Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Ellen Macedo 12/11/2013

Para rir e refletir
Minha primeira experiência com Martha Medeiros. Contrariando a máxima de que crônica é leitura fácil, a autora me fez não só dar boas risadas mas refletir sobre as cobranças que recaem sobre a mulher na sociedade de hoje. Na mesma semana em que li vi a peça com Cissa Guimarães e a experiência foi melhor ainda.

Dri 02/08/2014

Pra Quem Gosta de Crônicas é Um Prato Cheio!
Reflexivo.Essa é a palavra que define esse livro .
As crônicas da Martha falam do dia-a-dia de uma forma muito realista, reflexiva e com um senso de humor impar. Aborda temas atuais de maneira breve, gostosa, engraçada e muitas vezes alternativa, Não é (como dizia Raul)aquela velha opinião formada sobre tudo, muito pelo contrário, até uma frase é motivo para ela conseguir criar uma crônica excelente mostrando “um outro lado da moeda’’. A autora tem um jogo com as palavras cativante. Livro super elogiado pela crítica por ser contemporâneo e agradável. Recomendo muito!

Yanes S. 15/01/2015

Doidas e Santas, de Martha Medeiros
Mulher é um bicho confuso, mulher não tem sossego, pensa toda a hora e em qualquer momento. Diariamente, semanalmente, mensalmente e em todo momento que está acordada e se está dormindo? Está pensando durante os sonhos também. Mulher não descansa, mulher sofre, mulher ama intensamente e mulher é volátil.

Martha Medeiros conta sobre tudo isso e mais um pouco em seu livro Doidas e Santas. Neste livro, a autora reuniu diversas crônicas, mais de 70, a partir de 2005 a 2008. Sobre sentimentos, amor, família, fatos engraçados e constrangedores.

As crônicas

Extremamente cativantes, desde a primeira que fala da cidade de São Paulo, para quem mora na maior metrópole brasileira não pode deixar de se identificar. Os textos são tão leves e sinceros, que fica fácil ler várias em um dia só.

O melhor é ler e se identificar com algumas leituras. Afinal, crônicas são para serem lidas diariamente, mas quando compiladas é uma sensação muito positiva em devorá-las.

Nem tudo é perfeito

Há crônicas que se perdem, algumas são chatinhas ou não fazem sentido – ao menos não para mim. Algumas dão preguiça de tanta expectativa que se põem na vida e acabam se tornando exaustivas.

Desfecho

Comportamento, cotidiano e momentos estão aí para serem vividos e saboreados. Essa é a maior premissa deste livro, que acompanha dicas de filmes, leituras e confissões de uma mulher para outra.

site: http://coffee5pm.blogspot.com.br/2015/01/resenha-doidas-e-santas-de-martha.html

Três Leitoras 03/04/2015

Resenha: Doidas e Santas
Martha Medeiros, poeta, cronista, romancista, conquistou o Brasil com seus textos, publicados em jornais de repercussão nacional, sites e livros que se transformaram em best-sellers.

Com uma maneira incrível e também incomum, a autora Martha Medeiros tem uma forma fantástica e um olhar clínico para tudo ao seu redor, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o mais comum como Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar.

"Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo."

E quem disse que eu leio apenas romances e livros hots? Então está é a prova!

Estava no meu trabalho em um dia que tinha esquecido meu livro, eis que eu abro a gaveta da minha amiga Carla Jorge (ops - mexendo nas coisas dela) e vejo esse livro. Ahhhhh já que só tem tu, vai tu mesmo - pensei.

O livro reúne 100 crônicas independentes, como fatos do cotidiano que as vezes passam em branco por muitas pessoas, coisas simples, como filme, livros, momentos entre outros! O melhor é ler e se identificar com algumas leituras. As crônicas são do período entre 2005 a 2008.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/03/resenha-doidas-e-santas.html

Aline 26/05/2015

Achei o livro bem aquém da minha expectativa, mas, como já diziam nossos avós para não avaliar um livro pela capa... Achei muito água com açúcar e mulherzinha demais. Tá mais pra santa do que doida. Mas, como gosto é igual a c* e cada um tem o seu... rsrsrs

Ana Paula FZ1 14/07/2015

Acho que mais Santa do que Doida !!!!
O primeiro livro que leio da autora Martha Medeiros, e acho que comecei bem, adorei.

Já tinha ouvido falar muito dos livros dela, das suas crônicas, mas nunca tinha lido nada, não sei porque na verdade, deveria ter lido antes, agora coloquei um monte de livros dela no meu kindle...rrss

Confesso que me empolguei tanto no começo da leitura que fazia marcações em todas as crônicas pra colocar os trechos aqui depois, mas foi ficando tão inviável que parei..por quê ?, porque quase escrevi um livro com trechos das crônicas da Martha só com minhas marcações...rrss

Tem cronicas muito, mas muito úteis ate, úteis no sentido da gente pensar na nossa vida, no nosso dia a dia, tem uma sensacional, pra se pensar sobre um marido que se apaixona por uma mulher num chat de bate papo pela internet, e a esposa desse homem tambem se apaixona por um homem numa sala de bate papo , e como normalmente é pra acontecer, os apaixonados marcam um encontro, e pimba, que é o homem que a mulher se apaixonou e vice versa... eles mesmos. Ele se ¨ reapaixona¨ pela mulher dele e ela pelo marido, mas não conseguem se entender por uma finalidade em comum... casamento desgastado e traição, porque a intenção foi essa mesmo... é demais.

Tem uma sobre sofrimento, tristeza, choro, vivenciar luto que chorei lendo, de tão minha cara que é.

Lógico que na minha opinião tem umas nada a ver, que não achei nem útil, nem engraçada, nem nada, mas como eu digo, vale a leitura.

Eu adorei e recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura, crônicas cotidianas, leitura leve, com boas pitadas de riso, com certeza Martha me conquistou !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Mari 02/09/2015

Que livro bom
Primeiro livro que leio da autora e nossa me peguei me apaixonando por essa obra,tinha momentos em que sentia que ela estava escrevendo para mim.Amei

Joyci.Lima 25/02/2017

Melhor escritora, melhor livro ?

Ludymila 26/05/2017

Bem fraco
Talvez eu tenha sido uma das pouquíssimas pessoas que não curtiu o livro. Demorei 4 meses para terminar, achei a escrita bem mais ou menos, massante e cheia de clichês. Sem falar na cagação de regra sem fim em vários temas. Por ver tantas frases compartilhadas atribuídas a ela, e muito boas, achei que curtiria mais, mas não deu liga. Não recomendaria a ninguém.
Nicole 04/11/2017minha estante
Comecei a ler e estou com a mesma impressão... ainda estou decidindo se vou terminá-lo :/

Ludymila 04/01/2018minha estante
Se terminar, depois me conta o que achou... :)

Nicole 05/01/2018minha estante
Não rolou terminar o livro.. :/

@zurcenila 22/07/2017

Doidas e Santas - Martha Medeiros
Devo esclarecer que adoro frases, textos.. e tudo que li da Martha Medeiros.. mas confesso que minhas expectativas sobre o livro não foram atendidas...
Muitas crônicas da Martha "viralizaram" em redes sociais por serem reflexões lindíssimas, fortes e aquilo que muitas pessoas carregam consigo e veem em palavras através do que ela escreve. Já tem alguns anos que acompanho alguns textos dela mas ainda não tinha parado pra olhar um livro dela.
Acho que parte da expectativa estava em este livro ser inspiração pra uma peça que está há anos em cartaz, eu nunca tive oportunidade de ver, mas sempre quis muito, protagonizada pela Cissa Guimarães.. E, por pura ignorância, até por não ter lido NENHUMA sinopse, ou coisa parecida... não sabia que se tratava de um conjunto de crônicas.
Este livro nos traz 100 textos da autora, a maior parte publicados na coluna que ela tem (ou tinha.. não procurei saber) em um jornal de grande circulação.
Várias crônicas chamaram a minha atenção positivamente, mas achei umas completamente sem sentido.. parecia que a necessidade de ter textos para a coluna a fazia escrever sobre qualquer coisa. Apesar de achar que qualquer "assunto" vale a pena ser discutido, escrito, etc.. mas quando há argumentos..
É claro que em 100 textos.. alguns agradarão a uns e não agradarão à outros.. mas sempre encontraremos coisas que chamem nossa atenção..
Entre comentários sobre peças, musicais, dicas de cantores, jazz, rock.. fiquei muito feliz com a descoberta que fiz como Jamie Cullum.. que "super indico".. já tinha ouvido algumas músicas em trilha sonora de filmes mas nunca olhei com carinho para esse cara talentosíssimo..
Para quem não conhece muito sobre os textos da Martha, recomendo e para os que já são fãs.. mais ainda.. Espero que tenham melhores impressões que as minhas! Boa Leitura!

Antonio Maluco 14/12/2017

Surpresa
a princípio achava que o livro ia falar das mulheres mas não fala de crônicas do nosso dia a dia e foi o primeiro livro que li da autora e espero que os outros livros dela seja legal como este que acabei de ler

Valeska 10/03/2018

"Ando me repetindo?
Não sou eu, é o mundo!"

Aline 13/03/2018

Mulheres...
O livro trata de crônicas rotineiras e pensamentos da autora sobre vários assuntos, dos mais polêmicos aos mais simples.
Martha Medeiros tem um jeito simples e divertido de escrever, o que faz a leitura ser leve e fluída. É um ótimo livro para se ler em um dia ou para se ler em capítulo naqueles pequenos intervalos do dia, cada crônica tem de 2 a 4 páginas.
As crônicas tem como foco o mundo feminino, mas também trata de assuntos comuns a todos, lembrando muito as crônicas escritas por Veríssimo.

Andy Santana 11/09/2018

Leve como Pena de um Anjo
Martha Medeiros é de tudo um pouco, poeta, escritora, cronista, romancista e muito divertida. Com textos bem humorados, análises do cotidiano, dicas de livros e filmes alternativos, ela transformou suas crônicas publicadas em jornais, em um best-seller “Doidas e Santas”. Dez anos se passaram do lançamento do livro, um compilado de textos escritos entre os anos 2005 a 2008 e publicados em periódicos, onde os temas diversos continuam atuais e nada datados.

Como são textos pessoais, as impressões de determinadas épocas são divertidos com as análises de uma expert em observar as pessoas, seja uma mulher chorando no trânsito, em um filme de Woody Allen ou mesmo sobre ela mesma, a escrita precisa, doses de humor na medida exata, faz deste um livro rápido, gostoso e fácil de ler, pois as crônicas são curtas e leves, e pode ter certeza te levam à reflexões por várias horas, se indagando sobre o presente passado.

Sentimentos, ideologia e amor, são a base de muitos textos, mas com certeza você se pega pensando aonde eu estive que não vi este filme? Ou o que eu fazia nesta época? E quando termina a leitura dá um aperto no coração, por não ter mais a amiga Martha Medeiros, assim, tão pertinho falando cara a cara com você.

www.sodapop.com.br

15/04/2024

Ela reúne 100 crônicas de diversos temas relacionados a mulher.
E é assim que se desenrola o livro. Aviso logo aos leitores desse texto que se você não curte tais temas nem ouse pegar esse livro (a menos que goste de desafios), porque até para quem gosta (eu no caso e mais alguns tantos) encontrei certa dificuldade em prosseguir, sabe? Porque a gente se acostuma tanto a um ritmo de leitura, que conta capitulo por capitulo seguindo o mesmo tema, que quando lemos algo assim temos esse problema de ter a vontade de continuar sem saber qual vai ser o próximo tema.

Porém, o que ajuda nessas horas são os títulos dos mesmos. Sim, eles fazem o gancho que te puxa para continuar, pois você quer saber sobre o que ela vai falar. Mas, como eu disse, a leitura pra mim foi algo meio arrastado e demorado. Apesar disso, eu gosto muito dos temas que ela abordou e me identifiquei bastante. Mesmo que eu e ela tenhamos vidas bem diferentes (ela casada e com filhos) pude ver que nossas opiniões ?batiam? em certos casos. E sim, as crônicas são basicamente as opiniões dela, o ponto de vista dela sobre assuntos da vida.