A Garota de Papel Guillaume Musso

Resenhas - A Garota de Papel

Psychobooks 23/03/2012

Classificado como 4,5 estrelas

Tom Boyd nasceu pobre e cresceu em um bairro problemático, dominado por gangues, tráfico de dorgas e armas. Superando todas as expectativas, ele se formou e construíu uma bela carreira como professor. Ao publicar seu primeiro romance, ele faz grande sucesso e muda a vida de muitas pessoas, Memórias de um Anjo é o primeiro volume de uma trilogia que trouxe fama e dinheiro para Tom.

Ele conhece Aurore, uma famosa pianista, top model que domina a capa das revistas semanais com sua vida boêmia. Tom se entrega de corpo e alma ao romance, mas isso não é o suficiente para manter os dois juntos e sem Aurore em sua vida, ele entra em depressão, se entregando à bebida, barbitúricos e manfetaminas. Para piorar sua situação, Milo - seu melhor amigo e agente -, o informa que eles estão falidos e Tom precisa escrever o último volume da série para que eles saiam dessa, mas Tom não é capaz de escrever nenhuma linha.

A linha tênue entre ficção e realidade da vida do autor se rompe, e a personagem secundária de seu romance aparece no meio da sua sala. Billie, uma mulher sexy, independente e que já sofreu muito, caiu do segundo volume da trilogia de Tom, que devido à um erro gráfico, tem metade das páginas em branco.

Carole, melhor amiga de Tom, tem um papel muito importante em sua vida e mostra que amizade verdadeira é para todos os momentos, bons e ruins.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de vários personagens, mas principalmente do Tom. Fiquei encantada com a escrita de Guillaume, as páginas voam sob os dedos do leitor, seus personagens são bem construídos e todos tem espaço na trama. Ao final da leitura, o leitor fica com a sensação de ter participado da vida dessas quatro pessoas. Com várias reviravoltas bem colocadas, o final me deixou surpresa, eu realmente não esperava esse desfecho.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2012/03/resenha-a-garota-de-papel.html

Carol 28/12/2020

Bom romance
Segundo livro que leio do autor! Sua escrita é fácil e envolvente! Esperava um suspense, mas é um romance gostoso de acompanhar.

Gabyz.z 28/11/2023

Premissa bem boa
Lembro que estranhamente, tive que ler esse livro para a escola, aula de português acredito.

E você me pergunta: "Pq não um Dom casmurro? Memórias póstumas ou similares?" E eu te respondo que também não sei.

Enfim, lembro que tínhamos que fazer a leitura para a prova, muitos abandonaram e foram atrás de outras pessoas que tinham finalizado. A maioria não gostava de ler, ou acharam chato, oq é compreensível.

Mas lembro que no começo da minha modesta vida como leitora, esse foi um livro que me prendeu surpreendentemente, e consigo lembrar da vibe de algumas cenas até hoje.

Se eu não tô errada é sobre um escritor que perdeu o tato, que estava sem inspiração e passando por um divórcio/algum problema amoroso.
Ele estava quebrado e vazio quando numa noite tempestuosa, a protagonista de um dos seus livros mais famosos (Billie) aparece em sua casa como num passe de mágica, e ele precisa ajudar ela pq se não algo vai acontecer, então eles embarcam numa jornada juntos.

Vc ficou interessado(a)? Pq se eu lesse uma sinopse assim hoje, eu ficaria muito curiosa.

????SPOILER A PARTIR DAQUI????

Quando ela aparece pela primeira vez, ele não acredita, acha que é alguma brincadeira ou que ele está delirando.
Tudo que ele pergunta sobre ela, ela sabe responder.
Suas ações, sua aparência, seus sentimentos são iguais aos da personagem que ele escreveu. Então ele acaba se deixando levar depois de um tempo.

Eles acabam se envolvendo em alguma parte da história antes dela sumir.

Lembro que fiquei chocada com o plot na época kkkkkk bons tempos

Na realidade, como ele estava no fundo do poço na carreira, um dos agentes dele ou amigo, meio que armou tudo isso.

A "Billie" na verdade foi uma atriz contratada pra ajudar o cara a se abrir, viver uma aventura e se inspirar de novo.
Ela estudou todo um roteiro, leu o livro, estudou a personagem pra conseguir fazer ele acreditar. Eles acabam se envolvendo e ela vai embora pelo oq eu me lembro, mas depois ele descobre e vai se encontrar com ela no final. Não lembro como foi a resolução certinha, tipo a última cena pra contar. Mas basicamente é isso

Eu não odiei, a premissa é realmente interessante, acho que só senti que foi um pouco cansativo nas partes deles viajando.

Lembrando que essa minha resenha é com minhas memórias de uns 5 ou mais anos atrás. Por isso estou dando 3 estrelas, não tenho lembranças o suficiente pra dizer que amei ou que gostei muito, mas sei que não odiei, e isso basta.

Fico surpresa por lembrar algo mesmo tendo lido uma vez só.
Nunca tinha me lembrado de marcar esse livro aqui até hoje, então pra prevenir, prefiro já guardar essas memórias nessa resenha.

S. Entre Amigas 14/10/2013

A Garota de Papel
Como muitos de vocês já devem saber, comigo não essa de "NÃO JULGUE O LIVRO PELA CAPA". Normalmente eu escolho meus livros pelo título e pela capa, sem nem ler a sinopse. E foi justamente isso que aconteceu com A GAROTA DE PAPEL.

Vamos concordar que, para muitos bookaholics como eu, esse é um título bem chamativo. E capa então? Não sei nem o que comentar e olha que é difícil me deixar sem palavras. Ou seja, a primeira impressão que tive do livro foi muito boa.

Ainda pela capa, foi meio inevitável esperar algo parecido com a Trilogia Mundo de Tinta da gloriosa Cornélia Funke. Porém, para a minha total surpresa e agrado, a história segue um rumo totalmente diferente da saga de Mo.

A Garota de Papel me mostrou um pouco mais do universo que cerca um grande escritor, seus medos, suas frustrações, até seus bloqueios. Somos apresentados a Tom Boyd, um escritor famoso que está em um momento crítico de sua vida.

Tom acaba de sofrer uma desilusão amorosa intensa. Ele é daqueles tipos de pessoa que acredita em alma gêmea piamente. Assim, quando Aurore - uma famosa pianista francesa - rompe o namoro com ele, ele perde totalmente a vontade de viver. Não consegue mais escrever, deixando assim a Trilogia dos Anjos sem um final.

E para completar totalmente a fase "desgraça&depressão", Tom começa a desenvolver um vício por remédios, calmantes em geral. E é em uma das noites em que Tom está dopado que aparece a nossa outra protagonista.

Billie Donelly é uma personagem adorável. Sarcástica na medida certa e com um temperamento pouco comum, ela literalmente "caiu" de um dos livros escritos por Tom. Ao meu ver, Billie é, de longe, a personagem mais interessante do livro inteiro!

A partir daí se desenrolam uma série de ações, incluindo até uma viagem ao México para recuperar o amor (e inspiração) de Tom, pois se ele não finalizar a trilogia a Billie "morre".

E quando eu penso que está acabando e já me preparo para chorar, o livro dá uma reviravolta emocionante que deixa os leitores com o coração na mão. Sem dúvida, o livro é uma leitura obrigatória para quem curte um drama romântico.

E, sem mais delongas, vamos fechar nossa resenha de hoje com uma citação maravilhosa dessa obra.

"— Pois tudo que eu queria — continuei — era dividir a vida com você. No fundo, acho que o amor se resume a isto: à vontade de viver as coisas a dois, crescendo com as diferenças do outro."

Renata.Mieko 10/05/2022

Eu simplesmente amei esse livro... Não consegui parar de ler!!!! Uma história que daria um ótimo filme de comédia romântica!!!

Júlia 05/08/2021

Um livro delicioso
Musso tem um formato de escrita que me cativa muito. Ao escrever seus livros, ele fala sobre a arte de escrever e cria um personagem, que conta uma história, e é como se o livro que você está lendo fosse esse personagem criado que escreveu, o que eu penso ser sensacional é muito diferente do que já li. Ele também é muito bom em amarrar os fatos e surpreender no final. Adorei esse livro. É leve, engraçado, envolvente, e apesar de parecer, não é nada previsível, o que também me agrada muitíssimo.

Annalisa 10/02/2023

A Garota de Papel

Eu tinha uma expectativa completamente diferente sobre esse livro, faz realmente uns 10 anos que ele estava na minha lista de desejados e cheguei até esquecer sua sinopse e sobre ele, e grata surpresa quando ele veio em uma das caixas do clube skoob.

Iniciei a leitura sem muita informação sobre o desenrolar do livro ou o foco, acreditei que seria mais voltado para o desenvolvimento do romance entre o autor e a personagem, mas é bem diferente disso. Tom Boyd é nosso autor-personagem, toda a história está girando em torno dele, seus livros e seus melhores amigos. Ele foi de um renomado e famoso autor para um decadente e acabada subcelebridade por conta de um romance real em sua vida mal sucedido e não superado. Após esse término abrupto e doloroso, Tom perde rumo da vida, não consegue mais escrever, não consegue mais socializar ou descobrir como sobreviver sem seu grande amor, se envolve em escândalos, uso de drogas, e acaba até mesmo sendo preso em algum momento. Se afunda em um depressão e sua vida está uma bagunça, para ajudar ainda seu melhor amigo perde todo o dinheiro deles em um investimento arriscado. Seus fãs aguardam ansiosamente o último volume de sua trilogia de maior sucesso, mas parece que nada disso vai acontecer, já que Tom só segue em uma direção: o fundo do poço.

E tudo realmente muda quando inesperadamente Billie aparece nua dentro de sua casa, e Billie nada mais é do que a personagem de seus livros. Obviamente no início Tom encara tudo como uma piada de mal gosto de alguma fã surtada, porém, lentamente ele acaba percebendo que aquela mulher doida, realmente pode ser sua Billie. E ela está desesperada para voltar para sua casa, ou seja, as páginas dos livros de Tom, e ela só conseguirá isso no momento em que o mundo imaginário voltar a acontecer, ou seja, quando Tom finalmente iniciar e finalizar a escrita de seu último livro da trilogia. Billie em um surto de medo e empolgação propõe um acordo com Tom, ela o ajuda a reconquistar seu amor perdido em troca dele finalmente escrever o livro e mudar a vida de Billie dentro da história para melhor (já que sua vida dentro do livro é só tristeza e desilusão).

E os dois então partem em uma aventura digna de sessão da tarde, envolvendo viagens, roubo de carros, pura adrenalina e desespero. O foco do nosso livro não é o romance, obviamente ele irá acontecer. Mas acompanhamos a vida de Tom, seus problemas e superação, acompanhamos a força de uma amizade e como aquelas pessoas que nos amam são capazes de tudo e de qualquer coisa para nos ajudar e nos fazer sair do buraco. E de como nosso passado influencia nossas ações e decisões, que por mais que tentamos fugir dele, ele sempre estará intrinsecamente dentro de nós.

Em alguns momentos estranhei a mudança de foco do livro, hora na vida de Tom, hora na vida de Milo e Carole (melhores amigos de Tom), e hora em qualquer outro assunto para depois voltar a narrativa em Billie e Tom. Alguns momentos achei também tudo muito corrido e acontecendo sem muita detalhamento, deixando algumas perguntas abertas ou explicações mal feitas. Mas de forma geral é uma leitura leve, divertida, prazerosa e achei a história bem singular. Gostosinho para passar o tempo ou sair de um ressaca literária.

isa 27/01/2023

A Garota de Papel
Eu tinha MUITA expectativa para esse livro e me decepcionei horrores. A ideia era simplesmente perfeita mas estragaram completamente. O livro não me prendeu em nenhum momento então eu tive que me obrigar a ler e o plot do final tirou todo o sentido da história.

Carol 28/02/2014

Ganhei esse livro de presente do meu ex-marido, A Garota de Papel, logo pensei: sou eu! A garota que vivia envolta a tantos livros, páginas, papéis, linhas, letras...

Esse livro é um presente, ele é a evolução do machucado, da ferida, do amor não correspondido, da decepção até o momento em que o tempo vem, as pessoas entram, a vida continua e você se vê preparado para tudo novamente, é um ciclo, um ciclo que se abre e se fecha a cada vez que alguém passa pela sua vida. Até quando você é surpreendido pela vida e ela te dá tudo novamente, mas tudo melhor, tudo mais sincero, tudo mais bonito, tudo mais verdadeiro e ao ponto de você achar que jamais amou na vida, e o que antes era o seu sofrimento, a sua busca por uma nova chance na verdade não era nada, não foi uma centelha do que o seu novo e verdadeiro sentimento está lhe proporcionando. É o sentido. Tudo faz sentido.

Tom, famoso escritor de uma trilogia, para no último volume e tem a síndrome da página em branco, ao ser abandonado por Aurore, seu amor verdadeiro, sua razão e sua inspiração. Se afunda num mundo de bebida, drogas, solidão e se vê falido, sem perspectiva de nada.

Até que um dia uma das personagens do seu livro lhe bate a porta para trazê-lo de volta à vida, com a promessa de que se ele acabar de escrever o livro e lhe dar um final feliz, ela o ajuda a reconquistar Aurore.

A armadilha do destino e de seus amigos trazem o Tom de volta para os seus leitores, numa deliciosa história a qual você torce para que a Billie personagem fictícia vire realidade e corresponda ao amor que Tom descobriu que pudesse sentir.

green.eyes 14/02/2022

Confort Book
Esse livro é completamente meu livro de conforto, algo fácil de ler. Um romance entre um autor e sua personagem é uma coisa perfeita de se ler, segunda vez que leio e apesar de achar algumas partes enjoadas e chatinhas de ler, todo o enredo é perfeito.

Allyne 27/12/2022

Então...
Como foi o primeiro livro do Guillaume Musso que eu li, tinha expectativas bem altas devido à resenhas deste livro e de outros do mesmo autor. Em relação à escrita do autor, é indiscutível como é envolvente e viciante, mas a história em si, eu não gostei muito. O Tom é muito inconsequente nas cenas iniciais, e mesmo sabendo que estava passando por problemas, não acho que justifique suas atitudes. A Saga pelo único livro com defeito que ainda estava perdido, as histórias e as pessoas que estiveram em posse desse tal livro, sinceramente não agregou nada à história. Só vi melhora na leitura após metade do livro, que pra mim foi a melhor parte. O plot do final (opinião pessoal) não foi suficiente pra equilibrar o restante da história.