A Iniciação

A Iniciação L. J. Smith

Resenhas - A Iniciação

Regiane 09/11/2011

Superou minhas expectativas

Cassie é obrigada a deixar Califórnia e os seus amigos para acompanhar a sua mãe até New Salem, com o intuito de cuidar da avó que já está velha e possui uma saúde debilitada. A cidade acaba não sendo muito acolhedora a jovem, e para piorar a situação, Cassie sofre perseguições horríveis de Faye e sua turma em seu novo colégio. Por esse motivo ela odeia o lugar.

Para sua sorte ou não, ela conhece Diana, e instantaneamente tudo acaba mudando, já que sua mais nova amiga a convida para fazer parte do Círculo Secreto: um clube de bruxos que desde os tempos de seus ancestrais - há mais de 300 anos – possui total controle sobre a cidade. Mas no momento, Cassie tem outra preocupação, além da descoberta do seu novo talento. Seu nome é Adam, o misterioso garoto por quem se apaixonou. A partir disso, ela terá que tomar uma decisão. Será que Cassie irá resistir a tentação de utilizar os seus poderes em nome dessa paixão? Ou ela irá arriscar tudo, mesmo que sua vida e das pessoas que estejam ao seu redor sejam comprometidas?

Eu fiquei bem satisfeita com a nova obra da L. J. Smith. A leitura tem um ritmo ótimo, com uma narração em terceira pessoa que me prendeu totalmente. Foi difícil desgrudar os olhos das páginas. Comecei e terminei no mesmo final de semana. Confesso que estou bem ansiosa para ler a continuação da série.

Apesar de ser um livro pequeno, eu achei bem detalhado, mas em nenhum momento ele se tornou chato ou maçante, pelo contrário. Fiquei maravilhada com a explicação que a autora deu sobre a história dos ancestrais, e como o Círculo Secreto foi criado.

Os personagens também são bem interessantes, com exceção da protagonista que não gostei muito. Eu achei Cassie meio sem sal, e até sem personalidade. Para quem não tinha conhecimento de nada sobre sua origem, ela aceitou as coisas na boa, como se fosse tudo muito normal. Achei isso meio forçado. Já Adam é uma graça, um fofo sem igual. Impossível não gostar dele. Faye fez meu sangue ferver de raiva por suas atitudes, mas reconheço que ela dá um tempero especial a história. Ela é totalmente essencial. Diana e os demais, também tem suas qualidades.

Por conta da empolgação dessa nova série da L. J. Smith, não pensei duas vezes em baixar os capítulos do seriado de TV. E ao contrário de The Vampire Diaries - onde o seriado supera os livros - nesse caso, é decepcionante. Tudo acontece muito rápido, a alteração da história foi desastrosa e os autores são péssimos. Sem contar que no livro o ciclo conta com doze integrantes, e no seriado de TV, são apenas seis. Eu achei horrível, não gostei de nada. É bem amador. Me decepcionei muito, portanto nem pretendo acompanhar mais.

Mas voltando ao livro, posso dizer que superou minhas expectativas. E apesar dele ser bem introdutório, eu achei tudo super válido e interessante. Na verdade, é totalmente fundamental, pois não dá chance alguma para o leitor ficar perdido. Tenho certeza que a ação que faltou aqui, vai vir com tudo no segundo volume da série. E enquanto isso, ficarei me remoendo de curiosidade até ele for lançado. Recomendo!

Ellen Buback 01/05/2022

Círculo Secreto: A Iniciação
É um livro introdutório até demais, eu diria. O desenvolvimento da história é lento e os personagens, pelo menos em um primeiro momento, não são tão interessantes. Como o ?Círculo Secreto? é uma saga composta por 6 livros, acredito que a autora optou por fazer uma primeira obra mais voltada para o contexto, preocupando-se menos com o progresso da ficção e dos protagonistas.

O livro se torna mais sombrio nos últimos capítulos e é possível ver muito mais ação. Após uma morte, alguns acontecimentos não esperados e um plot twist integrante ? embora talvez calculável ?, o primeiro volume é finalizado causando curiosidade no leitor e instigando-o a dar continuidade à leitura.

Não sei medir minha expectativa para os próximos livros, mas irei lê-los!

Patty 23/03/2022

A iniciação...
Livro incrível! Leitura fácil e divertida, além de ter tudo que um leitor jovem gosta: romance, intriga, coisas sobrenaturais e problemas de uma vida adolescente.

DICA: NÃO LEIAM A PARTE DE TRÁS DO LIVRO, TEM TODOS OS SPOILERS POSSÍVEIS.
ingrid 23/03/2022minha estante
nunca li o livro, mas a série é MUITO boa

Psychobooks 17/10/2011

Cassie Blake é uma adolescente obrigada a ir para uma cidadezinha litorânea nas férias com sua mãe e, tudo lá é extremamente chato e tedioso e ela simplesmente não vê a hora de voltar para sua cidade natal e seus amigos.

Mas todos os planos de Cassie são frustrados quando sua mãe avisa que elas irão se mudar para casa da avó que ela nunca conheceu e sua mãe se quer dá a oportunidade de Cassie voltar para a antiga cidade para se despedir dos amigos.

Ao chegar na estranha cidade de New Salem, além de ir morar numa rua totalmente sinistra e “velha”, ela logo é hostilizada na nova escola, seja pelo mais seleto “Grupo” da escola, ou pelos outros estudantes.

Logo Cassie descobrirá que o grupo não se trata apenas de alunos da elite e porque todos os respeitam e os temem…

Bom, a primeira coisa fundamental do livro é não ir cheio de expectativas. (no caso de quem assiste a série)

Não é segredo pra ninguém que as séries nunca são iguais aos livros, mas mesmo assim, confesso que esperava mais ação e emoção nesse livro.

Tudo é extremamente exagerado. Diana é boazinha demais, Cassie inocente demais, Faye malvada demais.

Além disso, às vezes a autora se estendia mais que o necessário na narração e acaba muitas vezes se tornando monótona e tediosa.

Senti muita falta de ação nesse livro, não há nenhum super-mistério para aguçar a curiosidade do leitor. Parece que a leitura não rende.

Acesse:
Litta 27/10/2012minha estante
Concordo com você! E o que foi a cena de iniciação no círculo? PQP...
E eu fiquei com vontade de espancar a Cassie durante o livro todo :)
Sem contar que o livro termina de uma forma que não me deu um pingo de vontade de ler o segundo.

Vanessa 29/10/2012minha estante
Mega chato!!! aff

carina 01/05/2021

Difícil falar alguma coisa sobre esse livro, ele tem tudo pra ser bom mas me irritou bastante principalmente a protagonista, além de ter poucas partes que realmente te prenderam na leitura e elas acabam bem rápido.

Erika 18/02/2023

Bom...
Não lembro da série, mas jurava que não era assim.
A história não foi excepcional, mas a leitura foi tão rápida que valeu a pena.

site: http://www.upandoavida.com

Hugo 14/10/2021

Um livro bem escrito,com uma dose acentuada de maldade que envolve a trama do início ao fim
Mas isso não tira o mérito da autora de nos prender da primeira a última página.

nnunglaub 16/04/2021

É razoável.
O que mais me incomodou nesse livro foi o fato de que nada foi explicado até 70% da leitura.
Apesar de nada ser explicado, nada também foi surpreendente quando a explicação veio, eu já havia deduzido vários dos "plot twists" do livro.
Enfim, é divertidinho mas não tenho vontade de ler o resto da trilogia.

Ana Cristina 08/04/2022

Não funcionou para mim
Pelo fato de ser da mesma autora de diário do vampiro, gosto da escrita da Lisa achei que iria gostar mas me decepcionei.
Todos os personagens são problemáticos, o livro começou a ter desenvolvimento apenas depois da metade.
Não gostei da cassie a personagem principal, terminei apenas por terminar mesmo.

Isadora.Teider 07/09/2020

Prólogo
"Era parte da vastidão do céu, do mar e da terra; uma parte mínima de toda a imensidão, mas uma parte exatamente igual às outras."

O livro tem uma premissa interessante, mas passa a impressão de ser apenas um "prólogo" para o resto da série, não tento uma problemática (com resolução) em si próprio. Contudo, trás uma perspectiva nova sobre Salem.
Veremos se os próximos trazem uma boa resolução

Gih 30/03/2021

Amava os dois e queria que eles fossem felizes.
O livro fala sobre um amor proibido e até onde você pode ser leal a quem ama. A L.J. Smith adora colocar três pessoas em seu círculo principal de romance. E nesse livro é extremamente tenso, doloroso e proibido.

BrunaCeotto 04/06/2021

bem romancezinho paranormal do início dos anos 2000.
1ª leitura: 06/10/2019
2ª leitura: 04/06/2021

definitivamente, esse livro tem "a" vibe início dos anos 2000 que muitos romances paranormais dessa época têm. na minha primeira leitura, talvez influenciada pela série, eu não percebi quão instantânea é a paixão entre cassie e adam, e quão pouco empenho na construção desse sentimento nós recebemos enquanto leitores.
entendo que seja um livro introdutório, mas gostaria de entender um pouco melhor o aspecto mágico do livro, como funcionam os poderes do círculo, etc. acredito que passando para os próximos eu receba isso de alguma forma (e graças a deus eu tenho os audiobooks, porque acho que não aguentaria mais páginas de chororô da cassie por um garoto).
seria uma avaliação 2 estrelas se não fosse pela faye. eu tenho MEDO dela.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/

heymath 11/01/2021

Cansativo
Estava super empolgado por se tratar de bruxas e ser um livro jovem. Só que conforme fui lendo, me sentia cansado e alguns momentos, parecia que não fluía e fazia leitura dinâmica em alguns momentos. Só que queria que acabasse ?

Mirella 23/01/2021

Típico livro de adolescente. Como eu amo livro de adolescente, tá ótimo pra mim. Algumas coisas do final era bem previsíveis. Não tem nenhum drama muito exagerado é bem legalzinho.