A Menina que Brincava com Fogo

A Menina que Brincava com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Nidia Lysney 07/09/2020

Uma trama eletrizante, muito bem escrita. Conseguiu superar o primeiro livro da série.

Lou 27/12/2009

Apesar de já ter lido por aí que a Lisbeth Salander foi a típica anti-heroína para ser comercializada, o livro foge à regra no momento em que começamos a embarcar de cabeça na trama: que revela praticamente todo o passado até então,misterioso, de Salander.

É um livro que deixa de lado um pouco a categoria Romance- Policial como foi essencialmente o primeiro volume. Na verdade, ele passa a entrelaçar o passado de Lisbeth, o enredo principal e todos os outros que,de um modo ou de outro, são afetados. O livro tanto trata mais de Lisbeth, quanto abre espaço para outros personagens, como a Mimi.

É um livro fantástico e viciante ;D

Marcelle 18/03/2020

Muito bom!
Adoro a escrita de Larsson!! Livro maravilhoso, ansiosa pra ler o terceiro da série!

Eliana Portella 06/09/2010

o ápice
Neste segundo volume da trilogia, Stieg se superou no clima de suspense e drama. Lisbeth mais uma vez rouba toda a cena, e é apresentada como uma pessoa sensível de personalidade forte e determinada. A heroína politicamente incorreta, nos conquista a cada linha. Não o leia se você ainda não tiver o terceiro na estante...
naniedias 17/11/2010minha estante
Essa série é boa demais ^^
Eu adorei os três livros da série, embora o meu favorito tenha sido o primeiro :)

Paulo 06/01/2022

"... Mas a polícia não levava em conta o fato de que Lisbeth Salander talvez julgasse ter um motivo pra agir como agira - circunstâncias atenuantes ou, pelo menos, uma explicação plausível para sua fúria. A tarefa da polícia era prendê-la e provar que ela tinha disparado aqueles tiros, e não vasculhar seus neurônios e explicar o porquê daquilo. Eles se contentavam em descobrir uma motivação mais ou menos plausível para os atos dela, mas também estavam prontos, caso não achassem explicação, para afirmar que se tratara do gesto de uma demente ..."

mochelle 12/06/2020

O que dizer sobre Stieg Larsson que nem conheço (e nunca conhecerei) e já super considero.

O segundo livro de Millenium nos traz um ótimo drama investigativo sobre as crueldades do tráfico de mulheres.

Livro realmente ótimo, com eventos bem entrelaçados e um final com gostinho de "quero mais".

Ise 31/12/2021

Gosto muito da personagem principal, tenho algumas ressalvas sobre MB, sobre como a violência sexual é sempre posta no livro, além de detalhes estranhos sobre o corpo da personagem nas descrições do autor. MAS ainda assim gostei da história, de saber mais sobre Lisbeth e entender seu universo. Esse livro foi um pouco mais arrastado pra mim que o primeiro da saga Millennium.

-Shadowcat- 12/09/2010

Depois do ótimo "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", Stieg Larsson acertou novamente com esse segundo volume da saga Millennium "A Menina que Brincava com Fogo".

Um dos grandes trunfos do livros se dá pela excelente personagem que é Lisbeth Salander, e Larsson possivelmente tomou consciência disso, já que esse livro é mais focado nela, e não em Mikael, como foi o primeiro. Nele conhecemos mais sobre quem é Lisbeth, um pouco de sua história, quais são suas fragilidades, além de sua força, e isso faz que, ao mesmo tempo ela se diferencie do leitor, se aproxime dele.

Outra coisa em que Larsson acertou foi em não repetir a fórmula do primeiro. Ainda é uma história de mistério, mas não aquele batido esquema de solucionar um mistério combinado com o velho "quem fez o quê quando?" (que, devo admitir, quando bem usado, se revela excelente). A história do livro se foca mais em provar a inocência de alguém, perguntado-se se esse alguém é ou não culpado ao mesmo tempo que tenta procurar o culpado sem sabermos realmente se esse existe. E um dos grandes talentos na narrativa de Larsson é que somos assolados pelas mesmas dúvidas que os personagens têm no livro, mesmo que tenhamos as mesmas certezas sobre a inocência de certo personagem.

Fazendo um belo trabalho ao ligar a maioria das histórias pararelas com a principal (um problema que existia no primeiro livro), prendendo ainda mais o leitor, e com eletrizantes últimos capítulos, Larsson apenas erra quando, outra vez, exagera nos poderes quase sobre-humanos dos personagens. Não chega a compremeter seriamente a narrativa, mas não dá muito verossimilhança à história. Sem contar aquelas velhas coincidências tão comuns em livros de mistérios. Mas, ainda assim, é sem dúvida, um ótima leitura.

Nat SL 06/02/2022

Acabei esse livro e estou a ponto de começar o outro só de nervoso pra saber o que acontece. Até metade do livro estava lendo na marra, mas assim como o primeiro, depois disso fica muito frenético. Compensa o esforço.

Luis.Felipe 23/02/2022

Sensacional
No primeiro livro Lisbeth é apenas uma coadjuvante, já no segundo livro ela passa a ser um dos personagens principais do livro. Ao passar por uma decepção amorosa, Lisbeth começa a viajar o mundo todo graças a uma bolada de dinheiro que ganhou no primeiro livro ao desmantelar uma grande rede de corrupção, e ao retornar descobre que está sendo acusada de assassinato, a trama é muito bem detalhada, e também exigem um certo estômago para continuar lendo certas partes, mas o autor logo as equilibra usando bastante humor através dos novos personagens Miriam Wu e do Paolo Roberto, dois dos meus personagens secundários favoritos, vale muito a pena a leitura.

Liaaaaaakskddnfibrje 14/03/2022

mtttt bom
demorei um mês pra ler? sim
mas é pq meu ritmo tava ruim dms nossa
mas teve alguns momentos q o ritmo foi mais lento pelo livros msm
mas enfim
muito BOM
uma dlc
finalmente falaram do passado da Sally!!!!
e que passado!
esse final incrível e agonizante foi perfeito
Stieg perfeito???

Pefico 11/09/2010

Continuação da série Milennium
Sem spoilers

"A Menina que brincava com fogo" é o segundo livro da série Milennium, escrita pelo Sueco Stieg Larsson. Enquanto o enfoque do primeiro foi maior em Mikail, o protagonista desse é a hacker-durona-que-nem-uma-pedra Salander.

O plot de "A menina que brincava com fogo" começa a se desenrolar quando o corpo editorial da revista Millenium decide publicar um documentário sobre o tráfico sexual entre o leste europeu e a Suécia. O detalhamento das investigações e apuração dos fatos leva a uma série de assassinatos brutais de motivos desconhecidos. Apesar dos motivos não serem claros, a polícia não tem a menor dúvida da identidade do assassino quando descobre as digitais de Salander na arma do crime. A estória se torna então um jogo de gato e rato, onde a Salander-rato é infinitamente mais inteligente e bem preparada que a polícia-gato. Apesar de estar sendo caçada, Salander tem sua própria agenda pra cumprir: encontrar e acertar as contas com o misterioso Zala, um dos nomes que aparecem relacionados com o tráfico sexual.

O enfoque deste livro é muito maior na Salander enquanto Mikail se torna um dos personagens secundários. É interessante perceber como Stiel Larsson nos mostra a evolução da personalidade da Salander de um jeito bem suave mas intenso. Em comparação com o primeiro livro, a garota que brincava com fogo se torna quase um guru de dinâmica de relacionamentos.

Este é um livro, e provavelmente uma série, que vale muito a pena ler. Stieg Larsson escreve muito bem e te prende do início ao fim sem grandes momentos de tédio mortal. No entanto, achei "A menina que brincava com fogo" mais prolixo que o livro anterior e poderia ser muito melhor com umas 200 páginas a menos. Os personagens principais continuam fantásticos, mas neste livro os secundários roubam a cena. Continuamos encontrando vários "homens que odeiam mulheres" e eles tem sua própria jornada pessoal que somente deve se completar no último livro da série.

Outro ponto forte é a ambientação. O fato da estória se passar em Estolcomo e não em NY, Londres ou outra cidade anglofônica acrescentou mais uma camada de requinte pra série. Recomendo "A menina que brincava com fogo" para todos aqueles que gostam de um policial construído com base em fatos mas que ainda possui o apelo da ficção.

Estou dando três estrelas por que o livro é "Bom" mas não espetacular. Muitas das coisas que ocorrem são bem previsíveis e a narrativa é mais lenta comparada com o livro anterior.

## A versão que li foi a tradução do sueco para inglês, enquanto a versão brasileira é uma retradução a partir do francês. Fico imaginando o quanto de complexidade se perdeu nesse pingpong de línguas... ##

Senhor Wayne 14/09/2020

Inacreditável
A segunda parte da trilogia deixa nossa cabeça tão concentrada quanto o teorema Fermat que Lisbeth tenta resolver por si própria, como se o próprio matemático a tivesse desafiado. Livro espetacular, história envolvente que deixará marcas no leitor que se atrever a lê-lo.

fantanauser 18/08/2020

comparando com o primeiro livro, esse segundo volume não é tão sufocante, mas a narrativa é tão absurda e densa, que é difícil não querer ler tudo de uma vez. muitas coisas sobre o passado de Lizbeth são explicadas ao mesmo tempo em que Mikael tenta provar a inocência dela, e resgatá-la.