O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Nathalia184 16/05/2022

Esse livro traz mais coisas interessantes sobre o mundo do que o primeiro volume - alem de te dar mais respostas também. Porém, sinto que algumas partes são desnecessariamente grandes demais.

Passamos muito tempo vendo a repetição de buscas pela Denna, trabalho na ficiaria (de coisa que ele ja fez) e na corte do maer e pouco tempo na ação e aventura.

Dito isto, tambem enchi minha cota de Denna e Ambrose e nutro um certo desprezo pela personagem. Ate agora, não tem nada justifique a existência desses personagens.

O livro consegue entregar uma parte do que promete, mas o fato de ser incerto se sua continuação virá a tona e a ausência de progresso no protagonista, deixam um gosto meio amargo na boca.

Rick 02/05/2012

O Temor do Sábio.
Gostei bastante do livro mas agora estou meio propenso a falar do lado ruim, talvez depois liste o outro lado.

Então em poucas -e informais- palavras o que posso dizer é que...

A primeira impressão que tive (e digo que ela foi caminhando comigo até lá pela página trezentos e pouco) foi que o Patrick tava me enrolando.

Houve uma introdução e o desenrolar muito arrastos para fatos basicamente pequenos, mas é claro que posso morder minha língua, caso se revele no terceiro livro, que realmente foi necessário um terço do livro pra explicar a construção do 'gramo' e suas implicações.

Tendo em nota que não gostei nada da enrolação digo que, na maioria das vezes, ler capítulos que corriam em diálogos entre Kvothe e Denna era um desespero. Isso não viria ao caso -não gostar de um personagem é normal- mas é extremamente cansativo os seus devaneios sobre Denna. Dando uma de Patrick: Os devaneios eram tão densos que eu poderia passar num pão e comer. - e provavelmente continuaria não gostando do sabor.

Seria ainda mais arrastado caso Patrick tivesse disposto a contar a parte do julgamento. E viu como ele tirou?

A segunda impressão que tive foi de que o autor começou a jogar acontecimentos que são, de fato, importantes com uma rapidez estranha, empurrando-nos goela abaixo. Centenas de páginas sobre as implicações de tentar recuperar um anel e apenas umas poucas para informar que ele teria uma vaguinha com o maer?

Com isso o que se pode concluir do que digo é: "Ahh não sabe o que quer, se tá lento reclama, se ta rápido reclama também!" - Hahaha É, parece complicado mas é isso mesmo, não tenho como explicar sem ter que fazer um longo texto, o que não vou fazer.

Estou com grande expectativa pelo terceiro livro .
Eder 30/10/2012minha estante
É até engraçado Kvothe dizendo ao cronista que seria demasiado enfadonho ele narrar seu julgamento. Eu me perguntei, quando li isso: "O que pode ser mais enfadonho do que os encontros com Denna, as aulas de Elodin, o deslumbramento de Kvothe por sua própria música, reflexões sobre a situação financeira do protagonista, etc?

Murilo 16/09/2022

Finalmente terminado!!
História incrível. Narrativa mais que maravilhosa, com personagens cativantes e aprendizagens marcantes, que me lembrou de como crescer é difícil e doloroso em muitos casos. Um final aberto e já anseio pelo próximo livro.

Yas Rez. 08/12/2022

Uma espera eterna
Ok Patrick Rothfuss, eu vou ler seu terceiro livro quando for lançado. Por que você tem esse poder de terminar os livros de forma que a gente queira ler o próximo?

A verdade sobre Temor do sábio é que pra mim, foi uma leitura chata. Como no primeiro livro as partes boas eram no começo e final, basicamente quando falam dele na hospedaria. Porque o resto continua contando sobre a juventude dele (que nunca passa), a universidade, e tem mais algumas histórias fora de lá também. Pra um segundo livro de uma suposta trilogia, ele não desenvolveu nada da história principal.

Mas a grande questão que me desanima no livro (no primeiro também) é que vejo uma falta muito grande da parte fantasia. Sinceramente nem parece livro de fantasia pra mim, com exceção de poucas magias e algumas novas criaturas que apareceram. Mas ainda assim é quase nada, o mundo dos encantados por exemplo parece tão vasto e impressionante, e mesmo assim o autor explora tão pouco.

Enfim, foi uma leitura lenta e cansativa na maior parte. Mas vivo de migalhas nesse livro e gostei da forma como terminou. Ainda quero ler o terceiro na esperança de entender o relacionamento dele com o Bast, e todas as outras pontas soltas que o livro deixa.

É isso, leiam e venham se juntar a turma que espera a vida por um novo livro.

Erik 02/12/2012

Muito bom..
O temor do sábio começa imediatamente onde O nome do vento nos deixou. Kvote está em sua hospedaria contando sua historia a seu aprendiz, Bast e ao Cronista. É preciso parar e pensar que todo o primeiro livro se passou, de certa forma, em um único dia. Acompanhamos boa parte da vida de Kvote e agora vamos continuar a trajetória.

Eu demorei um pouco a me ambientar de novo. Esse é um problema de livros enormes como esse. E a estratégia que Patrick Rothfuss empregou de ter dois momentos no tempo simultaneamente, sendo que um está narrando outro não exatamente permite recapitulações. Então a menos que você tenha tudo fresquinho na cabeça, durante um pequeno pedaço do livro, você vai fazer um esforço para se lembrar dos detalhes.

Ainda assim, isso permite que o segundo livro d’A crônica do Matador do Rei tenha um ritmo bem mais acelerado do que o primeiro. Não precisamos ser apresentados à simpatia, já sabemos como ela funciona. Temos novos personagens, claro, mas já existem não sei quantos na bagagem. E já existem histórias e tramas em andamento. Que se desenrolam de formas um tanto quanto inesperadas.

Eu achei alguns trechos do livro com um clima de lenda. Quase algo que eu esperaria ouvir no interior, à beira de uma fogueira ou fogão à lenha, contado por uma vó ou primo mais velho. E acho que era essa a intenção do autor. Desde o primeiro momento podemos perceber que, em seu mundo, Kvote é encarado como um personagem de lendas, de histórias para crianças, muitos nem acreditam que ele realmente existiu. E agora, mais do que antes, podemos ver como ele construiu essa fama. Eu gostei em partes, tenho que admitir que tiveram momentos que só a curiosidade me manteve lendo. Sou uma pessoa muito curiosa.

Mas quando Kvote (e Rothfuss) deixa a lenda de lado e foca no que realmente aconteceu na sua vida e que não é de conhecimento geral, tudo fica absurdamente interessante. A parte do treinamento dele com os ademrianos, que poderia ser bem entediante, foi muito dinâmica e profunda. Acho que até eu aprendi um pouco da Lethani. E isso acontece em todos os momentos que poderiam ser maçantes no livro, Rothfuss encontra uma forma de torná-los interessantes.

No geral, é uma ótima continuação para um primeiro livro fantástico. O ritmo continua acelerado e a história continua prendendo. Mas, pra quem puder, recomendo ler os dois em seqüência para não perder nenhum detalhe (que eu tenho certeza que devo ter perdido).
Lua 03/12/2012minha estante
Muito bom!!!

Nathalia.Ramos 19/07/2022

Esse livro é muito bom, mas a tremenda quantidade de páginas dele me fez querer tacar fogo nele para acabar logo
A história é muito interessante e os pontos trazem muitos mistérios
Tem coisas que ainda não compreendo e me deixam meio confusas com a história, e que pelo meu ponto de vista, já deveriam estar explícitos

Helder 18/12/2012

Quase bom
Muito difícil fazer uma resenha para este livro. O Nome do Vento, para mim foi um achado. Nunca tinha ouvido falar e li por recomendação de um amigo e fiquei maravilhado com a linguagem do autor e com aquele novo mundo criado por ele.
Algumas resenhas insistindo em compará-lo a Harry Potter, mas com certeza um livro não tinha nada a ver com o outro. Patrick Rothfuss era realmente um autor original!
Sendo assim, a ansiedade pelos próximos dias em que Kvothe conta sua saga para o cronista eram enormes, e qual não foi minha felicidade ao descobrir que o segundo dia tinha 960 paginas?!
O começo da leitura me trouxe novamente aquele mundo original criado pelo autor. Kvothe e suas aventuras para conseguir se manter na universidade. E assim foram 200 paginas que passaram rapidinho.
Depois disso nosso amigo Kvothe é convencido pelos amigos e “tirar férias da universidade” e acaba fazendo uma viagem para o outro lado de seu mundo, onde conhecer o Maer, um homem extremamente rico e quase um rei, que precisa de alguém para ajuda-lo a conquistar uma mulher para manter a genealogia do seu reino.
O livro continua bom? Com certeza sim. As estórias em que Kvothe se envolve são muito interessantes e divertidas. A descoberta da traição e a maneira como consegue comprovar sua teoria para o Maer, a procura pelos bandidos na floresta tendo que liderar um grupo, a cena incrível quando encontram os bandidos e o raio, o treinamento junto aos ademrianos. A única parte muito chata é a Feluriana, que deveria ser uma parte sensual, mas na verdade dá um grande sono e extrema vontade de pular páginas. E no meio destas peripécias ainda existem os maravilhosos diálogos dos encontros com a misteriosa Denna, que continua completamente arisca e fulgás. E o autor ainda teve a coragem de suprimir toda a viagem de Kvothe, tanto a ida quanto a volta, onde com certeza teríamos mais umas 200 paginas.
Porém quando deixamos a emoção de suas peripécias e a prosa poética de Rothfuss de lado e paramos para pensar um pouco, começamos a ter a impressão que a estória está perdendo um pouco o rumo.
Até onde sei,o que foi proposto a nós leitores que embarcamos nessa série são 3 dias que Kvothe terá para contar sua saga, ou seja, desde seu nascimento e infância junto aos Edenas Ruh, até ele se transformar no Hospedeiro, dona da Hospedaria onde se passa a estória. E não imagino que o hospedeiro seja um menino de 20 anos.
Ao fim das 960 paginas, termina-se o segundo dia com o cronista , e Kvothe ainda tem somente 17 anos e não adquiriu mais nenhuma informação relevante sobre o Chandriano. Aliás, em 960 paginas deve ter umas 10 que citam o Chandriano ou o Gris.
Além dessa perdida de rumo, ou diminuição de foco, ainda existem partes um pouco exageradas e inconvincentes. Kvothe aprendeu tudo sobre a “arte do amor” com a Feluriana e se tornou o comedor. Mas continua no seu amor platônico por Denna. Confesso que os diálogos entre os dois são pérolas de tão bem escritos e sacados, mas infelizmente ficam inconvincentes no livro após a Feluriana, pois com certeza Kvothe já não é mais um menininho virginal.
E além disso ainda ficam muitas pontas mal explicadas: Qual o real motivo da traição contra o Maer? Qual o segredo de Auri que a deixa tão arredia? Qual a reação função de Elodin? É só um maluco ou ajudará Kvothe em alguma coisa? E quem é o “mecenas” de Denna e porque tanto mistério? (Na minha opinião só pode ser o Gris). E a informação trazida pela menininha que se perde no meio deste calhamaço de paginas? Porque Kvothe levou aquela surra na hospedaria se no livro anterior tinha até matado um demônio?
Fica a duvida então: Será que Rothfuss vai conseguir terminar esta saga no próximo livro ou vai comer nosso dinheirinho nos avisando somente no final do 3º episódio que foi necessário escrever um 4º livro?
Isso aconteceu com a série do Eragon e achei uma grande sacanagem.
Sendo assim, esteja preparado para encontrar diversão e um bom texto neste livro que te deixa com gosto de quero mais, porém nos deixa frustrado em relação ao tema principal que é a Vingança, já que não nos traz nenhuma nova revelação.

Daniel 20/12/2012

As conexões
Descobri "o nome" desse livro, fantástico...li em uma semana suas 960 paginas, e lerei em 2 dias o terceiro mesmo se esse tiver 2000 pag.
E por favor Kvothe, beija logo a Denna!!
Jullya 14/01/2013minha estante
beija, beija \o/
tb vou ler em no máximo dois dias nem que vire a noite =D
preciso saber o final logo, fico pensando os e se... e beirando a loucura já..

Daniel 14/01/2013minha estante
to contando os segundos de ansiedade rsrs

Ju 02/10/2020

Uma continuação a altura
Eu amo O Nome do Vento, e ainda mais que ele eu amo O Temor do Sábio. O mergulho que o autor nos faz dar no universo da história é magnífico.
Anselmo_ 02/10/2020minha estante
Acredito que tu vai gostar de ler Mistborn e Mentiras de Locke Lamora também!
São livros de fantasia no mesmo patamar do Petrick (temo dizer que o Sanderson é um autor que, quando tu lê uma vez, o resto dificilmente se equipara). Vale muito a pena

Ju 02/10/2020minha estante
Você vai me convencer 100% se disser que os personagens também são tão carismáticos e engraçados como no livro do Patrick Rothfuss.

Anselmo_ 02/10/2020minha estante
Olha... tu vai simplesmente querer que eles sejam reais, de tão sensacionais que eles são. Vez ou outra eu penso em apagar da memória pra poder ler de novo.
Os do Sanderson (Mistborn são muito, muito reais), e os do Lynch (Locke Lamora) são inteligentíssimos.
Leia A Roda do tempo também, melhor criação de universo.
Desculpa o textão, eu me empolgo

Ju 03/10/2020minha estante
Convencida, vou colocar ambos na minha lista!

Hugo 29/01/2023

Rei dos reis
Se não for o primeiro, o temor do sábio está entre os t?ês melhores ?ivros que já ?í em toda minha vida.
Uma leitura ?inâmica. Com apenas uma palavra: perfeito.

Gustavo.Cabral 16/07/2021

Obra prima
Definitivamente a melhor saga de fantasia que já li na vida. Demorei meses pra ler esse livro, mas a maior parte do tempo foi com pena de que acabasse. Simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto é um livro grandioso, de uma das maiores mentes criativas que está viva. Kvothe continua sendo um ótimo protagonista e sempre dois passos na nossa frente na história. É incrível o quanto as 960 páginas tanto dão respostas e deixam perguntas para serem respondidas. No aguardo do livro 3. Para quem está na mesma condição que eu recomendo que leiam o conto sobre bast e o livro a música do silêncio
Carol 16/07/2021minha estante
Uhuuu! Muito leitor ??

Anienne 11/05/2021

O Temor do Sábio
Terminei agora o segundo livro da Trilogia: "A Crônica do Matador do Rei", de Patrick Rothfuss e já estou me sentindo órfã. ??

Ah... Como estou amando essa história!

Aqui Kvothe continua a contar sua vida "real" para o Escriba e seu Aprendiz Bast. Ele esclarece muitas das lendas criadas em torno de sua Figura, o que realmente aconteceu e como construiu sua fama.

Nesse momento, ele já é um estudante da Universidade que luta por sua sobrevivência ali e vai viver muitas aventuras e aprendizados, indo parar nas terras do Maer Alveron, no mundo encantado de Feluriana e conhece um Guerreiro Ademriano, Tempi, sendo levado até sua gente, onde começa a aprender sobre a Lethani.

Kvothe é uma lenda em seu tempo!

Fernando 29/08/2020

Quero o 3 LOGO
Que livro senhores(as)! Que história empolgante! Deixa o primeiro livro da saga no chinelo.

Bruno Melo 18/02/2015minha estante
500 páginas diriam tudo mesmo! Umas 700 talvez. Acho que ficou muitas perguntas do 1º livro sem respostas. E que tem que ser esclarecidas no último. O que tem atrás das portas de pedra no Arquivo? Qual a conexão com a caixinha de madeira sem tampa da senhora Maer? E porque que Kvothe deixou de ser brigão, inteligente, astuto e poderoso, para ser dono de uma hospedágem. Estou ansioso para o 3º livro. Mas tenho 1 hipótese. O Portão de Pedra, será o livro do 3º dia, que contará a história até o atual momento em que o Cronista, Bast e Kote vivem. Nesse momento, o Chandriano não foi destruido, talvez nem lutado juntos. Assim, terá o 4º livro.

Caroline 18/02/2015minha estante
Eu também fiquei voando na tal caixa. Mas se eu não me engano o Kote tem um baú de madeira misterioso que eu acho que deve ser o mesmo da mulher do maer, não? Apesar de tudo, espero ansiosamente pelo 3º livro, mas ele realmente deixou muuuuita coisa aberta. Eu acho que metade do livro 3 finaliza a história que ele conta e metade deve ser destinada para o confronto entre o Chandriano e o Kote hospedeiro. Outra coisa é que pelo título do livro, parece que o Kvothe é um regicida, não é? Ou seja, tem muita história para ser contada ainda.

Rocha 15/10/2016minha estante
Bom, muita gente já sabe quem é o "Mestre Freixo" e também o que há atrás das Portas de Pedra. Acho que as enrolações presentes no livro, não são necessariamente para torná-lo enjoativo, e sim fornece um leque de informações implícitas que, se observadas com cautela, abrigam informações cruciais para o futuro da trama.

Diogenes.Savio 03/07/2021

Livraço!!!
Esse calhamaço de quase 1000 páginas é simplesmente incrível! O P. Rothfuss conseguiu continuar a narrativa iniciada no "O Nome do Vento" de forma magistral.
O livro tem um desenvolvimento lento, muito detalhista e em alguns momentos deixa um certo tom de monotonia e só devido a isso que não ganhou as minhas 5 estrelas. Porém, a história é viciante, o Kvothe é um personagem interessantíssimo assim como o Bast.
Dito isso, é pedir muito para o autor lançar logo esse bendito terceiro livro? Mais de 10 anos desenvolvendo essa continuação e até agora nada.
Enfim, recomendo fortemente essa trilogia (só 2 livros lançados atualmente) para todos que gostam de alta fantasia.