As esganadas

As esganadas Jô Soares

Resenhas - As Esganadas

NARA DIAS 01/09/2021

Matando Mulheres Gordas
Nesse livro temos várias mortes bizarras, sendo algumas até grotescas de imaginar...

Conhecemos o assassino e o que o motiva a matar logo no segundo capítulo e vamos acompanhando sua trajetória e sede em matar mulheres gordas aumentar, sejam elas ricas, pobres, santas, prostitutas...

Jô Soares tem uma linguagem fora de série, a quantidade de palavras para dizer a mesma coisa é impressionante. Como esse li no Kindle, apesar de também ter o físico, fluiu melhor já que facilmente consultei os significados das palavras e também traduzi os termos dito por um ou outro personagem. Mas lembro que os primeiros foram um sufoco.

Talvez por ter uma certa defasagem em história, não tenha aproveitado tanto as menções que ele faz a diversas figuras públicas reais, o que nos faz imaginar que a história fictícia é real, já que se mistura a história verídica. No entanto, não há como não se encantar de certa forma com essa estilo.

Não lembro bem dos outros livros, faz um bom tempo que li, então não mas nesse me incomodou um pouco a linguagem chula que se misturou a essa mais intelectual, talvez esse realmente fosse o propósito, já que são crimes sexuais e temos policiais, prostitutas e outros personagens mais escusos envolvidos.

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Maria Vitória 22/08/2021

A maestria de Jô Soares como escritor é impressionante
Eu gostei demais da leitura, Jô nos apresenta de cara um serial killer e suas motivações, e o enredo se desenrola entre as ações do criminoso e as descobertas da polícia até chegar a ele.
Traz um misto de suspense, humor, referências a mitologia grega, e toda a história de desenrolando em meio a Era Vargas e a tensão antes da Segunda Guerra estourar.
Maravilhoso!

nilo 12/08/2021

Jô é único
Esse é meu primeiro suspense policial que leio, acho Jô uma grande figura e inteligente, não foi diferente com seu livro...
Uma leitura fácil e que prende você, além das gargalhadas.

Kaprãn 21/07/2021

Fluido
De uma maneira muito fluída Jô Soares vai na contra mão da maioria dos livros policiais, apresentando logo no começo o assassino e o que leva a cometer todos os crimes.

Anne 23/06/2021

livro interessante
quem não está acostumado com romance policial, talvez não se agrade com a história e o jeito que jô soares guiou a leitura. mas, na minha opinião, foi um livro fantástico, e com toda a perspectiva do assassino só me animou mais para saber como o detetive iria solucionar todo o caso.

Josi do Beco 16/06/2021

Jô escreve engraçadamente.
As esganadas foi meu primeiro livro do Jô Soares e eu adorei a maneira como Jô escreve, além de uma leitura engraçadíssima, em que a gente ri o tempo todo, ele nos traz gatos históricos importantíssimos da época no Brasil e no Mundo, nós conta sobre o Estado Novo, o Rio das vedetes, estrelas do rádio, carnaval entre outros.
Também nunca quiz experimentar tanto receitas portuguesas como se livro me induziu na vontade de estar comendo a toda hora, me sentindo uma esganada.
Meu único adendo, é o assassino ter se revelado nas primeiras páginas sem o mistério da descoberta, para mim que amo suspense, preferiria o mistério até o final.

Joice 16/05/2021

Admirável Jô, não esperava menos
Nessa trama que tem como pano de fundo o Rio de Janeiro, temos descrições ricas da cidade, Era Vargas e as tensões pré Segunda Guerra Mundial. Cheio de bons diálogos/personagens, é um livro leve, divertido, um pouco cômico. Prende a atenção desde a primeira página. Um bom romance policial, cuja descrição dos crimes foram bem detalhadas, e revela desde o início, quem é o vilão da trama, o dono da mais famosa funerária do Rio, Caronte, um serial-killer que tem como alvo, apenas mulheres gordas. Nesse livro, o leitor não precisa devora-lo tentando descobrir quem é o assassino, mas sim, para que o mistério seja logo desvendado. Foi isso que me prendeu à narrativa, a solução do caso. Eu queria saber que fim Caronte teria. O final é um pouco clichê, mas que só nos damos conta depois de ler. Gostei da história.

Bia 29/04/2021

Jô Soares é um gênio e quem não concorda pode ler e novo porque leu errado. É impressionante como a inteligência do autor fica evidente em cada página (tive que ler com o celular do lado, pois a cada página eu tinha que pesquisar alguma coisa: uma palavra, uma frase em outra lingua, um objeto, uma personalidade histórica... E olha que estava lendo pela segunda vez!). As Esganadas é um romance policial (e, devo acrescentar, macabramente culinário) envolvente, sagaz e viciante. Os personagens são tão carismáticos que o leitor se pega esperando tanto pelos capítulos narrados por Caronte, o assassino (não é spoiler), quanto por aqueles narrados pela equipe que investiga os estranhos crimes por ele cometidos. Outro ponto que me chama a atenção no livro é o pano de fundo histórico (o Estado Novo) que enriquece o cenário da história e a trama psicológica, bem freudiana, mas interessante, que motiva o assassino. Algumas cenas são violentas e têm descrições bastante detalhadas (outro ponto positivo do livro, tudo é tão ricamente descrito que é quase como se você estivesse dentro da história), então recomendo aos mais sensíveis um certo cuidado. Vale MUITO a leitura!

Ana Fonseca 21/04/2021

Tudo acontece de forma rápida, o assassino é descoberto em um capítulo com deduções simples, no outro é capturado e depois é o epílogo. Gosto da forma como o Jô escreve literatura atrelada a história e consegue contextualizar bem seus personagens nos acontecimentos, mas não gostei da velocidade da narrativa do desfecho.

Lethycia Dias 14/04/2021

Constrangedor
Este livro estava na minha estante aguardando para ser relido vários anos depois da primeira leitura. E é sempre interessante como uma passagem de anos muda completamente a nossa impressão sobre um livro que costumávamos gostar.
"As Esganadas" acompanha a investigação de uma série de assassinatos cometidos contra mulheres gordas, no Rio de Janeiro dos anos 1930. O título refere-se à forma como as vítimas morrem: sufocadas com grandes quantidades de comida que são forçadas por seu assassino a engolir. Quem faz isso, e por que, descobrimos logo nas primeiras páginas, então a história acompanha a investigação tentando compreender e encontrar esse criminoso enquanto ele faz mais vítimas.
Lembro de ter ficado impressionada com esse enredo, com a revelação rápida de quem era o assassino, e de ter me divertido muito com as várias piadas contadas ao longo da história. Minha nova leitura foi bem diferente. Achei não só o enredo, como também o texto utilizado para contá-lo, desrespeitoso com as vítimas e com pessoas gordas em geral. As mulheres assassinadas que têm um curto ponto de vista narrado na história são retratadas como desajeitadas, indefesas, ingênuas, facilmente enganáveis. Atraídas pelo assassino com uma oferta de degustação de doces, são "vítimas da própria gula", como diz o próprio texto do livro. Tudo isso são estereótipos muito comuns sobre pessoas gordas, usados com frequência para ridicularizar e ofender, e é ridículo ler isso como se fosse o "plano genial" de um assassino que se acredita invencível.
Em contrapartida, os crimes são investigados por um quarteto inusitado, formado por um delegado ranzinza, um policial medroso, um detetive português metido a Sherlock Holmes e uma jornalista descolada. As confusões em que o grupo se mete envolvem muitas situações constrangedoras e trocadilhos dignos de um "humor Zorra Total", que fazem parecer surpreendente a rapidez com que o grupo "deduz" quem mata e com que motivo sem obter para isso provas concretas.
O autor faz uma boa ambientação desse Rio de Janeiro de época, aproveitando bem o contexto histórico, citando acontecimentos e pessoas reais e fazendo até mesmo uma relação de referências bibliográficas utilizadas em sua pesquisa. O suspense da história é bem construído, e foi o que me fez continuar lendo apesar de tanta coisa que me incomodava. O final, porém, é capaz de deixar qualquer pessoa envergonhada quando o detetive português finalmente encontra o cruel assassino.
Li outros livros do autor na mesma época da primeira leitura de "As esganadas". Como sei que os demais também seguem o mesmo estilo narrativo, já estou repensando se ainda voltarei a ler essas histórias.

site: https://amzn.to/3sfkRjZ
Elisa.Lorena 03/07/2021minha estante
Aconteceu algo similar comigo, li dois livros do Jô na adolescência e gostei.
Só que eu peguei para ler "As Esganada" ler ontem e foi deprimente, um livro feito para se rir de mulheres gordas e burras. Achei tão raso, sem graça e vergonhoso. Se você leu esse livro novo e gostou, não tente reler 10-15 anos depois. Guarde na memória afetiva dos tempos que se tinha baixo senso crítico. Talvez o mesmo tenha acontecido do o Jô, creio ele tenha evoluído, se tornado maior que sua obra.

duda 23/03/2021

Melhor do que eu esperava
Apesar da escrita forte e rebuscada, foi um livro maravilhoso para mim, realmente gostei muito e apesar dos fatos trágicos, sempre que penso nele me dá vontade de rir.
Jô Soares misturou muito bem mistério, assassinato, comédia e até um romance policial.

Vinicius.Godinho 03/03/2021

Livro leve e bom
Leitura leve com uma boa pitada de comédia e boas descrições de lugares historicos do Rio. Mas é bom frisar que o estilo da história se parece com outras obras do Jô.

clarinha 22/02/2021

A história é interessante e, pelo fato de ja sabermos quem é o assassino desde o começo do livro, deixa a curiosidade de como ele vai ser pego. Achei que poderia ser mais curto em algumas partes, mas é uma leitura fluida.

Tadeu.Santos 17/02/2021

Recomendo
Sou suspeito para falar das obras de Jô Soares. Porém, posso afirmar que esta é mais uma de suas magníficas obras já feitas. Jô Soares trás você ao Brasil do início do século XX, à capital Rio de Janeiro.

Uma obra recheada de ironias, acontecimentos históricos, humor e suspense. O caso das enganadas segue o mesmo padrão do seu livro "O Xangô de Baker street", inclusive com personagens homônimos, como o delegado Melo Noronha.

Se recomendo? Sim! Amei este livro e quero ler novamente. ?

Debi 31/01/2021

Apesar de um pouco macabro, é bom...
Li esse livro há algum tempo, lembro da história ser envolvente e intrigante, é um mistério engraçado, inteligente, com seu lado macabro (só pelo nome do livro se tem uma ideia), é daqueles livros que poderiam dar medo em alguém sensível, mas não dá, a história te leva pra outro caminho, ele foi escrito pelo Jô mesmo, tem a cara dele...