A Iniciação

A Iniciação L. J. Smith

Resenhas - A Iniciação

Millokinha 25/09/2020

tinha comprado o box a um tempão, não imaginei que iria gostar tanto desse livro, porém amei a escrita, fluiu para mim de um jeito leve, apesar de que esse primeiro livro parecia mais um prólogo para o que ia acontecer ao resto dos livros. a autora foi a mesma de diários do vampiro, gostei mais da saga vampiresca. eu comprei o livro por causa da série, eu fiz umas comparações e tem bastante coisa diferente, mas eu amei mesmo assim

josyelle0 20/09/2020

to na dúvida de achei legal ou se odiei, cassie é uma das protagonistas mais insuportáveis, burras, ingênuas e bobas que eu já li sobre

Laura M. Ferreira 16/07/2015

Da solidão para a união eterna
Cassie já fora uma garota normal. Isso antes de se mudar para New Salem -conhecida como "A cidade das bruxas". Cassandra é órfã de pai, ou pelo menos, é o que ela imaginava. E desejava. Sempre soube que a mãe esconde muito sobre seu passado, e que esse é um dos motivos para que elas estejam se mudando para a nova cidade. Ambas vão morar na casa da avó, na Crowhaven Road. Uma rua um tanto esquisita, para dizer o mínimo.

Cassie teme não pertencer à este lugar, teme ser diferente destas pessoas. Mas, na verdade, não existe lugar nem pessoas mais certas para ela. Juntos, ela e mais onze amigos formam o Círculo. Um círculo que todos na cidade desejam entrar, mesmo não fazendo ideia sobre o quê se trata. Um círculo de bruxas e bruxos. Um círculo que, acima de tudo, precisa se manter unido.

Cassie descobre uma mínima parte do seu passado -o suficiente para abalar à todos. E descobre que é mais poderosa do que jamais imaginou.
Bradley 09/06/2016minha estante
Se não me engano Circulo Secreto possui uma serie de TV.
Se eu estiver certo, um colega meu dosse que era muito bom.

VL 14/03/2012

Círculo Secreto - resenha
Circulo Secreto, só pelo título do livro já podemos percebe que não se trata de uma simples história. Muita gente gosta de livro com tema sobrenatural, mas quem não poderia gostar desse gênero de livro. Em minha opinião é um dos melhores gêneros que eu já li, por isso venho trazer uma resenha sobre um livro que é super Sobrenatural.
Leia mais em http://viciadasliterariamente.blogspot.com/

Junior.Archanjo 15/08/2021

Bruxas adolescentes
A primeira questão é: como a série teve a audácia de fazer um círculo de 6 personagens em vez de DOZE??

Gosto dos personagens e quero saber mais sobre o passado da Crowhaven road e dos círculos antigos, até mesmo as ligações e o que vai acontecer, mas grande preguiça de como o livro terminou e dos dramas adolescentes que têm muito foco

Victor Coelho 21/05/2012

EDITORA: GALERA RECORD
PÁGINAS: 225
NOTA: 4.9
Cassie foi atraída para New Salem por um poder que estava acima de sua compreensão. Ela não escolheu morar com sua avó na cidade dos seus ancestrais, mas, quando chega. Descobre que o destino a aguardava pacientemente...

Antes de ler Circulo Secreto confesso que fiquei com medo de me decepcionar, porque era uma série que eu estava esperando a muito tempo para chegar ao Brasil, então era mais do que óbvio que eu iria criar uma expectativa muito grande , e fiquei ainda mais apreensivo por dois motivos: O final desastroso da continuação de DV , e pela série ser ótima e dizerem que o livro é totalmente diferente , mais no final não me decepcionei ;D .

Cassie Blake está em suas maravilhosas férias na praia , Quando sua mãe decide morar com a avó seu mundo desaba , isso significa perder os antigos amigos e mudar de escola , o que Cassie não quer

E pra piorar quando Cassie chega a escola nova em menos de uma semana já tem uma inimiga declarada: Faye uma integrante do “Clube” , sim Faye é uma vadia , mais não tem como não se apaixonar por ela , Faye tem personalidade e fica tão sexy quando faz bulliying com Cassie.

Em suma, o Livro é repleto de mistérios ( um deles é estragado por estar na sinopse) , Terror Psicológico , Mortes e uma ótima introdução ao Bullying

Ponto Negativo: Quando Cassie começa a sofrer Bullying o Leitor é que sofre , é muito Terror Psicológico , é a mesma sensação de ler em uma sala sem janela , uma sensação de claustrofobia

Vale a Pena ? Siiim , e muito , Se você leu todos os Diários Do Vampiro, o Circulo Secreto é que vai salvar o nome de L.J.Smith

Alecio Miari 23/07/2012

Fraco
Quando meu irmão disse que ao passar pelo caixa da livraria a atendente ficou insistindo para embrulhar para presente, ele não entendeu. Porém após ler o livro ficou muito claro que nem ele e nem eu somos alvo deste tipo de leitura.

O livro poderia ser muito bom! Mistérios que rondam o passado e faz um "eu interior" tomar decisões inexplicáveis, bem como a personagem não se assustar com determinadas descobertas. Um enredo interessante com possibilidades infinitas e... e.... nada!
Uma histórinha meia boca sem contexto algum e sem conseguir linkar ideias de uma maneira que faça sentido. Personagens sem graça, "tontos" por assim dizer, e um "bullshit" imenso só para preencher espaços.
A história vai tomando forma e ficando interessante em determinado ponto, porém vai ficando muito na cara o que vai acontecer - para mim ficou muito explícito quem era o "amor perdido da bruxinha" e como ela seria manipulada - e quando você acha que o negócio vai "pegar no tranco", o livro acaba na metade sem pudor nenhum e demonstrando que é um livro hollywoodiano (tentando deixar os leitores ávidos por mais! Acho que o sonho destes autores é tornar suas obras como um Harry Potter da vida onde fãs dormem três dias na fila para poder adquirir um exemplar que está para ser lançado).
Nunca li, nem vi os filmes, mas me parece que estamos diante de outra história a lá Crepúsculo voltado totalmente para adolescentezinhas rebelde-apaixonadas. No final acabo torcendo mesmo para a bandida do livro pois me parece que é a única com personalidade própria que faz um agito para tentar acontecer alguma coisa.

Para quem segue linhas de livros tais como Senhor dos Anéis, Harry Potter, Dragões de Éter, Jogos Vorazes, etc... RECOMENDO NÃO CHEGAR PERTO!

Kellvyn.Rios 29/08/2021

Quem dirigiriu a série errou rude!
Apesar do inicio do livro ser um pouco confuso (e na minha opinião, mal detalhado), o restante é ótimo e trás de tudo um pouco:

A pessoa excluída da turma
O amor adolescente
Intrigas
O lado bom versus masegredos e mistérios

Em relação aos personagens e a série, a escolha da Diana e da Faye foram perfeitas, porém a falta de profundidade e a mudança gigantesca na trama acabaram fazendo com que a série (por mais que tenha durado uma temporada apenas) ficassem muito atrás do livro em termos de qualidade.

Recomendo e super quero ler as outras edições :)

Humb 17/12/2012

Um aviso: a única coisa que este livro tem em comum com a série de TV é o nome de alguns personagens.

Como a maioria aqui, descobri esse livro por causa da série The Secret Circle, que, honestamente, considero bem mais desenvolvida que o livro.
O enredo é legal, mas é muita enrolação até a metade. Tudo se resume à Cassie indo à escola, sendo atormentada pelas maldades de Faye e seus amigos, Cassie voltando para casa se lamentando e blá blá blá.
Aí acontece um evento e a história começa a tomar um rumo.
O final é "legalzinho".

Considerando que o livro foi escrito na década de 1990, dou três estrelas. Acho que faltou detalhar mais os rituais, explicar melhor o uso de ervas, cristais etc. na magia. O livro poderia ter aprofundado mais no mundo Wicca. Ficou excessivamente restrito ao universo adolescente. A impressão que ficou é que os personagens não passavam de jovens brincando de ser bruxos.
Natalia 17/12/2012minha estante
Nosssa!!! foi exatamente o que pensei a respeito do livro, parabéns pela resenha, Abraçoss.

Tainara 23/12/2012minha estante
Concordo plenamente!!!!! E sem contar que às vezes eu sentia uma vontade enorme de socar a Cassie. Enfim, série muito melhor.

Mariane30 30/06/2022

Muito bom.
Já tinha lido uma vez mas como a única memória que me restava sobre era que "o livro é muito bom" decidi ler de novo, e foi uma excelente decisão, estava a meses sem conseguir ler nada e esse livro "me salvou". A leitura é muito fluída com uma linguagem não muito complexa, definitivamente uma ótima opção para sair da ressaca.
Khauany.Beatriz 19/10/2022minha estante
Qual a idade pra ler esse?

Mariane30 19/10/2022minha estante
13/14

Khauany.Beatriz 19/10/2022minha estante
Obrigada

Iza 26/11/2012

Céu e água, areia e mar; Como desejo, façam-no acreditar.
Esse é aquele tipo de livro que me intrigou pela capa, e eu comprei por curiosidade mesmo. Descobri uma leitura leve, e que me prendeu. É o tipo de livro que você larga para uma pausa, imaginando o momento de agarrá-lo outra vez.
O livro é muito bom, com personagens legais, uma história bem interligada. Tô louca pra ler a continuação.
Bárbara 12/01/2013minha estante
Exatamente assim que me senti também. É muito bom.

Quatro Amigas 03/07/2013

A Iniciação - L. J. Smith (Círculo Secreto #1)

Hey muchachos e muchachas! Como vocês estão? Quanto tempo né? É o seguinte, estou aqui para avisar que voltei. E trouxe para vocês essa semana mais uma resenha quentinha, dessa vez vamos conversar um pouco sobre um dos best-sellers da autora americana L.J. Smith, intitulado A Iniciação, o primeiro livro da série literária O Círculo Secreto.

Acho que todo mundo conhece ou já ouviu falar da autora, ou ainda de alguns de seus trabalhos. Lisa Jane Smith, ou somente L.J. Smith, é conhecida por ser autora de grandes sucessos literários no inicio e meados das décadas de 1990, entre eles destacam O Diário dos Vampiros, Mundo das Sombras, O Jogo Proibido, O Círculo Secreto e entre outros. Todas essas series foram best-sellers, super elogiadas, inclusive, duas de suas obras serviram de inspirações para a adaptação de duas séries de TV.

Um dos motivos que me levaram a resenha o livro fora exatamente isso. Eu sou fã da série The Secret Cicle, adaptação de uma série de livros da autora com o mesmo nome. Eu era simplesmente apaixonado pela série, pela temática, pela história e personagens. E achei que lendo o livro poderia diminuir um pouco a saudade que sinto da atração televisiva e poderia ficar mais próximo da própria essência da estória.

Como era de se esperar, apesar de encontrar muito da essência do livro, em comparação com a série de Tv muitas coisas foram alteradas, algo que em uma outra oportunidade voltarei a comentar. No entanto, por hora seria bom conhecemos um pouco do enredo do livro.

Para quem já tá familiarizado com a série sabe que a protagonista dos livros é uma típica e tímida adolescente americana chamada Cassie Black. Ela estar de férias com sua mãe, Alexandra, em Cape Cod, onde ela conhece um lindo rapaz na praia e se apaixona perdidamente por ele. Logo depois do ocorrido ela descobre que sua mãe quer mudar-se para a sua cidade natal, Nova Salém, para morar junto com sua avó, Jane Black. Lá ela fica interessada pelo comportamento de alguns jovens que fazem parte de um misterioso clube de sua nova escola, liderados pela meiga e gentil Diana Meade. Na medida em que a história avança, Cassie descobre que o Clube na verdade é um coven de bruxas descendentes dos fundadores da cidade e que ela própria [Cassie] também é uma bruxa. É eles estão à procura de uns instrumentos místicos que pertencia ao coven original. A partir desses elementos é que todo o mistério e as ameaças sobrenaturais começam a afligir aos jovens e a cidade. Tudo isso regado a muita magia, maldades por parte de Faye Chamberlain, a prima invejosa da Diana, e amores proibidos entre Cassie e o bruxo Adam Conant.

----------CITAÇÃO:
(...) ― Pequena Cassie ―, a avó disse com um suspiro. Finalmente. Mas que pena...
― Shh!― a mãe disse rapidamente. ― Ela vai acordar.
A avó suspirou novamente. ― Mas você não consegue ver que esse é o único jeito...
― Sim ―, a mãe disse sua voz vaga e resignada. ― Eu consigo ver que você não pode fugir do destino. Eu não deveria ter tentado.
Foi exatamente isso que eu pensei, Cassie percebeu enquanto o sonho se desbotava. Você não fugiu do destino. Vagamente, ela pôde ver a mãe e a avó andando na direção da porta, e ela pôde ouvir o sussurro de suas vozes. Contudo, não pôde distinguir as palavras até sair um som sibilante.
“... sacrifício...”
Ela não tinha certeza sobre qual das mulheres dissera aquilo, mas ecoou repetidamente na sua mente. Até mesmo quando a escuridão cobriu-a, ela continuou ouvindo. Sacrifício...
Sacrifício... Sacrifício...
------------------------------------------------------------------

Inicialmente, tem que se salientar que de escritora de livros de fantasia L. J. Smith é uma ótima romancista. Ela sabe desenvolver um romance de uma forma impressionante. Ela é bem detalhista em relação a descrições dos fatos e acontecimentos, e os passa de uma forma clara e coerente para os leitores. Porém, no que se diz à temática sobrenatural presente no livro, essa deixou muito a desejar. Creio que se ela tivesse tirado a parte sobrenatural do livro e se focado apenas no desenvolvimento do romance, e dos problemas articulados a esse, teríamos um livro bem adolescente, ate mais do que já é, com a exposição dos típicos problemas acarretados pela adolescência: A existência de um amor proibido, a busca de aceitação, popularidade e entre outras coisas.

O problema não é que autora escreve mal, eu mesmo achei até que ela escrevia bem. O problema é o livro. Primeiramente, deu a impressão que ela não soube desenvolver muito bem a temática abordada nele. Um dos temas correntes na obra seria a questão da bruxaria e feitiçaria, que a meu ver foi muito mal explorada e abordada de forma bem fraca no inicio, o que me fez inúmeras vezes durante a leitura associar os personagens à praticantes da Wicca do que necessariamente a feiticeiros. Principalmente do que se diz a pratica mágicas, já que ocorre a menção ao uso de cristais, chás de ervas, conjurações envolvendo os elementos naturais – a magia das arvores, por exemplo - e ao dom da clarividência. O que me levou a refletir se o tema em questão não seria exaustivamente trabalhado como na época como nos dias atuais (Deus abençoe a J.K. Rolling).

No entanto, apesar desses problemas, o tom de mistério trabalhado ao longo do enredo é na dosagem certa, o que achei uma ótima sacada da autora. Porque para pessoas, assim como eu, que não gostam muito de histórias com romances melosos (me julguem) a existência de um mistério, ao la Gilberto Braga, pode prender o leitor até o final do livro, por isso achei essa ferramenta utilizada por Smith um ponto positivo.

Em relação à dinâmica dos personagens, eu achei interessante a facilidade que a autora tem em criar “triângulos amorosos” em seus livros (lembre-se The Vampires Diaries: Stefan, Elena, Damon). Mais do que isso é a facilidade que os personagens têm em apaixonar-se. Eles estão na praia, ocorre àquela troca de olhares e de repente: “Eu te amo!”, algo a meu ver já se tornou certo clichê dentro da literatura.

A personagem Principal, Cassie Black, de inicio não me convenceu muito. Achei ela meio sem sal, chata e muito sensível, ao contrario da Cassie forte e determinada que foi apresentada na serie de TV. Todavia, no decorrer da leitura minha impressão da personagem foi mudando, e acabei me simpatizando por ela. Posso citar dois dos fatores que ajudaram a “mudar meu conceito” foram: A facilidade dela em criar dois feiticeiros, e um deles foi de forma inconsciente, sem ter sido ao menos iniciada no coven. O outro fator foi que em sua primeira reunião como membro de coven ela manifestou habilidades mediúnicas impressionantes, que me fez crer que talvez a autora pudesse vim a desenvolver melhor a extensão dos seus poderes ao longo da serie.

Relativo à estética do livro, vamos levantar as mãos ao céu e agradecer a iniciativa da Galera Record, editora que tem os direitos de publicação da serie aqui no Brasil, em mudar o designer das capas das edições brasileiras da serie. Vocês já tiveram a oportunidade de observarem as capas originais? Não? Não perderam nada. São simplesmente tenebrosas, parece capas de livros de banca de jornal sabe, em contrapartida com as capa da edição brasileira, que sinceramente achei lindíssima e muito chamativa. Também encontrei também alguns errinhos de concordância durante a leitura, mas foram poucos e nada que atrapalhasse significativamente a compreensão do livro.

Resumindo, A Iniciação, o livro que marca o início da Serie Círculo Secreto, para quem já estar acostumado com as viagens e com a escrita de L. J. Smith, pode a vim se tornar uma leitura bem legal e produtiva. Por todas as questões anteriormente abordadas achei que o livro merecia três estrelas. E recomendo esse tipo de leitura para fãs de series como The Vampires Diaries e leitores que gostam de um livro com uma boa tensão sobrenatural e mistério. O terceiro volume da serie, intitulado O Poder, estar previsto para ser lançado no Brasil no dia 19 de junho desse ano.

Resenha originalmente postada em:

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/06/resenha-iniciacao-lj-smith.html

Adrielly 19/01/2023

em resumo, a protagonista, Cassie é extremamente boba, meio chata e tão lesada que as melhores coisas na história é que tudo dá errado pra ela, sério eu estava FELIZ quando tudo saia errado pra ela.

mas assim, apesar de tudo a história é bem legalzinha, bem água com açúcar mesmo. os personagens são completamente estereotipados, a garota má é 100% má, o garoto misterioso é totalmente misterioso, a garota boazinha é tão boazinha que dar raiva.

são muitos personagens juntos e você quer saber mais sobre eles mas a história não coloca profundidade neles.

terminei o livro com a sensação de que deveria ter mais umas 100 página antes de finalmente finalizar a história.
mas eu acho que era pra ser assim mesmo, pois dá mais vontade de ler a continuação.
é um livrinho bem seção da tarde, curti.