A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Renata.Mieko 10/05/2022

Eu simplesmente amei esse livro... Não consegui parar de ler!!!! Uma história que daria um ótimo filme de comédia romântica!!!

Júlia 05/08/2021

Um livro delicioso
Musso tem um formato de escrita que me cativa muito. Ao escrever seus livros, ele fala sobre a arte de escrever e cria um personagem, que conta uma história, e é como se o livro que você está lendo fosse esse personagem criado que escreveu, o que eu penso ser sensacional é muito diferente do que já li. Ele também é muito bom em amarrar os fatos e surpreender no final. Adorei esse livro. É leve, engraçado, envolvente, e apesar de parecer, não é nada previsível, o que também me agrada muitíssimo.

S. Entre Amigas 14/10/2013

A Garota de Papel
Como muitos de vocês já devem saber, comigo não essa de "NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA". Normalmente eu escolho meus livros pelo título e pela capa, sem nem ler a sinopse. E foi justamente isso que aconteceu com A GAROTA DE PAPEL.

Vamos concordar que, para muitos bookaholics como eu, esse é um título bem chamativo. E capa então? Não sei nem o que comentar e olha que é difícil me deixar sem palavras. Ou seja, a primeira impressão que tive do livro foi muito boa.

Ainda pela capa, foi meio inevitável esperar algo parecido com a Trilogia Mundo de Tinta da gloriosa Cornélia Funke. Porém, para a minha total surpresa e agrado, a história segue um rumo totalmente diferente da saga de Mo.

A Garota de Papel me mostrou um pouco mais do universo que cerca um grande escritor, seus medos, suas frustrações, até seus bloqueios. Somos apresentados a Tom Boyd, um escritor famoso que está em um momento crítico de sua vida.

Tom acaba de sofrer uma desilusão amorosa intensa. Ele é daqueles tipos de pessoa que acredita em alma gêmea piamente. Assim, quando Aurore - uma famosa pianista francesa - rompe o namoro com ele, ele perde totalmente a vontade de viver. Não consegue mais escrever, deixando assim a Trilogia dos Anjos sem um final.

E para completar totalmente a fase "desgraça&depressão", Tom começa a desenvolver um vício por remédios, calmantes em geral. E é em uma das noites em que Tom está dopado que aparece a nossa outra protagonista.

Billie Donelly é uma personagem adorável. Sarcástica na medida certa e com um temperamento pouco comum, ela literalmente "caiu" de um dos livros escritos por Tom. Ao meu ver, Billie é, de longe, a personagem mais interessante do livro inteiro!

A partir daí se desenrolam uma série de ações, incluindo até uma viagem ao México para recuperar o amor (e inspiração) de Tom, pois se ele não finalizar a trilogia a Billie "morre".

E quando eu penso que está acabando e já me preparo para chorar, o livro dá uma reviravolta emocionante que deixa os leitores com o coração na mão. Sem dúvida, o livro é uma leitura obrigatória para quem curte um drama romântico.

E, sem mais delongas, vamos fechar nossa resenha de hoje com uma citação maravilhosa dessa obra.

"— Pois tudo que eu queria — continuei — era dividir a vida com você. No fundo, acho que o amor se resume a isto: à vontade de viver as coisas a dois, crescendo com as diferenças do outro."

Carol 28/02/2014

Ganhei esse livro de presente do meu ex-marido, A Garota de Papel, logo pensei: sou eu! A garota que vivia envolta a tantos livros, páginas, papéis, linhas, letras...

Esse livro é um presente, ele é a evolução do machucado, da ferida, do amor não correspondido, da decepção até o momento em que o tempo vem, as pessoas entram, a vida continua e você se vê preparado para tudo novamente, é um ciclo, um ciclo que se abre e se fecha a cada vez que alguém passa pela sua vida. Até quando você é surpreendido pela vida e ela te dá tudo novamente, mas tudo melhor, tudo mais sincero, tudo mais bonito, tudo mais verdadeiro e ao ponto de você achar que jamais amou na vida, e o que antes era o seu sofrimento, a sua busca por uma nova chance na verdade não era nada, não foi uma centelha do que o seu novo e verdadeiro sentimento está lhe proporcionando. É o sentido. Tudo faz sentido.

Tom, famoso escritor de uma trilogia, para no último volume e tem a síndrome da página em branco, ao ser abandonado por Aurore, seu amor verdadeiro, sua razão e sua inspiração. Se afunda num mundo de bebida, drogas, solidão e se vê falido, sem perspectiva de nada.

Até que um dia uma das personagens do seu livro lhe bate a porta para trazê-lo de volta à vida, com a promessa de que se ele acabar de escrever o livro e lhe dar um final feliz, ela o ajuda a reconquistar Aurore.

A armadilha do destino e de seus amigos trazem o Tom de volta para os seus leitores, numa deliciosa história a qual você torce para que a Billie personagem fictícia vire realidade e corresponda ao amor que Tom descobriu que pudesse sentir.

isa 27/01/2023

A Garota de Papel
Eu tinha MUITA expectativa para esse livro e me decepcionei horrores. A ideia era simplesmente perfeita mas estragaram completamente. O livro não me prendeu em nenhum momento então eu tive que me obrigar a ler e o plot do final tirou todo o sentido da história.

Vandelma 12/08/2018

Gostei
Começo a ler e não sei se Tom está vivendo a realidade ou delirando, daí
penso que ele é doido de pedra e depois não tenho mais certeza. Fico tensa, dou risada das falas e fico curiosa.
Acho que até pareço com o Tom, pois as vezes seria bom viver loucuras.
Talvez eu não vá gostar da história quando finalmente terminar de ler o livro,
mas chegando no final eu fico curiosa para saber como termina, mesmo que seja
muito tarde e eu esteja morrendo de sono.

Andréia 05/11/2013

Resenha A Garota de Papel, Guillaume Musso. www.starbooks.com.br
A Garota de Papel é uma estória bem diferente e única, eu gostei bastante da forma como foi escrita, cada capítulo começa com uma citação de um autor e ou obra que se relaciona diretamente com a temática do capítulo, há até referências brasileiras. Outra coisa que eu achei diferente é que ele não narra apenas a estória do protagonista, essa é narrada em 1ª pessoa, também narra a de outros personagens (alguns nem se relacionam diretamente com os personagens principais, essa parte da narrativa achei um pouco desnecessária) e suas sagas são narradas em 3ª pessoa.

O livro tem como protagonista o escritor Tom Boyde, autor de uma série sobre anjos que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo, que após sofrer uma desilusão amorosa entra num estado de depressão e autodestruição, deixando tudo de lado, até o seu amor pela escrita, ele perde a motivação e inspiração para seguir em frente com a sua vida e com os projetos inacabados, no caso, a trilogia que espera ser finalizada com o último livro.

''Deitado no sofá em posição fetal, Tom dava medo de ver; cabeludo, pálido, o rosto carcomido à Robinson Crusoé, não lembrava em nada os sofisticados retratos que ilustravam a contracapa de seus romances.''

Carole (que é policial) e Milo (que além de amigo, também é agente de Tom), o acompanham desde a adolescência difícil e tentam ajudá-lo, mas como ajudar uma pessoa que simplesmente recusa-se a ser ajudada? Essa situação frustra seus amigos, pois eles não aguentam ver Tom no fundo do poço e magoando as pessoas que o amam por não se importar em mudar essa realidade.

''Temos mesmo o direito de proteger os amigos deles mesmos?, perguntou-se ao adentrar a casa. (...) Milo (...) estava determinado a tentar de tudo para fazê-lo esquecer a dor e restituir-lhe o gosto pela vida. ''

É então que a sexy Billie (uma personagem fictícia -secundária- que ele próprio criou e que só sofre nos seus livros) cai entra na sua vida. A Garota de Papel, como acaba por ser conhecida, vem para mudar a vida do escritor. Ela o tira da zona de conforto e marasmo, o faz encarar seus problemas. Se ele está assim por causa da ex-noiva, vá procurá-la, coloque tudo em pratos limpos, se ainda a ama e acha que foi um erro da parte dela tê-lo deixado, prove, reconquiste-a, não fique parado tendo pena de si mesmo, pois o único prejudicado será você e enquanto isso todos, incluindo Aurore (a ex-noiva), seguirão em frente.

'' - Eu caí. - Caiu de onde? - De um livro. Da sua história, caramba!
Olhei para ela incrédulo, sem compreender uma única e maldita palavra de seus devaneios.
(...)
- Senhorita, Billie Donellly é uma personagem de ficção... - Até aí, estamos de acordo. ''

E é claro que Tom fica muito desconfiado com essa mulher que se diz ser personagem do seu livro e resolve pô-la a prova, afinal é impossível uma personagem sair do seu livro e aparecer na sua casa, certo? É então que a ficção e a realidade se chocam. Tom e Billie fazem um acordo, Billie irá ajudar Tom a reconquistar Aurore e em troca o mesmo deverá terminar de escrever o último livro da série, para que Billie possa voltar ao lugar de onde pertence. A partir daí o livro te prende; Tom gradativamente volta assumir o controle da sua vida e se aventura no mundo com a despojada Billie. Um detalhe, quando se passa muito tempo com uma pessoa, inevitavelmente, laços acabam se formando...

Confesso que no começo do livro eu fiquei irritada com o protagonista, pois eu não conseguia entender como ele se permitia ficar naquela situação por uma mulher como Aurore. Billie trouxe energia e luz à vida do escritor e mudou positivamente o espírito do livro. Com a recuperação de Tom surgem revelações impressionantes, fiquei muito emocionada quando descobri o que/quem motivou o escritor a escrever sobre anjos e o que os três amigos tiveram que enfrentar. Guillaume deixa explícito que é possível mudar, que podemos almejar uma vida melhor e, paralelamente, expõe o poder dos livros como escape para um mundo mais belo, onde é possível encontrar forças para continuar a lutar e a resistir. Com o virar das páginas, eu passei a sentir cada vez mais empatia por este Tom refeito.
Tive uma surpresa positiva com esse livro, já que eu estava preparada para ler um romance tolo e me enganei. Um ponto positivo dessa obra, é que conseguimos visualizar todos os lados da estória, Musso nos mostra o passado, presente e o futuro dos personagens, eu gosto quando vejo um personagem amadurecer com seus atos (erros e acertos...) e isso acontece de forma sólida com os personagens ao longo da trama, o que, de certa forma, os torna mais reais e nos propicia entender pelo que eles passaram para se tornar quem são. O final realmente me surpreendeu, pois a trama seguia uma linha de raciocínio e de repente, no último capítulo, dá uma guinada de 180° deixando o leitor de queixo caído.
Mas mesmo só tendo elogios a esse livro, devo confessar que às vezes a narrativa ficou presa, o autor não conseguiu dar uma boa continuidade, deixando certas partes lentas e tediosas, mas nada que atrapalhasse muito, afinal a minha curiosidade era grande.

Uma estória belíssima, leve e inspiradora, escrita por um amante de livros para amantes de livros. O autor discorre sobre o sentido da amizade e do amor e de como esses sentimentos podem influenciar nossas atitudes, tanto para o bem quanto para o mal. A escrita do autor, que se tornou um dos mais vendidos na França (seu país de origem), é cativante, com certeza pretendo ler outros livros do Guillaume Musso e se forem tão bons quanto A Garota de Papel prevejo que ele se tornará um dos meus autores favoritos!

A Diagramação do livro é perfeita, a editora teve um cuidado especial com ele, pois o livro é lindo (tanto por fora quanto por dentro), a cor da folha e o tamanho das letras tornam a leitura confortável, e sempre ficamos situados sobre a localização dos personagens que serão abordados no capítulo. O prólogo é escrito por meio de e-mails e notícias midiáticas sobre o escritor-protagonista, nos dando uma introdução sobre o que aconteceu com ele.

''A leitura é um pacto de generosidade entre o autor e o leitor; um confia no outro, um conta com o outro.'' Jean-Paul Sartre

site: Se gostou confira essa e outras resenhas no blog http://starbooks.com.br

Michelle.Gomes 24/05/2020

Valeu a experiência
Eu esperava um romance mais raso, mas várias questões foram tratadas ao longo da história, desde a exposição da masculinidade tóxica até a violência nas periferias que é ignorada, tudo devidamente amarrado.
Porem, as vezes parecia que o autor queria mostrar como tem conhecimento sobre determinado assunto ou determinado local, colocando informação demais, mas não me pareceu ser acrescentado de modo orgânico, parecendo até um pouco forçado.
Mais pro final, quando começam a aparecer vários personagens que logo serão descartados, contando toda história deles, não consegui me conectar com nenhum, só queria que a parte deles acabasse logo
(Confesso que a parte do bilionário na livraria, pulei a maior parte)

Manu 06/01/2013

Encantador
Guillaume Musso tem o poder de encantar e fascinar com a garota de papel e não apenas porque o enredo é perfeito, fazendo querer ler a todo instante, o final surpreendente ou por nos fazer pensar como a imaginação move o que nos rodeia, mas principalmente porque evidencia o valor da amizade, de como ela é construída baseada na confiança, na dedicação e no amor que nutrimos por quem caminha conosco ao longo da vida. Por isso, para mim, a garota de papel é simplesmente encantador.

Bruna 30/12/2012

Talvez mais do que mergulhar no fantástico e no inimaginável. Talvez mais do que nos prender á dois universos paralelos com tanta fieldade. E talvez mais do que nos fazer crer no inacreditável, é um belo exemplo de leitura que nos faz entender que o inacreditável e o inimaginável são, mais do que parte desse fabuloso mundo da literatura, o verdadeiro tesouro que a vida real nos proporciona. São dois mundos que são e não são, e duas realidades que existem e não existem.
O ser humano se releva também de tinta e criado á partir de um enredo, e personagens fictícios se tornam não só folha e papel, mas parte de uma realidade que nos é proporcionada á todo momento.
Basta enxergar.
São tinta e carne que se reconhecem; real e paralelo que se abraçam; ser humano e literatura que se apaixonam...

Real e imaginário, que se clonam.

NessaCoutinho 15/02/2024

Recomendo
Um livro leve e fluido, gostei muito da escrita! É o primeiro livro que leio desse autor! Recomendo!

PorEssasPáginas 19/12/2013

Resenha A garota de papel - Por Essas Páginas
Depois de ter me apaixonado completamente por O chamado do anjo, eu sabia que eu tinha que ler os outros livros do Guillaume Musso. Por sorte eu já tinha comprando o e-book de A garota de papel em uma promoção. Ele estava R$9,90, então mesmo não conhecendo o autor, eu simplesmente tive que comprar. Ah, essa facilidade de comprar livros sem nem sair de casa…

A sinopse desse livro é uma daquelas que nós temos que dar 5 estrelas, porque ela resume bem a história central do livro. Tom Boyd é um autor muito famoso e os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos Anjos já vendeu milhões de cópias. O prólogo de A garota de papel nada mais é do que uma coletânea de reportagens e e-mails sobre Tom e a sua namorada, a pianista Aurore Valancourt. É interessante como em poucas páginas Guillaume consegue estabelecer características marcantes desses dois personagens. Aurore parece não conseguir ficar com uma mesma pessoa por muito tempo e apesar dos dois parecerem estar lindamente apaixonados, ela rompe o relacionamento deles. Em paralelo a isso, são colocados vários e-mails para o Tom de leitores dizendo como que a série é importante para eles. Eu adorei essas mensagens, porque muitas refletem exatamente os meus sentimentos sobre os meus livros favoritos.

Depois do rompimento do relacionamento, Tom acaba recorrendo às drogas e as bebidas. Mesmo não gostando muito dos holofotes, ele até mesmo acaba se humilhando em público para tentar fazer com que eles voltassem. Mas de nada adianta! E o pior de tudo: ele não consegue escrever nenhuma linha para o terceiro livro da série. Entrando em uma crise financeira, ele precisa terminar o livro até uma data estipulada…

Tudo muda quando uma mulher aparece nua na porta da casa de Tom. Ela diz que é Billie, uma personagem dos seus romances. Como ela tinha ido parar ali? Uma edição especial do livro do Tom havia tido um problema na hora da impressão: várias páginas estavam em branco! A última frase impressa estava incompleta, e ela tinha caído dali para o mundo real. Para que Billie possa voltar ao mundo da ficção, Tom tem que escrever o último livro da série. Então a personagem propõe um trato: ela faz com Tom e Aurore fiquem juntos novamente e ele escreve o livro.

O início de A garota de papel me incomodou bastante. Eu sabia do potencial de Guillaume e a primeira parte do livro foi mais cômica. Eu não tenho nada contra cenas engraçadas (eu amo chick-lit, por exemplo), mas como o tema central era a personagem de um livro, eu queria muito que essa parte fosse mais trabalhada. E felizmente, a partir de um certo acontecimento, Guillaume muda completamente o estilo do livro. Sério, parecia que eu estava lendo outra história! O romance começa a ter um foco maior e todas as consequências de uma personagem de um livro estar morando no mundo real começam a ser mostradas de uma forma LINDA!

“Para além das palavras impressas, é a imaginação do leitor que transcende o texto e permite à história existir plenamente”.

Comecei a amar o livro e então teve um acontecimento que me deixou MUITO preocupada. Não fazia lógica o que eu estava lendo e durante muito tempo eu fiquei preocupada com o que iria acontecer no fim. Continue envolvida com os personagens, mas eu estava com muito medo. E então BAM – o final foi surpreendente! Bem… Nem tanto assim. Eu fiquei me perguntando várias vezes como que eu não tinha pensado naquela possibilidade. Tudo fez muito mais sentido e o acontecimento que eu não estava entendendo foi muito bem explicado. Mas então eu comecei a analisar: “Por que o Tom nunca pensou nisso?”. Bom, se eu que estava em uma posição confortável não pensei, imagina ele que estava passando por uma situação altamente estressante.

Enfim, eu esperava muito desse livro, então talvez tenha sido esse o problema. Mas analisando todo o contexto, eu gostei de A garota do papel, principalmente por causa do final que foi surpreendente. Porém, eu gostei muito mais de O chamado do anjo!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-garota-de-papel#more-12647

Larissa 27/06/2012

Confesso que quando comecei a ler o livro "Garota de Papel", havia imaginado uma história completamente diferente da que foi se desenrolando conforme ia passando as páginas do livro. Devorei-o durante a rápida viagem que fiz a São Paulo essa semana.

O livro conta a história do bem-sucedido escritor Tom Boyd. Ele é autor de uma trilogia de sucesso mundial, que está prestes a virar filme (como Harry Potter, Percy Jackson, etc). Após o término de um romance com a bela pianista Aurore, vãs tentativas (da parte dele) de reconciliação, Tom entra em uma espécie de "depressão profunda", se isolando de todos. Sua trilogia possui apenas dois livros publicados e sua legião de fãs aguarda ansiosamente o lançamento do último livro, que já está marcado, porém, ele não consegue escrever uma linha sequer do romance. Seu melhor amigo e agente, Milo, o adverte que eles perderam tudo, estão falidos, e a única forma de recuperarem a sua fortuna é com o lançamento do livro.

Vivendo como um viciado em comprimidos em sua luxuosa mansão, e sob pressão para continuar o romance, eis que aparece em sua casa no meio da noite, Billie, ou melhor, uma garota que se diz ser a loiraça de belas pernas que faz parte da história que ele criara, e que caíra de uma frase inacabada de um de seus livros que veio com defeito na impressão. Será que ele havia tomado comprimidos demais?
Com o desenrolar da história, ficamos sabendo mais sobre a infância nada fácil de Tom e seus dois melhores amigos, Milo e Carole (que passam um pedaço, só para o ajudarem), e o escritor vai se aproximando cada vez mais da sua "Billie", na tentativa de conquistar Aurore novamente.
O livro é realmente muito bom. Tudo bem que o fato de ele estar falido e mesmo assim conseguir comprar praticamente tudo o que precisa, seja algo meio difícil e sem sentido, a mensagem que as páginas passam são bonitas. Não há tristeza que não consiga ser curada, ninguém depende completamente de outro, amizades verdadeiras podem sim existir, sempre podemos dar uma segunda chance para o amor e encontrá-lo onde menos esperamos.
Para quem gosta de escrever, ele mostra também que todos os bloqueios mentais podem ser colocados abaixo.
O final além de surpreendente, é até criativo, completamente do que se espera.
Uma história inteligente e divertida, recomendo vocês a lerem.

Para ler mais: http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/2012/04/garota-de-papel-guillaume-musso.html