Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Janine 02/10/2022

"Ratos" é uma história simples, diria até que é clichê, mas a maneira como o escritor descreve as cenas e os personagens, com detalhes na medida certa, torna este livro uma experiência muito boa.
É notável a mudança de comportamento de mãe e filha ao serem submetidas a um episódio traumático e inimaginável. O que deveria deixá-las ainda mais amedrontadas, acaba por torná-las mais corajosas e preparadas para os novos desafios da vida. Aproveitei bastante a leitura e indico a todos.

Joseane 25/09/2022

Sofri para terminar
Eu comecei lendo, mas não fluía de maneira alguma, então coloquei para escutar enquanto fazia comida, varria a casa e tudo mais.
Mesmo assim, demorei séculos para terminar.
Não consegui me apegar a protagonista, mesmo sabendo que ela é novinha e tal, ela é muuuuuito repetitiva, parece que estava lendo o mesmo capítulo várias vezes.
Infelizmente não rolou para mim ?

Micael 22/09/2022

A violência que coisifica
Desde que esse livro foi traduzido aqui no Brasil, o vejo pipocando como sugestão de compra em sites de livros. Pois bem, resolvi ler e fui atravessado pelo que li.

Em “Ratos” (2011) de Gordon Reece, o leitor é apresentado para Shelley e sua mãe, uma adolescente prestes a completar dezesseis anos e uma mulher adulta, vivendo num chalé em uma cidade no interior da Inglaterra.

Para além dos laços parentais, há algo que as identifica: são vítimas de violência. A mãe de Shelley que ao casar abdicou-se de todos os seus sonhos e desejos, a fim de maternar e cuidar de sua família, se vê com as mãos abanando quando o marido resolve se separar dela, e viver um romance com uma mulher mais jovem do que ela. Shelley, em contrapartida, sofre bullying de três meninas que ela considerava serem as suas melhores amigas.

Em determinado momento, Shelley adjetiva ela e sua mãe como ratos prestes a serem devoradas por um caçador. É assim que ela nomeia o modo com que ela e sua mãe existem no mundo. Na véspera de seu aniversário de dezesseis anos, algo inesperado acontece que as colocará na posição não mais de ratos, mas sim de caçadoras. O que ocorreu para que as peças do jogo fossem mudadas? Isso eu não irei te contar, você precisará ler para saborear e sentir essa mudança brusca na vida de mãe e filha.

“Ratos” é sobre o quanto a violência pode descaracterizar um ser humano, colocando- o num lugar de coisa e não de ser humano digno de direitos e cuidados.

mini 21/09/2022

péssima experiência
queria as horas que eu passei lendo esse livro de volta, não consegui ter apego aos personagens, metade do livro seria poupado se o autor parasse de repetir as mesmas coisas, elas mudam da água pro vinho em pouco tempo, do nada a protagonista fica super fria e até acha normal matar animais??? eu poderia flr mais coisa porém fico com raiva só de lembrar desse livro

Biaâ¡ 19/09/2022

Poderia ser melhor
Eu gostei da história e da ligação delas com o ratos. O inicio é mais lento, mas dps voce não consegue parar de ler pq quer saber mais e mais.
Um ótimo thriller pra iniciantes no genero.
Poderja ter sido melhor, muito melhor. por não ter tntos detalhes que não fazem diferença na historia. Muita repetição, pontas soltas, falta de profundidade nos personagens.
Do meio pro final foi mais eletrizante, cada capítulo um plot que me deu esperança
Recomendo pra quem quer começar a ler thriller

Garfield 10/09/2022

A história foi bem envolvente, mas achei o final ruim.
A história de como Shelly e a mãe dela deixam de ser "ratas" para se tornarem "caçadoras" é bem interessante.

Gilvania4 01/09/2022

Ratos ou raposas?
O que fazer quando sua vida tranquila e pacata muda radicalmente, seus pais se separam, e seu pai torna-se um grande escroto tirando tudo que pode no divórcio.
Suas três melhores amigas começam fazer bullying e a tortura-la, levando quase a sua morte.
E o que os ratos fazem? Eles fogem.
E é assim que Shelley se sente, como um rato, acuado e impotente, até que um fato inesperado surge em sua vida, um ladrão entra em sua casa e muda toda a sua história.
O livro é muito bom, gostei e sofri bastante com os medos e insegurança da personagem. Recomendo.

Iarlys 24/08/2022

Por falta de outro adjetivo, vamos de incrível.
Mais uma leitura conjunta com uma amiga que amo.
Adorei o livro.
Gostei da forma como tudo se desenrolou. Fiquei em vários momentos com o coração na mão temendo pelas duas. Torcendo por elas.
(Será se é errado torcer por elas? Provavelmente! Mas se não fosse por elas não seria pior?)
Sabe a frase "não há nada ruim que não possa piorar"? Então, se encaixa nesse livro.
É estranho dizer que adorei, mas foi isso mesmo, adorei.
Ótima leitura.
Super Recomendo ?

Monica.Lima 22/08/2022

Comecei o livro com muitas expectativas, gostei bastante da analogia com os ratos, e da ?evolução das personagens?. Mas a animação foi diminuindo no decorrer do livro, acho que poderia ser menor. Apesar disso, gostei bastante da história no geral!

Vann.Deodato 20/08/2022

E as ratas viraram gatas
Gostei muito do livro. Só não dei mais de 3,5 estrelas porque ele poderia ter sido mais curto ainda. Acho que a história poderia ter sido um pouquinho mais enxuta.

Eu gostei muito das personagens. Principalmente da Shelley. Mesmo sendo uma "rata" no início, se mostrou muito forte e até cínica no decorrer do livro. Ela rindo enquanto estava acontecendo o "problema" final, foi muito bom. Ela se tocou que não era mais uma ratinha.

Divaldo 16/08/2022

Na vida você é um gato ou um rato?
'Quando um gato entra na toca dos ratos,ele não vai embora deixando-os ilesos. Shelley sabia como aquilo ia terminar. Ele mataria as duas'.

Shelley e a sua mãe,Elisabeth,foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso,mas não sabem de que forma reagir -são como ratos,estão sempre entocadas e coagidas. Mas o rumo dessa história tem reviravoltas depois que um homem entra em seu chalé muito distante da cidade. Seria para mata-lás? ou só roubar?

É uma história muito boa, com suspense do início ao fim. É um livro pouco conhecido, um thriller que tem muitas reviravoltas e algumas sacadas bem inteligentes.

Rê Lima 11/08/2022

Achei o livro todo interessante e muito rápido de ler. E essa ideia de que somos indefesas e vítimas das circunstâncias cai por terra quando precisamos reagir!

Taty 05/08/2022

Essas muié precisam de terapia, real
Já havia visto indicação desse livro em diversos lugares, e imaginei que a história tivesse um significado, um exemplo, uma história de superação até . E até a parte em que o ocorre o primeiro incidente, eu achei que tava tudo muito interessante, o que me fez me sentir um pouco mal, não foi elas terem feito o que fizeram com o fulano, como consumidora de assuntos sobre true crime já vi coisa muito pior, mas o que me incomodou foi a frieza e a forma calculista com que elas reagiram, pensaram, atuaram, isso não é normal, não é amadurecimento não é superação, isso é outra coisa. Sou totalmente a favor da emancipação dos ratos, mas não gostei da forma doentia com a qual o autor abordou a história.

Babi 24/07/2022

Sendo bem sincera o livro tomou um rumo que eu não esperava, mas gostei bastante. Em geral o livro conta a história de duas mulheres ( mãe e filha) bem submissas que apenas aceitam as diferentes formas que são matratadas e por isso a filha, as denomina de "ratos". Porém elas encontram sua força e coragem em meio a uma sotuação bem inesperada. Vale a leitura ( do meio pro fim fica mais legal).