Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Ana Ira! 01/06/2016

Doidas e Santas é o quarto livro que leio da incrível escritora Martha Medeiros, e confesso que foi bem decepcionante esta leitura.
Gosto demais dos livros dela, sempre leio-os num dia ou dois, e apoio muito suas reflexões, entretanto, achei esse livro bem fraquinho e meio que sem nexo, faltou pautas relevantes e crônicas apaixonadas, como de fato ela sempre escreve.

Desde que li Feliz Por Nada também da autora, Doidas e Santas foi o que mais me chamou atenção, ainda mais por essa capa tão alegre e diferente.
Posterguei a leitura por fim, e acho que foi até melhor assim, senão eu poderia ter perdido a vontade de ler outros livros dela.

Doidas e Santas é bem despretencioso. Leve e fluido. Com temas diversos, relatando em sua maioria sobre relacionamentos amorosos e entre amigos e familiares, problemas sociais, e um pouco sobre livros e filmes preferidos da autora.

No entanto, faltou aquela pegada gostosa da autora. Radical, de opinião forte, vívida, centrada no que é certo e justo.
Foi uma leitura morna. Em suma, positiva. Mas nada de muito reflexivo ou polêmico.

Bom pra dar uma relaxada quando se está numa ressaca literária.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/05/resenha-doidas-e-santas-martha-medeiros.html

@garotadeleituras 01/07/2016

Eis aí um compilado de crônicas interessantes para a leitura.
Doidas e santas é o primeiro livro da Martha Medeiros que eu li, e foi meio que acidental, pois estava procurando um livro de crônicas para um desafio literário. Por acaso, encontrei uma listinha com os 100 autores do gênero mais lidos e resolvi apostar na autora. E foi uma surpresa boa e tanto, diga-se de passagem!
O livro na verdade é uma coletânea de crônicas, que compreende o período de 2005 a 2008, e publicadas para jornais no qual ela trabalha. Nesses textos são abordados temas cotidianos como amor, amizade, relacionamento, família e o próprio eu, envolvendo situações rotineiras, muitas vezes relativizadas, mas que tem uma gotinha de sabedoria sobre viver. É interessante também, que durante a compilação, a Martha vai comentando uma ou outra coisa sobre arte, cinema e literatura, e claro, introduzindo no leitor uma curiosidade para conhecer mais sobre o assunto (várias dicas anotadas por aqui).
Algumas crônicas parecem cartas escritas diretamente pra gente, e quando fui olhar a data, recordei acontecimentos da época e pensei: poxa, eu deveria ter lido isso naquele momento. É um olhar crítico, reflexivo, com uma escrita refinada e persuasiva sobre o viver e acontecimentos de todos os dias. Aqui e ali, levamos um puxão de orelha, ganhamos um afago ou um conselho que vale a pena guardar. Outras vezes discordamos sobre o posicionamento da autora em determinado assunto, mas não deixa de ser uma leitura prazerosa.

uma reflexão bem bacana de uma das crônicas:

"Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo."

Dando uma pesquisada, descobri uma coletânea desses compilados de crônicas, e sim, vou correr atrás para ler os demais volumes. Quando terminei a leitura, fiquei com a sensação que preciso conhecer mais trabalhos da Martha Medeiros, uma descoberta e tanto nessa vida de leitora compulsiva!

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Vale a leitura
Gosto muito de Martha Medeiros. A leitura é leve e descontraída e sempre tenho algo a aprender com ela.

Carolina.Santos 25/08/2016

Linguagem simples e de texto atrativo. A cronica de Martha Medeiros, retrata a mulher independente dos dias de hoje.
Com liberdade expressiva na sociedade atual, livre de qualquer preconceito que possa existir.Nota 10!!!

Naiara 31/08/2016

Doidas e Santas
Doidas e Santas vem com 100 crônicas escritas de 2005 a 2008 com assuntos variando entre gostos, solidão, divórcio, erros e esquecimentos, culturas, felicidade, escolha e amor. O assunto foco dessa vez é a loucura e a mulher. Adoro ler os livros da Martha quando estou um pouco mais triste, sempre dou muita risada com seus textos ou no minimo esqueço da tristeza, aprendendo sobre alguma coisa que ela fala nos textos. Acho que da Martha é o meu livro favorito, até então pelos resenhados aqui no blog, foi o que mais me identifiquei.Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: Traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores. Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranóia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba.

Joyci.Lima 25/02/2017

Melhor escritora, melhor livro ?

Ludymila 26/05/2017

Bem fraco
Talvez eu tenha sido uma das pouquíssimas pessoas que não curtiu o livro. Demorei 4 meses para terminar, achei a escrita bem mais ou menos, massante e cheia de clichês. Sem falar na cagação de regra sem fim em vários temas. Por ver tantas frases compartilhadas atribuídas a ela, e muito boas, achei que curtiria mais, mas não deu liga. Não recomendaria a ninguém.
Nicole 04/11/2017minha estante
Comecei a ler e estou com a mesma impressão... ainda estou decidindo se vou terminá-lo :/

Ludymila 04/01/2018minha estante
Se terminar, depois me conta o que achou... :)

Nicole 05/01/2018minha estante
Não rolou terminar o livro.. :/

@zurcenila 22/07/2017

Doidas e Santas - Martha Medeiros
Devo esclarecer que adoro frases, textos.. e tudo que li da Martha Medeiros.. mas confesso que minhas expectativas sobre o livro não foram atendidas...
Muitas crônicas da Martha "viralizaram" em redes sociais por serem reflexões lindíssimas, fortes e aquilo que muitas pessoas carregam consigo e veem em palavras através do que ela escreve. Já tem alguns anos que acompanho alguns textos dela mas ainda não tinha parado pra olhar um livro dela.
Acho que parte da expectativa estava em este livro ser inspiração pra uma peça que está há anos em cartaz, eu nunca tive oportunidade de ver, mas sempre quis muito, protagonizada pela Cissa Guimarães.. E, por pura ignorância, até por não ter lido NENHUMA sinopse, ou coisa parecida... não sabia que se tratava de um conjunto de crônicas.
Este livro nos traz 100 textos da autora, a maior parte publicados na coluna que ela tem (ou tinha.. não procurei saber) em um jornal de grande circulação.
Várias crônicas chamaram a minha atenção positivamente, mas achei umas completamente sem sentido.. parecia que a necessidade de ter textos para a coluna a fazia escrever sobre qualquer coisa. Apesar de achar que qualquer "assunto" vale a pena ser discutido, escrito, etc.. mas quando há argumentos..
É claro que em 100 textos.. alguns agradarão a uns e não agradarão à outros.. mas sempre encontraremos coisas que chamem nossa atenção..
Entre comentários sobre peças, musicais, dicas de cantores, jazz, rock.. fiquei muito feliz com a descoberta que fiz como Jamie Cullum.. que "super indico".. já tinha ouvido algumas músicas em trilha sonora de filmes mas nunca olhei com carinho para esse cara talentosíssimo..
Para quem não conhece muito sobre os textos da Martha, recomendo e para os que já são fãs.. mais ainda.. Espero que tenham melhores impressões que as minhas! Boa Leitura!

Antonio Maluco 14/12/2017

Surpresa
a princípio achava que o livro ia falar das mulheres mas não fala de crônicas do nosso dia a dia e foi o primeiro livro que li da autora e espero que os outros livros dela seja legal como este que acabei de ler

Valeska 10/03/2018

"Ando me repetindo?
Não sou eu, é o mundo!"

Aline 13/03/2018

Mulheres...
O livro trata de crônicas rotineiras e pensamentos da autora sobre vários assuntos, dos mais polêmicos aos mais simples.
Martha Medeiros tem um jeito simples e divertido de escrever, o que faz a leitura ser leve e fluída. É um ótimo livro para se ler em um dia ou para se ler em capítulo naqueles pequenos intervalos do dia, cada crônica tem de 2 a 4 páginas.
As crônicas tem como foco o mundo feminino, mas também trata de assuntos comuns a todos, lembrando muito as crônicas escritas por Veríssimo.

Andy Santana 11/09/2018

Leve como Pena de um Anjo
Martha Medeiros é de tudo um pouco, poeta, escritora, cronista, romancista e muito divertida. Com textos bem humorados, análises do cotidiano, dicas de livros e filmes alternativos, ela transformou suas crônicas publicadas em jornais, em um best-seller “Doidas e Santas”. Dez anos se passaram do lançamento do livro, um compilado de textos escritos entre os anos 2005 a 2008 e publicados em periódicos, onde os temas diversos continuam atuais e nada datados.

Como são textos pessoais, as impressões de determinadas épocas são divertidos com as análises de uma expert em observar as pessoas, seja uma mulher chorando no trânsito, em um filme de Woody Allen ou mesmo sobre ela mesma, a escrita precisa, doses de humor na medida exata, faz deste um livro rápido, gostoso e fácil de ler, pois as crônicas são curtas e leves, e pode ter certeza te levam à reflexões por várias horas, se indagando sobre o presente passado.

Sentimentos, ideologia e amor, são a base de muitos textos, mas com certeza você se pega pensando aonde eu estive que não vi este filme? Ou o que eu fazia nesta época? E quando termina a leitura dá um aperto no coração, por não ter mais a amiga Martha Medeiros, assim, tão pertinho falando cara a cara com você.

www.sodapop.com.br

Priscila.Pieper 07/07/2020

DOIDAS E SANTAS
Ler Martha Medeiros é obrigação de qualquer pessoa que se diga leitor. Desculpe-me por “taxar” dessa forma, mas se você assim como eu, ama uma leitura maravilhosa, essas de estourar os neurônios, não perca tempo, e corra ler as crônicas dessa gaúcha.

Em Doidas E Santas nos deparamos com uma escrita leve, cheia de humor, ironia e boas pitadas de sarcasmo, típicas da autora, o que deixa ao meu ver, a leitura mais prazerosa e de certa forma atemporal, já que ela não mede esforços para falar da essência humana.

Eu disse essência humana? Pois é exatamente o que ela faz. Com a maior delicadeza, a autora toca em assuntos por vezes evitados, esquecidos, ou quem sabe, negligenciados pela sociedade, e não se limita pelos caracteres, já que sua escrita é como aqueles buracos cheios de água: parecem poças rasas, mas são craques em romper os ligamentos do calcanhar.

Martha Medeiros é dessas escritoras que sabe ir nas entranhas do problema de forma curta e grossa, mas com a leveza de uma pluma, fazendo nosso mundo virar de ponta cabeça, e nos obrigando a rever diversos conceitos, ou melhor, pré-conceitos. Sua atemporalidade é tanta que apesar de suas crônicas serem de 2006, se encaixam perfeitamente nesse ano maluco no qual estamos vivendo.

Ler Doidas E Santas, é um caminho sem volta. É reflexão, descobrimento e revelação a cada linha. É revisão de conceitos, ideias e lugar. Exato, é rever nosso lugar nesse planetinha que chamamos de lar. É entendimento e aceitação.

Uma leitura que todos devem enfrentar pelo menos uma vez na vida, em especial todos aqueles que tentam se limitar às caixinhas impostas pela sociedade, já que a cada novo final, entendemos que não passamos de ambiguidades ambulantes.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/