Macário & Noite na Taverna

Macário & Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

juderezende 15/11/2022

madness
Achei essa obra muito difícil de entender, mesmo eu tendo assistido a resenha da Tatiana Feltrin. Entendo contexto, a época e etc, mas não é um livro pra mim. E não que seja difícil demais para eu entender, sendo que li livros mais complexos. Só achei a escrita rebuscada demais, as histórias dando muitas voltas e os personagens extremamente chatos.
Graças a esse livro, entrei numa ressaca de livros de terror e cancelei meu "mês do horror".

morgan11 20/01/2023

livro perfeito
ambas as histórias são maravilhosas, a escrita o tempo todo sempre foi mórbida e macabra (de um jeito bom claro) esse é o motivo que te prende na leitura cada vez mais e a leitura de noite na taverna e macário não são cansativas por esse motivo. noite na taverna me surpreendeu muito no fim porque eu esperava por tudo menos aquilo, já em macário satã consegue passar a visão de toda a história que macário deve aproveitar a vida de todas as formas possíveis sem pensar na morte ou em tristeza. já a visão que noite na taverna me passou é que o homem é o câncer desse mundo, sempre destruindo a virtude e as coisas boas da vida por apenas satisfazer o desejo deles. foi uma leitura muito boa e escrita muito linda! recomendo de verdade.

michelyvogel 31/01/2023

Muito boa leitura, flui, tem referências a outras literaturas e acontecimentos. Talvez um pouco misógina, mas isso seria um anacronismo, à sua época fazia sentido.

Jose 18/02/2023

O livro é um 2 em 1, do autor oitocentista Álvares de Azevedo, conhecido pelos seus trabalhos em verso e sua morte prematura. O volume contém Noite na Taverna, o único trabalho em prosa que o autor já escreveu em vida, e Macário, sua única peça teatral.

Noite na Taverna fala de um grupo de amigos libertinos que se reúnem em uma taverna à noite para beber e fumar. Esses jovens, ébrios de vinho e deleitando do tabaco, estão desesperançosos com a vida e representam uma classe abastada, mas desacreditada. Assim, eles começam a contar histórias do seu passado, cujas temáticas convergem no macabro, na lascívia, na luxúria, no pecado e nos prazeres carnais.
Os capítulos de Noite na Taverna são separados para história de cada amigo presente naquele bar, cada um narrando um acontecimento passado de sua vida. O caráter fantástico e fantasioso das histórias, somada ao estado deplorável e bêbado de seus narradores, faz o leitor (e as próprias personagens) duvidarem da veracidade dos fatos contados. Porém, ao prestar atenção, é possível perceber semelhanças e conexões nos relatos de pessoas diferentes, tornando a leitura um questionamento contínuo.

Já Macário é uma peça teatral que conta a história do jovem que dá nome ao título que, em uma noite chuvosa, decide parar em uma estalagem e conhece um gentil estranho e ambos se afeiçoam um ao outro. O estranho é o Diabo em pessoa e, ao curso dos dias que os dois passam juntos, eles conversam sobre a vida, sobre amor, pecado e mulheres. Depois de se separarem, a presença demoníaca reaparece quando Macário vai à Itália.
Bom, eu não tenho tanta experiência com o teatro, mas achei até que divertido. As duas obras presentes no volume têm um caráter semelhante e dialogam entre si. É fácil imaginar Macário na roda de amigos de Noite na Taverna, assim como é fácil imaginar qualquer um dos amigos conversando com o Diabo.

Além disso, o volume tem algumas questões de vestibular e para pesquisadores de Álvares de Azevedo, o que pode ser um ponto extra para pessoas da área.