Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Antonio Maluco 14/12/2017

Surpresa
a princípio achava que o livro ia falar das mulheres mas não fala de crônicas do nosso dia a dia e foi o primeiro livro que li da autora e espero que os outros livros dela seja legal como este que acabei de ler

Valeska 10/03/2018

"Ando me repetindo?
Não sou eu, é o mundo!"

Aline 13/03/2018

Mulheres...
O livro trata de crônicas rotineiras e pensamentos da autora sobre vários assuntos, dos mais polêmicos aos mais simples.
Martha Medeiros tem um jeito simples e divertido de escrever, o que faz a leitura ser leve e fluída. É um ótimo livro para se ler em um dia ou para se ler em capítulo naqueles pequenos intervalos do dia, cada crônica tem de 2 a 4 páginas.
As crônicas tem como foco o mundo feminino, mas também trata de assuntos comuns a todos, lembrando muito as crônicas escritas por Veríssimo.

Andy Santana 11/09/2018

Leve como Pena de um Anjo
Martha Medeiros é de tudo um pouco, poeta, escritora, cronista, romancista e muito divertida. Com textos bem humorados, análises do cotidiano, dicas de livros e filmes alternativos, ela transformou suas crônicas publicadas em jornais, em um best-seller “Doidas e Santas”. Dez anos se passaram do lançamento do livro, um compilado de textos escritos entre os anos 2005 a 2008 e publicados em periódicos, onde os temas diversos continuam atuais e nada datados.

Como são textos pessoais, as impressões de determinadas épocas são divertidos com as análises de uma expert em observar as pessoas, seja uma mulher chorando no trânsito, em um filme de Woody Allen ou mesmo sobre ela mesma, a escrita precisa, doses de humor na medida exata, faz deste um livro rápido, gostoso e fácil de ler, pois as crônicas são curtas e leves, e pode ter certeza te levam à reflexões por várias horas, se indagando sobre o presente passado.

Sentimentos, ideologia e amor, são a base de muitos textos, mas com certeza você se pega pensando aonde eu estive que não vi este filme? Ou o que eu fazia nesta época? E quando termina a leitura dá um aperto no coração, por não ter mais a amiga Martha Medeiros, assim, tão pertinho falando cara a cara com você.

www.sodapop.com.br

Ildneé 02/02/2020

Doidas e Santas: o ideal para espairecer
Uma leitura descontraída, leve, porém franca, a respeito dos acontecimentos importantes da vida, nosso cotidiano e trivialidades. Todos esses fatos relatados de maneira cômica, havendo o bom uso de metáforas, sempre acompanhados, no fim, por uma reflexão plausível constituída por argumentos casados com o bom senso.
A obra literária Doidas e Santas da cronista Martha Medeiros é o ideal para espairecer após o fim de um dia longo, estressante e cansativo, como também, ideal para um dia tranquilo.

Priscila.Pieper 07/07/2020

DOIDAS E SANTAS
Ler Martha Medeiros é obrigação de qualquer pessoa que se diga leitor. Desculpe-me por “taxar” dessa forma, mas se você assim como eu, ama uma leitura maravilhosa, essas de estourar os neurônios, não perca tempo, e corra ler as crônicas dessa gaúcha.

Em Doidas E Santas nos deparamos com uma escrita leve, cheia de humor, ironia e boas pitadas de sarcasmo, típicas da autora, o que deixa ao meu ver, a leitura mais prazerosa e de certa forma atemporal, já que ela não mede esforços para falar da essência humana.

Eu disse essência humana? Pois é exatamente o que ela faz. Com a maior delicadeza, a autora toca em assuntos por vezes evitados, esquecidos, ou quem sabe, negligenciados pela sociedade, e não se limita pelos caracteres, já que sua escrita é como aqueles buracos cheios de água: parecem poças rasas, mas são craques em romper os ligamentos do calcanhar.

Martha Medeiros é dessas escritoras que sabe ir nas entranhas do problema de forma curta e grossa, mas com a leveza de uma pluma, fazendo nosso mundo virar de ponta cabeça, e nos obrigando a rever diversos conceitos, ou melhor, pré-conceitos. Sua atemporalidade é tanta que apesar de suas crônicas serem de 2006, se encaixam perfeitamente nesse ano maluco no qual estamos vivendo.

Ler Doidas E Santas, é um caminho sem volta. É reflexão, descobrimento e revelação a cada linha. É revisão de conceitos, ideias e lugar. Exato, é rever nosso lugar nesse planetinha que chamamos de lar. É entendimento e aceitação.

Uma leitura que todos devem enfrentar pelo menos uma vez na vida, em especial todos aqueles que tentam se limitar às caixinhas impostas pela sociedade, já que a cada novo final, entendemos que não passamos de ambiguidades ambulantes.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Gabi 20/04/2021

Por conta das datas de algumas crônicas, temos alguns temas ultrapassados e até machistas. No geral, o livro é ok.

lauratamanaha 11/07/2021

Muito gostosinho de ler
Foi meu primeiro livro de crônicas e eu adorei. Muito dinâmico, leve e ainda traz reflexões. Foi um presente e uma ótima experiência.

Daniela 21/01/2024

Doidas e Santas
Crônicas que falam direto ao coração, as alegrias e as desilusões da vida adulta de uma forma leve e ao mesmo tempo reflexiva .

15/04/2024

Ela reúne 100 crônicas de diversos temas relacionados a mulher.
E é assim que se desenrola o livro. Aviso logo aos leitores desse texto que se você não curte tais temas nem ouse pegar esse livro (a menos que goste de desafios), porque até para quem gosta (eu no caso e mais alguns tantos) encontrei certa dificuldade em prosseguir, sabe? Porque a gente se acostuma tanto a um ritmo de leitura, que conta capitulo por capitulo seguindo o mesmo tema, que quando lemos algo assim temos esse problema de ter a vontade de continuar sem saber qual vai ser o próximo tema.

Porém, o que ajuda nessas horas são os títulos dos mesmos. Sim, eles fazem o gancho que te puxa para continuar, pois você quer saber sobre o que ela vai falar. Mas, como eu disse, a leitura pra mim foi algo meio arrastado e demorado. Apesar disso, eu gosto muito dos temas que ela abordou e me identifiquei bastante. Mesmo que eu e ela tenhamos vidas bem diferentes (ela casada e com filhos) pude ver que nossas opiniões ?batiam? em certos casos. E sim, as crônicas são basicamente as opiniões dela, o ponto de vista dela sobre assuntos da vida.

Dani 24/05/2024

"Doidas e Santas" traz uma coletânea de crônicas escrita por Martha Medeiros de 2005 a 2008, sobre os mais variados temas.

Muito embora não seja meu tipo de leitura favorito, me deparei com textos que me fizeram rir, chorar e pensar sobre a minha postura diante de vários assuntos.

É uma leitura leve e agradável.