Claraboia

Claraboia José Saramago

Resenhas - Claraboia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jjuniorig 24/10/2020

Cotidiano humano e caminho!
Suspeito para falar alguma coisa sobre Saramago, sem dúvida alguma o melhor escritor na minha opinião. Não diferente dos outros que já li, Claraboia é um livro a principio posso dizer exaustivo, mas talvez a proposta do autor fosse exatamente essa, colocar o leitor a par do livro: a narrativa da vida cotidiana e seus tumultuados, aparentemente familiares e problemas dentro de quatro paredes. O livro se inicia com uma frase que é a essência de todas as outras paginas: ?Em todas as almas, como em todas as casas, além da fachada há um interior escondido? uma frase de Raul Brandão, somente essa frase somada ao título Clarabóia resume o que se pode esperar do livro. Tudo segue rotina até que em algum momento como em todos os outros livros do autor ele consegue te puxar e esclarecer e trazer esse ?Skylight? para problemas intrínsecos ao humano. Recomendo a persistência na leitura e no que vemos e vivemos todos os dias: a grama do vizinho pode até ser mais verde, mas ela ainda é grama!

Veri 31/10/2021

Dos primeiros de Saramago
Sou fã de Saramago, me acho até suspeita para falar. Esse ano decidi ler (em alguns casos reler) toda a obra dele, e em ordem cronológica. Comecei então por este de 1953, que apesar de ter sido publicado postumamente, foi um dos primeiros que escreveu.

Adorei. Adorei a estrutura do livro e como Saramago vai construindo a vida de 6 famílias através de frestas em seus apartamentos, onde somos convidados a entrar a cada capítulo.

Me chamou a atenção o papel do silêncio, que aparece em suas diferentes formas em quase todos os capítulos.

Claraboia é aquela abertura no vão da escada dos prédios, a escada que gira em torno do vazio nessa arquitetura europeia, que ilumina e que une os apartamentos de pessoas tão diferentes, que só tem em comum o fato de serem humanas e compartilharem o mesmo endereço.

Lulu 18/03/2023

Saramague-se
Meu primeiro livro do Saramago e eu não poderia ter tido um início melhor! Um livro exatamente do jeito que eu amo: monstrando o cotidiano dos personagens e tirando poesia disso ?

Pablo Marcelo 07/03/2022

Saramago, um mago!
Saramago em mais uma obra genial e rica em detalhes, típicos da sua escrita, cativa e prende a atenção, neste livro cheio de personagens tão reais e bem descritos.
Vale muito a pena.

Fecho com uma frase marcante do livro:
?Tudo o que não for construído sobre o amor gerará o ódio?!

Revista Macondo 22/02/2012

[Indicações] Claraboia - José Saramago
(Postada, originalmente, em http://revistamacondo.wordpress.com/2012/01/11/indicacoes-claraboia-jose-saramago/)

No último semestre de 2011, os leitores de Saramago foram surpreendidos pela notícia de que seu primeiro romance, mantido inédito por desejo do próprio autor, seria publicado. Em meio à expectativa, tão logo promovido o lançamento da obra, deu-se início o turbilhão de críticas que, não reconhecendo em Claraboia o estilo consolidado dos trabalhos que conferiram notoriedade a Saramago, preferiram renegá-lo.

(...) Continue lendo no blog da revista!

Alê | @alexandrejjr 23/09/2022minha estante
Gláucia, realmente é uma ótima associação o filme "Janela indiscreta". O romance não te fez lembrar de "O cortiço" também?

Jess 13/10/2021

Que leitura!
Olha... estou completamente apaixonada pela experiência de ter lido essa obra! Como também estive lendo ao mesmo tempo "Ensaio sobre a Cegueira" é nítida a diferença de escrita, pensamento, trama de José Saramago, já que ele escreveu Claraboia em sua juventude. Esse, com certeza, é um dos melhores livros que já li. Me encontro, agora, ansiosa por saber o que se deu com os personagens, ja que não existe claramente um final para cada um deles... e como é uma história que aborda o cotidiano deles ja estava habituada a me sentir parte de suas rotinas, vontades, sonhos! Ah, como eu queria uma continuação!

Ana Caroline 30/03/2024

O Cotidiano tem sua maravilha! Nesse livro José Saramago entra na vida das pessoas e escreve de modo ?fofoqueiro? como se nos os leitores estivéssemos tbm espiando a vida dessas pessoas, é o tipo de livro que eu gosto de ler porém não é para todo mundo pois como a vida real nada muito interessante é chocante acontece.

Cho 26/12/2016

Vidas que se ligam por claraboias
Diferente de tudo que já li de saramago, a obra surpreendeu. Escrita em 1953, sob o pseudônimo de Honorato, Saramago nos apresenta um texto de estilo completamente diferente das suas obras: parágrafos e diálogos bem definidos. Não só o estilo é diferente como também a maneira de abordar o tema. Nada alegórico como em Ensaio sobre a cegueira e também nada místico como em o Homem duplicado, Saramago surpreende ao tratar do tema da vida quotidiana com tamanha maestria e sem se apoiar em surrealismos ou universos apocalíticos. O livro perdido de José Saramago aborda a vida de seis famílias que vivem num mesmo prédio, cuja a vida parece mudar com a chegada, coincidência ou não, do andarilho Abel que aluga um quarto na cada do Sr. Silvestre. As vidas dessas pessoas serão narradas e interligadas pelas claraboias do prédio, que nada mais são que as janelas, portas e paredes e os ouvidos, bocas e olhares dos próprios vizinhos, é claro. A história deixa-nos ainda alguns mistérios e dúvidas que podemos deduzir até facilmente, mas que sempre vão nos intrigar. Saramago realmente encanta! E soube sabiamente dividir as atenções e capítulos a cada personagem ou cada morador desse prédio que vamos também nós nos familiarizando. E cada história que ele conta não tem uma resolução ou mesmo um final concreto é apenas a vida no seu correr, corriqueira.

Tiago 20/04/2012

Claraboia
Saramago surpreende com esta novela. O ano é 1952. Empoeirado e perdido pelas gavetas cheias de histórias Saramago presenteia seus fãs com um trabalho, diga-se de passagem, exemplar. Crônicas do dia-a-dia, cotidiano e humanidade. É isso que se pode esperar desda obra. Personagens em letras de carne e osso, Histórias singulares, mas comum a toda a gente. Fantástico.

Stephanni 27/04/2012

Não foi o primeiro livro que li do autor, mas com certeza foi o que mais gostei. talvez por ter lido já mais madura tenha tido maior efeito em mim. A descrição dos ambientes, a capacidade de retratar diferentes vivências em pararelo, a relação entre pessoas...minuciosamente o autor nos faz mergulhar no mundo deste prédio composto dos mais diversos tipos sociais.

Pereira 26/04/2012

Interconexão
Vidas teoricamente independentes misturadas no cadinho. Personagens com um único ponto comum: moravam no mesmo prédio. Situações diferentes, niveladas pelo mesmo crivo: realidade. Saramago expõe de maneira muito dinâmica a rotina de pessoas bem próximas as que conhecemos, ou quiçá, fazemos parte. A inveja, o ciúme, o desprezo. Coisas que fazem parte deste mundo desde sua criação. Os diálogos em que Abel participa são os que mais me despertaram a admiração pelo estilo de escrito deste autor, já consagrado, mas por mim desconhecido. A certeza da leitura dos outros títulos anima meu mundo literário. Não indico este livro a menores. Não entenderam 10% do conteúdo. Não por inépcia, e sim pelo simples fato de ainda terem vivido pouco.

larissa dowdney 02/03/2013

No início o livro não me conquistou, confesso. Mas depois, ah, que delícia! O livro me levou. E continua me levando...

Obs: Que vontade louca de saber o que irá acontecer com esses personagens! Louca!

Maíra 17/12/2022

Claraboia, José Saramago

Ao longo da vida, o renomado escritor José Saramago escreveu diversos romances, contos, poemas e peças teatrais. A obra Claraboia foi publicada pelos seus familiares somente após a sua morte, no ano de 2011.

O título do livro refere-se a abertura no alto de um prédio com a finalidade de permitir a entrada de luz no edifício, cujo nome é claraboia. Entrelaçando-se ao título, o enredo dessa história se passa em um pequeno prédio em Lisboa, durante a primavera de 1952.

O leitor, a partir de uma visão panorâmica no início da história, passa a acompanhar o cotidiano dos moradores dos 6 apartamentos presentes no prédio, alternando de forma harmoniosa entre as vidas dos personagens que interagem entre si. Assim, cria-se uma narrativa singela e complexa que aborda diversos temas, como traição, problemas financeiros e até mesmo vingança, evidenciando as peculiaridades da conduta humana e os efeitos dela na sociedade.

Ademais, me surpreendi como vários elementos foram apresentados durante a obra, como as sinfonias de Beethoven, as citações às obras de Eça de Queiroz e Fernando Pessoa e a emocionante reflexão sobre a vida de um dos personagens, redigidos pela impecável escrita de Saramago do início ao fim.

Por fim, Claraboia foi uma leitura leve, comovente e engraçada em alguns momentos, no qual me apeguei a vários personagens e detestei alguns outros. É uma obra maravilhosa que todos deveriam conhecer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6