Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

keni :-) 04/04/2021

logo no início, simpatizei bastante tanto com a Shelley quanto com a sua mãe, por conta do que acontecera no passado delas. As primeiras páginas foram um pouco difícil de digerir, visto que aborda explicitamente sobre o bullying que a adolescente passara (o que me deixou com um grande gatilho).

porém, depois de um tempo, a leitura foi ficando mais arrastada e sem graça. A Shelley, que narra a história, se tornou uma personagem um tanto quanto confusa, com as suas teorias de conspiração. E isso já estava me deixando um pouco cansado.

mas, depois de um tempo, a história ficou aceitável para mim, e foi apenas isso. Uma história apenas boa.

Joy - @criativoocio 31/03/2021

A primeira parte do livro não é nada estimulante fiquei tentada a desistir várias vezes, pouca coisa acontece e eu achava a Shelley bem chata, mas quando o livro entra em seu ápice é difícil largar e a curiosidade de saber o que vai acontecer com mãe e filha é incontrolável, apesar das cenas um pouco confusas.
Para mim foi aquele tipo de livro que quando a leitura acaba, ela ainda fica na sua cabeça te fazendo pensar nas pessoas que vivem em situações semelhantes à dessas mulheres, que são menosprezadas e intimidadas
Com final surpreendente esse thriller psicológico vai te fazer pensar se você é um rato ou um gato.

Mari 21/03/2021

Ganhei o livro de um amigo, ele logo me disse que apenas no final que a história ficava interessante, pensei ser um exagero da parte dele, mas ele está a certo... Só no final q a história fica legal e mesmo assim nada muito interessante

A personagem principal é CHATISSIMA e não consegui ter nenhum apego a ela, a trama é enrolada e na maioria das vezes não me animava em continuar, oq salva, é q o autor em alguns (poucos) momentos conseguia instigar uma curiosidade, onde aquilo tudo ia dar, como tudo terminaria....mas até chegar no final é chão viu, nem parece q foram só 240 pags

Myrandha 17/03/2021

Até os ratos podem ser cruéis
"? ??talvez o mais brilhante a respeito de Macbeth é que, de certa maneira, ele não tem um caráter. Ele é leal, ele é traiçoeiro; ele ama sua esposa, ele não se preocupa quando ela morre; ele é corajoso na guerra, ele é um covarde na noite do assassinato; ele mata uma mulher e uma criança indefesas, ele morre como um herói? Sha?espeare parece dizer que nós, pessoas reais, não somos o que nossos caracteres determinam, somos nossas ações. Os corajosos são, na verdade, covardes;
os covardes são corajosos; os cruéis podem ser gentis; os gentis, cruéis??-"
Essa frase, descreve toda a narrativa maravilhosa,tocante e filosofica desse livro.

lica 15/03/2021

Agradável surpresa.
Iniciei a leitura sem saber exatamente do que se tratava. Li por indicação e no desenrolar da história fui ficando mais curiosa e torcendo cada vez mais por Shelley e sua mãe.
Leitura gostosa, rica em detalhes me trouxe variados sentimentos. Gostei muito.

Raven 26/07/2021minha estante
Uau que resenha senhores

Karol 04/03/2021

Favoritado com louvor!
Certamente não consigo expressar em palavras o quanto achei esse livro espetacular.

Se você gosta de histórias eletrizantes e envolventes, leia, logo! ?

Mãe e filha decidiram se mudar para uma casa afastada, em um lugar isolado, sem vizinhos. Não estavam à procura de um lar, mas de um esconderijo, afinal, elas eram "ratos". ?
Quando pensavam que finalmente tinham encontrado a paz no novo lar, uma situação perigosa e inesperada acontece: um "gato" invade a toca dos "ratos". Esse episódio irá mudar drasticamente a vida das duas. ?

A partir daí, é tensão atrás de tensão. Tentei não me ater muito aos detalhes para não antecipar nenhum spoiler. ?
Gostei demais da analogia que o autor fez com os ratos. Assim como esses animais, as personagens mostravam ser frágeis, indefesas e tentavam se esconder de tudo e de todos, principalmente dos problemas. ?
"Docilmente, aceitamos, submetemo-nos, calamo-nos, não dissemos nada, não fizemos nada, porque a mansa submissão é tudo o que os ratos conheceram".?
"Todos temos um limite - até mesmo os ratos -, e quando ele é ultrapassado algo se transforma dentro de nós".?
É uma história bem visceral, reflexiva, toca lá fundo em assuntos delicados. Faz a gente ficar super envolvida com a história de dores das personagens. Mesmo achando errado algumas atitudes, é impossível não torcer por elas. O fim do livro não é o mais bonito e nem o mais correto, mas achei compreensível. ?
Alerta gatilho: Bullying e violência ?
Até agora foi o melhor suspense que li neste ano. Gostei do início ao fim. Indico muito! ?

Aura 21/02/2021

Moral
Ok, sim eu torci para que elas se dessem bem no final mesmo sabendo que era errado.
Gostei muito do ritmo de leitura e da metáfora por trás do comportamento submisso das personagens.
Eu esperava alguma resolução melhor no final quanto ao bullying sofrido por Shelley, mas tudo bem, gostei mesmo assim.
Só achei que perdeu o gás após a morte do ladrão e de toda a solução que elas encontraram quanto as provas, ficamos numa zona de calmaria por muito tempo, por isso não dou mais estrelas, mesmo assim foi uma leitura satisfatória e gostei de ler e ter ficado nessa dúvida entre certo e errado, não dúvida, mas uma reflexão moral haha.

Carolina165 20/02/2021

ESPETACULAR é pouco
Não sei nem como começar essa resenha. Não consigo pôr em palavras o quanto eu amei essa leitura. Nada do que eu disser será suficiente para expressar tudo que senti lendo esse livro e o quanto ele é ESPETACULAR.

Foi uma leitura visceral, intensa, dolorosa, prazerosa, surpreendente, profunda, impactante, e mais todos os adjetivos positivos que existem na língua portuguesa.

Não teve nenhuma ponta solta, foi tudo amarradinho com perfeição, não faltou nenhum detalhe.

A história toda foi bem construída e os plots twists muito inteligentes. Quando eu achava que sabia onde um acontecimento ia chegar, o autor me surpreendia com um caminho inesperado mostrando o quanto essa história está longe de todos os clichês.

As protagonistas são personagens profundas e complexas e torci muito por elas. Fiquei triste com tudo que a Shelley passou e o impacto que isso teve nela. Fiquei pensando no quanto o mundo pode "estragar" uma pessoa.

Recomendadíssimo!

"[...] eu não entendia, naquela época, que a crueldade não precisa de motivos para suas atitudes". Pág. 24

"Penso que quanto maior o trauma, menos adequadas as palavras se tornam, até enfrentarmos o maior de todos os testes, quando apenas o silêncio parece apropriado". Pág. 27

"Não conseguia entender realmente por que não era capaz de me abrir com ela. Tudo em que pensava era que não importa o quanto somos próximos de alguém, sempre existirão limites - fronteiras que simplesmente não somos capazes de atravessar, questões que nos tocam tão profundamente que não podem ser compartilhadas. Talvez, pensei, aquilo que não conseguimos compartilhar com os outros seja o que realmente define quem somos". Pág. 33

Géssica 14/02/2021

Livro feito de tensão
A sinopse não faz jus ao livro, menina com vida ruim na escola e pais se separando, não é 1% do que acontece no livro, bullying, morte, traição, submissão, tortura, pra quem escrevia livro infantil o autor tem um lado sombrio

AnaPah42 10/02/2021

Vítima/agressor
Bom, eu ja comecei lendo pensando "homem escrevendo mulheres vítimas de violência domestica, tem tudo pra dar errado", mas me enganei. As personagens demonstram niveis diferentes de trauma e culpa, mostrando diferentes modos que pessoas lidam com um mesmo problema em suas vidas. Só não recebeu 5 estrelas por que não tenho certeza se gostei da transformação da filha de vítima para agressor, pareceu muito automático e rápido. Tirando isso é uma ótima história. Leria de novo.

Cacadia 07/02/2021

Otimo
Realmente facinante. Suspense que te faz ler sem parar. Uma leitura fácil e ao mesmo rica em detalhes.

Dilalilac 27/01/2021

Um livro complicado de avaliar
Esse é um livro que segue por uma linha realista que me fez perceber o quanto a gente espera que livros ajam como livros. Mas na vida real é diferente. Nada é tão ritmado d'uma forma em que tudo vai ser eletrizante, conveniente ou conectado.
O início, onde se fala do passado, me prendeu muito. O meio, porém, por vezes me parecia maçante. Um meio real. Um meio com cara de meio. Não a explosividade de clímax para todo lado ou coisas assim.
Os pensamentos da personagem foram muito interessantes e tem muito de Macbeth (aliás, todos os spoilers do livro de Shakespeare, então se não quer spoiler desse último, considere deixar Ratos para depois).
A questão é... Quando terminei o livro, percebi uma coisa: o foco maior do autor não foi a história, a realidade nela talvez, mas principalmente o desenvolvimento da personagem narradora.
O desenvolvimento dela foi tão natural que eu só me dei conta de que não a vi mudar quando cheguei ao fim. Ela foi se transformando numa gradação tão natural que você não vê. Não é algo que vai escalando de repente. Não consigo pontuar momentos. Assim como o desenvolvimento realístico da história, o desenvolvimento das personagens, mas principalmente da garota, como narradora, é muito real.
Por isso digo ser complicado avaliar. Como já li em um livro, foi como jogar pimenta nos olhos de um elefante para distraí-lo enquanto se mexe em sua pata. Só me dei conta de sobre o que o livro realmente era ao fechá-lo.
Ps. Não fique esperando grandes plosts e criando expectativas. Como um livro real, você deve lê-lo sem esperar nada, bem como é a realidade.
Carolina165 27/01/2021minha estante
Estou doida pra ler esse livro, está na minha meta. Apesar de serem histórias bem diferentes, a sua resenha me fez ver algo de semelhante à Restos Humanos, um livro que favoritei esse ano.

Dilalilac 28/01/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler os livros dessa autora, mas medo de achar thriller demais... Sempre fico ali na soleira vendo se vou ou não kkkkkkk

Carolina165 19/02/2021minha estante
Terminei de ler agora e achei espetacular. Concordo com vc, a mudança da protagonista foi bem sutil, e apesar de ter amado o livro fiquei triste com a mudança dela. Me deu a sensação de que ela era uma pessoa maravilhosa que o mundo estragou de alguma maneira. Mas ao mesmo tempo consegui entendê-la. Acho que vou ficar pensando nesse livro por mto tempo, rss

Dilalilac 20/02/2021minha estante
Sim... Foi muito doloroso ela ter que passar pelas coisas e acabar sendo tão afetada por tudo. Eu pensei muito nesse livro também, pensei que já tinha mudado a nota dele pra 5, vou mudar agora kkkkk dei 4 pq acabei atordoada, não sabia ainda como digerir. Mas realmente é genial.

Carolina165 20/02/2021minha estante
Realmente! Eu tô querendo escrever uma resenha mas ainda não consegui, não sei nem por onde começar; não sei como pôr em palavras tudo que senti com esse livro...acho que vou ficar pensando mais nele até conseguir escrever algo que sei que será insuficiente pra expressar... Acho que é um livro que traz mta reflexão