A Garota de Papel

A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Michelle.Gomes 24/05/2020

Valeu a experiência
Eu esperava um romance mais raso, mas várias questões foram tratadas ao longo da história, desde a exposição da masculinidade tóxica até a violência nas periferias que é ignorada, tudo devidamente amarrado.
Porem, as vezes parecia que o autor queria mostrar como tem conhecimento sobre determinado assunto ou determinado local, colocando informação demais, mas não me pareceu ser acrescentado de modo orgânico, parecendo até um pouco forçado.
Mais pro final, quando começam a aparecer vários personagens que logo serão descartados, contando toda história deles, não consegui me conectar com nenhum, só queria que a parte deles acabasse logo
(Confesso que a parte do bilionário na livraria, pulei a maior parte)

Viviane 28/05/2020

Uma estória cheio de referências
Uma leitura muito gostosa e leve de ler, voce vai a cada capítulo vendo a evolução de um amor entre um homem despedaçado por um antigo amor que perde o interesse em terminar sua trilogia, sim este homem e um escritório e uma de suas personagens que "cai literalmente de uma página de seu livro". E uma bom ver todo desenrolar desta estória

Kymhy 23/03/2018

A Garota de Papel - Guillaume Musso
Sofrendo de um grande bloqueio criativo, Tom acredita que nunca mais conseguirá escrever. Até que, após um temporal,Billie, uma de suas personagens aparece, garantindo ter a missão de ajudá-lo a voltar à escrever.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-a-garota-de-papel-guilhaume-musso/

Annie Fontoura 02/03/2018

Inacabado
Este foi um livro que me deixou sem reação, sem ar, não sabia como reagir a ele. Com uma história muito envolvente e criativa, o autor me captou totalmente durante a maioria dos capítulos do livro. Digo, maioria, pois foi um livro que eu devorei muitos capítulos em poucas horas, cheguei a deixar outras leituras totalmente abandonadas para lê-lo, mas conforme a história foi se desenrolando eu acabei desanimando um pouco e o autor começou a me perder, apenas para me conquistar novamente e me deixar sem palavras nos últimos capítulos.

Tom Boyd é um escritor best-seller que, ao sofrer uma desilusão amorosa, perde sua paixão e ânimo para escrever. Para piorar, a edição especial de seu livro, que deveria ser perfeita, sofreu um erro de impressão, terminando de repente no meio de uma frase inacabada e deixando metade das páginas em branco, e ele ainda descobre que seu agente, e melhor amigo, perdeu todo o seu dinheiro em ações. Tom fica sem nada, amor, casa e trabalho. É, então, que ele descobre, nua em sua sala de estar, Billie, a personagem secundária de seu romance que caiu da linha inacabada direto em sua casa.

Para voltar ao seu mundo, Billie precisa fazer Tom escrever. Ela promete ajudá-lo a encontrar e reconquistar sua ex-namorada e, em troca, Tom deve escrever o terceiro volume de sua trilogia e dar-lhe uma vida melhor durante a história.

"Eu estava de queixo caído. Estava tudo certo. Ou aquela mulher era louca e se identificara com a personagem de Billie por um mimetismo espantoso, ou ela realmente era Billie, e então era eu quem enlouquecera."

Quando comecei a ler A garota de papel, achei que, talvez, fosse uma história um pouco previsível. Uma personagem vindo para a vida real e o autor tendo que mandá-la de volta. Mas eu estava enganada, pois eu jamais poderia ter imaginado como a história se desenrolaria.

É um livro que me deixou sem palavras, sem ter certeza do que tinha lido e o que pensar sobre tudo isso. Como eu disse, em alguns momentos dei um tempo na leitura, pois as séries de desventuras se tornaram um pouco cansativas para mim, mas agradeço por não ter parado de ler porque o final, totalmente surpreendente e imprevisível, me deixou sem ar.

Todos os capítulos começam com citações, algumas de livros e outras de famosos, todas representam algo do capítulo. Gostei muito disso e não conhecia muitas das frases.

Eu li a edição digital do livro, e notei muitos erros ortográficos e também palavras e frases não traduzidas. Não sei se esses erros existem no livro impresso. Ao todo, dei três estrelas para ele no skoob, pois, apesar de ter me surpreendido muito no final e me cativado totalmente no início, achei muitas partes difíceis de seguir e demorei muito para chegar ao final do livro.

site: http://nerdfox.com.br/garota-de-papel/

Kaillany.Pereira 16/02/2018

Leiaaaaaa
O livro é muito envolvente e bem desenvolvido, Musso não só nos conta uma estória como também nos transporta para dentro de uma leitura que a noção de tempo é perdida, porque não queremos parar nunca de ler.

Quando comecei o livro eu pensei que o final fosse óbvio, fui criando várias teses e durante o livro eu fui me entregando ao mistério sobre toda a história de Billie e por fim, quando finalizei, o final foi totalmente surpreendente e empolgante.

Se você tem interesse em comprar o livro ou ele está na sua estante pegando pó, nem sabe o que está perdendo, porque é apaixonante!!!

Verônica Michetti 01/10/2017

Edição

Assim como o primeiro livro resenhado aqui no blog (clique aqui para ler), A Garota de Papel foi publicado pela Editora Verus em 2012. As páginas são amareladas com tamanho de margem e fonte bons. A capa, como disse, é linda e mostra uma garota e as letras que a formam saindo do livro. Possui verniz localizado (o que eu adoro) e tanto na capa quanto na quarta capa existem algumas ranhuras que me lembraram pergaminho amassado. Na quarta capa também tem letras e números dando um toque especial.

História

Tom Boyd é um renomado escritor cujos dois primeiros livros da sua Trilogia dos Anjos já venderam milhões de exemplares. Porém, nem tudo anda às mil maravilhas para ele. Após romper com a namorada, por quem ainda é perdidamente apaixonado, Tom mergulha nas drogas e no álcool. Além disso, em decorrência de uma depressão profunda, ele não consegue mais escrever o tão esperado último volume da Trilogia.

Após passar meses enclausurado em casa, Milo Lombardo (amigo e agente de Tom) arrasta o escritor para um restaurante onde lhe relata dois sérios problemas. Primeiro: devido a um problema de impressão, a gráfica responsável pela estimada edição especial do segundo livro de Boyd imprimiu cerca de mil exemplares defeituosos. O livro acabava abruptamente na página 266 no meio de uma frase. Já o outro problema – cuja solução é ainda mais delicada – está ligado ao novo livro. Tom precisa escrevê-lo para honrar o contrato assinado com sua editora e assim não arcar com multas astronômicas. Mas nada que Milo diz adianta, Tom afirma estar vazio, totalmente bloqueado.

Para ler a resenha completa confira a página do Bookolic

site: site: https://veronicamichetti.wordpress.com/

Vandelma 12/08/2018

Gostei
Começo a ler e não sei se Tom está vivendo a realidade ou delirando, daí
penso que ele é doido de pedra e depois não tenho mais certeza. Fico tensa, dou risada das falas e fico curiosa.
Acho que até pareço com o Tom, pois as vezes seria bom viver loucuras.
Talvez eu não vá gostar da história quando finalmente terminar de ler o livro,
mas chegando no final eu fico curiosa para saber como termina, mesmo que seja
muito tarde e eu esteja morrendo de sono.

Bia Coelho 29/04/2017

Surpreendente
Esse livro deveria ser tãaaao mais conhecido, assim que comecei a lê-lo realmente me apaixonei.
O livro começa com recortes de jornais, onde dá pra enxergar a evolução do personagem principal antes do ponto onde o livro começa.
Tom, o personagem principal, é um escritor best-seller que após um término, começa a sofrer de depressão, é viciado em remédios e ainda está com bloqueio de escritor, o que o impede de conseguir escrever o último livro de sua trilogia.
Do nada, uma mulher aparece em sua casa, dizendo que é a personagem de um dos seus livros, Billie. E a partir daí a vida de Tom fica mais bagunçada e os dois acabam fazendo um acordo.
A narração flui, os personagens têm uma personalidade onde não há pontas soltas, e o final completa tudo. É um combo perfeito.

site: https://beatrizscoelho01.wixsite.com/biacoelho/single-post/2017/04/29/Top-5-livros-de-romance

Ianka Rodrigues 24/01/2021

Divertido
Achei um livro bem gostosinho de ler. A escrita do autor é bem envolvente e te prende na história, ele escreve tão bem que até os personagens secundários que aparecem ao longo do livro de forma bem rápida, tem histórias interessantes que despertam uma vontade de saber mais. O livro teve um plot Twist q me pegou de surpresa mas que gostei. Recomendo a leitura e estou ansiosa pra ler outro livro do autor.

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Vladia Castro 17/02/2021

A garota de papel (Guillaume Musso) ????
Mais um autor queridinho p lista!! Leitura muito boaaa!!!
. Tom Boyd é um escritor que está sofrendo de uma dor de cotovelo enorme, após ser abandonado pela namorada, estrela de música clássica. Ele se afunda em bebida e remédios e ainda sofre da síndrome da página branca não conseguindo terminar o último romance da sua grande trilogia. Prá completar seu grande amigo e agente avisa q perdeu todo dinheiro em aplicações de risco...
. Ao mesmo tempo uma tiragem de livros está c defeito... E a personagem Billie sai do livro e cai no jardim de Tom... Ela força ele a encarar a realidade !! #agarotadepapel #gillaumemusso #verus #skeelo

" Os amigos são os anjos que nos levantam quando nossas asas já esqueceram como voar". (Anônimo)

" Ela secara minha existência, esvaziando-a dos risos e das cores. Acima de tudo, asfixiara meu coração, sugando-lhe toda e qualquer possibilidade de amar novamente. Agora, minha vida íntima parecia uma terra calcinada, sem árvores nem passarinhos, para sempre congelada no frio do inverno mais rigoroso. Eu não tinha mais apetite nem vontade, a não ser a de incinerar diariamente os neurônios a golpes de remédios para assim diluir lembranças penosas demais para enfrentar".

"Mas a paixão é como uma droga: conhecer seus efeitos devastadores nunca impediu ninguém de continuar se destruindo depois de ter entrado na engrenagem".

" Sei que para merecer o amor é preciso se entregar de corpo e alma e correr o risco de perder tudo... mas eu não estava preparada para isso e continuo assim até hoje..."

" O amor é como mercúrio na mão. Mantenha-a aberta e ele permanecerá em sua palma; feche-a e ele lhe escapará por entre os dedos" (Dorothy Parker)

"Os livros mais úteis são aqueles cuja metade é feita por seus leitores".

Patty Pizarro 26/12/2016

Adorei o livro. A leitura flui sem dificuldades e muito naturalmente. Adorei os personagens e a forma como a história se desenvolveu e o final não foi algo que eu esperava, mas agradou ainda mais.

Carol 22/01/2016

"A Garota de Papel" estava na minha lista desde o lançamento em 2012, mas sempre havia uma desculpa para não comprar e começar e ler logo. Não é sempre que o livro está nas prateleiras das livrarias, e acho que foi isso que desanimou um pouco minha leitura. Depois que terminei e conheci um pouco mais sobre o autor, não entendi o motivo do livro não ter ganho mais destaque e o autor francês não ser tão conhecido por aqui.
Guillaume Musso conta a história de Tom Boyd, um escritor muito bem sucedido devido à sua Trilogia dos Anjos. Logo no início, nos deparamos com notícias extraídas de jornais sobre a vida de Tom, considerado o escritor do momento. Porém, devido ao término do seu relacionamento com a pianista famosa, Aurore, ele se vê incapaz de escrever uma frase se quer, e o último volume da trilogia parece estar bem longe de acontecer. Tom mergulha no álcool e nas drogas e parece ter perdido o controle de sua própria vida. Seus melhores amigos desde a infância, Milo e Carole, parecem achar que nada é o bastante para fazê-lo voltar ao que era antes de Aurore.
Em uma noite chuvosa, eis que uma mulher simplesmente aparece do nada em sua casa afirmando ser Billie, uma personagem de seu romance que caiu de um livro mal impresso. Depois de Tom fazer todas as perguntas necessárias para que ela provasse ser mesmo quem dizia ser, eles fazem um acordo e partem em uma jornada para recuperar o amor da vida dele e colocar a Billie de volta no livro. Para isso, eles precisarão dirigir até o México, e o mais difícil: Tom deverá voltar a escrever o mais rápido possível.
É inevitável relacionar aspectos do proprio autor às características de Tom, já que só alguém que passou por um bloqueio criativo tem a capacidade de criar a situação com tanta perfeição. Os personagens são extremamente bem construídos, e a infância do protagonista e todos os problemas que o fizeram ser quem é hoje são colocados de forma sutil e inteligente, amarrando todas as pontas até a última página.
A narrativa do autor é diferente de tudo que já li. Ele mescla romance com mistério de uma forma que nem percebemos as páginas passarem. Cada capítulo é iniciado com uma citação que se relaciona com a história, trazendo um tempero a mais na narrativa. O interessante é que a história tem inúmeras reviravoltas sem se tornar cansativa, e não traz aquela sensação de "fim inacabado". O autor não teve a menor pressa de terminar o romance, e os personagens acabaram criando vida na minha imaginação. Foi muito difícil me despedir de Tom, Billie, Carole e Milo, e tive uma ressaca literária daquelas quando terminei.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2016/01/resenha-garota-de-papel.html

Delírios e Livros 07/12/2015

A Garota de Papel é um daqueles livros que não são tão conhecidos como deveriam. Li o livro por uma indicação insistente da Danielle e logo no início da leitura eu compreendi o porquê dessa insistência. O livro é maravilhoso e me conquistou desde as primeiras páginas, entrando rapidamente na minha lista de favoritos. E sem dúvidas irei ler outros livros desse autor.

A estória de A Garota de Papel é sobre um autor best-seller que após uma desilusão amorosa começa a sofrer do mal mais temido por qualquer leitor que acompanhe um livro em série: bloqueio de escritor.

O livro começa de forma bem interessante, mostrando “recortes” do que seriam notícias de jornais e sites que nós ajudam a entender a evolução do sucesso de vendas da “Trilogia dos Anjos”, o maior fenômeno literário desde Harry Potter e Crepúsculo. E da mesma forma, esses recortes nos introduzem ao drama do personagem principal, Tom, o autor da aclamada trilogia. O problema principal é que a trilogia ainda não foi concluída, falta o aguardado terceiro livro, mas Tom perdeu toda a inspiração e motivação de escrever após ser abandonado por sua namorada, atrasando assim a publicação do livro.

Então em um “belo” dia enquanto curtia a sua fossa, eis que uma mulher simplesmente surge do nada dizendo ser uma das personagens do seu livro, Billie.

A partir daquele momento a vida do Tom fica ainda mais bagunçada, afinal não é todo dia que uma personagem que deveria ser fictícia surge na sua casa exigindo que você faça “algumas” alterações na estória.

Alternando entre romance, drama e comédia, essa estória irá te cativar completamente. Você não conseguirá largar o livro. É impressionante como a leitura flui facilmente, em um piscar de olhos você já devorou a metade do livro. A narrativa do livro é intercalada entre primeira pessoa, quando é o Tom narrando, e terceira, quando descreve o que está acontecendo com os outros personagens.

A estória ensina algo que todos os viciados em livros já aprenderam, que o livro é uma fuga da realidade e que um livro não pertence ao seu autor e sim aos seus leitores.

Corri para fechar o vidro e me arrastei até a cozinha para pegar uma caixa de fósforo. Foi com a volta da luz que senti subitamente uma presença e, logo a seguir, uma respiração.
Virei o rosto e…
Uma silhueta feminina, esbelta e atraente, se destacava no azulado noturno do lado de fora.
(…) – Quem é você? – perguntei, me aproximando e olhando-a da cabeça aos pés.
– Ei, não se preocupe! – ela gritou, agarrando a manta de fio Escócia do sofá e enrolando-a na cintura.
– Como assim “não se preocupe”? O mundo está mesmo de pernas para o ar! Você está na minha casa!
– Talvez, mas não é motivo para…
– Quem é você? – insisti.
– Eu achei que você me reconheceria.
(…) – Não sei como poderia te reconhecer. Nunca nos vimos antes.
(…) – Sou eu, Billie! – disse ela, como se fosse evidente, e puxou a manta para os ombros.

A Verus mais uma vez fez um excelente trabalho nesse livro. A capa é simples, mas representa de forma perfeita a estória do livro. Gostei do fato deles terem mantido certas expressões em inglês, pois são determinantes para manter o clima de “mundo das celebridades hollywoodianas”. Também foram mantidos os títulos que eram em inglês. Considerei isso importante porque o autor, Guillaume Musso, é francês e a estória foi originalmente publicada em francês, então essas passagens em inglês foram inseridas pelo autor e portanto acho que foi correto mantê-las.

Recomendo esse livro a todos os apaixonados por livros ou por romances. E para finalizar, mais um pequeno detalhe muito importante, o livro não é em série. Algo cada vez mais raro hoje em dia.

– Senhorita, Billie Donelly é uma personagem de ficção… – Até aí, estamos de acordo. Até que enfim. – Esta noite, nesta casa, estamos da realidade. – Isso me parece óbvio. Bom, avançamos um pouco. – Portanto, se você é uma personagem de romance, não pode estar aqui. – Claro que posso! Estava bom demais.

Resenha de Patrícia Paiva

site: www.delirioselivros.com.br

Mylena136 24/11/2015

A Garota de Papel (Um livro que eu gostaria de ter escrito)
A Garota de Papel
Título Original: La fille de papier
Autor: Guillaume Musso
Tradução: André Telles
Editora: Verus

Quem de nós leitores nunca desejou que um personagem deixasse as páginas de um livro e se tornasse real? É esse desejo que, acredito ser o de muitos de nós, é a base do enredo de "A Garota de Papel".

Tom Boyd é escritor e os dois primeiros livros de sua "Trilogia dos Anjos" são best-sellers, o mundo aguarda ansiosamente o lançamento do último livro, mas ao perder sua namorada, Aurore Valancourt (uma bela pianista francesa), ele entra em depressão, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar a sua dor, além disso ele se sente incapaz de escrever uma linha que seja, deixando assim incompleta a história que conquistou milhares de fãs ao redor de todo o mundo.

Uma noite, uma mulher (completamente nua) aparece em sua porta afirmando ser Billie Donely, uma das heroínas de seus romances que por uma falha de impressão no segundo volume da trilogia acaba por cair no mundo real:

"Billie limpou os olhos enegrecidos por rios de rímel. — Por favor, Jack, não vá embora desse jeito.
Mas o homem já vestira o casaco. Ele abriu a porta sem olhar para a amante. — Eu te suplico! — ela berrou, caindo..."

Billie diz a Tom que se ele não concluir a trilogia ela morrerá, então propõe um acordo com "seu criador": ela o ajudará a reconquistar Aurore e em troca ele escreverá o terceiro livro para que assim ela consiga voltar ao seu mundo. Ele aceita a barganha e então (citando a sinopse) "eles partem em uma jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina..."
Não posso deixar de falar sobre os melhores amigos de Tom, Milo Lombardo (que também é seu agente) e Carole Alvarez (uma jovem policial), eles tiveram a mesma origem sofrida de Tom e são peças fundamentais para o desenrolar da história, além de serem personagens incríveis, que precisam enfrentar seus próprios demônios.

Eu adorei o livro, mas em muitos momentos me senti extremamente frustrada, porque as coisas não aconteciam por um "milissegundo". Fora isso, gostei muito dos personagens, do quarteto principal, e simpatizei com muitos dos que pude conhecer brevemente (ponto alto do livro, Musso nos mostra flashes da vida de várias personagens que de certa forma fazem a história acontecer). Outro fato que muito me agradou foi que cada capítulo (que tem um título) é precedido de uma frase que meio que o sintetiza (frases lindas e reflexivas).

O livro me encantou, o título e todo o enredo são cativantes. É quase como um livro dentro de um livro... A sacada do autor é genial e só posso dizer que adoraria que ao menos um dos personagens que tanto amo (Carter Maguire, seu lindo ♡) pudesse, de fato, deixar de ser de tinta e papel e se tornar real, como se tornou neste belo livro.

NessaCoutinho 15/02/2024

Recomendo
Um livro leve e fluido, gostei muito da escrita! É o primeiro livro que leio desse autor! Recomendo!