As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Christian 02/04/2012

Agradável.
Nao é o melhor livro do Jô Soares, mas passa-se bons momentos lendo "As esganadas". Mesmo com um tema forte, com mortes violentas, o autor consegue dar a suavidade que deixa a leitura agradável através do humor, dessa vez menos efusivo. O que ele faz muito bem, mais uma vez, é ambientar a história num importante momento do passado e ser detalhista ao extremo na reconstituicao de época, o que dá um charme extra ao livro. Misturando personagens fictícios com personalidades históricas inseridas em uma trama policial, Jô cumpre uma vez mais seu objetivo nos brindando com um bom livro, mesmo que a trama policial seja um pouco deficiente.

Joao 12/01/2012

Aniversário
ganhei de aniversário, já partiremos para leitura....

Klebesson 20/01/2012

Ótimo
Ele te leva diretamente para dentro da trama, descritas com palavras mais cultas, é ótimo para o enriquecimento do vocabulário.

Rodrigo 12/02/2012

As Esganadas
Como todo livro de Jô Soares, o enredo é praticamente o mesmo. Rio antigo, um assassino, detetives cômicos querendo mostrar serviço e um vocábulo impecável. Pra quem gosta do autor, esse é mais um suspense/cômico repetitivo e divertido.

ThaísLR 08/02/2012

Culinária mediócre
Tentei terminar este livro, mas é tão insosso que desisti. Existem milhares de livros interessantes por aí que realmente merecem meu tempo e dedicação. Por que achei tão ruim? Olha, o livro até que começa bem com o autor caracterizando os crimes e as personagens principais mas do meio pra frente o bolo desanda e murcha. Talvez um dos problemas tenha sido o cenário. A história de passa no Rio de Janeiro da década de trinta e Jô certamente fez a lição de casa e estudou esse período da nossa história com profundidade, mas, na minha opinião, exagerou na dose. Quis passar para o leitor todas as curiosidades, minúcias, hábitos e fatos da época e isso acabou sobrecarregando a trama. Há parágrafos e capítulos inteiros absolutamente inúteis. Foi sal ou açúcar demais, sei lá. Mas o pior de tudo foi a caracterização dos dois personagens principais: o detetive Tobias Esteves e o assassino Caronte que não impressionam em nenhum momento. Jô não conseguiu construir a trama de modo que considerássemos o assassino brilhante ou assustador ou qualquer coisa de marcante, ele é, como diria o macaco simão, um picolé de chuchu. Por consequência, o detetive que investiga os crimes também não se destaca, não é um Sherlock Holmes ou um Hercules Poirot nem o solucionador dos assassinatos da rua Morgue. Como cobertura do desastre Jô faz uso de um vocabulário erudito, como um cozinheiro que assou um mau bolo e, na tentativa de disfarçar o fracasso, o cobre com um bom chocolate. Não adiantou em nada continuou duro de engolir.

Macgaren 30/11/2012

Leitura leve apesar do tema.
Eu li(ou ao menos tentei) os três livros anteriores do Jô. o único que abandonei foi o Homem que matou Getúlio Vargas. Esse "As esganadas" não tem nada diferente dos outros dois: Assassinatos, Início do Século, Rio de Janeiro etc.O que acaba cansando um pouco mas em contrapartida a leitura é fácil, os personagens são divertidos( O Calixto rouba a cena) apesar de não serem aprofundados.
Achei que o fato do assassino ser revelado já no começo da história fosse tornar a história chata mas até que ela te segura até o fim.
Apesar de algumas situações se resolverem fáceis demais,é uma boa história contada através de uma forma de escrita que entre momentos engraçados faz com que as quase 300 páginas do livro passem rapidamente.
Mas ainda está longe de superar "O Xangô de Baker Street"

Matt 26/12/2012

ASSASSINATO
Jõ Soares se mostra um excelente escritor, em As esganadas ele conta a historia de um serial killer que só mata mulheres gordas, Jõ tem a capacidade de escrita rara no brasil hoje em dia, uma escrita detalhada e delicada

O livro tem cenas fortes, que vagam por nossa imaginação, as cenas dos assassinatos sempre acompanhados de trilhas sonoras e atraves da historia Jo nos da uma perfeita liçao historica sobre a epoca de Getulio Vargas

Com um otimo enredo e personagens pra lá de bons, as esganadas é um best seller brasileiro

Day! 27/12/2012

As Esganadas
Fiquei super curiosa de ler esse livro despois que eu vi o programa do jô divulgando esse livro. QUE DROGA DE LIVRO... tinha boas esperanças nele. Mto chato

Rodrigo Picon 02/01/2013

Um pouco de cada coisa
"As Esganadas" conta a história de um assassino em série, que tem o prazer em matar gordas, utilizando-se de receitas portuguesas, tudo ocasionado por um forte trauma deste para com sua mãe - gorda e portuguesa.
Somos apresentados a vários personagens, como Caronte, o assassino (não é spoiler, pois o próprio autor conta quem é o assassino, logo no início), o delegado Mello Noronha, encarregado do "Caso das Esganadas", o inspetor Valdir Calixto, o detetive português Tobias Esteves e a jornalista Diana de Souza Talles. Cada personagem possui a sua personalidade bem delimitada - senti um pouco de falta em Diana, deixada bem a segundo plano durante toda a história.
É um bom livro, com desfecho engraçado - não sensacional, pois foi fácil prevê-lo; creio que mesmo aquele que não seja escritor facilmente prevê - e a história é toda muito suave, além de rimos bastante com as asneiras proferidas por Calixto, talvez o personagem que dá um show a parte. E só.
Como livro policial, senti a falta da tensão durante todo o livro normalmente criados em livros do ramo como "quem é o assassino?" ou algo do tipo. Desde o início sabemos quem é o assassino, a história se desenrola no intuito da polícia em descobrir - apenas descobrir, não parece em momento algum que a polícia tinha o intuito de parar os assassinatos desenfreados - quem é o assassino. Só que, como todo livro que, ao lermos, sabemos que haverá um final feliz, ao ler você já imagina que, no final, acontecerá algo que mudará todo o rumo das investigações e que acarretará na descoberta do assassino - o fatídico final DEUS EX MACHINA, que eu particularmente detesto.
Senti também desnecessidade em algumas passagens do livro em narrar fatos, completamente alheios à história, e que apenas acresce o conhecimento do leitor - seja de fatos fictícios, ou de fatos reais -, bem como de criar situações igualmente alheios (como a corrida na qual Diana participa, como se fosse um FILLER), como se o autor quisesse demonstrar um conhecimento sobre as situações e os fatos que aconteceram no ano de 1938 (ano que se passa a história).
Enfim, é um livro morno, não é aquele livro que te entusiasma em relê-lo ou indicá-lo aos amigos, mas, pelo menos, não é um livro que te faz desanimar de sua leitura no meio do caminho.

marcelodonati 12/01/2013

Jô em grande forma em um ótimo e conciso romance policial
Há muito um livro não me atraía pela leitura ágil, detalhes pormenorizados mas não chatos, personagens complexos mas não sonolentos, e trama burlesca mas não menos que ótima!

Jô em grande forma, usando da descrição do Rio de Janeiro da década de 30, época do Estado Novo, pouco antes da Segunda Guerra, o nazismo correndo solto na Europa.

A trama, basicamente policialesca, repletas de trocadilhos e humor inteligente característico de Jô Soares, conta sobre um psicopata dono de uma funerária, que busca freneticamente matar de forma brutal e horrível mocinhas 'acima do peso', o que no Livro gera o suspense do 'Caso das Esganadas'.

O enredo, prontinho para virar filme de grande bilheteria, possui personagens muito interessantes, como o português Tobias Esteves, encarnando uma espécie de Sherlock Holmes lusitano.

Escrita concisa, sem vícios de pedantismo literário nem vernáculos ultra difíceis, uma leitura agradável, amena e com várias tiradas e momentos engraçados.

Com certeza, o que mais me atraiu foram as descrições dos locais, das personalidades e dos acontecimentos da época retratada (1938) o que, aliada à ficção, confluiu numa história bem amarrada e aprazível.

Angela 21/01/2013

Divertido
Como o Xangô, este livro é bem divertido!

Cássio 29/01/2013

Minha primeira experiência com os livros do Jô. Gostei muito dele. É daqueles livros que torço pra virar filme ou série.

Soraia 20/02/2013

Não desanimar.
A leitura não é ruim, é um suspense até muito interessante de ler. É preciso entrar na viagem e se ver lá no período em que a trama é contada. Gostei e indico. Apesar da minha antipatia ao Jô Soares, pois acho ele pedante e arrogante em alguns momentos, justiça tem que ser feita, ele é muito inteligente!