As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Tauan 22/09/2015

Adoro o Jô
Jô Soares volta a nos entreter com mais uma obra repleta de humor, informações históricas e sua peculiar tendência ao bizarro.
Neste romance ambientado no Rio de Janeiro de 1938, tem como planos de fundo, além dos habituais cenários do Distrito Federal, a implantação do Estado Novo de Vargas, a Copa do Mundo de 38, as internacionais movimentações pré 2º Guerra, e corridas automobilísticas. Nele um assassino esta à solta, um homem louco (porém habilidoso), que além de matar, tortura suas vítimas, que são sempre mulheres gordas.
Mulheres gordas, e lindas, como a própria mãe – a primeira a ser assassinada. Os homicídios são sempre por comilança, elas as mata usando receitas lusitanas, temperadas com sádico humor cáustico.
No encalço desse psicopata, estão o delegado ranzinza Mello Noronha, seu auxiliar medroso Calixto, o ex-inspetor português Tobias Esteves, e a jornalista aventureira Diana de Souza. Um time bem heterogêneo, mas de inestimado valor.
O livro todo é uma gostosura de se ler, mais uma vez Jô Soares consegue narrar crimes brutais, com requintes de crueldade, e ainda deixar o leitor com sorriso satisfeito nos lábios (aconteceu várias vezes).
O desfecho é, como sempre, desconcertante!

Faço única ressalva: a linguagem utilizada pelo autor é, as vezes, exageradamente rebuscada.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

paulorodrigues 04/11/2019

Ruim
A única coisa que salva, são as referências históricas. O livro é mal escrito, começa mal e terminar pior.

Jr. 27/04/2012

Um livro onde posso falar que o autor #JôSoares, soube escolher os personagens a dedos.
O Chefe de Polícia # FilintoMüller com seu poder de dar ordens...
O Delegado #MeloNoronha sempre mau Humorado mas sempre atende os pedidos da sua esposa #Yolanda para ver óperas.
O Inspetor e assistente pessoal do delegado #ValdirCalixto além de alto e musculoso, é muito medroso.
A Repórter e Fotógrafa #DianadeSouza Além de inteligente, carrega consigo um charme que deixa qualquer marmanjo de boca aberta.
E por fim o Sinistro #Caronte que odiava a propría mãe #Odília,desde a sua festa de aniversário de dez anos, quando em vez de um bolo, ela pôs na sua frente um prato com meio mamão enfeitado com as velas.ao contrário de #Caronte, #Odília sua mãe era Muito Gorda, mas mantinha ele sob uma dieta rigorosa.
Hoje Caronte tem seu Proprío negocio, sua ilustre funerária *Estingue... ele agora se vinga em mulheres obesas toda a raiva que sente da mãe.
Um Romance Polícial que deixa vc cada vez mais curioso(a) a cada página deixada pra trás.
#EuRecomendo

Mirellissima1 14/09/2020

Primeira experiência com a escrita do Jô Soares e achei fantástico! Leitura rápida e fluida!

Lorena 19/12/2020

Amado??
Amei o livro! A temática que eu curto.

Mistério, personagens engraçados para dar aquela quebrada na vibe pesada do livro, a psicologia por trás do serial killer é, digamos, deliciosa se não for muito estranho falar isso.

Porém, medo do Jô Soares ?

Zé Pedro 23/05/2012

As enganadas

Toda vez que leio um livro do Jô Soares fico com duas impressões.
A primeira é de que ele tem uma criatividade incrível de criar estórias, situações e personagens, estes sempre interessantes e instigantes. A farta e precisa reconstituição de época também é algo que se deve destacar em seus livros. Neste, os leitores fazemos uma educativa viagem ao tempo de Getúlio Vargas e aos acontecimentos da época.
A outra impressão que me fica é que isso mascara os defeitos e as limitações do seu texto. Dá sempre a impressão que o tema merecia ser desenvolvido de forma melhor e mais abrangente. Que o tipo minucioso de reconstituição de época e seus detalhes, por vezes, desnecessários, são uma forma de dar um ‘enchimento’ á estória que poderia ser feito de outra forma (mais criativa) se melhor escritor fosse o Jô.
Mas, de qualquer forma, creio ele escreve um texto fácil de ser compreendido por uma grande maioria e isso torna a leitura rápida e consumível por um número cada vez maior de pessoas, facilitando para que logo os seus livros entrem nas listas dos mais vendidos.

arthurcarv 14/08/2012

Achei o livro muito arrastado e nos últimos dois capítulos acontece tudo muito rápido. Há muitos detalhes que não acrescentam em nada para a história.

Giordano.Sereno 07/11/2020

Que saudade que estava do Jô
Estava com saudades do texto inteligente e da ironia refinada do Jô Soares. Uma história de mistério e suspense muito bem construída que prende o leitor até o final. O autor mistura com maestria ficção e realidade de um jeito único. Minha única ressalva é a gordofobia. É de esperar que o personagem Caronte, o assassino da trama, tenha preconceito com gordas, uma vez que as mata. Mas não é só ele. O narrador fala umas coisas difíceis de ouvir.
É claro que ninguém pode acusar o Jô de gordofobia, já que ninguém é preconceituoso consigo mesmo. Talvez a intenção do autor tenha sido essa mesma. Incomodar as pessoas para que elas reflitam sobre seu comportamento.
De toda forma, vale muito a pena a leitura.

Bruno.Lopez 07/01/2020

Esganado de suspense
O suspense é muito interessante, a trama muito bem feita e a vontade de continuar a leitura só aumenta a medida em que os mistérios vão se resolvendo. Uma leitura divertida.

Anne 23/06/2021

livro interessante
quem não está acostumado com romance policial, talvez não se agrade com a história e o jeito que jô soares guiou a leitura. mas, na minha opinião, foi um livro fantástico, e com toda a perspectiva do assassino só me animou mais para saber como o detetive iria solucionar todo o caso.

Josi do Beco 16/06/2021

Jô escreve engraçadamente.
As esganadas foi meu primeiro livro do Jô Soares e eu adorei a maneira como Jô escreve, além de uma leitura engraçadíssima, em que a gente ri o tempo todo, ele nos traz gatos históricos importantíssimos da época no Brasil e no Mundo, nós conta sobre o Estado Novo, o Rio das vedetes, estrelas do rádio, carnaval entre outros.
Também nunca quiz experimentar tanto receitas portuguesas como se livro me induziu na vontade de estar comendo a toda hora, me sentindo uma esganada.
Meu único adendo, é o assassino ter se revelado nas primeiras páginas sem o mistério da descoberta, para mim que amo suspense, preferiria o mistério até o final.

Danilo 26/08/2012

Saboroso
Fiquei satisfeito do começo ao fim do livro. Foi a primeira ver que li Jô Soares, e fiquei fã. A história faz uma mistura de investigação policial, comedia e fatos e figuras históricas brasileiras. Uma leitura agradável e objetiva. O painel do Rio de Janeiro da época dar ao livro um toque de alegria e comportamentos tipicamente brasileiro.

Rebeca 27/08/2012

Que fome!
Como é bom ser envolvida por um livro, né?! Li As Esganadas em apenas 3 dias!!!
O livro do Jô não nos envolve apenas pela história de assassinatos, mas pela culinária portuguesa, pelas ruas do Centro do Rio, pelas publicidades realizadas na rádio, pela cultura da época...
Fora que pela grande ironia de ver o caso ser solucionado por um Português 'mega' esperto e inteligente!!!
Sem dúvida, um livro que vale a leitura!

Galo Doido 04/09/2012

Fraco
Olha, pela grandiosidade de Jô Soares, o livro deixa a desejar. É uma leitura fraca, não tem humor que resolva. É um "samba do crioulo doido". Pra ser sincero, é uma "mistureba" de "jesus com jenésio" que não ME agradou. Esperava mais. Tenho os quatro livros e vou tentar ler todos.

Monica 20/09/2012

Livro péssimo
Livro péssimo, o autor enrola muito e se torna cansativo. Não prende o leitor.