O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Hugo 29/01/2023

Rei dos reis
Se não for o primeiro, o temor do sábio está entre os t?ês melhores ?ivros que já ?í em toda minha vida.
Uma leitura ?inâmica. Com apenas uma palavra: perfeito.

giocas 11/01/2023

que livro senhores, li por indicação de um amigo meu e é simplesmente perfeito, o primeiro e o segundo livro me impressionaram muito e recomendo muito a todos

Michelle 24/07/2021

História Perfeita
Gosto da história que o livro narra, o que me incomoda são os excessos de detalhes que o livro possui, fazendo uma leitura ser pesada, mas tão boa quanto os livros do Tolkien.

Maria 28/05/2023

Livrão
Primeiramente, cadê o 3 livro?
Brincadeiras a parte, essa continuação foi muito boa, a escrita sempre sendo fluída e gostosa de ler.
Essa viagem que o Kvothe faz para fora da universidade é bem interessante, é onde ele aprende muitas coisas e é bacana acompanhar. Porém a parte da Feluriana achei a mais chatinha, se tornou meio arrastado, fora isso muito boa a leitura.
O nome do vento continua sendo o melhor para mim, mas não tiro o valor do Temor do sábio.

Bruno Melo 18/02/2015minha estante
500 páginas diriam tudo mesmo! Umas 700 talvez. Acho que ficou muitas perguntas do 1º livro sem respostas. E que tem que ser esclarecidas no último. O que tem atrás das portas de pedra no Arquivo? Qual a conexão com a caixinha de madeira sem tampa da senhora Maer? E porque que Kvothe deixou de ser brigão, inteligente, astuto e poderoso, para ser dono de uma hospedágem. Estou ansioso para o 3º livro. Mas tenho 1 hipótese. O Portão de Pedra, será o livro do 3º dia, que contará a história até o atual momento em que o Cronista, Bast e Kote vivem. Nesse momento, o Chandriano não foi destruido, talvez nem lutado juntos. Assim, terá o 4º livro.

Caroline 18/02/2015minha estante
Eu também fiquei voando na tal caixa. Mas se eu não me engano o Kote tem um baú de madeira misterioso que eu acho que deve ser o mesmo da mulher do maer, não? Apesar de tudo, espero ansiosamente pelo 3º livro, mas ele realmente deixou muuuuita coisa aberta. Eu acho que metade do livro 3 finaliza a história que ele conta e metade deve ser destinada para o confronto entre o Chandriano e o Kote hospedeiro. Outra coisa é que pelo título do livro, parece que o Kvothe é um regicida, não é? Ou seja, tem muita história para ser contada ainda.

Rocha 15/10/2016minha estante
Bom, muita gente já sabe quem é o "Mestre Freixo" e também o que há atrás das Portas de Pedra. Acho que as enrolações presentes no livro, não são necessariamente para torná-lo enjoativo, e sim fornece um leque de informações implícitas que, se observadas com cautela, abrigam informações cruciais para o futuro da trama.

Denise 02/10/2021

O temor do sábio
Esse livro é maravilhoso! Melhor que o primeiro, na minha opinião! A leitura foi mais fluida, acho que os personagens foram mais trabalhados. Apesar de quase 1000 páginas, não foi um sacrifício lê-lo. Pensei que já tinha o 3º, mas vi por aqui que não. Vale muito a pena a leitura.

Antônio.Rocha7 08/12/2021

Nota 1000
Esperarei quantas onzenas for preciso para ler o terceiro livro desta série. Contanto que me faça sentir essas mesmas sensações que o primeiro e o segundo livro me fez.
Eu estudei na Universidade, fui colega e amigo de Simmon, Willem e o famigerado Kvothe/Kote. Odiei o Ambrose e ajudei os amigos a pregarem peças contra ele, peguei dinheiro emprestado com a Devi . Aprendi Artificiaria com o mestre Kilvin , tentei chamar o nome do vendo para impressionar o Mestre Elodin (não consegui, rs). Enfim, fui completamente imergido neste universo maravilhoso que o nosso autor nos presenteou.
As 5 estrelas serão dadas com muito prazer.

Mari 05/10/2023

Não entendi o final
O livro é tão longo e tem tantas histórias paralelas, que chega a ser confuso. Ele é bom, gosto da história em si, e do mundo criado. Mas é muita enrolação. Detalhe que não precisa.
Cheguei no final tão desgastada que não sei se, por falta de atenção, interpretação, não entendi o que queriam dizer aqueles últimos capítulos que se passam no presente

Layziane 03/12/2021

Ótimo!
Esse é o tipo de livro que dá até uma tristeza em acaba-lo, é aquele livro que você se imagina dentro dele o tempo todo. Eu amei a leitura e recomendo para todos que gostam de uma leitura leve e divertida. Já quero reler!

Gabrielle 18/08/2022

Não achei que fosse possível, mas é melhor que o primeiro!?
Alguns leitores das crônicas do matador do rei dizem que o segundo livro não é tão bom quanto o primeiro. Eu discordo totalmente!! O temor do sábio, mesmo tendo quase mil páginas, conseguiu me prender mais ainda!!! Como o universo já foi estabelecido, os personagens já apresentam maior desenvolvimento, consegui me conectar à leitura com mais rapidez e fiquei absolutamente encantada com o maior aprofundamento no mundo mágico e nas novas criaturas, povos e histórias apresentadas. AMEI A PARTE DA FELURIANA!!! Na minha cabeça já tenho uma imagem formada dela e se surgir alguma adaptação cinematográfica que não corresponder com minha imagem mental, cabeças vão rolar!!!
Gostei do desenvolvimento kote/denna, por mais que o romance do casal continue não sendo o foco principal.
Esse é o meu livro favorito da vida!! Já reli umas três vezes e, assim que o Pat lançar o terceiro ( se é que ele ainda vai lançar??????) lerei pela quarta vez super feliz. Recomendo MUITO!

Najuh 26/03/2020

Perfeito
Esse livro é simplesmente perfeito, a escrita é cativante, os detalhes incríveis e a criatividade contida ali nem se fala, com todo um mundo a ser explorado...
Já sou apaixonada simplesmente pelo prólogo e epílogo, imagine pelo resto. Acho que nunca vou encontrar um livro tão bom quanto esse.

Anienne 11/05/2021

O Temor do Sábio
Terminei agora o segundo livro da Trilogia: "A Crônica do Matador do Rei", de Patrick Rothfuss e já estou me sentindo órfã. ??

Ah... Como estou amando essa história!

Aqui Kvothe continua a contar sua vida "real" para o Escriba e seu Aprendiz Bast. Ele esclarece muitas das lendas criadas em torno de sua Figura, o que realmente aconteceu e como construiu sua fama.

Nesse momento, ele já é um estudante da Universidade que luta por sua sobrevivência ali e vai viver muitas aventuras e aprendizados, indo parar nas terras do Maer Alveron, no mundo encantado de Feluriana e conhece um Guerreiro Ademriano, Tempi, sendo levado até sua gente, onde começa a aprender sobre a Lethani.

Kvothe é uma lenda em seu tempo!

Luiz 04/03/2020

Releitura
Livro perfeito, leitura flui melhor e de forma mais suave doq lembrava. Kvothe é um personagem fantástico um dos melhores dentro todos os livros q já li, tanto na parte da história q conta o passado, quanto na parte em que está no presente. Agora só resta esperar o próximo livro para poder continuar essa saga fantástica

Bela 22/07/2020

Parece que os fãs da série e eu não lemos o mesmo livro
O livro tem curvas ascendentes de ação com o clímax ali um pouco depois da metade e um plateau de ruindade que ocupa uns 30% no mínimo de páginas. É arrastado e cheio de partes desnecessárias. Patrick Rothfuss não tem o dom da escrita, é, na verdade, repetitivo, misógino e prolixo.

Muita, muita coisa me incomodou nesse livro, de verdade. De início, todas as mulheres tem praticamente a mesma aparência física, chega a ser difícil imaginar rostos diferentes. Além disso, nunca vi uma tentativa tão atrapalhada de fazer personagens femininas fortes - se não sabe fazer, não tenta! E se eu tava incomodada com a objetificação de uma personagem, isso acaba piorando conforme o livro passa, afinal, algumas personagens femininas são inseridas somente com essa finalidade... há também o uso de chavões e diálogos batidos que passam uma impressão de profundidade... A obsessão virginal por Denna desde o primeiro livro também é muito chata. Até a aparente idade de Feluriana. Absolutamente tudo me causou um certo "cringe".

O primeiro livro peca bastante mas nos apresenta uma história bem bacana, já esse piora as coisas e não entrega muita coisa boa. 960 páginas que poderiam, facilmente, ser reduzidas.

Pensei em abandonar umas três vezes, mas segui em frente pra poder falar com propriedade.
Bela 06/08/2020minha estante
Tive essa mesma sensação em relação as mulheres do livro e não pude me deixar de sentir extremamente desconfortável, parece que todas as mulheres foram feitas para amar ele e não para ter uma história própria. As únicas que saem um pouco desse padrão parece ser a Feila e a Vashet, apesar de também serem bem objetificadas em algumas partes elas tem um pouco mais de personalidade e parecem ter mais interesses do que só o Kvothe.
Apesar dessa parte ter me incomodado muito, eu discordo um pouco com a sua nota, mas cada um tem um gosto. Tem outras partes do livro que me incomodam, mas tem várias que me deixaram extremamente vibradas, acho que essa coisa de uma parte mais chata e outra mais legal é como um jogo do autor, pra fazer com que as partes legais sejam muuito legais.
E concordo com você que o primeiro livro é melhor do que o segundo, tinha partes mais interessantes e não tinha tantas curvas

Aline 30/08/2020minha estante
FINALMENTE ALGUÉM DISSE ALGO SENSATO SOBRE ESSE LIVRO, me arrastei dms pra terminar, mt misógino