As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Luiz 22/01/2021

Quando escolhi este livro para ler, meu maior interesse nele nem era a história e sim conhecer a escrita de Jô Soares, sabia que tratava-se da história de um serial killer, o que ajudou a começá-lo. O livro em si é uma história policial sem muitas surpresas, é um livro curto e de leitura bem rápida. Confesso que tiveram partes que me incomodaram um pouco, pois o Jô é muito conhecido pelo seu lado humorístico, porém um humor que já não faz mais sentido, regados de muito preconceito, em especial gordofobia, que apenas de fazer sentido a história, em muitos momentos passa dos limites. Concluo avaliando, ao meu gosto, o livro como ?OK?, não é ruim, mas não é maravilhoso, é um livro divertido, ótimo para passar o tempo.

Vitor 08/01/2021

Um dos finais mais desinteressantes que já vi.
Talvez seja a proposta do autor, visto que também é comediante, tratar a morbidez com algumas pitadas de humor. O enredo trata sobre um serial killer que tem um modus operandi bastante peculiar devido traumas durante sua infância. Ele é obcecado por mulheres gordas. E todas essas informações já são fornecidas no início da história. Em alguns momentos analisando a perspectiva dos detetives, o suspeito estaria evidente muito cedo, o que gerou desconforto porque o leitor já sabe quem é. O final foi bastante desanimador e corrido, mas nada decepcionante porque expectativas não foram criadas.

Saulo 21/12/2020

Quando o autor é maior que a obra.
É inegável a qualidade da escrita de Jô Soares, sempre leve e divertida. Também é sabido da sua vasta cultura , seus vários idiomas e conhecidamente histórico sobretudo acerca de causos e pessoas do Rio de Janeiro de antigamente.
E este, para mim, é o principal defeito de ?As Esganadas?. A cada página, Jô se esforça em contar histórias, trazertramas da época e mostrar o quanto domina o tempo... porém, parece ter esquecido de que estamos diante de uma trama policial. Os quatro tipos envolvidos na investigação fazem muito pouca coisa. E a resolução do crime eh pouco inspirada. Se você quiser ler pela qualidade da escrita divertida, va em frente. Ele é um gênio. Se você estiver atrás de uma boa história de serial killer... hummmm... parta pra outro livro.

Lorena 19/12/2020

Amado??
Amei o livro! A temática que eu curto.

Mistério, personagens engraçados para dar aquela quebrada na vibe pesada do livro, a psicologia por trás do serial killer é, digamos, deliciosa se não for muito estranho falar isso.

Porém, medo do Jô Soares ?

Beto | @beto_anderson 08/12/2020

Divertido
Uma das características mais legais dos livros do Jô é a troça que ele faz com fatos históricos. Se por um lado ele diverte com as tiradas engraçadas de seus personagens, por outro me interessa muito conhecer um pouco da história do nosso país, mesmo que sobre um olhar irônico. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Giordano.Sereno 07/11/2020

Que saudade que estava do Jô
Estava com saudades do texto inteligente e da ironia refinada do Jô Soares. Uma história de mistério e suspense muito bem construída que prende o leitor até o final. O autor mistura com maestria ficção e realidade de um jeito único. Minha única ressalva é a gordofobia. É de esperar que o personagem Caronte, o assassino da trama, tenha preconceito com gordas, uma vez que as mata. Mas não é só ele. O narrador fala umas coisas difíceis de ouvir.
É claro que ninguém pode acusar o Jô de gordofobia, já que ninguém é preconceituoso consigo mesmo. Talvez a intenção do autor tenha sido essa mesma. Incomodar as pessoas para que elas reflitam sobre seu comportamento.
De toda forma, vale muito a pena a leitura.

Teixeira 04/11/2020

Me surpreendi com o livro, comédia muito leve de se ler e com uma boa trama, provavelmente lerei outros livros do Jô.

Fer 29/10/2020

É um livro bem rápido de ler! O tema é interessante e a abordagem humorística faz com que a leitura seja bem levinha

Luis.Henrique 21/09/2020

Se me permitem dizer em humilde finura "um beijo do gordo"
Nunca ri com tanto gosto, se vocês gostam de um história clichê, leiam esse livro, se não gostam também leiam... A escrita do Jô é simplesmente hipnotizante e em outras palavras imperdível...

Adriana.Aquino 14/09/2020

Compensa a leitura
Leitura leve e divertida, mescla fatos historicos e personagens fictícios. O assassino já é revelado nas primeiras páginas e depois são relatos das trapalhadas policiais para descobri-lo.

Mirellissima1 14/09/2020

Primeira experiência com a escrita do Jô Soares e achei fantástico! Leitura rápida e fluida!

Ediane.Siqueira 09/09/2020

Engraçado, divertido assim são os personagens, daqueles livros que se lê rapidinho.. Ótimo para uma leitura de final de semana.

Mike 28/08/2020

Interessante, não foi o melhor que eu li do Jô mas dá pra se divertir na caçada ao assassino com pitadas de comédia numa Rio de Janeiro boêmia

Guilherme 22/08/2020

Ótimo.
Minha primeira experiência com Jô Soares, só para confirmar sua genialidade. Sua escrita é fluída, dotada de grande sensor de humor, admirável o cuidado e a pesquisa com os detalhes históricas. Outro ponto positivo é a mistura de personagens reais com na ficção, algo "meio" Bernardo Carvalho em Nove Noites. Achei ótimo o livro e seus personagens.
Recomendo bastante.

Bárbara F. Byrro 13/07/2020

Chateada
Jô Soares conseguiu criar um ótimo psicopata, mas não deu pra fazer uma história envolvente.

''As Esganadas é um romance escrito por Jô Soares, lançado em 2011 pela editora brasileira Companhia das Letras.

Quarto romance policial do autor (precedido por O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas e Assassinatos na Academia Brasileira de Letras), o livro é ambientado no Rio de Janeiro de 1938 - ano em que Jô Soares nasceu[1] -, durante a Era Vargas, e retrata uma série de assassinatos perpetrados contra vítimas gordas. Subvertendo a narrativa policial comum aos suspenses envolvendo detetives, o serial killer é revelado logo no início da obra, bem como sua motivação para os crimes.[1] A trama concentra-se nos detalhes da busca pelo assassino.[2] '' - peguei da Wikipedia, uma vez que não tenho a mínima vontade de detalhar muita coisa aqui (hahahahaha).

A história do vilão, os motivos que o levaram a fazer o que fazia, a forma com que fazia são coisas extremamente bem escritas e que te prendem na leitura, mas a história em si teve um dos piores desenvolvimentos que eu já vi.

O autor chega a passar 10 páginas DESCREVENDO locais ou a vida cotidiana de pessoas que não fazem a mínima diferença, fica contanto algumas histórias sobre o RJ em um monte de páginas - coisas que, pelo menos eu, não queria saber.

Eu fiquei bem brava lendo esse livro, já que ele tinha a faca e o queijo na mão e conseguiu estragar a história.
Um coisa que deveria ser sensacional, ficou bem ruim!
Enfim... achei bem ruim. Dei 3 estrelas, única a exclusivamente por causa do personagem principal que é o psicopata.

Inclusive, tô trocando esse livro hein rsrsrsrs