A Iniciação

A Iniciação L. J. Smith

Resenhas - A Iniciação

Roberta 15/12/2011

Resenha | Círculo Secreto: A Iniciação
para ler esta resenha no blog: artbooks.blogspot.com/2011/11/resenha-circulo-secreto-iniciacao.html

Título: Círculo Secreto: A Iniciação
Autor: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Número de Páginas:
Resenha:

Vou começar esta resenha comentando que se você não gostou da série Diários do Vampiro, você deve dar uma chance para esta série. L.J. Smith escreve de uma maneira totalmente diferente do que você pode estar esperando se levar em conta o que você leu de Diários do Vampiro. Não é segredo para ninguém que eu AMO os livros de L.J. Smith e com este livro não foi diferente. Adorei como os detalhes do livro foram expostos cada um na hora certa.
Mas é claro que eu tenho que deixar explícito aqui para quem começou a assistir a série na TV primeiro que o livro é BEM diferente do que está sendo passado no seriado.

O livro traz Cassie, que teve que ir para a cidade de New Salem com a mãe para ir cuidar da avó que se encontrava com a saúde mais pra lá do que pra cá, pelo menos é o que foi contado a ela (porém não é o que realmente está acontecendo. Sua avó não está tão mal assim!). Porém antes de ir para a nova casa, ela conhece um misterioso rapaz que conheceu na praia e que jurava que ele havia escutado seus pensamentos, ou será que ela havia falado em voz alta e não havia percebido? Enfim, em um determinado momento ela simplesmente salva a vida dele e recebe 'em troco' uma pedra na qual ela se apega como se fosse tudo o que ela tinha na vida. Já quando chega a New Salem, em seu primeiro dia de escola, tem uma enorme desavença com Faye, que tudo o que tinha de linda, conseguia ter de maldade. Ela faz parte de um grupo, o "Clube", que é restrito a apenas 12 alunos daquela escola e que Cassie descobriria mais tarde se tratar de um clube de bruxos e que após uma tragédia, iria passar a fazer parte.

O livro é apenas uma introdução do que está por vir nos próximos dois livros. Tudo ainda está sendo apresentado, mas isso não o faz ficar menos interessante, ao contrário. A leitura é bem fácil, tudo é explicado de maneira simples e direta.
Talvez uma única coisa que me deixou um tanto quanto perdida é esse monte de personagem dentro do círculo. Quando soube que teriam 12 participantes do clube, achei que em algum momento, Smith se perderia, mas não foi isso o que aconteceu. Confesso que EU me perdi um pouco, sim. Não é fácil gravar quem é quem quando você está começando a ler uma história, mas depois tudo entra no ritmo e você se acostuma.

Como no seriado, eu já tenho o meu personagem favorito: Adam.
Cassie me irrita um pouco no livro, em alguns momentos eu vejo ela como uma tolinha e não consigo entender o porque dela ser a protagonista da história, mas depois eu revejo meus pensamentos e vejo que tinha que ser ela e não tinha outra maneira. Aquilo estava certo.
Adam, o rapaz misterioso da praia também faz parte do círculo. Cassie simplesmente se apaixona. Mas como se apaixonar pelo namorado de Diana, uma pessoa que a ajudou desde o início quando ela tinha problemas com Faye e quando ela não fazia parte do "clube"? Ela simplesmente decide deixar pra lá. Ela não poderia se apaixonar. Não por Adam. Mas posso dizer uma coisa? Adoro a Diana, mas ela que se exploda para que Cassie e Adam possam ficar juntos.

"- Adam - disse ela - Nós...
Mas ela não terminou a frase. Ele estava perto demais de Cassie; ela sentia seu calor, a energia entre eles se fundindo. Sentia as mãos dele em concha em seus cotovelos. Depois lentamente, bem devagar, ela foi puxada para ele até que seus braços estavam em volta dela, abraçando-a inteiramente. O cordão prateado não podia mais ser negado."

Círculo Secreto: A Inicição, SMITH, L.J., Pág 238.

Enfim, adorei o livro. E recomendo para qualquer um, até para os que não gostaram da outra serie escrita pela autora, pois como já disse anteriormente, o livro é bem diferente do que ela já escreveu.
Estou ansiosa para ler a continuação da serie já que o primeiro livro terminou de um jeito bem sinistro.

Só um detalhe que quero ressaltar: A capa é linda, aveludada. Simplesmente adorei. E como eu gosto muito do modo gráfico que a Galera Record faz, posso dizer que fiquei bem feliz com o trabalho como um todo.

Recomendadíssimo!

Reg 16/03/2024

Não gostei muito. Achei muito lento, não acontece nada demais, a escrita fácil, de fácil entendimento, mas não me conectei com nenhum dos personagens, muito pelo contrário, os achei bem chatos.

CooltureNews 09/12/2011

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por Junior Nascimento

Escrever uma resenha de um livro que foi adaptado para a televisão não é tarefa fácil, principalmente quando nos tornamos fã desta adaptação. Desde que eu li os primeiros volumes de Diários do Vampiro sei que L.J. Smith tinha uma outra série de livros, mas tinha muito medo de começar a ler os livros, visto que essa primeira série causou uma certa decepção, pois do meu ponto de vista a adaptação par aa TV se mostrou melhor. Ao ler algumas resenhas deste livro, e saber que o mesmo era bem diferente da série esse mesmo medo foi despertado.

Realmente, além dos nomes dos personagens principais e de se tratar de uma história sobre bruxas as comparações param por ai. Cassie, apesar de ser uma personagem mais frágil no livro se mostrou muito mais interessante, assim como toda a trama envolvendo a bruxaria e sua história, afinal, temos uma história para isso.

Sempre gostei desse tema, fui fã de Charmed e assisti praticamente todos os filmes envolvendo bruxos, tenho que dar minha car a tapa, afinal a autora realmente soube escrever sobre o tema com uma visão renovada, tendo seus clichés como todo bom romance, porém usando de uma narrativa dinâmica, sem enrolações e extremamente cativante.

Quem assiste a série e já conhece os personagens irá perceber que no livro suas personalidades são mais acentuadas, Faye poderia facilmente se passar pela encarnação da bruxa malvada, Diana pode ser comparada a uma fada, principalmente pela forma com que é descrita no livro e Cassie, como já disse, muito mais frágil. Nick e Adam passam facilmente despercebidos nesse primeiro livro, aparecem pouco e realmente gostaria que aparecessem menos. Se a autora tivesse focado mais no relacionamento de amizade entre Cassie e Diana e deixado o romance um pouco mais de lado, confesso que teria gostado muito mais do livro.

Se você, assim como eu, tem um pé atrás pelos livros de L.J. Smith aconselho a dar uma chance e ler o primeiro volume de Circulo Secreto, eu realmente adorei a leitura (que fiz em um dia) e estou ansioso pelo próximo volume. Ah, e não posso deixar de dar um recado, ao ler o livro, esqueça a série de TV, os caminhos são distintos (e o do livro é muito mais interessante).

Nat 24/02/2024

Lento e entediante
Absolutamente nada acontece em 255 páginas. Parece que li o prólogo mais longo da minha vida. A maior introdução já escrita na face da terra. O maior episódio piloto do planeta. Que livro lento, chato e mau-escrito. A protagonista é simplesmente a personagem mais sem graça da história. Não fica difícil imaginar porque essa serie foi cancelada depois de uma temporada. Dito isto, tenho o segundo volume, talvez eu leia esse ano ainda, talvez eu doe. Quem sabe.
Sem spoiler porque literalmente nada acontece mesmo então nem tem como ter spoiler na review.

estantedogabs 18/04/2023

Fico impressionado com o tanto que essa série é boa, enquanto os livros de TVD não me agradaram em NADA. Nunca vou superar a injustiça com a adaptação.

Gabriel Sousa 13/01/2013

Cassie Blake é uma adolescente normal que está em viajem com a mãe ( viajem na qual ela está odiando ) , lá ela conhece um garoto que lhe chama muita atenção , porém ela não sabe seu nome , onde mora ,emfim nada.
Quando chega o fim da viajem Cassie muita ansiosa pra voltar pra casa é pega de surpresa por sua mãe que lhe avisa que elas se mudarão para outra cidade naquele exato momento.
Cassie que pensava que o dia não poderia ficar pior , descobre que se mudarão pra uma pequena cidade chamada New Salen , onde sua vô ( que ela não conhecia até então ) mora.
Mas tem um lado positivo : escola nova , pessoas novas .É isso ai Cassie estava decidida a impor uma boa personalidade na nova escola, porém não contava que faria uma inimizade com Faye e sua ''gangue'' logo de cara .
Logo Cassie faz amizade em uma nova ''Gangue'' mas de meninas ''boas'' ,tendo como líder Diana.
A vida de cassie sofre uma reviravolta quando ela descobre que a ''gangue boa '' a ''ruim'' e mais alguns integrantes fazem parte do mesmo grupo, O circulo secreto
Eu achei o livro bom (Apesar de ser muito introdutório ) , sei que sou suspeito pra falar isso porque amava a serie , mas o livro não é grande a leitura flui rápida e agradável.
A dependência de Cassie por Diana me incomodou um pouco mais nada muito grave !

Kleiin 08/08/2020

AVISO: Esse livro INTEIRO é o primeiro episódio da série
Depois que assisti a série fiquei curiosa pra saber o que iria acontecer depois daquele final(e eu não vou descobrir pq a série foi cancelada).

O livro não tem nada a ver com a série, então provavelmente aquele final não exite nos livros, agora eu terei que ler a série toda pra descobrir ?

Anna 31/05/2021

Cassie é levada a morar em New Salem a  contra gosto, e acaba se sentindo sozinha no início das aulas, por ter uma richa com Faye. Acaba conhecendo o Clube, e por força maior do destino, é iniciada do Círculo. Neste meio tempo, precisa lidar com seus problemas, principalmente amoroso.

Rafael 23/04/2015

Qual é o seu Poder?
Quem aí lembra e sente falta de The Secret Circle? Já se passaram dois anos desde o cancelamento, mas ainda não superei. Me apeguei a série desde o início, por isso sofri com o cancelamento e fiquei mais motivado a ler os livros, uma vontade que já tinha desde quando comecei o seriado.

Antes mesmo de começar a leitura, já sabia que o seriado e os livros possuíam diferenças, mas nenhuma, felizmente, me incomodou. Consegui bem separá-los e ainda sentir a essência das páginas no show, enquanto lembrava de alguns momentos chaves iguais ou inspirados no livro. A maior talvez seja o fato do círculo aqui possuir 12 integrantes e não 6, como na série. Confesso que prefiro o número reduzido, mas os novos personagens apresentados aqui foram interessantes.

Cassie é uma ótima protagonista e fácil torcermos por ela e Adam, mesmo com o empecilho em relação. É algo bem trabalhado por L.J. Smith; o que nos faz também torcer para que nenhum saia machucado dessa relação - afinal, não são só os dois que estão envolvidos no "problema".

Já Faye é, de longe, a melhor personagem nas duas mídias e não tem como não lembrar de Phoebe Tonkin na série durante as falas da garota; ela foi muito bem adaptada para a TV. Não temos tantas informações ou plots para os outros personagens além dos três e Diana - e por isso, fica claro o porquê deles terem sido os levados para a série -, mas espero que isso mude com os próximos.

A escrita de L.J. Smith é ótima e fluída, o que nos faz passar as páginas rapidamente. E mesmo sendo um livro escrito em 1992, poderia muito bem ter sido lançado nos tempos atuais, porque é uma escrita atualizada e atemporal. O cliffhanger deixado para a continuação, A Prisioneira, é bombástico e nos deixa sedentos para lê-la; o que irei fazer em breve.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Jéssica R. 19/10/2011

ESSA SAGA PROMETE.....
Imagine o FILME Crepúsculo, todos sabem que ele foi produzido com um orçamento pequeno. E que visualmente falando “efeitos especiais” ele é modesto (se não menos que isso) e seu nível de ação não chega a 0,5%.

Agora converta esse FILME em um livro!
RESULTADO = O CÍRCULO SECRETO vol.1 – A INICIAÇÃO.

Não estou querendo dizer que “A INCIAÇÃO” seja um livro ruim, porque não é.
A história é boa, mas não passa de uma INICIAÇÃO, MEEEESMO!!!
O livro tem 255 páginas, considero uma leitura rápida de, lí de uma vez.
Mas a cada página que lia, eu só via uma promessa que a história iria decolar e só aos 45 min do 2° tempo é que ele deu sinal de vida.
As últimas 25 páginas são as realmente interessantes, o que me deixa na dúvida, se vou continuar a acompanhar a saga ou não. Essas últimas páginas são o que me deixa interessada no 2° livro.

A personagem principal, Cassie, passa a maior parte do livro agindo como no próprio livro diz: “um cachorrinho de rua”. Mas o que me chama atenção nela, é que ela fala a verdade, acaba quase sempre falando o que pensa, o que a torna corajosa. É, o “cachorrinho de rua” também é corajoso, e mais, também é justa e leal o que a torna + corajosa ainda.

MAS O PIOR, O POIR MESMO, é me perguntar:
Cadê a magia???? cadê a bruxaria???? ALGUÉM VIU!?!?!?!?!
Praticamente não tem, é uma pena...
Comparo esse livro a ir à academia, pra ver ALGUM RESULTADO tem que ir até o fim (No caso, ler o 2° vol).

... AINDA FICA SÓ NO PROMETE.

P.S: Se o Adam é tudo o que a Cassie diz, como é que colocaram aquele ator no seriado?????

Anailij 24/02/2021

As críticas o precedem
Sempre enrolo muito pra fazer uma resenha quando não gosto de um livro porque criticar algo que alguém colocou tanto esforço e dedicação em algo é sempre difícil, mas vamos lá!

O livro A iniciação, primeiro da série Círculo secreto, nos apresenta Cassie em aparentes férias quando então descobre que terá que se mudar para uma cidade nova, com pessoas novas e uma tão temida nova escola. Nas férias anteriores à mudança Cassie conhece um rapaz misterioso e o ajuda em uma situação ruim e acredita que nunca mais irá vê-lo, mas será?

A premissa do livro é muito boa, o nome, a capa e a própria série que fizeram baseada no livro são legais e foi até por causa dela que me interessei nele, mas durante toda a leitura me senti enganada. Não é que ele seja inteiramente ruim mas todo o drama que a personagem principal faz aliado à imaturidade são demais pra mim. Não sei se a autora quis passar essa imagem inocente dela no primeiro livro para que uma postura mais forte fosse desenvolvida ao longo da série mas, misericórdia, é irritante como ela se deixa passar pra traz a todo momento, isso sem falar nos outros personagens que também são bem rasos.
Outra coisa que me incomodou é que o enredo parece ser mais voltado para o terror e eu não gosto do gênero. Algo totalmente pessoal eu sei, mas em situações que poderiam ser tratadas de forma normal ou até fantasiosa se preciso, brotava uma narrativa assustadora muito desnecessária, como nos momentos entre Cassie e Faye. E o pior de tudo é que é tudo normalizado, um bullying aqui, uma implicância ali e ataques verbais a todo momento e ninguém fez nada. É decepcionante e em alguns momentos desesperador, eu nem fiquei com raiva dos personagens e sim da autora por passar o puro pano.
Minha última crítica é ao enredo e ao final, mas sem spoiler juro. Como eu já disse, toda a história se baseia na mudança da protagonista e nesse novo local e pessoas que ela conhece, coisas estranhas vão acontecendo e ela age com naturalidade até que chega o plot e ela: "ah eu já tinha juntado as pecinhas". Nada de surto, nada de perguntas óbvias que qualquer um faria, nada de realmente mágico. De novo decepcionante. Mas o melhor dos piores é o final aberto, típico do mocinho que toma a pior decisão achando que só tem aquela decisão. De novo. Decepcionante.

Enfim, não é realmente de todo ruim. Por incrível que pareça o livro flui, é relativamente pequeno e em alguns momentos a autora faz com que queiramos saber o que vai acontecer depois. A Cassie me lembra a mocinha de Fallen, esse jeito drama fim do mundo/tenho potencial, e isso não é uma crítica de forma alguma, só me lembra. Eu vou continuar em respeito a série de TV que infelizmente foi cancelada e porque eu não aceito ficar só com aquele final. Se você gosta de livros com essa pegada voltada pro terror eu te indico esse, ou mesmo pra quem gosta de fantasia, histórias de bruxas, etecetera e tal, espero que goste!

Mah 29/01/2021

Comecei a ver quando a série ?The Secret Circle? foi cancelada. O livro é bom, porém como todos os outros livros da autora as séries conseguem ser mais empolgantes.

camila 18/10/2011

A Iniciação.
assie Blake é uma adolescente obrigada a ir para uma cidadezinha litorânea nas férias com sua mãe e, tudo lá é extremamente chato e tedioso e ela simplesmente não vê a hora de voltar para sua cidade natal e seus amigos.

Mas todos os planos de Cassie são frustrados quando sua mãe avisa que elas irão se mudar para casa da avó que ela nunca conheceu e sua mãe se quer dá a oportunidade de Cassie voltar para a antiga cidade para se despedir dos amigos.

Ao chegar na estranha cidade de New Salem, além de ir morar numa rua totalmente sinistra e “velha”, ela logo é hostilizada na nova escola, seja pelo mais seleto “Grupo” da escola, ou pelos outros estudantes.

Logo Cassie descobrirá que o grupo não se trata apenas de alunos da elite e porque todos os respeitam e os temem…

Bom, a primeira coisa fundamental do livro é não ir cheio de expectativas. (no caso de quem assiste a série)

Não é segredo pra ninguém que as séries nunca são iguais aos livros, mas mesmo assim, confesso que esperava mais ação e emoção nesse livro.

Tudo é extremamente exagerado. Diana é boazinha demais, Cassie inocente demais, Faye malvada demais.

Além disso, às vezes a autora se estendia mais que o necessário na narração e acaba muitas vezes se tornando monótona e tediosa.

Senti muita falta de ação nesse livro, não há nenhum super-mistério para aguçar a curiosidade do leitor. Parece que a leitura não rende.