O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

guiaffini 29/09/2020

O livro de transição
Antes de ler minha resenha, saiba que ela é bem tendenciosa. Eu me afeiçoei a essa história de uma forma que eu nunca esperaria em nenhuma das inúmeras vezes que fiquei encarando o primeiro volume na minha prateleira, clamando por leitura urgente. É uma história sem defeitos? Não, com certeza não. Poderia apontar inúmeros defeitos nesse livro mesmo: partes longas demais, certa falta de objetividade com a história central, coisas forçadas. Mas vou me limitar a dizer que nenhum desses defeitos ofuscou nem um pouquinho a minha experiência com esse livro. São 960 páginas prazerosas (tá, umas 60 em específico nem tanto, e sim, falo da parte da Feluriana; vou também dizer que, no fim desse arco, houve algo que me intrigou muito), que você saboreia como se fosse chocolate. O Rothfuss é, acima de tudo, um mestre com as palavras, isso é inegável. Se você gostou de O Nome do Vento, verá muita coisa semelhante aqui, mas também muita coisa diferente (porque seria chato se ficasse tudo na mesma, não é?). Por último, entendo esse livro de duas formas: (1) é um livro de transição, enquanto o primeiro é de introdução e o último - espero - será de resolução; (2) é um livro sobre a construção de boa parte da reputação de Kvothe nos Quatro Cantos, um livro sobre uma fama construída e replicada como um telefone sem fio: alterada, remexida e com informações novas (e absurdas, muitas vezes). Boa aventura a todos.

Nív 07/10/2020

patrick rothfuss por que me mataste???
não consegui... apesar de ter amado O Nome do Vento, esse segundo livro foi muito zZzZzZ. Eu não aguentei o lenga lenga do kvothe com a denna. Ela era, na minha opinião, a pior personagem do livro! Toda vez que ela aparecia eu tinha vontade de abandonar a leitura (e na ultima vez que ela apareceu isso acabou acontecendo hehehe). O livro tem muitas páginas desnecessárias, muito arrastado, muito detalhe em coisas que não tinham necessidade. Não deu.
De todos os livros que abandonei, esse foi o que mais me doeu. Talvez um dia eu volte e leia tudo, talvez eu volte quando o autor lançar o último livro, porque ainda quero saber os mistérios do chandriano, dos amyr etc.
p.s.: KVOTHE GADO DEMAIS SE MANCA MEU FILHO

Cami 31/05/2022

Dia 2/3
Reconfortante segundo livro. Só peço que o terceiro saia logo, a ansiedade não me permite sossegar :(
Mais um dia de estórias de Kvothe, divertidas e cheias de ação, aventura, pobreza, orgulho e amor. Livro perfeito!
Caio 31/05/2022minha estante
Quero ler... mas saber que o terceiro ainda não saiu... vai me desanimando.

Cami 02/06/2022minha estante
Infelizmente não tem nem previsão ?

Mara.Mares 21/03/2021

O temor do Sábio
Não existem demônios. Sua igreja. Conta histórias de demônios para assustá-los. Mas existem coisas más no mundo. Coisas antigas, sob a forma de homens. E há um punhado que é pior que os demais. Eles andam livres pelo mundo e fazem coisas terríveis.
Gustavo.leão.3D2Y 21/03/2021minha estante
Eiiita

Mara.Mares 21/03/2021minha estante

MateusCantele 08/01/2021

Ações geram consequências.
Autor: Patrick Rothfuss
Publicado pela Editora Arqueiro

??Acho interessante como a história muda nesse segundo volume de "As crônicas do matador do rei". Talvez seja pela brusca mudança de cenário ou pela mudança do protagonista. Aqui Kvothe está mais confiante do que nunca. O que o torna ainda mais arrogante. Isso me incomodou bastante nesse livro. Entretanto seus defeitos geram consequências durante o livro inteiro. O que é ótimo para a história. Erros geram consequências e muitas dessas mudam completamente o rumo da nossa vida.
??Aqui também somos apresentados ao universo místico que foi muito pouco explorado no primeiro livro (eu coloco a magia como algo científico nessa série). E a uma enxurrada de novas culturas. A construção de universo do Pat é sensacional. Tudo é vivo e tem detalhes o suficiente para você acreditar que seria realmente possível encontrar com Ademiranos por aí.
??Apesar de ter amado "O Temor do Sábio", a arrogância e o ego de Kvothe nesse livro foram coisas que me distanciaram do personagem. O início também é um pouco mais arrastado do que o primeiro. Entretanto, a história é sensacional quando o autor "engata a marcha". Todo o mundo, os personagens e as filosofias dos povos são críveis e o livro entrega cenas maravilhosas. Um ótimo livro!

Gostou? Siga o @escritaehistoria no IG para mais resenhas!

Gui.Marques 12/02/2022

Extraordinário!!!
Mais uma vez a escrita de Patrick surpreende em altíssimos níveis. Nesse livro há uma grande expansão do universo, e apesar da quantidade de páginas a leitura é fluida. Acredito que em parte seja por conta dos capítulos não serem tão grandes e o escritor não se prender às descrições desnecessárias.
O mistério do Chandriano ganhou proporções ainda maiores, o que me deixa ansioso pelo lançamento do próximo volume, espero que exista de fato um 3° livro.
Enfim, recomendo a todos que gostam de uma fantasia que seja mais densa e que aguentem esperar algumas centenas de páginas até a ação de fato acontecer.

Bianca 13/02/2022

Bom, pero no mucho
Então...gostei. Mas esticaram demais o chiclete. Poderia ter um terço das páginas. Estou ficando entediada, principalmente com Kwothe e Denna...afe
Casal geek 01/08/2022minha estante
SENSATA

David557 27/05/2022minha estante
Fico feliz de ver que não sou o único que partilha desta mesma opinião, faço das suas palavras as minhas e me sinto quebrado por ver que o protagonista a qual tanto me apeguei no primeiro livro não existe mais, me senti incomodado e aflito com tanto sexo sendo enfiado goela abaixo da forma que foi feito, não houve o menor propósito em termos de progresso na história, feluriana e amdere foi só o kvothe transando a cada 30 minutos, me pergunto o que aconteceu com o Rufus e muito me preocupo em relação ao terceiro livro, não sei se estou ansioso por ele...

Julia 29/05/2022minha estante
Muito triste

Diogo.Mazui 28/10/2020

Muito rico e bem escrito.
O livro amarra algumas pontas soltas do anterior e deixa muitas por amarrar. Os personagens são perfeitamente críveis e muito mais profundos o que nos dá uma sensação de ir conhecendo uma pessoa aos poucos, e nos surpreendendo com o que descobrimos.

A dualidade entre a história contada e o momento atual do personagem nos faz pensar no como ele chegou nesse ponto e ao mesmo tempo que nos constrói um herói um tanto intempestivo, nos desconstrói o mesmo.

A história se desenrola de forma muito fluida mostrando alguns dos aprendizados e alguns fatos que o tornaram uma lenda naquele mundo.

Ansioso pela continuaçao.

bardo 13/02/2013

Resenha- O Temor do Sábio – Patrick Rothfuss
Bem O Temor do Sábio, continuação da série iniciada com O Nome de Vento pode trazer algumas surpresas ao leitor desavisado, o que já pode ser sentido no O Nome do Vento se intensifica e muito aqui, não temos um livro de aventuras, se você espera muita ação esqueça, sim a ação existe mas não é a premissa principal aqui. Talvez pela forma utilizada pelo escritor para contar sua história, talvez porque ele tenha considerado que uma simples enumeração de proezas na transmitiria a mensagem que ele deseja passar o fato é que O Temor do Sábio é um livro reflexivo, ou seja, o tempo todo tem sentidos escondidos, ou convites a reflexão na narrativa, as ações não são despropositadas embutidas entre elas existem varias questões que vão desde o preconceito até como trabalhamos diferenças culturais.
Basicamente Kvothe continua sua narrativa, mas o foco é desviado, devido aos acontecimentos anteriores o mesmo é aconselhado a tirar um tempo de “férias” conhece outras terras e aqui que Patrick começa a afinar a sua fama de não ser um jovem comum, é a partir daqui que Kvothe começa a se tornar uma lenda. Ainda as voltas com seu romance conturbado com Denna, e aqui algumas coisas começam a ficar mais claras, Kvothe se vê envolvido em uma sociedade de um povo estranho, com todas as suas estranhas convenções sociais e obscuros códigos de importância, e logo em seguida é jogado em outra sociedade completamente diferente com valores totalmente diversos. O leitor mais afoito vai achar tudo isso uma grande perda de tempo e que Patrick só está enrolando. Discordo, o problema é que aparentemente ao escrever O Temor do Sábio Patrick resolveu meio que alterar um pouco o foco da história deixando um pouco o Kvothe individual para refletir o Kvothe dentro do meio social; existem inúmeras criticas a nossa própria sociedade que talvez passem despercebidas, mas estão ali.
Mas antes, ou melhor, dizendo no intervalo desse confronto com sociedades dispares, Kvothe é atraído ao encontro de um ser lendário, a misteriosa e terrível Feluriana um misto de elfo e sereia, a qual homem nenhum seria capaz de resistir ou vencer. Essa talvez seja uma das partes mais cansativas do livro, os diálogos um tanto se arrastam as imagens não parecem muito nítidas, mas é ali que acontecem pontos importantíssimos na história, e como esperado Kvothe volta ao mundo dos mortais transformado, o menino Kvothe morre na terra encantada e volta o homem Kvothe, o autor deixa isso muito claro mas a diferença vai bem mais além da óbvia questão sexual envolvida.
Na terra dos Ademrianos é onde temos um tanto de ação, mas também diversas passagens que abrem espaço para reflexões de como reagimos ao mundo, do uso das palavras dos gestos e é perceptível que Patrick pensava numa cultura semelhante à japonesa ao descrever o Admre é nítido alguns ecos de algo que lembra o budismo.
Bem daqui para frente vamos caminhando para o fim da narrativa, Kvothe volta a Vintas e de lá para a Universidade, aqui Patrick abertamente critica o preconceito e afetação da nobreza e a nossa ideia de que presentes consertam tudo. Se restava dúvidas que o livro meio que se politiza, aqui as dúvidas caem por terra, é uma dura crítica social, aos métodos escolares, e aqui cabe uma pergunta, aonde realmente Patrick quer chegar? Porque uma “simples” historia de aventuras tomou rumos que de início não eram esperados o que inclusive decepcionou vários leitores.. Outra questão conseguirá o autor dar um final convincente a série?? Tem-se a nítida impressão que o livro meio que perdeu um pouco o rumo inicial, tomou rumos próprios, conseguirá o autor conciliar todas as questões levantadas? Bem o que podemos esperar é que o terceiro volume com certeza terá bem mais de mil páginas.. Isso se não for dividido em duas partes já terminamos o segundo dia e cada vez temos mais perguntas a fazer a Kvothe do que respostas.. Bast é a cada momento um mistério maior, e o próprio crônista, será ele realmente só um humilde contador de histórias? Vamos ver como Patrick resolverá essas importantes questões.
Renata CCS 19/02/2013minha estante
Gostei de sua resenha. Este livro está em minhas metas de 2013. Gostei muito de O Nome do Vento.

bardo 24/03/2013minha estante
Se vc gostou do O Nome do Vento não vai se decepcionar Renata..

Eduardo.Silva 29/11/2020

Continuação a altura
O Temor do Sábio manteve a qualidade da escrita e da história do primeiro volume: O Nome do Vento por qual tanto me apaixonei. Difícil falar de uma continuação sem dar spoiler, mas oque posso dizer é que vamos ter uma grande evolução do comportamento do meu querido Kvothe, já que temos que lembrar que ele não passa de um adolescente. Vamos explorar mais esse mundo incrível e conhecer novos personagens e povos. Embora seja um livro gigantesco, vale a pena cada página.

Will 22/08/2020

Ótimo, mas não supera o primeiro
Este segundo livro aqui é muito bom, dando continuidade a essa futura trilogia. Na minha opinião, este livro não supera o primeiro, porém, não perde o mérito. É um livro realmente muito bom... A única crítica que tenho a fazer é que, em algumas partes, a narrativa fica muito "enrolativa", sobretudo nas partes em que o protagonista está com Denna... tirando isso, é um livro muito bom... Recomendo a todos.

Pedro3880 19/09/2020

O Temor do Sábio
Uma história completamente cativante. Estou órfão de leitura após terminar esse livro tão magnífico.
Apesar de ser um livro grande, não é maçante em parte alguma, o autor consegue nos fazer viajar por esse mundo do Kvothe, onde ele parece ser uma pessoa perfeita, mas está muito longe disso...
Mal posso esperar para ler a conclusão dessa maravilha.

Agda 08/08/2022

Eu sou o champion
Que resseca literária brava que eu tive viu, mas terminei hoje finalmente, quero looogo ler o último