Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Vit 02/06/2022

martha medeiros poderia escrever uma lista de compras que eu leria pq amei demais já peguei outros da lenda pra ler e sofrer

Karine.Medeiros 12/07/2020

Apesar de não serem crônicas atuais, vale a pena a leitura. Com um tom leve e divertido que só ela tem, muitas reflexões são trazidas à tona!

Dilva 22/07/2021

Capa e título não condiz com conteúdo
É um livro razoável. São várias crônicas sobre o dia a dia de uma forma geral. Não entendi o pq da escolha da capa e do título, uma vez que, as mulheres não são as peças centrais do livro.

Luiza.Andrade 18/11/2021

Seleção de Crônicas
Toda mulher é doida, louca, santa, é simplesmente mulher. Uma seleção de crônicas pouco a ver com o titulo do livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/10/2023

Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525417961

Ivan 14/07/2011

Achei este livro essencial. As crônicas passam por vários assuntos de nosso cotidiano e ainda comentam livros, peças, filmes. A inteligência e sensibilidade de Martha é impressionante. Todo mundo tem que ler.

Kazane 27/12/2022

Esperava mais
No geral é um bom livro, mas nada demais! Confesso que fui com muita sede ao pote, mas vale a leitura!

Atenasis 13/04/2023

?O prazer está na invenção da própria alegria?
"Você tem um olhar de quem estaria disposta a cometer loucuras? Tem que ter."

Acho desagradável o fato de que sempre que leio algum livro de Martha Medeiros meus post-its acabam. Tenho muito o que falar desse livro, ou melhor, compilado de crônicas que muitas vezes quebraram minha cabeça. Para começar comprei esse livro num sebo por cinco reais. Primeiro, pois a capa me chamou atenção, não, não sou tarada, mas sim curiosa, já que um livro com a capa sendo uma mulher seminua com o título de "Doidas e Santas" é, no mínimo, intrigante. Acabei levando e esses dias me senti deveras culpada por comprar compulsivamente livros no sebo e não lê-los.
Quando abri este livro fiquei um pouco chateada ao perceber que eram crônicas e não uma história linear. Pensei que não seria capaz de terminá-lo. Mal eu sabia que acabaria por devorá-lo. Li em média 33 crônicas por dia (foram 3 dias), o que significa que talvez não tenha aproveitado direito, mas era impossível parar de ler. Embora eu me veja muito na escrita de Martha é frustrante saber que temos pensamentos políticos tão diferentes, isso me deixa com um pé atrás em elogiá-la.
Bom, pelo que entendi são crônicas que ela escrevia e postava no jornal todo final de semana, isso acabava formando certa linearidade. As melhores eram aquelas que contavam algo que aconteceram na vida da autora, talvez ela própria me criticasse por conta da busca incessante de fatos da vida alheia, mas não tive como me conter. Lembro especificamente daquela a qual ela conta que possuía um "crush" num garoto e ele acabou escrevendo uma carta de amor para ela, essa que nunca pensou que poderia ser realmente dele e, quando o bendito cujo perguntou sobre a carta a qual ela pensava incansavelmente, ela respondeu "que carta?".
Momentos cotidianos do qual nos arrependemos, mas nunca saberemos como teria sido se tivéssemos feito escolhas diferentes, tanto na crônica onde ela fala sobre a fórmula da felicidade. São tantas que passo meus dias escutando coisas e relacionando com uma das 100 crônicas que li.
Uma das coisas que mais gostei nesse livro é a hipocrisia e ironia da autora. Como assim? Você me pergunta. Eu digo simplesmente que todos no fundo somos hipócritas e assumir isso é só um exemplo de maturidade. Beleza, ela não assume com essas palavras, mas desenvolve um ponto de vista por duas páginas apenas para, nas últimas duas linhas refutar e dizer que não concorda com seu argumento. (Aconteceu na crônica sobre cabelos grisalhos e em algumas sobre a morte). Já a ironia se apresenta desde a capa do livro, pois como uma mulher seminua pode ser chamada de santa? Me peguei pensando várias vezes sobre o porquê da capa ser do jeito que é. No início não gostava, quando as pessoas perguntavam o que eu estava lendo, ficava com vergonha por acharem que se tratava de algo bom? "não apropriado". Entretanto, com o tempo passei a apreciar a quebra de expectativa ao as pessoas saberem do que realmente se tratava. Martha Medeiros embora critique muitas vezes a imagem da mulher sexualizada tem um na capa de seu livro, mas é engraçado pensar que é isso que faz com que as pessoas fiquem curiosas para lê-lo. É isso que incita a vontade de saber o porquê daquela capa para um livro de excertos jornalísticos. Genial.
Poderia passar muito mais tempo falando e comentando sobre todas as crônicas que marquei (quase todas), mas prefiro apenas recomendar e esperar que você leia e tire suas próprias conclusões sobre a visão de mundo e pensamentos, críticas, sobre a rotina em que vivemos.
5 de 5 favoritado. Não vejo a hora de relê-lo.

?O mundo já caiu, baby. Só nos resta dançar sobre os destroços.?

Bek 04/07/2020

Reflexões apaixonantes.
Marta Medeiros foi minha companhia por muitos meses, eu já acorda a lendo uma ou duas de suas reflexões. Algumas me tocaram fundo e outras me divertiram e me ativaram o cérebro. Grata! Agora quero ler outro dela... Gostei da companhia.??

Tauana Mariana 18/12/2014

Legalzin
Pois então. Terminei o livro da Martha Medeiros sem ter uma percepção bem formada sobre a obra. Não sou fã da autora (sou doida de paixão é pela Claudia Tajes), mas comecei a ler esse livro em 2009 e obviamente, queria terminar a leitura, que foi interrompida porque eu tive que devolver o livro na biblioteca. Eis que eu ganho ele de um amigo/aluno lindo e assim, retomo a leitura.

Doidas e santas é um livro de crônicas da Martha Medeiros, e apenas uma delas nomeia a obra. De resto, não vi correlação alguma. Durante toda a leitura mantive uma relação de amor e ódio com o livro. Ódio porque a autora muitas vezes transformou suas crônicas em resenhas de livros, filmes, peças de teatro, ou um mero “oi meu querido diário”. Utilizava as crônicas para falar sobre o que outras pessoas pensavam, criticava, concordava e acrescentava alguma opinião. Quase todo livro é assim. Claro, é maravilhoso ter várias dicas de livros, filmes e peças (e saber que a autora pode desfrutar de tudo e ainda recebe pra isso #recalque), maaas, ler mesmo a Martha eu devo ler lido em ¼ do livro. Bom, nesse ¼ a desgranida acerta em cheio. O mulherzinha lazarenta pra escrever bem. As palavras sobre a solidão e o dever/prazer de sumir do mundo me caíram como uma luva.

Enfim, uma leitura produtiva, rápida (se você quiser), mas sugiro que cada crônica seja lida com calma e tempo.

Priscila S G 28/02/2012

Li em um dia só. Leitura facílima, apesar de ela se repetir às vezes.

ketlenaires 30/05/2022

Aaah esse livro gostoso de se ler
Sou completamente doida pela escrita afiada da Martha Medeiros.
Meu primeiro contato com Doidas e Santas foi no ensino médio quando atuei em uma peça inspirada nesse livro cheio de crônicas repletas de espinhos e realidades.
Foi uma experiência muito interessante reler tanto tempo depois algo escrito entre 2005 e 2007 e perceber que infelizmente pouco mudou e muito não foi para melhor.

Liviamelina 13/12/2020

Divertido
Amo crônicas e acho mesmo que leitores iniciantes deveriam começar sempre com crônicas do dia a dia, ajuda na sensação de completar tarefas e a iniciar o hábito de se tornar leitor, que nunca acontece do dia para a noite!

Yasmin T. 13/03/2021

Leitura tranquila e fraca na temática
Não sei bem o que eu estava esperando ao ler essa obra, mas definitivamente não era essa mediocridade. Não que seja uma leitura ruim, ela é gostosa e até te faz lembrar daquela tia ?desconstruída? que provavelmente tem na sua família. Aquela que tenta trazer assuntos incomuns pra mesa do almoço de domingo como ?não classificar uma mulher somente pelo número que apresenta em seu RG?, e em contra partida ela julga uma mulher madura que se apaixona por uma bolsa chamativa e com tachas pretas, a classificando como brega e inculta por não ter o repertório fashionista e simplista que uma ?dama? deveria ter.
O livro todo vai trazendo essas antíteses, ao meu ver falta coerência, porem, devemos lembrar que a leitura não foi feita no ?mundo de hoje?. O politicamente correto não reinava plenamente, ele era tímido e pouco visível.

PaulaFa 30/09/2009

Maravilhoso!!!