Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Rita Nunes 06/02/2023

Amei! Livro brilhantemente escrito! O envolvimento com a situação das personagens é intenso. Foi uma experiência maravilhosa, recomendo!

Mais um capítulo 27/01/2023

Olha... O começo me prendeu bastante, o suspense é bom, porém, é descritivo demais. Parecia mais que eu tava lendo um livro do king. Sem contar que essa história poderia dar um filme de sessão da tarde. Mas irei elogiar a atmosfera e o suspense que o autor cria, muito bom.

Patricia.Sattler 25/01/2023

Surpreendente
Maltratadas a vida inteira, Shelley considera a sua vida e a de sua mãe Elizabeth como as de um rato: sempre se esgueirando pelos cantos à procura de um lugar seguro para se esconder. Após ter sido vítima de bullying durante toda a trajetória do ensino médio, que começou lentamente com comentários irônicos e depreciativos que poderiam ser vistos como brincadeiras, mas que logo perderam qualquer vestígio de bom humor, levando a um violento atentado que culminou em seu afastamento da escola, uma autoestima fragilizada e quase à morte, Shelley e sua mãe decidem se mudar em busca de um lugar tranquilo em que finalmente pudessem superar seus medos.

“Não foi fácil encontrar uma casa que satisfizesse todas as nossas exigências: Deveria ser silenciosa. Deveria oferecer privacidade. Afinal, éramos ratos. Não procurávamos um lar. Procurávamos um lugar onde pudéssemos nos esconder.”

Ainda se recuperando dos traumas, do ataque que lhe deixou enormes cicatrizes e pesadelos e do abandono de seu pai após um divórcio conturbado, Shelley se muda com sua mãe para um pequeno chalé afastado da cidade e com vizinhos a quilômetros de distância. Sentindo-se segura entre as árvores, os campos e com apenas o som dos pássaros ao seu redor, Shelley sente como se tivesse sido libertada de uma prisão e finalmente volta a acreditar que sua vida está mudando e, dessa vez, para melhor.

Desde o começo do livro eu me senti completamente angustiada com as cenas em que Shelley narrava seu tormento com descrições explícitas sobre o bullying que sofria na escola e a violência com que eram executados contra ela. Essa parte da leitura é bem pesada, ainda mais se tratando de algo tão real e que muitas vezes não é percebido até que o pior aconteça.

A comparação criada entre a vida delas com a de ratos acuados e impotentes vivendo entre o medo de serem pegos, se esgueirando entre tocas e lutando para não encontrar um predador caiu perfeitamente no contexto do livro pois retrata as características das personagens como pessoas que jamais enfrentam seus agressores, que se calam por medo, que fogem de confusões e que aceitam caladas e indefesas a maneira indelicada e violenta como são tratadas.

Leia a resenha completa no blog! 💕

site: https://paragrafoseguinte.com.br/2023/01/24/ratos-gordon-reece/

Alessandra.Lemes 24/01/2023

Ratos e gatos
Ninguém sabe do que é capaz até o fazer. Essa frase define muito bem o espírito do livro. Chega uma hora q a raiva transborda. É muito interessante acompanhar a evolução das personagens. E não consegui parar de ler até terminar. Fiquei presa as páginas. Um livro muito bom.

Isaah 18/01/2023

GATILHOS: bullying, abandono paternal, agressões, assassinato, tentativa de suicídio, assedio e discriminação.

Muito bom, mas achei que teriam mais acontecimentos, o livro todo é uma adrenalina porem focada apenas em um único ocorrido, praticamente 200 paginas inteiras falam sobre etapas da mesma situação, a situação em questão é a morte de alguém mas não se torna cansativo o assunto por que é angustiante e te faz querer saber o que vai acontecer, enfim, nada q estrague a leitura eu deixe a história chata, muito pelo contrario não é nada enjoativo por mais que talvez pareça com o jeito que estou descrevendo. Recomendo apenas para quem tem estomago forte.

Luan 18/01/2023

Se esconder na toca, não faz o gato ir embora
Ratos é uma narrativa sobre uma filha e sua mãe, que acabam tendo que se mudar da cidade para o interior da cidade por conta do bullying que a filha sofria na escola. Pensando estarem seguras, no aniversário de 16 anos da menina o pior acontece e a casa é invadida por um assaltante.

A partir disso, a história começa a se desenrolar e acompanhamos a trajetória de mudança, de autoafirmação e o principal, a evolução. Vítimas ou agressoras, qual o papel delas em meio ao turbilhão de acontecimentos?

Sem dúvidas, uma instigante história que te prende a cada página e nos torna reféns do próximo acontecimento. Ficamos ansiosos para entender o que mãe e filha iram fazer a seguir e o principal, quem descobriria tudo o que ocorreu no chalé.

Sendo o primeiro romance do autor, me surpreendi com a escrita bem fechada e sem deixar pontas soltas, muito bem estruturados e concisos. Uma leitura perfeita para quem quer algo emocionante, fluido e instigante.

Capítulos curtos e uma capa linda com um recorte na toca do rato, esse romance me deixou muito entretido durante a leitura e super recomendo!

site: https://lendoferozmente.blogspot.com/

Priscila 15/01/2023

Um bom livro
O livro é bem escrito, trás uma boa história, mas me incomodou o tanto de coisa ruim que acontece com as personagens após a invasão, achei um pouco forçado.

Mirian.Lima 14/01/2023

Ratos?
Quando as pessoas são subestimadas não é um bom sinal, aí vc não acredita que nada saia daquela pessoa e põe ela em uma citação extrema, claro que vai dar merda, este livro no início pode ser chato e tals, mas do meio para o final é surpreendente, sim ele morre de s*** pqp kkkk

Nayara364 27/12/2022

não esperava
Comecei o livro pensando que seria um drama e recebi boas doses de thriller com o adorado female rage. As personagens principais, mãe e filha, são descritas como ratos, não possuem voz e força para lutar com as opressões e humilhações. Após um divórcio conturbado e graves agressões no ambiente escolar, as duas se mudam para uma casa isolada. Lá, um fato mudará suas rotinas e vidas, fazendo o leitor se questionar se as mulheres da narrativa não possuem mesmo uma voz?? elas se tornaram gatos capazes de caçar e se defenderem??

Cris 21/12/2022

Ratos ??
No começo imaginei que seria outro tipo de livro, mas me surpreendi para onde a história me levou.

Ler esse livro me deu uma certa ansiedade, estar vivendo aquilo com as personagens foi um sofrimento (amei, amo sofrer)

Agora o questionamento que fica é, ratas ou raposas ?

kathrein.oliveira 05/12/2022

Instigante ...
Mais um da série, "comecei a ler despretensiosamente e terminei em um fôlego só."

Um livro bom, mas confesso que eu esperava mais...achei que ia ser um mega thriller...mas como diz uma amiga "é mais um drama disfarçado de thriller".

Me irritou também um pouco o fato de tanta m*rd* acontecendo com as personagens principais...teve uma hora que eu pensei "putz...não é possível ".

Não posso negar que é um livro instigante, senão eu não leria em uma sentada só, porém não acrescenta, não vai pra lugar nenhum e não ensina nada, é no mínimo só uma boa distração.

Yasmin.Monteiro 05/12/2022

Gatos
Incrível como é possível ver a degradação psicológica das duas personagens até o momento de libertação.

Vítimas em muitas ocasiões na vida, verdadeiros ratos, que têm a chance de se tornarem gatos uma vez, podendo mostrar suas presas afiadas em pelo menos uma situação, e mostram.

Ver as consequências disso é perturbador às vezes. Uma transformação que machuca e perturba.

Rafa 23/10/2022

Amei muito esse livro, a escrita do autor é muito fluida e ele te deixa imerso na história do início ao fim. Gostei muito de como a história foi contada, dos traumas dos personagens e da tensão que ele vai criando até a última página. Amei as protagonistas, tirando o fato da Shelley jogar a culpa toda em cima da mãe quando ela tem 90% da culpa de tudo que tá acontecendo. Enfim, amei o final, tem muitos gatilhos, não lembro de ter lido um livro sobre bullying tão viceral, é muito angustiante ler tudo que a protagonista passou, gostei do suspense e recomendo para quem tá buscando um livro rápido.

sah 15/10/2022

Não tenho certeza sobre o que exatamente eu esperava desse livro, mas não foi isso que eu recebi.
O livro tem escrita fluída, e aqui dou todos os méritos pro autor já que a construção de cenários, a personalidade das protagonistas, as situações e o enredo da história são maravilhosos, muito bem pensados e bem feito.
Acho que meu problema nesse livro foi a Shelley, que menininha chata e resmungona, mesmo quando eu tinha pena e empatia pela situação dela ainda estava com raiva por ela ser tão sonsa e sem atitude. Agora a mãe dela é incrivel, que mudança de atitude dessa personagem, comecei o livro gostando dela e no final eu estava adorando ela, merecia muito mais.
Apesar do final ser meio capenga e até ter uma vibe meio livro de auto ajuda, toda a história é eletrizante e te prende do inicío ao fim. Não me arrependo de ter lido e acho que qualquer um que esteja procurando um livro que te deixe fissuraso vai adorar esse aqui.

c a r o l 15/10/2022

Ratos???
"Não somos o que nossos caracteres determinam, somos nossas ações."

O livro é contado pelo ponto de vista da Shelley, que considera que ela e a mãe são ratos. E o que isso quer dizer? Quer dizer que elas são pessoas que não enfrentam seus agressores, dão uma boiada pra não se meterem em confusão, pelo simples fato de não conseguirem reagir a menor provocação. Isso só faz com que as pessoas as tratem da maneira que bem entendem.
Após se mudarem para uma nova casa, acontece algo que mexe com toda a estrutura daquela família. Acompanhamos de perto a transformação de Shelley e de sua mãe após esse episódio, e em como suas vidas irão mudar a partir dali.

Fiquei um pouco mal nas primeiras 40 páginas por causa das cenas explícitas de bullying que a protagonista sofreu. Mas depois disso a história toma outro rumo. O livro fica um pouco chatinho na metade, pois parece que o autor dá uma enroladinha, mas depois tudo volta a ser frenético devido aos plots inimagináveis.

A citação no início da resenha resume bem uma das principais reflexões que teremos durante a leitura. É interessante ver como o seu humano tem o poder de se metamorfosear dependo da situação e local de poder que se encontra. Como os princípios e valores mudam chegando ao ponto de não se reconhecerem. E o autor mostra que nós, leitores, também mudamos de posicionamento ao longo da leitura.

"Ratos" é um romance envolvente, intrigante, e cheio de reflexões interessantes.