Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Mari Doroteu 04/12/2010

eu achei excelente!
as crônicas são muuito divertidas, bem escritas, engraçadas, e até mesmo comoventes.
é ótimo pra passar o tempo e refletir.
muito bom meesmo

mariforeverswiftie 16/01/2023

primeiro livro de crônicas que eu li e me apaixonei pela escrita da Martha, as crônicas me fizeram querer ler mais e mais enquanto refletia sobre vários assuntos, mesmo sendo um livro que tem minha idade foi divertido ver os pensamentos de anos atrás, as vezes também tinha vontade de conversar com a autora só pra ir mais fundo sobre tal coisa.

Myhh 10/10/2021

Gostei da experiência
Martha Medeiros é uma observadora perspicaz que nota as inquietações individuais e as transforma em histórias universais, que tocam a todos por seu caráter divertido ou triste, mas sempre verdadeiro.

Em um livro com 100 crônicas, é previsível que nem todas sejam tão boas, mas apesar disso, todas têm algo a acrescentar ao leitor.

uepa 28/10/2022

Espírito humano
Martha Medeiros, uma mulher, escritora, jornalista e brasileira.
É muito reconhecida por suas cronicas sensíveis que relatam atividades do cotidiano (quase sempre reflexivas! Mas nunca de maneira exagerada ), ganhou diversas premiações e muitas de suas obras adquiriram adaptações - Doidas e Santas, por exemplo, alcançou o teatro e os cinemas -, dentre elas, Divã obteve uma minissérie na Rede Globo em 2011.

Intimo e banal
Nesta obra em específico, reúne-se uma coletânea de títulos ( curtos ) de Martha, retirados dos jornais Zero Hora e O Globo. A colunista comenta desde uma placa gramaticalmente errada ( Vende Frango-se ), até assuntos intrínsecos: " O que me cala profundamente é perceber uma verdade que escapou dos lábios de alguém, um gesto que era pra ser invisível mas eu vi, um olhar que disse tudo, uma demonstração sincera de amizade, um cenário esplendoroso, um silêncio que se basta. E também sensações íntimas e indivisíveis: você conquistou, você conseguiu, você superou. Quem, além de você, vai alcançar a dimensão das suas pequenas vitórias particulares?" ( Emoção x adrenalina ). Afinal, algo mais particular do que detalhes do seu cotidiano?

De certo modo, me intriga a falta de reconhecimento da autora no próprio país. Acredito que se um dia, Martha, em seus anos de ouro, simplesmente decidir ler seus textos no tiktok ( Martha, se você estiver lendo isso, saiba que os jovens adoram avaliações e comentários sobre suas séries favoritas, e ficam tão orgulhosos como se fossem os próprios autores ), bombaria como Isabela Boscov.

Curiosidade
Talvez você se lembre do caso vexaminoso do ex-ministro italiano da Justiça, Clemente Mastella, que, além de ler, atribuiu um dos textos de Martha a Neruda, em pleno Parlamento Italiano. É de uma imbecilidade atroz.

Um daqueles livros simples que um robô nunca entenderá
Sinceramente, são ótimos textos para se ler pela manhã. Doidas e Santas me fez lembrar de conversas com mulheres que vagam perto dos 30 anos, muito ainda as encanta, e todas carregam a mesma paixão por uma aventura.

Rafa.Ramos 10/02/2021

Martha Medeiros, perfeita, não erra nunca!! Essa mulher escreve de uma forma tão realista, sobre assuntos que de fato acontecem no nosso cotidiano, mas de uma maneira muito mais detalhada e engraçada, dando ênfase para coisas que geralmente passam despercebidas. Gostei muito do livro, que é uma coletânea das crônicas de 2005 a 2007, e mesmo com um espaço grande de tempo, a gente percebe que ela continua com uma linha de pensamento muito parecida. Todos os livros que já li dela até agora, foram muito bons e eu leria de novo sem pensar duas vezes, são fluídos, rápidos e cômicos.

Lucas.Santos 27/03/2021

Crônicas maravilhosas da mestra Martha Medeiros, um pouco datado - as publicações são de 2007, 2008, por tanto também um pouco nostálgico, destaco aqui pontos que ela levanta quanto ao avanço da tecnologia subjugando as relações humanas. Por último e não menos importante uma das crônicas que achei perfeita: "A janela dos outros" onde cita-se como podemos ter visões diferentes de outras pessoas, frente a mesma situação.

Laísa Mangelli 28/10/2009

Sou suspeita para falar da Martha Medeiros. Tudo que ela escreve eu gosto. E esse livro não foi diferente, nele, ela reune várias crônicas que são realistas, atuais e engraçadas. A autora tem um jogo com as palvras que é cativante, quem lê vira fã!

Sam 01/04/2013

Martha Medeiros é uma excelente cronista do cotidiano. Porém, os temas do seu texto ficam um pouco datado dependendo de quão distante você leu em relação ao ano da primeira publicação.

Ana r 02/08/2020

Top
Todas as mulheres deveriam ler. Um aprendizado pra vida. Adorei

Gabs 20/04/2010

Confesso que nunca tinha lido um livro de crônicas, foi a Marta que inaugurou esse novo gênero para mim. As histórias se adaptam exatamente ao nosso cotidiano, nos faz pensar, rir, chorar. As crônicas dela são sempre diferentes, com muita opinião, sobre assuntos diversos: filmes, teatros, livros, situações. Não é aquela velha opinião formada sobre tudo, muito pelo contrário, até uma frase é motivo para ela conseguir criar uma crônica excelente. A linguagem é de fácil entendimento, e as histórias são curtinhas. Recomendadíssimo.

Bianca Vieira 16/10/2020

Um pouco sobre a Martha, e porque amo tanto ela:
Trago a indicação de uma autora Nacional que amo, admiro, e que pra mim particularmente: consegue tornar tudo mais leve!⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com mais de trinta obras publicadas, entre elas ''Feliz por nada'' e ''Doidas e Santas'' (os únicos que tive chance de ler) a mulher que inspirou peças e até o filme ''divã'' dono de bilheteria nacional, é o nosso assunto de hoje.⠀

Martha Medeiros, '' A autora dos viajantes'', como eu a classifico, deixa qualquer viagem mais leve, seja ela de ônibus, carro, trem ou metrô, não importa, suas crônicas sempre nos transportam para um estado de paz e reflexão contínua, não há quem não se delicie pelas tuas histórias ou não viaje enquanto imagine os fatos descritos em cada texto, é uma forma bonita de contar como a vida é: fascinante e conturbada, os altos, baixos, e todos aqueles assuntos que acabamos esquecendo, ou apenas não reparamos, devido a correria do dia a dia.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia de ler crônicas durante o transporte é que conforme você lê, o transito não é mais um problema tão grande, o caos que existe ao redor se diminui e o tempo passa bem mais rápido do que o comum, acompanhado de uma boa música torna tudo mais sereno.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
E você, vai viver essa vida sem ler sequer um textinho da incrível Martha?! Brincadeiras a parte, vale sempre a pena.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma das frases que mais gosto está no livro Doidas e santas: ''Seguir nosso desejo é o que nos torna livres, e o desejo é variável, mutante, inclassificável - não pode ser considerado moderno ou antigo, é o que é."⠀

E, ainda crendo que somos feito de toda essa confusão interna: desejos, sonhos, vícios, dúvidas e dádivas, repito e afirmo: não há nada mais belo que ser exatamente o que se é. ⠀

Ivan 14/07/2011

Achei este livro essencial. As crônicas passam por vários assuntos de nosso cotidiano e ainda comentam livros, peças, filmes. A inteligência e sensibilidade de Martha é impressionante. Todo mundo tem que ler.

Tauana Mariana 18/12/2014

Legalzin
Pois então. Terminei o livro da Martha Medeiros sem ter uma percepção bem formada sobre a obra. Não sou fã da autora (sou doida de paixão é pela Claudia Tajes), mas comecei a ler esse livro em 2009 e obviamente, queria terminar a leitura, que foi interrompida porque eu tive que devolver o livro na biblioteca. Eis que eu ganho ele de um amigo/aluno lindo e assim, retomo a leitura.

Doidas e santas é um livro de crônicas da Martha Medeiros, e apenas uma delas nomeia a obra. De resto, não vi correlação alguma. Durante toda a leitura mantive uma relação de amor e ódio com o livro. Ódio porque a autora muitas vezes transformou suas crônicas em resenhas de livros, filmes, peças de teatro, ou um mero “oi meu querido diário”. Utilizava as crônicas para falar sobre o que outras pessoas pensavam, criticava, concordava e acrescentava alguma opinião. Quase todo livro é assim. Claro, é maravilhoso ter várias dicas de livros, filmes e peças (e saber que a autora pode desfrutar de tudo e ainda recebe pra isso #recalque), maaas, ler mesmo a Martha eu devo ler lido em ¼ do livro. Bom, nesse ¼ a desgranida acerta em cheio. O mulherzinha lazarenta pra escrever bem. As palavras sobre a solidão e o dever/prazer de sumir do mundo me caíram como uma luva.

Enfim, uma leitura produtiva, rápida (se você quiser), mas sugiro que cada crônica seja lida com calma e tempo.

Luiza.Andrade 18/11/2021

Seleção de Crônicas
Toda mulher é doida, louca, santa, é simplesmente mulher. Uma seleção de crônicas pouco a ver com o titulo do livro.

Dilva 22/07/2021

Capa e título não condiz com conteúdo
É um livro razoável. São várias crônicas sobre o dia a dia de uma forma geral. Não entendi o pq da escolha da capa e do título, uma vez que, as mulheres não são as peças centrais do livro.