As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Adson 23/12/2021

Talvez eu precise reler, talvez tenha sido a época, mas terminei na garra porque foi difícil, muito difícil.

duda 23/03/2021

Melhor do que eu esperava
Apesar da escrita forte e rebuscada, foi um livro maravilhoso para mim, realmente gostei muito e apesar dos fatos trágicos, sempre que penso nele me dá vontade de rir.
Jô Soares misturou muito bem mistério, assassinato, comédia e até um romance policial.

Tadeu.Santos 17/02/2021

Recomendo
Sou suspeito para falar das obras de Jô Soares. Porém, posso afirmar que esta é mais uma de suas magníficas obras já feitas. Jô Soares trás você ao Brasil do início do século XX, à capital Rio de Janeiro.

Uma obra recheada de ironias, acontecimentos históricos, humor e suspense. O caso das enganadas segue o mesmo padrão do seu livro "O Xangô de Baker street", inclusive com personagens homônimos, como o delegado Melo Noronha.

Se recomendo? Sim! Amei este livro e quero ler novamente. ?

Bruno.Lopez 07/01/2020

Esganado de suspense
O suspense é muito interessante, a trama muito bem feita e a vontade de continuar a leitura só aumenta a medida em que os mistérios vão se resolvendo. Uma leitura divertida.

Volpato 01/01/2012

Bom Livro.
Uma história envolvente, divertida e muito criativa.

CooltureNews 01/01/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Junior Nascimento

Sempre gosto de fazer a resenha de um livro assim que termino a leitura, porém isso não aconteceu desta vez por um simples motivo, ainda não consegui me decidir se gostei ou não do livro. Esse foi o segundo livro de Jô Soares que tive a oportunidade de ler, logo, apesar de sentir um certo incomodo no começo pela forma “cruel” com que o mesmo retrata as gordas (irei utilizar a mesma nomenclatura da obra, até porque também acho “obesa” uma palavra pior) já esperava algo assim.

Não tenho o peso ideal e acredito que foi este o motivo dessa indecisão, algumas pessoas podem achar um tanto ofensivo, outras podem levar na brincadeira (assim como eu). Deixando de lado essa polêmica, o livro é muito bem escrito com personagens cativantes e uma dose certa de humor, durante toda a leitura é impossível disfarçar o sorriso que acaba se transformando em gargalhadas em alguns momentos. A trama é muito bem desenvolvida, assim como o nosso cruel assassino.

Apesar de se tratar de um drama policial, achei interessante o fato de não haver um mistério para nós leitores. Desde o princípio sabemos quem é o responsável pelos crimes, suas motivações e seu “modus operandi”. Isso foi uma grande surpresa, afinal a grande maioria dos livros deste gênero tendem a manter o mistério até o final, e convenhamos, isso é o fácil. Jô Soares fez o difícil, manteve a trama envolvente e interessante sem fazer o uso de tal artimanha.

Caronte, nosso serial killer é a personificação do cliché. Tendo um dos pais dominante, neste caso a mãe, que após engordar durante a gestação impôs ao filho uma dieta restritiva. Como se não bastasse se vingar da mãe, Caronte começa uma verdadeira caçada contra as mulheres acima do peso. Tobias Esteves era um policial em Portugal, foi afastado do cargo e veio construir sua vida no Rio de Janeiro, empresário bem sucedido, oferece seus serviços a policia local e acaba se tornando parte importante da investigação. Definitivamente um dos personagens que tive maior simpatia (será que por ele ser gordinho?).

O fato de ter uma pitada de humor no livro tornou a leitura prazerosa desde o inicio. Mas o fato de mesclar cenas e personagens de época tornou a leitura um pouco mais lenta, e em alguns momentos foi complicado continuar a leitura. Acredito que vocês já conseguiram entender os motivos para ainda não ter uma opinião definitiva sobre a obra, estou bem confuso e isso é pode ser visto como algo positivo, afinal não vou conseguir tirar o livro da cabeça até encontrar essa resposta, quando o fizer prometo vir contá-la para vocês.

Tauan 22/09/2015

Adoro o Jô
Jô Soares volta a nos entreter com mais uma obra repleta de humor, informações históricas e sua peculiar tendência ao bizarro.
Neste romance ambientado no Rio de Janeiro de 1938, tem como planos de fundo, além dos habituais cenários do Distrito Federal, a implantação do Estado Novo de Vargas, a Copa do Mundo de 38, as internacionais movimentações pré 2º Guerra, e corridas automobilísticas. Nele um assassino esta à solta, um homem louco (porém habilidoso), que além de matar, tortura suas vítimas, que são sempre mulheres gordas.
Mulheres gordas, e lindas, como a própria mãe – a primeira a ser assassinada. Os homicídios são sempre por comilança, elas as mata usando receitas lusitanas, temperadas com sádico humor cáustico.
No encalço desse psicopata, estão o delegado ranzinza Mello Noronha, seu auxiliar medroso Calixto, o ex-inspetor português Tobias Esteves, e a jornalista aventureira Diana de Souza. Um time bem heterogêneo, mas de inestimado valor.
O livro todo é uma gostosura de se ler, mais uma vez Jô Soares consegue narrar crimes brutais, com requintes de crueldade, e ainda deixar o leitor com sorriso satisfeito nos lábios (aconteceu várias vezes).
O desfecho é, como sempre, desconcertante!

Faço única ressalva: a linguagem utilizada pelo autor é, as vezes, exageradamente rebuscada.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Saulo 21/12/2020

Quando o autor é maior que a obra.
É inegável a qualidade da escrita de Jô Soares, sempre leve e divertida. Também é sabido da sua vasta cultura , seus vários idiomas e conhecidamente histórico sobretudo acerca de causos e pessoas do Rio de Janeiro de antigamente.
E este, para mim, é o principal defeito de ?As Esganadas?. A cada página, Jô se esforça em contar histórias, trazertramas da época e mostrar o quanto domina o tempo... porém, parece ter esquecido de que estamos diante de uma trama policial. Os quatro tipos envolvidos na investigação fazem muito pouca coisa. E a resolução do crime eh pouco inspirada. Se você quiser ler pela qualidade da escrita divertida, va em frente. Ele é um gênio. Se você estiver atrás de uma boa história de serial killer... hummmm... parta pra outro livro.

Gustavo 23/03/2012

Um pouco previsível, além de fraco em piadas
Esperava mais, considerando os antecessores "O Xangô de Baker Street" e "O homem que matou Getúlio Vargas".
A impressão que se tinha é que o Jô se esforçava ao máximo para achar o sinônimo mais estapafúrdio para a mais simples palavra. Na minha opinião, o bom livro deve fluir de forma natural, tanto em sua escrita, quanto em sua leitura. Tais vocábulos seriam aceitáveis em Machado de Assis, Aluísio de Azevedo etc, pois eram palavras correntes na época, mas mesmo a história se passando na década de 30, não acho que o vocabulário usado se justifica. Mesmo sendo o Jô o homem culto que é, duvido que ele mesmo use tais palavras no seu dia a dia.
Mas independente da forma, o conteúdo também achei fraco. As piadas são raras e o final previsível.
Talvez no cinema uma adaptação ficaria bacana.

Raquel Lima 27/01/2012

Mèdio
Os livros do JÓ estão sempre na média. São livros regulares. Hà boas partes: humor inteligente, um bom conteúdo histórico, texto impecavél... Mas acaba aí... O enredo tem a mesma formação dos outros três. Neste livro conseguimos ir bem, interessados nas mortes, curtindo as passagens, rindo de suas tiradas, mas aí ... o autor ( o que parece) cansa de escrever e o crime é solucionado...

Fernando 07/02/2012minha estante
tive a mesma sensação... parece que cansou e resolveu terminar de qualquer maneira!

Pandora 19/06/2012

O Jô escreve bem, o livro é leve, dá pra ler numa tarde. Curiosamente, as passagens que eu menos gostei foram aquelas em que ele tentou fazer piada. Nada contra o humorista Jô Soares, mas no livro não vi tanta graça. Também achei o final rocambolesco demais, mas no todo, é uma boa diversão.

Josi do Beco 16/06/2021

Jô escreve engraçadamente.
As esganadas foi meu primeiro livro do Jô Soares e eu adorei a maneira como Jô escreve, além de uma leitura engraçadíssima, em que a gente ri o tempo todo, ele nos traz gatos históricos importantíssimos da época no Brasil e no Mundo, nós conta sobre o Estado Novo, o Rio das vedetes, estrelas do rádio, carnaval entre outros.
Também nunca quiz experimentar tanto receitas portuguesas como se livro me induziu na vontade de estar comendo a toda hora, me sentindo uma esganada.
Meu único adendo, é o assassino ter se revelado nas primeiras páginas sem o mistério da descoberta, para mim que amo suspense, preferiria o mistério até o final.

Lorena 19/12/2020

Amado??
Amei o livro! A temática que eu curto.

Mistério, personagens engraçados para dar aquela quebrada na vibe pesada do livro, a psicologia por trás do serial killer é, digamos, deliciosa se não for muito estranho falar isso.

Porém, medo do Jô Soares ?

Wallace 13/11/2011

Não cumpre o que promete
O que é isso? Um livro de humor? Pois não achei nada, nenhum trecho, engraçado. Era pra ser suspense? Como assim? Se no primeiro capítulo ficamos sabendo quem é o assassino e o motivo de suas crueldades. Terror? Não me causou medo. Me causou nojo, ao ver aquelas defuntas misturadas com comida.. Urgh... Quando comecei a achar que poderia haver um quê de romance, decepcionei totalmente..!!!

Enfim... Entendi a história, mas não o livro. Não vi sentido em contar uma história dessas. Ficou aquela sensação de que perdi meu tempo, pois não descobri nada, não senti nada, não aprendi nada....
Raphaella 18/11/2011minha estante
É, concordo com você.

Dri 07/12/2011minha estante
Deve ser nojento mesmo misturar as mortas com comida.