita de Dag Svensson, que diz querer publicar uma matéria sobre tráfico sexual de mulheres na Europa.

E depois a gente tem a polícia, já que vai ocorrer alguns assassinatos e mortes e torturas e outras coisas mais...

Cada um deles vai fazer sua investigação, e quem chega a uma conclusão?? (spoiler: não é a polícia)

Aqui a gente vai saber mais da vida da Lisbeth, o que aconteceu pra ela ser como ela é hoje (bonita e violenta). É um livro bem violento, tem cenas que eu fiquei com pena dos personagens, mesmo sabendo que eles mereciam. Mas eu não me importei muito com toda essa violência, até porque eu tô querendo dar um socão na cara de 57,8 milhões de brasileiros nesses últimos dias (só quem tá vivendo sabe...)

Eu já tinha achado o primeiro muito bom, mas esse conseguiu ser ainda melhor. Achei tudo maravilhoso (sim, eu tô virando cadelinha do Stieg Larsson). Segundo o meu pensamento de geminiano, teve algumas coisinhas que ficaram mal explicadas ou que apareceram pra encher páginas, e que eu ACHO que vão ser resolvidas no próximo livro.

Manoela 12/01/2010

Larsson me surpreendeu, fato. Comprei o primeiro livro e achei uma narrativa bem diferente do meu tipo de leitura habitual (mas num genero que acho facinante), até mesmo do que eu esperava do livro. Mais surpresa ainda fiquei quando acabei de ler "A Menina que Brincava com Fogo" e senti uma imeensa vontade de ler "A Rainha do Castelo de Ar". O começo é tipico: nada que interfira muito na trama, só um início para o leitor pegar a onda do livro. As coisas só começam a esquentar lá pela página 200. Porém, quando você passa da página 200, não da para parar de ler. Algumas vezes dá parar ao vez o calhamaço de 608 páginas, aquela vontade de largar o livro mesmo, pular uns parágrafos porque a narrativa dá uma freada brusca e seu ritmo diminuiu quando deveria estar a todo o vapor. Algumas pessoas dizem que Larsson enche linguiça e que certas partes poderiam ter sido tiradas, mas acho isso legal, aquelas descrições das pessoas e tudo mais que ele escreve sobre o passado delas. É alimento à nossa criatividade
Certas coisas são até previsiveis, como a coisa do Zala. Caí na besteira de ler a orelha de "A Rainha do Castelo de Ar" antes desse, por isso uma das revelações não causou tanto impacto. Amei profundamente a "desvendação" do passado da Lisbeth, e também como ela não a heroína certinha como muitos autores insistem em criar.
Confesso que quando acabei de ler o livro fiquei meio perplexa. As últimas páginas me deixaram sem folego, literalmente e as vezes mal podia acreditar no que estava lendo. Era tarde da noite quando pude pegar o livro para finalmente terminar e só fui parar mesmo depois de ler duas vezes os últimos paragrafos. Foi um final genial e uma deixa muito bem sacada para o último volume que ainda não consegui ler :\
Achei a história de "A Menina que Brincava com Fogo" mais interessante, mais instigante do que "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", que na minha opinião parece somente um introdução, e os Vanger ficam meio de lado neste segundo volume. A propósito, achei o caso da Harriet meio forçado (digo, Blomkvist e a Vanger j-u-n-t-o-s)
Enfim, só minha opinião.
Um dos meus favoritos, claro (:

Júnior 01/03/2010minha estante
Resenha perfect!

Thais.Souza1 14/04/2021

Esse livro me fez admirar ainda mais Lisbeth Salander. Uma mulher que, como é descrito como alguns ali, de uma moralidade tremenda. É claro que o modo como ela é descrita, deixa em dúvida de ela seria capaz de certas coisas, e seria capaz, mas tudo depende se a pessoa mereça ou não. Apesar de esse livro, a dupla Salander a Blomviski não interagir diretamente muito, eu adorei quando acontecia. O livro termina abrindo brecha pro próximo que já vou ler em seguida.

Bia 19/03/2020

Não sei o que dizer, só sentir
A.D.O.R.E.I

Nesse livro a Lisbeth, que é rainha de tudo e todos, é o foco do enredo, aqui conhecemos mais ela e também os mistérios que a cercam.
Só posso dizer que queria matar mais da metade da população masculina dessa série, o autor fez um ótimo trabalho retratando bem como a sociedade é machista, me enfurecia ler as partes desses homens principalmente porque sabia que não era nada mais do que a realidade, que o que mais tem nesse mundo são homens assim.
Porém como tudo nessa vida é relativo, existem homens também que prestam para algo, como o Mikael que novamente é um investigador exemplar e muito inteligente e também o Bublanski que tenta fazer uma investigação sem levar em conta os boatos que foram espalhados sobre Lisbeth.

Como o primeiro livro esse também tem uma exausta descrição de personagens nem tão importantes, e detalhes que não fazem tanta diferença assim.

Ele termina com um gancho ENORME para o terceiro livro.
Roneide.Braga 19/03/2020minha estante
Já quero. ??? Amei a resenha.

Bia 19/03/2020minha estante
Leia essa trilogia, é divina!
Obs. Tem mais livros, porém o autor só escreveu esses 3 e depois da morte dele continuaram a série

Roneide.Braga 19/03/2020minha estante
?????

Napmchd 08/08/2023

LISBETH EU TE AMO
Gostei mais que do primeiro!
Dessa vez temos a história mais focada na Lisbeth e em toda a história dela, justamente o que eu tanto queria no primeiro livro, esse aqui me entregou de bandeja, MAIS LISBETH.
Para mim foi ncrível, favoritado e tudo. Não tem uma falha, não encontrei uma ponta solta. Os personagens são muito bem construídos, a história toda em si, e por mais que tenha lá suas 600 e poucas páginas o ritmo é bem dinâmico.

Álefe 18/03/2021

Longo, mas de tirar o fôlego
Lisbeth Salander é uma personagem muito intrigante. Com certeza a maior criação de Stieg Larsson e também o ponto-chave que faz os leitores se envolverem tanto com a série de livros ao longo dos anos. Este segundo livro da trilogia não se compara ao primeiro, mas tem seu mérito. Acredito que poderia ter sido mais curto, já que a trama principal só tem início mesmo lá pela página 200. Mas a partir dai você não tem vontade de largar o livro. Só espero que o terceiro livro consiga trazer uma trama policial mais intrigante quanto a do primeiro livro.

Cintia (@jeitolivrodeser) 01/04/2020

Quando li "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" fiquei impressionada com a trama bem construída e o desenvolvimento perfeito da história. Mas agora que finalizei "A Menina Que Brincava Com Fogo" eu estou simplesmente maravilhada. Que enredo sensacional!

O livro inteiro conseguiu me manter atenta com seu ritmo eletrizante e cheio de adrenalina. Foram 607 páginas de ação do início ao fim. Esse é o melhor romance policial que já li em minha vida de leitora, sem dúvida alguma. A narrativa trouxe tanto a investigação policial como a particular de vários ângulos e pontos de vista, para o bem e para o mal.

Não tem como não me render a série Millenium. Lisbeth Salander é maravilhosa, que personagem real, forte, guerreira... a vontade era de entrar no livro pra protegê-la de tudo e de todos. O Mikael Blomkvist é incrível em vários sentidos, amigo leal, jornalista super honesto e um investigador particular espetacular e determinado a fazer justiça.

Estou maravilhada de verdade por esse segundo livro, recomendo muito a leitura. Se possível mergulhem com tudo na trilogia Millenium. É surpreendentemente perfeita!

belinha 21/08/2021

Conhecendo Lisbeth Salander
O foco deste livro da trilogia está na Lisbeth. A história custa mais a desenrolar que no primeiro livro, acredito que pela quantidade maior de personagens e a necessária construção das mesmas. Com alguns trechos de perder o fôlego, é uma ótima leitura, apesar de não haver o mesmo clima de suspense da trama anterior.

Kamilla 22/11/2023

Quebra-cabeças
Resenha de releitura - 22/11/2023

No segundo livro da série, Stieg Larsson continua desenvolvendo a relação entre os personagens do livro anterior, o foco principal do livro é a denúncia da exploração de mulheres vulneráveis e em como todas as camadas da sociedade que deveriam fiscalizar e denunciar a situação acabam sendo coniventes e até mesmo cúmplices voluntários quando se trata de explorar mulheres sem expressão financeira social, política e financeira. O grande vilão desse livro, de certa forma é a sociedade.

O livro também mergulha mais fundo na vida de Lisbeth Salander, que se vê arrancada da sua condição de anônima para ser lançada nas manchetes nacionais devido ao seu envolvimento em um caso de assassinato. Aos poucos o quebra-cabeças de quem é a moça e quais situações de sua vida moldaram o seu comportamento, começam a ser esclarecidas.

O leitor parte novamente em uma investigação com Mikael Blomkvist para juntar as pontas soltas das histórias e desvendar os mistérios de Salander.

O livro é bem escrito, os relacionamentos entre os personagens do livro anterior ainda tem destaque na história, mas também somos introduzidos nesse livro a polícia investigativa, a outros jornalistas e a pessoas do passado de Salander. Ao contrário do primeiro livro, esse termina com um baita gancho para o próximo, então é terminar um e partir para o próximo.

nadia 06/08/2021

Não existem inocentes.
Só existem diferentes graus de responsabilidade.

Mais alucinante que o primeiro. Mantém um nível absurdo de mistério e sabe muito bem quando revelar cada coisa, por mais que continue se estendendo em algumas partes. Não gostei tanto de algumas escolhas que tiraram um pouco da realidade da história. Não são escolhas que tornaram o livro ruim, mas utilizam escapes para resolver situações que parecem impossíveis. Os personagens continuam muito bem construídos e a história fala muito sobre psicofobia, misoginia, a corrupção das instituições e abraça de forma muito interessante a tecnologia do início do milênio. Escrita impecável.

Babi 04/09/2021

A menina que brincava com fogo
Eu surtei tanto com esse livro, terminei ele virando a madrugada e eu fiquei desesperada, mas esda historia não termina nesse livro igual o primeiro. EU PRECISO DE MAIS.

No geral, o autor foi brilhante igualmente no primeiro, mas senti que aqui ele deu uma enrolada a mais, praticamente metade do livro se nao mais, nao acontecesse quase nada. Apenas algumas coisas pequenas pra ir andando a passo de tartaruga onde a trama deve chegar. Eu gosto dessa lentidão, mas nao é todo mundo que vai gostar.
Os personagens como sempre muito bem construídos, descobrimos várias coisas sobre a Lisbeth aqui e também vemos a determinação dos que gostam dela, indo até o fim do mundo pra tentar salva-la.

Apesar da trama ser lenta e se desenrolar mais pro final (tipo nas 100 ultimas paginas) é um ótimo livro, tem reviravoltas, tem suspense e me deixou ansiosa pra saber o final.