O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

Yas Rez. 08/12/2022

Uma espera eterna
Ok Patrick Rothfuss, eu vou ler seu terceiro livro quando for lançado. Por que você tem esse poder de terminar os livros de forma que a gente queira ler o próximo?

A verdade sobre Temor do sábio é que pra mim, foi uma leitura chata. Como no primeiro livro as partes boas eram no começo e final, basicamente quando falam dele na hospedaria. Porque o resto continua contando sobre a juventude dele (que nunca passa), a universidade, e tem mais algumas histórias fora de lá também. Pra um segundo livro de uma suposta trilogia, ele não desenvolveu nada da história principal.

Mas a grande questão que me desanima no livro (no primeiro também) é que vejo uma falta muito grande da parte fantasia. Sinceramente nem parece livro de fantasia pra mim, com exceção de poucas magias e algumas novas criaturas que apareceram. Mas ainda assim é quase nada, o mundo dos encantados por exemplo parece tão vasto e impressionante, e mesmo assim o autor explora tão pouco.

Enfim, foi uma leitura lenta e cansativa na maior parte. Mas vivo de migalhas nesse livro e gostei da forma como terminou. Ainda quero ler o terceiro na esperança de entender o relacionamento dele com o Bast, e todas as outras pontas soltas que o livro deixa.

É isso, leiam e venham se juntar a turma que espera a vida por um novo livro.

Igor 31/01/2016

A ranhura na superfície
O primeiro ponto do livro é: são muitas páginas, especificamente 960. Existem tantos loops na história (o autor sai do caminho principal e abre sidelines/histórias secundárias que em pouco ou nada acrescentam à narração) que o livro poderia facilmente possuir um terço de seu tamanho e ainda terminar à mesma altura.
Segundo ponto: o autor melhorou em relação ao primeiro livro, mas suas personagens continuam rasas. O autor (que é novo no ramo) ainda não aprendeu ou não se sente confortável em aprofundar a psiqué das personagens. Assim, não temos muito conhecimento sobre Wilem, Simmon, Devi, Manet, os professores e até mesmo de uma personagem importantíssima: Denna. Depois de dois livros e 1540 páginas, não conhecer minimamente as histórias das personagens é frustrante.
Mesmo assim, seria de se esperar que a história principal, então, fosse fantástica - mas não é. O autor não entrega muito resultado na busca do Chandriano, nem revela detalhes sobre seus integrantes. As referências que faz ao grupo rival são sempre as mesmas: de que é difícil demais conseguir informações sobre eles. A repetição constante e imutável torna uma história que poderia ser brilhante um tanto maçante.
O terceiro e último ponto que gostaria de chamar a atenção é para a velocidade do romance. A primeira metade do livro desenvolve-se de forma por demais lenta, e em apenas um lugar - a Universidade. Aliás, é comum no livro que o autor deixe o personagem principal em um ambiente até que este esteja esgotado. Quando o leitor é levado ao extremo do enfado, o autor muda o background apenas para repetir a façanha. Isso também é verdade para a segunda metade do livro, mas, pelo menos, os espaços e as personagens secundárias (ou terciárias) variam com maior rapidez.
Não dá tempo de dizer sobre como a escrita do autor (ao menos na tradução) não é cativante como em outras fantasias épicas que li, nem sobre a decepção de ver poucas composições e cantigas (o que se esperaria mais, já que o personagem principal parece respirar música). Termino dizendo que o final levanta expectativa ao próximo livro. Espero que até lá o escritor tenha evoluído muito mais, a ponto de não desapontar.

Jonh 24/04/2020

Excelente e viciante.
Há algum tempo me defino como leitor de fantasia, apesar de gostar e ler livros de outros gêneros.

Sempre que a leitura é estritamente pessoal eu escolho fantasia.

Após As Crônicas de Gelo e Fogo imaginei que seria difícil encontrar algo no mesmo nível.

Aos interessados, Patrick Rothfuss bebe mais da fonte que é Tolkien (agora lendo Tolkien eu percebo), então para quem já leu Tolkien talvez essa leitura não seja tão surpreendente (ainda sugiro muito que leia, os pontos fortes dessa história são outros. Vale a pena)

Bom, o fato de eu ter lido essas mais de 900 páginas em 14 dias mais ou menos já fiz que o meu receio era em vão, as crônicas do matador do Rei são muito próximas do nível das crônicas de gelo e fogo.

Não que sejam parecidas no conteúdo, pois não são em sua maioria.

Sobra a historia em si, até agora foi a que mais me prendeu. É uma história que se conta sozinha, deixa espaço para muita especulação e teorias. Você não para de pensar no livro por dias.

O ponto negativo fica pela espera do lançamento do livro final.

Najuh 26/03/2020

Perfeito
Esse livro é simplesmente perfeito, a escrita é cativante, os detalhes incríveis e a criatividade contida ali nem se fala, com todo um mundo a ser explorado...
Já sou apaixonada simplesmente pelo prólogo e epílogo, imagine pelo resto. Acho que nunca vou encontrar um livro tão bom quanto esse.

Clemente 02/04/2021

Quase perfeito mas 4
Que livro, 1000 paginas e em pouquissimos momentos a leitura me pareceu cansativa (to olhando pra você feluriana)
É difícil descrever porque eu gosto tanto da escrita do patrick rothfuss mas ela é cativante de uma maneira impressionante.
Definitivamente uma obra de arte literaria que me deixa triste de saber que não tem uma continuação a 10 anos, mas vamo ter fé que um dia chega.
Esse livro para mim é um pouco pior que o primeiro por conta da parte em ademre e com a feluriana que são... estranhas... mas 100 paginas em mil são um cuspe no mar e eu como eu n posso dar nota quebrada eu vou arredondar pra cinco.
Agor me junto aos outros fãs da saga na espera infinita pelo terceiro livro kkkkkkk
Mudei de ideia, passei um tempo pensando e eu acho que 4 estrelas é muito mais bem servido pra esse livro porque mesmo tendo varios momento que eu amo, tem muito mais problemas que o primeiro

Diogenes.Savio 03/07/2021

Livraço!!!
Esse calhamaço de quase 1000 páginas é simplesmente incrível! O P. Rothfuss conseguiu continuar a narrativa iniciada no "O Nome do Vento" de forma magistral.
O livro tem um desenvolvimento lento, muito detalhista e em alguns momentos deixa um certo tom de monotonia e só devido a isso que não ganhou as minhas 5 estrelas. Porém, a história é viciante, o Kvothe é um personagem interessantíssimo assim como o Bast.
Dito isso, é pedir muito para o autor lançar logo esse bendito terceiro livro? Mais de 10 anos desenvolvendo essa continuação e até agora nada.
Enfim, recomendo fortemente essa trilogia (só 2 livros lançados atualmente) para todos que gostam de alta fantasia.

Fernando 29/08/2020

Quero o 3 LOGO
Que livro senhores(as)! Que história empolgante! Deixa o primeiro livro da saga no chinelo.

Gustavo.Cabral 16/07/2021

Obra prima
Definitivamente a melhor saga de fantasia que já li na vida. Demorei meses pra ler esse livro, mas a maior parte do tempo foi com pena de que acabasse. Simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto é um livro grandioso, de uma das maiores mentes criativas que está viva. Kvothe continua sendo um ótimo protagonista e sempre dois passos na nossa frente na história. É incrível o quanto as 960 páginas tanto dão respostas e deixam perguntas para serem respondidas. No aguardo do livro 3. Para quem está na mesma condição que eu recomendo que leiam o conto sobre bast e o livro a música do silêncio
Carol 16/07/2021minha estante
Uhuuu! Muito leitor ??

Bela 22/07/2020

Parece que os fãs da série e eu não lemos o mesmo livro
O livro tem curvas ascendentes de ação com o clímax ali um pouco depois da metade e um plateau de ruindade que ocupa uns 30% no mínimo de páginas. É arrastado e cheio de partes desnecessárias. Patrick Rothfuss não tem o dom da escrita, é, na verdade, repetitivo, misógino e prolixo.

Muita, muita coisa me incomodou nesse livro, de verdade. De início, todas as mulheres tem praticamente a mesma aparência física, chega a ser difícil imaginar rostos diferentes. Além disso, nunca vi uma tentativa tão atrapalhada de fazer personagens femininas fortes - se não sabe fazer, não tenta! E se eu tava incomodada com a objetificação de uma personagem, isso acaba piorando conforme o livro passa, afinal, algumas personagens femininas são inseridas somente com essa finalidade... há também o uso de chavões e diálogos batidos que passam uma impressão de profundidade... A obsessão virginal por Denna desde o primeiro livro também é muito chata. Até a aparente idade de Feluriana. Absolutamente tudo me causou um certo "cringe".

O primeiro livro peca bastante mas nos apresenta uma história bem bacana, já esse piora as coisas e não entrega muita coisa boa. 960 páginas que poderiam, facilmente, ser reduzidas.

Pensei em abandonar umas três vezes, mas segui em frente pra poder falar com propriedade.
Bela 06/08/2020minha estante
Tive essa mesma sensação em relação as mulheres do livro e não pude me deixar de sentir extremamente desconfortável, parece que todas as mulheres foram feitas para amar ele e não para ter uma história própria. As únicas que saem um pouco desse padrão parece ser a Feila e a Vashet, apesar de também serem bem objetificadas em algumas partes elas tem um pouco mais de personalidade e parecem ter mais interesses do que só o Kvothe.
Apesar dessa parte ter me incomodado muito, eu discordo um pouco com a sua nota, mas cada um tem um gosto. Tem outras partes do livro que me incomodam, mas tem várias que me deixaram extremamente vibradas, acho que essa coisa de uma parte mais chata e outra mais legal é como um jogo do autor, pra fazer com que as partes legais sejam muuito legais.
E concordo com você que o primeiro livro é melhor do que o segundo, tinha partes mais interessantes e não tinha tantas curvas

Aline 30/08/2020minha estante
FINALMENTE ALGUÉM DISSE ALGO SENSATO SOBRE ESSE LIVRO, me arrastei dms pra terminar, mt misógino

Caroline 17/03/2017

Uma obra grandiosa
O livro começa exatamente de onde parou o anterior, Kvothe ainda está na Universidade, na sua sede de aprender, principalmente com nomeador Mor.
Suas intrigas com Ambrose não cessam. Isso Acarreta em tramas que envolvem os personagens em volta do protagonista, Feila, Moula, Simmon e Willem, assim conseguimos conhece-los melhor, algo que eu realmente senti falta no livro anterior.

A Principio uma leitura gostosa, dado a curiosidade de saber o resultado dessas tramas.
Porém, o único ponto negativo desse livro é a lentidão que isso acontece, a parte da Universidade realmente começa ficar um pouco cansativa, mas não posso dizer que isso torna o livro ruim, pois realmente sabemos que o autor é muito detalhista e cria vários contos e estorias dentro do livro que torna a obra muito mais rica.

Passado algumas situações, Kvothe recebe conselhos a deixar a universidade por um tempo, e então temos uma boa mudança no andamento da serie.
Kovthe passa por alguns apuros, e se depara com situações surpreendentes, fazendo com que sua reputação cresça cada vez mais.Então há uma evolução grandiosa do Kvothe, ele cresceu muito depois de algumas experiências com mundo dos encantados, e finalmente algo que eu achei que faltava; experiências amorosas, fez muito bem pra ele, acho que isso foi a causa dessa mudança do personagem.
Conhecemos a cultura dos Anderianos, e ele começa sua experiência com luta e espadas.
Claro, com todos os acontecimentos não podemos deixar de citar; Sua busca pelo Chandriano não para.Ele consegue mais pistas esclarecedoras.Mas está longe de terminar.
Por fim volta para Universidade, e então aguardamos ansiosamente suas próximas aventuras

Sem dúvida é uma obra prima.Patrick é um autor detalhista e com certeza um gênio.
Uma leitura meio lenta, mas com certeza uma obra de arte. Ele pensou em cada parte, construiu o personagem pouco a pouco de forma grandiosa.

Super indico, e faz jus as 5 estrelas que dei.

Cesar Garcia 09/10/2021

Maravilhoso
A continuação da história de Kvothe é maravilhosa, cheia de poesia, silêncio, mistério, humor e descobertas.
O autor escreve de forma única, despertando sentimentos arrebatadores e singelos.

Ju 02/10/2020

Uma continuação a altura
Eu amo O Nome do Vento, e ainda mais que ele eu amo O Temor do Sábio. O mergulho que o autor nos faz dar no universo da história é magnífico.
Anselmo_ 02/10/2020minha estante
Acredito que tu vai gostar de ler Mistborn e Mentiras de Locke Lamora também!
São livros de fantasia no mesmo patamar do Petrick (temo dizer que o Sanderson é um autor que, quando tu lê uma vez, o resto dificilmente se equipara). Vale muito a pena

Ju 02/10/2020minha estante
Você vai me convencer 100% se disser que os personagens também são tão carismáticos e engraçados como no livro do Patrick Rothfuss.

Anselmo_ 02/10/2020minha estante
Olha... tu vai simplesmente querer que eles sejam reais, de tão sensacionais que eles são. Vez ou outra eu penso em apagar da memória pra poder ler de novo.
Os do Sanderson (Mistborn são muito, muito reais), e os do Lynch (Locke Lamora) são inteligentíssimos.
Leia A Roda do tempo também, melhor criação de universo.
Desculpa o textão, eu me empolgo

Ju 03/10/2020minha estante
Convencida, vou colocar ambos na minha lista!

Raysa 11/03/2021

Continuação a altura de o nome do vento
Esta é uma continuação á altura do primeiro livro, e consegue ser ainda mais interessante!
O enredo vai para lugares surpreendentes, os incontáveis encontros e desencontros entre Kvothe e seu interesse amoroso Denna continuam mas nunca são cansativos.
O protagonista cresce, se torna um homem, mas consegue manter seu carisma. O universo também se expande, podemos compreender melhor o funcionamento do mundo criado pelo autor e continuar pescando as inúmeras pistas para resolver os pontos soltos na história que "Kote" está contando para o cronista!
É uma série riquíssima em material para teorizar e criar expectativas para o fotos dos personagens.
Continua lindamente escrita, com passagens que mais parecem poesia que prosa, com contos paralelos e lendas dentro da história, tornando o material ainda mais rico. A edição também é muito bonita e bem feita, as ilustrações de capa são lindíssimas.
Uma das melhores fantasias da atualidade!
?NOTA: 10
??RECOMENDO? Sim.
? PRETENDO CONTINUAR? SIIIM! Se o autor resolver lançar a continuação algum dia...

Lore 07/03/2021

O segundo dia
O estalajadeiro Kote, segue sua Crônica no segundo dia dispensado pelO Cronista.

Uma aventura em florestas virgens, terras distantes e claro, com muito sofrimento.

Esse ano o segundo livro completa seus 10 anos e nós, fãs de Patrick continuamos ansiosos pelo dia final dessa história.