As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

Hugo 09/10/2014

um conto policial ao meu ver com um toque do humor...
um pouco morbido mais nao e muito profundo....uma leitura descontraida...

Jeferson 06/09/2014

Um estória sobre gordinhas escrita por quem tem propriedade no assunto. Jô Soares desenvolve a trama deste livro de maneira deliciosa, quase como os doces portugueses descritos na narrativa. Enraçado e inteligente como haveria de ser, sem mencionar o passeio ao Rio de Janeiro antigo.

Lais 13/08/2014

Como todos os livros do Jô é um suspense, que o personagem principal mata as gordinhas por conta de sua mãe gorda e neurótica, eu recomendo!
O Jô como de costume mistura o tempo do livro com fatos reais que aconteceram na mesma epoca, porem, existe muito destaques para propaganda, proclames etc para enfatizar o tempo do livro, fora esse pequeno detalhe é maravilhoso.

Augusto 05/08/2014

Divertido, mas não surpreendente.
O primeiro livro de Jô Soares que leio, a escrita é fluida, até mesmo porque o livro tem o mesmo ritmo do começo ao fim, os personagens são bem caricatos desde o antagonista Calixto, careca e macérrimo até o anão Bate Estopa que apesar de sua estatura possui uma voz potente, o enredo é previsível, porém o trabalho de pesquisa do livro foi excelente, o que me motivou a lê-lo, o argumento também me agradou já que obesidade se visto pelo lado cômico é um assunto que me tira boas risadas, agora transformar isso em algo tragicômico realmente foi uma boa sacada. Enfim, gostei, porém não recomendaria nem leria novamente.

Dose Literária 01/08/2014

Engasgos: Non-Stop, de Martha Medeiros e As Esganadas, de Jô Soares
Passei as últimas semanas em recuperação. Uma forte gripe e nebulosa crise de enxaqueca decidiram galopar nas minhas costas ao mesmo tempo. O lado bom da convalescença foi ter conseguido tempo para ler dois livros simultaneamente e encerrar a leitura rápido. Li "Non-Stop: Crônicas do Cotidiano", da autora porto-alegrense Martha Medeiros, e "As Esganadas", do humorista Jô Soares. O ponto em comum entre os dois foi que terminei a leitura com um engasgo de insatisfação. Explico.

O enfado continuou com "As Esganadas". A narrativa de Jô não conseguiu me envolver, já que está mergulhada em deboches preconceituosos. Localizei doses altas de lugares-comuns, apelações desnecessárias, gordofobia e piadas chulas, além de um texto sonolento. Sem brincadeira alguma, eu posso afirmar para vocês que consegui deduzir cada ideia desenvolvida nos parágrafos posteriores ao primeiro, tal é a previsibilidade do texto.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/07/engasgos-non-stop-de-martha-medeiros-e.html

Luciana 20/06/2014

Em dúvida
Apesar de ser um livro curto é de leitura lenta devido principalmente às descrições detalhadas dos crimes e da mistura de personagens reais e fictícios. Em muitas passagens fica a dúvida se tal episódio realmente aconteceu ou não, pois há todo um contexto histórico no livro da segunda guerra mundial e da copa de 1938. Acredito que talvez a intenção do livro fosse ser uma comédia, mas os assassinatos não eram engraçados mas antes repugnantes.
Também senti falta de uma complexidade maior nos personagens, aparentando tudo muito superficial. Até mesmo o perfil do assassino, que aliás foi logo desvendado nas primeiras páginas o que desmotivou um pouco a leitura, é clichê.
Ou talvez Jô Soares seja muito mais inteligente do que esta humilde leitora e eu não tenha entendido os meandros da trama.

Natália 26/05/2014

As Esganadas - Para dar água na boca
O livro é montado com historias paralelas, é um suspense muito gostoso e de fácil leitura.
A história se passa ao redor de Caronte, um homem muito magro, dono de uma funerária muito famosa, a Estige. Ele odiava sua mãe que era uma mulher exageradamente gorda, e devido a muitos traumas causados por ela, ele a mata. E, depois, ainda tem o desejo de matá-la em todas as gordas que vê pelas ruas. Fazendo com que ele planejasse sequestros, assassinatos e posterior exposição dessas, de maneiras diferentes, grotescas, nada habituais; e sempre relacionadas de um jeito divertido e nojento às receitas da culinária portuguesa, ou seja, as receitas de sua mãe gorda.
Quem está por trás da investigação dos crimes é Tobias Esteves, o delegado Noronha, o oficial Calisto e a jornalista Diana.
Tobias era inspetor da policia portuguesa, e havia sido expulso da corporação devido ao péssimo desfecho de um caso escandaloso. Ele vem ao Brasil e herda uma confeitaria de seu tio. E ao saber do caso das esganadas, ele se oferece a ajudar o delegado Noronha.
Há uma ótima ambientação, de um Rio de Janeiro dos anos 30, rica em detalhes que faz o leitor entrar na história.
Não há a expectativa de se descobrir o assassino, pois esse é praticamente colocado logo nas primeiras linhas da história... Caronte, como já dito, mata as gordas da cidade. Mas há toda uma expectativa sobre como e quando ele irá atacar novamente e como será a morte da próxima gordinha sem sorte.
Há uma certa previsibilidade sobre o desfecho, mas é um livro divertido, com personagens engraçados e bem elaborados.
Recomendo esse livro a todos.

Resenha publicada no blog "Livros com bolinhos"

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/04/resenha-as-esganadas.html

Fogui 19/05/2014

As Gordinhas Esganadas.
As Esganadas
Jô Soares
Companhia das Letras
2011

O que dizer de mais um livro delicioso do Jô, as vezes fico pensando, que ele deveria largar aquele programa e a carreira de apresentador e se dedicar exclusivamente a literatura e ao teatro.

Seus livros são simplesmente maravilhosos, sem duvida é uma ficção, onde há vários personagens reais que ficam passeando pela trama, inseridos no contexto histórico, são tratados pelo Jô de forma ficcional, numa mistura de fantasia e realidade.

Simplesmente amo está mistureba.

Não consegui parar de ler. Ao mesmo tempo que você fica horrorizado com as descrições dos crimes e a loucura do assassino. Podemos morrer de rir com as falas de alguns personagens, ou morrer de fome com tantas guloseimas mencionadas.

Não há duvidas, é mais um livro maravilhoso e delicioso de ler. Então não fique esperando, vai ler...

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

FelipePaiuca 29/03/2014

Me surpreendi
Nunca havia lido um livro do Jô antes. Sempre o admirei como telespectador e assisto constantemente seu programa. Quando ouvi falar do livro, logo me interessei. Tinha um quê de Jack, O Estripador,uma história que sempre tive interesse. Não me arrependi em nada da leitura.
O trabalho de pesquisa é incrivelmente bem feito. Você consegue ver cada personagem e remontar o Rio de Janeiro dos anos 30. Diferente da maioria dos livros de suspense em que toda a história se baseia em descobrir quem é o salafrário assassino, em As Esganadas já somos apresentados ao facínora de cara. O que gera expectativa mesmo é saber quem, quando e como ele vai matar a próxima vitima.

É de fácil leitura e não tem capítulos longos. As histórias paralelas ajudam o leitor a formar um cenário ainda mais real.

Apesar disso, tem alguns pontos fracos. A previsibilidade de como a história se conclui é um deles. Além disso, personagens poderiam ter sido mais explorados. Mesmo no núcleo principal da história há personagens que pouco contribuem com as investigações. Isso acarreta em outro problema. Praticamente tudo cai nas costas do protagonista. Isso faz parecer que ele é um tremendo de um "sabichão".

Todas as vitimas são pouco exploradas. Ao contrário de diversos autores que fazem com que você fique cativado pelo personagem e depois o arrancam de suas mãos por meio de uma morte cheia de requintes de crueldade e te fazem odiar o autor, Jô Soares não usa do artifício em nenhum momento.

Apesar de tudo isso, o livro é muito divertido. A "boca suja" dos personagens faz você dar gargalhadas em diversos pontos. Colocando os prós e os contras na balança, esse livro é mais que recomendável para todos os leitores.

Leandro 25/02/2014

Criatividade é o nome desse livro!
Que habilidade fantástica que Jô Soares tem para escrever! Nesse livro ele brinca com fatos históricos, momentos de pura dúvida, comidas deliciosas, mentes doentias e até mesmo com a MORTE! Simplesmente incrível. Tem um desenrolar fantástico e dá uma vontade inquestionável de ler a última página para saber como isso tudo vai acabar. Um final muito bem feito e uma história interessantíssima.

João 03/02/2014

Ele tem prestígio e dinheiro para escrever um livro que fique conhecido.
O autor se preocupa mais em ficar relatando e contando causos, histórias e costumes da sociedade carioca e varguista dos anos 30, do que realmente desenvolver e nos enlaçar numa verdadeira narrativa investigativa.
Vou dar três estrelas porque gosto do tema -- Rio antigo. Mas a narrativa em si tá constrangedora.

Alexandre 24/01/2014

um livro sem misterios...
trata-se de um serial killer que tem sua identidade e seus motivos revelados no inicio do livro. Um policial autoritário casado com uma bela mulher, um ajudante ingênuo e um ex-detetive e confeiteiro português que extravasa cultura, apaixonado por uma repórter linda. Entre tiradas cômicas e apresentação de um contexto histórico bem fundamentado, o livro prende o leitor pela cenas do quotidiano atrapalhado desta equipe policial tentando desvendar o misterioso assassino.

Jhoni 23/01/2014

As Esganadas
Nunca tinha lido nada do Jô, mas o titulo despertou curiosidade. Não me arrependi, eu não queria parar de ler e nem queria que o livro terminasse, muito bem construída e bem elaborada a trama. Caronte tem uma mente ilimitável, ao elaborar a morte de suas vítimas. O livro te faz ficar de boca aberta com os crimes cometidos, tem um toque de humor, te faz viajar pelo Rio da década de 30. Realmente um livro super recomendável.

Rosana 20/01/2014

Mais uma vez em formato de crônica do cotidiano, Jô nos brinda com uma trama divertida e cheia de referências históricas. Delicioso!