As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Tadeu.Santos 17/02/2021

Recomendo
Sou suspeito para falar das obras de Jô Soares. Porém, posso afirmar que esta é mais uma de suas magníficas obras já feitas. Jô Soares trás você ao Brasil do início do século XX, à capital Rio de Janeiro.

Uma obra recheada de ironias, acontecimentos históricos, humor e suspense. O caso das enganadas segue o mesmo padrão do seu livro "O Xangô de Baker street", inclusive com personagens homônimos, como o delegado Melo Noronha.

Se recomendo? Sim! Amei este livro e quero ler novamente. ?

arthurcarv 14/08/2012

Achei o livro muito arrastado e nos últimos dois capítulos acontece tudo muito rápido. Há muitos detalhes que não acrescentam em nada para a história.

Adson 23/12/2021

Talvez eu precise reler, talvez tenha sido a época, mas terminei na garra porque foi difícil, muito difícil.

Danilo 26/08/2012

Saboroso
Fiquei satisfeito do começo ao fim do livro. Foi a primeira ver que li Jô Soares, e fiquei fã. A história faz uma mistura de investigação policial, comedia e fatos e figuras históricas brasileiras. Uma leitura agradável e objetiva. O painel do Rio de Janeiro da época dar ao livro um toque de alegria e comportamentos tipicamente brasileiro.

Rebeca 27/08/2012

Que fome!
Como é bom ser envolvida por um livro, né?! Li As Esganadas em apenas 3 dias!!!
O livro do Jô não nos envolve apenas pela história de assassinatos, mas pela culinária portuguesa, pelas ruas do Centro do Rio, pelas publicidades realizadas na rádio, pela cultura da época...
Fora que pela grande ironia de ver o caso ser solucionado por um Português 'mega' esperto e inteligente!!!
Sem dúvida, um livro que vale a leitura!

Galo Doido 04/09/2012

Fraco
Olha, pela grandiosidade de Jô Soares, o livro deixa a desejar. É uma leitura fraca, não tem humor que resolva. É um "samba do crioulo doido". Pra ser sincero, é uma "mistureba" de "jesus com jenésio" que não ME agradou. Esperava mais. Tenho os quatro livros e vou tentar ler todos.

Monica 20/09/2012

Livro péssimo
Livro péssimo, o autor enrola muito e se torna cansativo. Não prende o leitor.

Paula1735 21/06/2022

Interessante o fato de Jo Soares ter colocado fatos reais misturados a fatos fictícios, colocando no final o seu toque. Acrescentando um pouco de humor e irreverência características marcantes deste autor.

Yamanakas 22/01/2022

As esganadas?
Achei apenas bom mesmo? nada de surpreendente. A história não cativa muito, umas partes tem muita encheção de linguiça.
O desfecho do assassino consegue ser o pior da história inteira.

Anne 23/06/2021

livro interessante
quem não está acostumado com romance policial, talvez não se agrade com a história e o jeito que jô soares guiou a leitura. mas, na minha opinião, foi um livro fantástico, e com toda a perspectiva do assassino só me animou mais para saber como o detetive iria solucionar todo o caso.

Giulia.Goncalves 21/03/2023

Uma obra completa
Jô Soares (que descanse em paz) conseguiu colocar vários gêneros literários dentro de uma só narrativa e ainda por cima de forma coesa. Além da parte investigativa, temos uma ponta de relato histórico da época do Estado Novo e pré segunda guerra, além do tom de comédia sempre presente. É divertido como o narrador parece contar a história e ao mesmo tempo não quer que o leitor a leve tão a sério, fazendo tiradas e debochando dos próprios personagens e suas personalidades. Acho que vale a pena, se você é brasileiro, ler ao menos uma vez, só pelo prazer de ler algo tão brasileiro. GATILHO DE DISTÚRBIOS ALIMENTARES, ABUSO E VIOLÊNCIA.

Evelyn 18/12/2022

Cuidado com Caronte ?
Eu vi esse livro no sebo, tava na promoção e tava afim de ler algo pra descontrair e dar risada. E acertei na escolha. Li muito rápido, e foi uma leitura bem divertida.

É incrível como o Jô consegue mesclar o suspense do crime - mesmo você sabendo desde o começo quem é o assassino - com a comédia. Esse livro é, de certa forma, um retrato do Brasil.

Recomendo muito, tanto para valorizar a literatura nacional quanto pra ver como o Jô era engraçado e genial fora da televisão também.

Mayara Kulka 14/09/2022

Inesperado
Nunca tinha lido livros do Jô, e posso dizer que foi uma grata surpresa. Ao mesmo tempo que a história é mórbida e também engraçada. Recomendo a leitura. Livro de fácil leitura e rápido.

nandalunac 14/09/2022

O livro tem um humor um pouquinho datado, mas levando em consideração que é uma publicação de 11 anos atrás conseguimos relevar isso.
No geral a história é bastante interessante e a ambientação história é bem estruturada, com base em pesquisas!
Jô conseguiu juntar duas coisas que eu gosto muito: suspende e comédia (e faz isso com maestria)
O deboche é muito presente e dá um ar muito leve pro livro (apesar de falar sobre coisas pesadíssimas)
Gostei muito, achei engraçado, divertido e intrigante!!

Não darei mais estrelas porque o livro tem os seus defeitos, mas de qualquer forma recomendo muito!

Josi do Beco 16/06/2021

Jô escreve engraçadamente.
As esganadas foi meu primeiro livro do Jô Soares e eu adorei a maneira como Jô escreve, além de uma leitura engraçadíssima, em que a gente ri o tempo todo, ele nos traz gatos históricos importantíssimos da época no Brasil e no Mundo, nós conta sobre o Estado Novo, o Rio das vedetes, estrelas do rádio, carnaval entre outros.
Também nunca quiz experimentar tanto receitas portuguesas como se livro me induziu na vontade de estar comendo a toda hora, me sentindo uma esganada.
Meu único adendo, é o assassino ter se revelado nas primeiras páginas sem o mistério da descoberta, para mim que amo suspense, preferiria o mistério até o final.