A Garota de Papel

A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Larissa 27/06/2012

Confesso que quando comecei a ler o livro "Garota de Papel", havia imaginado uma história completamente diferente da que foi se desenrolando conforme ia passando as páginas do livro. Devorei-o durante a rápida viagem que fiz a São Paulo essa semana.

O livro conta a história do bem-sucedido escritor Tom Boyd. Ele é autor de uma trilogia de sucesso mundial, que está prestes a virar filme (como Harry Potter, Percy Jackson, etc). Após o término de um romance com a bela pianista Aurore, vãs tentativas (da parte dele) de reconciliação, Tom entra em uma espécie de "depressão profunda", se isolando de todos. Sua trilogia possui apenas dois livros publicados e sua legião de fãs aguarda ansiosamente o lançamento do último livro, que já está marcado, porém, ele não consegue escrever uma linha sequer do romance. Seu melhor amigo e agente, Milo, o adverte que eles perderam tudo, estão falidos, e a única forma de recuperarem a sua fortuna é com o lançamento do livro.

Vivendo como um viciado em comprimidos em sua luxuosa mansão, e sob pressão para continuar o romance, eis que aparece em sua casa no meio da noite, Billie, ou melhor, uma garota que se diz ser a loiraça de belas pernas que faz parte da história que ele criara, e que caíra de uma frase inacabada de um de seus livros que veio com defeito na impressão. Será que ele havia tomado comprimidos demais?
Com o desenrolar da história, ficamos sabendo mais sobre a infância nada fácil de Tom e seus dois melhores amigos, Milo e Carole (que passam um pedaço, só para o ajudarem), e o escritor vai se aproximando cada vez mais da sua "Billie", na tentativa de conquistar Aurore novamente.
O livro é realmente muito bom. Tudo bem que o fato de ele estar falido e mesmo assim conseguir comprar praticamente tudo o que precisa, seja algo meio difícil e sem sentido, a mensagem que as páginas passam são bonitas. Não há tristeza que não consiga ser curada, ninguém depende completamente de outro, amizades verdadeiras podem sim existir, sempre podemos dar uma segunda chance para o amor e encontrá-lo onde menos esperamos.
Para quem gosta de escrever, ele mostra também que todos os bloqueios mentais podem ser colocados abaixo.
O final além de surpreendente, é até criativo, completamente do que se espera.
Uma história inteligente e divertida, recomendo vocês a lerem.

Para ler mais: http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/2012/04/garota-de-papel-guillaume-musso.html

Kymhy 23/03/2018

A Garota de Papel - Guillaume Musso
Sofrendo de um grande bloqueio criativo, Tom acredita que nunca mais conseguirá escrever. Até que, após um temporal,Billie, uma de suas personagens aparece, garantindo ter a missão de ajudá-lo a voltar à escrever.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-a-garota-de-papel-guilhaume-musso/

PorEssasPáginas 19/12/2013

Resenha A garota de papel - Por Essas Páginas
Depois de ter me apaixonado completamente por O chamado do anjo, eu sabia que eu tinha que ler os outros livros do Guillaume Musso. Por sorte eu já tinha comprando o e-book de A garota de papel em uma promoção. Ele estava R$9,90, então mesmo não conhecendo o autor, eu simplesmente tive que comprar. Ah, essa facilidade de comprar livros sem nem sair de casa…

A sinopse desse livro é uma daquelas que nós temos que dar 5 estrelas, porque ela resume bem a história central do livro. Tom Boyd é um autor muito famoso e os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos Anjos já vendeu milhões de cópias. O prólogo de A garota de papel nada mais é do que uma coletânea de reportagens e e-mails sobre Tom e a sua namorada, a pianista Aurore Valancourt. É interessante como em poucas páginas Guillaume consegue estabelecer características marcantes desses dois personagens. Aurore parece não conseguir ficar com uma mesma pessoa por muito tempo e apesar dos dois parecerem estar lindamente apaixonados, ela rompe o relacionamento deles. Em paralelo a isso, são colocados vários e-mails para o Tom de leitores dizendo como que a série é importante para eles. Eu adorei essas mensagens, porque muitas refletem exatamente os meus sentimentos sobre os meus livros favoritos.

Depois do rompimento do relacionamento, Tom acaba recorrendo às drogas e as bebidas. Mesmo não gostando muito dos holofotes, ele até mesmo acaba se humilhando em público para tentar fazer com que eles voltassem. Mas de nada adianta! E o pior de tudo: ele não consegue escrever nenhuma linha para o terceiro livro da série. Entrando em uma crise financeira, ele precisa terminar o livro até uma data estipulada…

Tudo muda quando uma mulher aparece nua na porta da casa de Tom. Ela diz que é Billie, uma personagem dos seus romances. Como ela tinha ido parar ali? Uma edição especial do livro do Tom havia tido um problema na hora da impressão: várias páginas estavam em branco! A última frase impressa estava incompleta, e ela tinha caído dali para o mundo real. Para que Billie possa voltar ao mundo da ficção, Tom tem que escrever o último livro da série. Então a personagem propõe um trato: ela faz com Tom e Aurore fiquem juntos novamente e ele escreve o livro.

O início de A garota de papel me incomodou bastante. Eu sabia do potencial de Guillaume e a primeira parte do livro foi mais cômica. Eu não tenho nada contra cenas engraçadas (eu amo chick-lit, por exemplo), mas como o tema central era a personagem de um livro, eu queria muito que essa parte fosse mais trabalhada. E felizmente, a partir de um certo acontecimento, Guillaume muda completamente o estilo do livro. Sério, parecia que eu estava lendo outra história! O romance começa a ter um foco maior e todas as consequências de uma personagem de um livro estar morando no mundo real começam a ser mostradas de uma forma LINDA!

“Para além das palavras impressas, é a imaginação do leitor que transcende o texto e permite à história existir plenamente”.

Comecei a amar o livro e então teve um acontecimento que me deixou MUITO preocupada. Não fazia lógica o que eu estava lendo e durante muito tempo eu fiquei preocupada com o que iria acontecer no fim. Continue envolvida com os personagens, mas eu estava com muito medo. E então BAM – o final foi surpreendente! Bem… Nem tanto assim. Eu fiquei me perguntando várias vezes como que eu não tinha pensado naquela possibilidade. Tudo fez muito mais sentido e o acontecimento que eu não estava entendendo foi muito bem explicado. Mas então eu comecei a analisar: “Por que o Tom nunca pensou nisso?”. Bom, se eu que estava em uma posição confortável não pensei, imagina ele que estava passando por uma situação altamente estressante.

Enfim, eu esperava muito desse livro, então talvez tenha sido esse o problema. Mas analisando todo o contexto, eu gostei de A garota do papel, principalmente por causa do final que foi surpreendente. Porém, eu gostei muito mais de O chamado do anjo!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-garota-de-papel#more-12647

Vladia Castro 17/02/2021

A garota de papel (Guillaume Musso) ????
Mais um autor queridinho p lista!! Leitura muito boaaa!!!
. Tom Boyd é um escritor que está sofrendo de uma dor de cotovelo enorme, após ser abandonado pela namorada, estrela de música clássica. Ele se afunda em bebida e remédios e ainda sofre da síndrome da página branca não conseguindo terminar o último romance da sua grande trilogia. Prá completar seu grande amigo e agente avisa q perdeu todo dinheiro em aplicações de risco...
. Ao mesmo tempo uma tiragem de livros está c defeito... E a personagem Billie sai do livro e cai no jardim de Tom... Ela força ele a encarar a realidade !! #agarotadepapel #gillaumemusso #verus #skeelo

" Os amigos são os anjos que nos levantam quando nossas asas já esqueceram como voar". (Anônimo)

" Ela secara minha existência, esvaziando-a dos risos e das cores. Acima de tudo, asfixiara meu coração, sugando-lhe toda e qualquer possibilidade de amar novamente. Agora, minha vida íntima parecia uma terra calcinada, sem árvores nem passarinhos, para sempre congelada no frio do inverno mais rigoroso. Eu não tinha mais apetite nem vontade, a não ser a de incinerar diariamente os neurônios a golpes de remédios para assim diluir lembranças penosas demais para enfrentar".

"Mas a paixão é como uma droga: conhecer seus efeitos devastadores nunca impediu ninguém de continuar se destruindo depois de ter entrado na engrenagem".

" Sei que para merecer o amor é preciso se entregar de corpo e alma e correr o risco de perder tudo... mas eu não estava preparada para isso e continuo assim até hoje..."

" O amor é como mercúrio na mão. Mantenha-a aberta e ele permanecerá em sua palma; feche-a e ele lhe escapará por entre os dedos" (Dorothy Parker)

"Os livros mais úteis são aqueles cuja metade é feita por seus leitores".

Ianka Rodrigues 24/01/2021

Divertido
Achei um livro bem gostosinho de ler. A escrita do autor é bem envolvente e te prende na história, ele escreve tão bem que até os personagens secundários que aparecem ao longo do livro de forma bem rápida, tem histórias interessantes que despertam uma vontade de saber mais. O livro teve um plot Twist q me pegou de surpresa mas que gostei. Recomendo a leitura e estou ansiosa pra ler outro livro do autor.

Leitura realizada pelo Kindle Unlimited

Cristina Henriques 30/03/2014

Tom Boyd venceu na vida. Depois de nascer em um bairro pobre, crescer cercado por gangues, drogas e violência, ele é o escritor do momento. Os 2 primeiros livros de sua Trilogia dos Anjos estão bombando, todos aguardam o último ansiosamente. Mas, depois de uma desilusão amorosa, ele cai em profunda depressão e não consegue mais escrever, está se autodestruindo, não se importa com nada. Seus amigos Milo e Carole não conseguem ajudá-lo. Parece que seu sucesso chegou ao fim.
Até que, durante uma noite chuvosa, uma mulher aparece nua em sua casa dizendo ser uma de suas personagens: Billie Donelly que, por um erro de impressão, havia caído do segundo livro da trilogia e precisava de sua ajuda para retornar a seu mundo.
A única forma de ajudar Billie é terminar a estória e assim reestabelecer o mundo dela. Se ele não voltar a escrever ela vai morrer. Juntos eles saem em uma jornada para recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. Mas o que eles não imaginavam era que estavam começando uma estória nova.

Adorei o livro, virou um dos meus favoritos.
Ele é cheio de citações – o que eu adoro – e fala sobre a importância dos leitores, essa relação tão íntima entre autor e leitor. Tudo isso impregnado na estória de Billie e Tom e Carole e Milo.
Foi uma estória surpreendente, não imaginava o final. Acreditei completamente que Billie realmente havia caído do livro, e isso é um ótimo sinal!
O livro mostra como uma estória, uma fantasia é capaz de salvar a sanidade de uma pessoa, diante de uma vida real dura demais - e eu acredito nisso piamente!

NessaCoutinho 15/02/2024

Recomendo
Um livro leve e fluido, gostei muito da escrita! É o primeiro livro que leio desse autor! Recomendo!

Viviane 28/05/2020

Uma estória cheio de referências
Uma leitura muito gostosa e leve de ler, voce vai a cada capítulo vendo a evolução de um amor entre um homem despedaçado por um antigo amor que perde o interesse em terminar sua trilogia, sim este homem e um escritório e uma de suas personagens que "cai literalmente de uma página de seu livro". E uma bom ver todo desenrolar desta estória

Michelle.Gomes 24/05/2020

Valeu a experiência
Eu esperava um romance mais raso, mas várias questões foram tratadas ao longo da história, desde a exposição da masculinidade tóxica até a violência nas periferias que é ignorada, tudo devidamente amarrado.
Porem, as vezes parecia que o autor queria mostrar como tem conhecimento sobre determinado assunto ou determinado local, colocando informação demais, mas não me pareceu ser acrescentado de modo orgânico, parecendo até um pouco forçado.
Mais pro final, quando começam a aparecer vários personagens que logo serão descartados, contando toda história deles, não consegui me conectar com nenhum, só queria que a parte deles acabasse logo
(Confesso que a parte do bilionário na livraria, pulei a maior parte)

Mayckson 16/03/2020

Um pequeno manual para escritores
Acredito que o livro foi escrito bem mais para escritores que propriamente para simples leitores. A maneira como a história é narrada e a personagem Billie que sai de um livro, são pontos que o autor usou para transformar escritores ao terminarem a leitura, para saírem como uma nova perspectiva de construção de personagens e enredo.

O livro tem uma história fascinante. Não vai se arrepender de ter lido, principalmente se você escreve livros também.

Verônica Michetti 01/10/2017

Edição

Assim como o primeiro livro resenhado aqui no blog (clique aqui para ler), A Garota de Papel foi publicado pela Editora Verus em 2012. As páginas são amareladas com tamanho de margem e fonte bons. A capa, como disse, é linda e mostra uma garota e as letras que a formam saindo do livro. Possui verniz localizado (o que eu adoro) e tanto na capa quanto na quarta capa existem algumas ranhuras que me lembraram pergaminho amassado. Na quarta capa também tem letras e números dando um toque especial.

História

Tom Boyd é um renomado escritor cujos dois primeiros livros da sua Trilogia dos Anjos já venderam milhões de exemplares. Porém, nem tudo anda às mil maravilhas para ele. Após romper com a namorada, por quem ainda é perdidamente apaixonado, Tom mergulha nas drogas e no álcool. Além disso, em decorrência de uma depressão profunda, ele não consegue mais escrever o tão esperado último volume da Trilogia.

Após passar meses enclausurado em casa, Milo Lombardo (amigo e agente de Tom) arrasta o escritor para um restaurante onde lhe relata dois sérios problemas. Primeiro: devido a um problema de impressão, a gráfica responsável pela estimada edição especial do segundo livro de Boyd imprimiu cerca de mil exemplares defeituosos. O livro acabava abruptamente na página 266 no meio de uma frase. Já o outro problema – cuja solução é ainda mais delicada – está ligado ao novo livro. Tom precisa escrevê-lo para honrar o contrato assinado com sua editora e assim não arcar com multas astronômicas. Mas nada que Milo diz adianta, Tom afirma estar vazio, totalmente bloqueado.

Para ler a resenha completa confira a página do Bookolic

site: site: https://veronicamichetti.wordpress.com/

Vandelma 12/08/2018

Gostei
Começo a ler e não sei se Tom está vivendo a realidade ou delirando, daí
penso que ele é doido de pedra e depois não tenho mais certeza. Fico tensa, dou risada das falas e fico curiosa.
Acho que até pareço com o Tom, pois as vezes seria bom viver loucuras.
Talvez eu não vá gostar da história quando finalmente terminar de ler o livro,
mas chegando no final eu fico curiosa para saber como termina, mesmo que seja
muito tarde e eu esteja morrendo de sono.

Kaillany.Pereira 16/02/2018

Leiaaaaaa
O livro é muito envolvente e bem desenvolvido, Musso não só nos conta uma estória como também nos transporta para dentro de uma leitura que a noção de tempo é perdida, porque não queremos parar nunca de ler.

Quando comecei o livro eu pensei que o final fosse óbvio, fui criando várias teses e durante o livro eu fui me entregando ao mistério sobre toda a história de Billie e por fim, quando finalizei, o final foi totalmente surpreendente e empolgante.

Se você tem interesse em comprar o livro ou ele está na sua estante pegando pó, nem sabe o que está perdendo, porque é apaixonante!!!