A Iniciação

A Iniciação L. J. Smith

Resenhas - A Iniciação

Nathy 05/01/2012

Eu Li : Círculo Secreto - A Iniciação {blueberrys.org}
Devo confessar que A iniciação foi uma completa surpresa para mim. Primeiramente, porque antes de ler o livro, eu comecei a assistir a série de TV. Logo fiquei fascinada, mas quem não ficaria?

É uma história emocionante sobre segredos nunca revelados e magia. Tudo o que é preciso para me fazer vibrar.

Antes de iniciar a minha leitura, já estava criando expectativas quanto a esse livro. Expectativas boas e ruins. Boas, devido à série e maravilhosa, e ruins, devido à autora.

Tive uma experiência não muito boa com L.J Smith ao ler Diários de um Vampiro. Sou completamente viciada na série, mas achei o livro totalmente ridículo. Por esse fato, estava um pouco receosa quanto a The Secret Circle.

Mas não poderia estar mais enganada.

O livro começa com Cassie Blake se mudando para Nova Salém. Nada de mãe morta em um incêndio misterioso no livro galera! Ela e sua mãe se mudam para morar com a avó, que está com a saúde meio precária. Assim que Cassie chega à cidade ilha, começa a perceber uma sequência de pequenos fartos assustadores.

Até que a morte de uma garota faz com que Cassie seja iniciada, completando assim o círculo de bruxas do Novo Mundo. Um aspecto interessante é que na série o círculo é composto por apenas 6 membros, enquanto no livro esse número aumenta para 12.

As personagens mais interessantes a meu ver são Diana e Faye.

Diana é a típica líder nata, a garota certinha que Cassie praticamente idolatra. Ela é a líder do círculo, embora Faye e suas seguidoras discordem disso.

Faye é o tipo certo de garota errada. Aquela que todos desejam e temem. Adora causar terror na escola e o fogo é o poder com o qual ela mais se identifica.

O único ponto negativo que encontrei no livro foi a falta da ação que estamos acostumados a ver na série. Isso fez com que as coisas ficassem um pouco monótonas. Mas não atrapalhou em nada a minha vontade de ler.

Sem dúvida O Círculo Secreto é uma série bem promissora de L.J. Smith.

Aguardo ansiosamente pelo lançamento do segundo livro!

Kisses Kisses…

… Nathy

Philip Rangel 26/10/2011

Se você que irá começar ler esse livro, for pensar na série de tv The Secret Circle, não leia,porque pode se decepcionar. Mas, se for lido como uma leitura de um livro que serviu para basear a série de tv. Corra.

L.J.Smith me surpreendeu, diferente da série Diários de Vampiro que decepcinou, Círculo Secreto veio para suprir isso, e deixar o leitor querendo logo o segundo volume.

Repito, esse primeiro livro é só a Iniciação de Cassie ao Círculo, a ação mesmo começará no segundo quando terão de descobrir o assassinato de um dos personagens, e um ser maligno que se desperta.

Mais informações resenha no: http://entrandonumafria.blogspot.com/

Kellvyn.Rios 29/08/2021

Quem dirigiriu a série errou rude!
Apesar do inicio do livro ser um pouco confuso (e na minha opinião, mal detalhado), o restante é ótimo e trás de tudo um pouco:

A pessoa excluída da turma
O amor adolescente
Intrigas
O lado bom versus masegredos e mistérios

Em relação aos personagens e a série, a escolha da Diana e da Faye foram perfeitas, porém a falta de profundidade e a mudança gigantesca na trama acabaram fazendo com que a série (por mais que tenha durado uma temporada apenas) ficassem muito atrás do livro em termos de qualidade.

Recomendo e super quero ler as outras edições :)

Jacqueline 19/10/2011

A narração é feita em 3° pessoa (eu particulamente não curto muito, exceto os livros da Jane Austen).O livro é totalmente diferente da série, então se assim como eu você se decepcionou um pouco com a série, pode ler sem medo. Pra começar o círculo possui 12 membros e não 6.
Cassie se vê obrigada a ir com a sua mãe para a cidade de sua avó, que ela nunca conheceu. Chegando em New Salem ela se sente atraída pela cidade, mas não sabe exatamente o porque. Na escola ela conhece um grupo chamado de "clube" pelos outros alunos. No começo ela não se sente acolhida na escola, pelo contrário, todos a ignoram, e Faye parece detestá-la, mas depois que ela conhece Diana as coisas melhoram. Ela é vista como uma menina descolada, só pelo fato de andar com o "clube" e com Diana, por quem ela nutre um respeito e adoração. Diana começa então a defender Cassie e as duas se tornam irmãs adotivas. Com o mistério da morte de uma pessoa que provavelmente faria parte do círculo, Diana decide unir o círculo de bruxos, para que eles tenham mais poderes juntos, e assim possam descobrir quem é o assassino.

Cassie é então convidada a realizar o juramento para completar o círculo, já que ela é descendente de uma bruxa. E Cassie se apaixona por Adam, namorado de Diana, e aí que a coisa toda complica, porque ela ama e respeita Diana, e não quer trair sua confiança, mas a paixão que sente por Adam é algo sobrenatural, como se ela não pudesse evitar.

Eu gostei mais do livro do que da série. Em partes acho a narrativa de L.J muito cansativa e maçante, talvez seja porque ela enrola muito descrevendo as coisas que acontecem, mas o fato é que ela consegue criar uma onda de mistério, que te faz querer ler o próximo livro. A paixão de Cassie por Adam é bem mais palpável no livro, o que me fez ficar curiosa com o desenrolar da história, só espero que não demorem a lançar o próximo livro. Só perdeu uma estrela por conta da narrativa,e porque quase não teve ação.

Mah 29/01/2021

Comecei a ver quando a série ?The Secret Circle? foi cancelada. O livro é bom, porém como todos os outros livros da autora as séries conseguem ser mais empolgantes.

Junior.Archanjo 15/08/2021

Bruxas adolescentes
A primeira questão é: como a série teve a audácia de fazer um círculo de 6 personagens em vez de DOZE??

Gosto dos personagens e quero saber mais sobre o passado da Crowhaven road e dos círculos antigos, até mesmo as ligações e o que vai acontecer, mas grande preguiça de como o livro terminou e dos dramas adolescentes que têm muito foco

Gabriel 28/12/2011

Círculo Secreto
Nunca assisti a série. Comecei a ler o livro na verdade sem saber direito a história.

Vamos dividir a resenha em partes:

1 - Tema: Não posso julgá-lo, o tema de bruxas e coisas do gênero não me agrada muito, mas a curiosidade me fez ler o livro.
2 - História: Dentro do tema proposto, achei boa. Poderes adquiridos de gerações anteriores, grupo de bruxas em uma mesma cidade. Parte histórica mesmo, sobre o julgamento de pessoas com poderes especiais... tudo isso achei adequado à proposta da leitura.
3 - Enredo: Não sei se enredo é o nome certo. Mas aqui vai minha crítica e o que me fez não gostar muito do livro. Concordo que tem uma sequência, outros livros que dão continuidade à história. Porém, todos os livros em sequência, o clímax de cada um tem que ser independente... se o trama todo é envolvido a um assunto, este assunto deve ser finalizado no livro. Neste caso, não acontece isso... o livro termina dando a impressão que vc vai virar a próxima página para continuar, sem desfecho nenhum. Prefiro quando o final do livro nos traz um desfecho, mesmo que dê o "pontapé inicial" para o tema do próximo.

É um livro rápido... pela curiosidade é possível que eu leia os livros sequenciais, mas não faço muita questão.

camila 18/10/2011

A Iniciação.
assie Blake é uma adolescente obrigada a ir para uma cidadezinha litorânea nas férias com sua mãe e, tudo lá é extremamente chato e tedioso e ela simplesmente não vê a hora de voltar para sua cidade natal e seus amigos.

Mas todos os planos de Cassie são frustrados quando sua mãe avisa que elas irão se mudar para casa da avó que ela nunca conheceu e sua mãe se quer dá a oportunidade de Cassie voltar para a antiga cidade para se despedir dos amigos.

Ao chegar na estranha cidade de New Salem, além de ir morar numa rua totalmente sinistra e “velha”, ela logo é hostilizada na nova escola, seja pelo mais seleto “Grupo” da escola, ou pelos outros estudantes.

Logo Cassie descobrirá que o grupo não se trata apenas de alunos da elite e porque todos os respeitam e os temem…

Bom, a primeira coisa fundamental do livro é não ir cheio de expectativas. (no caso de quem assiste a série)

Não é segredo pra ninguém que as séries nunca são iguais aos livros, mas mesmo assim, confesso que esperava mais ação e emoção nesse livro.

Tudo é extremamente exagerado. Diana é boazinha demais, Cassie inocente demais, Faye malvada demais.

Além disso, às vezes a autora se estendia mais que o necessário na narração e acaba muitas vezes se tornando monótona e tediosa.

Senti muita falta de ação nesse livro, não há nenhum super-mistério para aguçar a curiosidade do leitor. Parece que a leitura não rende.

Blog MVL - Nina 28/11/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br | Marina Moura

Apesar de muitas críticas, não se pode negar o talento de L.J.Smith,sua criatividade e a fascinante caracterização de personagens. Suas estórias são sempre distintas, brincando com o paranormal e fantástico de uma forma muito habilidosa. “Círculo Secreto: A Iniciação” é o começo de mais uma trilogia ímpar da autora que ficou famosa por sua série de vampiros. Desta vez as bruxas estão sob os holofotes. Em pleno anos noventa (quando os livros sobre bruxas estavam em alta) L.J criou mais uma trama instigante e romântica para os leitores de fantasia.

Cassie é uma protagonista com todas as características netunianas básicas (e tenho certeza de que ela seria do signo de peixes). Sonhadora, misteriosa, tímida e inconsciente da resposta que provoca nos outros. Não é especialmente corajosa, a não ser quando extremamente pressionado e, no entanto, uma personagem carismática, que desperta o lado protetor do leitor. Cassie se vê enredada com as tramas do círculo de bruxos da cidade natal de sua mãe,e ainda se apaixona por Adam,o namorado firme de Diana(pseudo líder do coven). Ambos possuem uma química poderosa, e a narrativa de L.J nunca falha em construir romances poderosos.

Em “A Iniciação” Cassie está apenas começando a se descobrir, seus poderes e suas fraquezas. Como já li toda a série, posso garantir que ainda existem muitos acontecimentos aguardando o leitor, e da forma como termina o primeiro volume, é quase um pecado não poder ler os outros livros.
Leiam. Super recomendado...

Curiosidade: Sim. Mais uma saga de L.J foi adaptada para a televisão americana e provavelmente vocês já estão assistindo. Apesar de serem os mesmos produtores de “Vampire Diaries”,eu não gostei muito dos rumos que a estória está tomando na série. Mudaram coisas DEMAIS e não para melhor. Enfim,esperemos.

josyelle0 20/09/2020

to na dúvida de achei legal ou se odiei, cassie é uma das protagonistas mais insuportáveis, burras, ingênuas e bobas que eu já li sobre

Raffafust 17/12/2011

Quero ser bruxa depois desse livro!
Tenho certeza que se esse livro não tivesse sido escrito por LJ Smith ele não seria tão bom, a princípio podemos pensar que ele nada mais é do um livro como tantos outros com um grupo de meninas do High School americanos com super poderes em que sempre tem a mais bonita líder de torcida e a feiosinha que sofre bullying mas que ganha o coração do bonitão da escola...bem...seria se não tivesse a mão de Sra Smith!

Cassie é uma menina que se vê obrigada a mudar de cidade com sua mãe e além de tudo de morar com uma avó que teve pouco contato.

A casa da avó é estranha, a cidade não é nada acolhedora e nos primeiros dias de escola ( claro que todos tem por volta de 16, 17 anos e estão no High School !) ela ainda percebe que como se não bastasse as pessoas a evitarem ela ainda tem que conviver com meninas estranhas dos quais os próprios adultos da escola parecem ter medo. Ela passa por maus bocados, lógico que antes de chegar a cidade ela sente um algo mais por um desconhecido que ela salva a pele e uma praia...ela nem sabe da onde ele vem mas mesmo assim se apaixona e guarda um cristal que o rapaz lhe entrega.

O que isso tem a ver? Não conto...senão perde a graça do livro né...mas discuto com vocês o que pensei durante o livro...li muito rápido em uma tarde chegando mais cedo do trabalho.

O fato de Cassie ser de uma família de bruxas tradicionais me remeteu ao judaísmo onde a mãe é quem faz a raça ser pura e não é visto com bons olhos misturar as origens.

Nós humanos somos chamados de marginais...os bruxinhos não nos curtem muito e nesse mundo de pessoas que tem tudo para serem do mal mas são do bem ( como a fofa Diana que ajuda Cassie) e de bruxas más como Faye que rola a história do livro.

Me lembrou muito também um filme antigo com Neve Campbell chamado " Jovens Bruxas" onde tudo era na escola e as vinganças da bruxinhas eram a parte mais engraçada de tudo!!!

Claro que tem o romance que ficamos torcendo mas não é perfeito pois o tal rapaz de nome Adam ( o mesmo que ela salvou na praia) tem um affair poderoso com uma querida amiga dela.

A história é rápida e a gente fica esperando ansiosa pela parte 2...e aí Galera Record? quando será que vem?

Vini87 06/10/2020

A leitura fluiu bem...
Tinha começado esse livro lá em 2016/2017 mas não tinha gostado e abandonei, daí ontem decidi dar uma nova chance e não é que a leitura fluiu mais dessa vez? Hahha

Maria.Vitoria 03/09/2020

Caraca muito chato
Muito chato mesmo, me esforcei muito pra conseguir terminar esse livro. A história super chata com protagonistas chatos e tretas chatas, não me prendeu (minha opinião claro)

Iamjessicaeduarda 20/09/2020

Muito bom, mas o final me decepcionou.
Eu gostei muito como o enredo do livro foi se desenvolvendo, teve muitas coisas no livro que foram rápidas demais e outras que passavam devagar, mas mesmo assim isso prende e envolve o leitor, porém minha grande decepção nesse livro foi o final, foi um jeito muito tosco de encerramento depois de uma coisa tão linda que havia acontecido antes.