Macário & Noite na Taverna

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

Camila de Almeida 29/08/2023

Trechos extraídos da introdução, por Edgard Cavalheiro:
Sobre 'Noite na Taverna':
"A primeira impressão que temos é a de uma obra isenta de humanidade. Tudo aqui paira num reino que não é, evidentemente, o deste mundo. [...] Estrangeiras são as figuras que surgem; diversas as suas nacionalidades. [...] Todos estão bêbados, em estado de semi-inconsciência, de semi-responsabilidade. Não se fixa, a rigor, uma historia, mais diversas histórias, cada qual mais trágica, mais impregnada de vícios e crimes. [...] O amor é encarado exclusivamente como elemento de perversidade e coisas absurdas, prazeres delirantes e sempre num plano de absoluta fantasia."

Sobre 'Macário':
"Não será audácia afirmar que Álvares de Azevedo deixaria a poesia pela prosa, tornar-se-ia um dos nossos mais admiráveis prosadores. A própria orientação de seu espírito afastava-o do verso, levava-o para o ensaio, para o romance e, sobretudo, para o teatro. [...] Macário é um exemplo vivo e nítido dessa afirmativa.
[...]
Macário, apesar de todos os seus possíveis defeitos é, mais do que simples inspiração confusa. Confusas nos parecem as teorias sobre arte teatral que advoga com tanta ênfase."

Obs.: Essa edição antiga tem o bônus de ter ilustrações feitas por Di Cavalcanti.

Roger Oliver 08/06/2021

Os dois livros são bons. Esse Macário foi escrito no estilo peça teatral, com pouquíssima ambientação. É composto por diálogos ora cômicos, ora bem pecaminosos. Foca bastante no "capiroto" com relatos macabros de todo o tipo. “Vai do gosto de cada um.” A forma que foi escrito rendeu muitas páginas, mas dá para ler bem rápido.

P.S. — O interessante é que o autor não publicou esse livro em vida. Depois que ele morreu, foram lá e publicaram. TALVEZ (e só talvez), ele não quisesse ter revelado essas escritas tão peculiares.

underlou 05/07/2021

Macario: achei criativa a primeira parte quando o personagem se descobre na presença de Satã e gostei da reinvenção do gênero teatro, porque a obra se apresenta como dialogismo sem muitas pretensões. Agora, a segunda parte perde um pouco do vigor inicial e desanda em patifarias previsíveis e risiveis.

Eu acho subestimado o texto de Noites na Taverna, pois é algo de uma grandeza incontestável. Assim como em Macario, Álvares reiventa os gêneros literários, o que acho uma primazia do autor. As histórias por si só são em menor ou maior grau muito interessantes, chocantes até. Facilmente um livro para se reler.

renata1004 22/09/2021

"Adeus pois: perdoai-me se vos ofendi: meu amor é uma loucura, minha vida é uma desesperança."

Com certeza são duas das melhores obras do ultrarromantismo basileiro. O tema macabro fortíssimo em "Noite na Taverna" foi o que mais me prendeu, a curiosidade de saber como cada conto acabaria; e "Macário", mais puxado para filosofias sobre a vida, é com certeza o meu favorito. Valorizar a literatura brasileira é necessário para conhecer obras como essa!

Babi 03/11/2021

Amigos se reúnem após uma orgia para compartilhar histórias? esse é o início da novela ?noite na taverna?. Cada conto é a história de um amigo.

Sathy 07/12/2021

De derreter os olhos.
É o primeiro livro que leio do excelentíssimo Álvares de Azevedo, apesar de conhecer alguns poemas soltos que eu sempre apreciei.

Noite na Taverna é uma obra chocante, densa; que murcha todas as rosas do idílio, trazendo a nostalgia de um amor utópico que apodrece na imoralidade, na antropofagia, na necrofilia, no incesto, adultério e assassinatos ? com algumas tendências fatalistas.

Macário é uma peça, que parece inacaba. Os personagens têm desfechos que vagam entre a boemia, a vida lasciva, o caminho cético e sem propósito e termina em um suicídio precipitado motivado pela paixão (alusão shakespeariana).

Uma leitura de muita valia, pois eu jamais esperaria que Noite na Taverna seria em seu âmago, um horror. Horrível, porque demonstra como o romantismo se foi e a degeneração consumiu até o coração dos poetas.

Essa edição da Editora Globo tem um posfácio bastante culto de Cilaine Alves Cunha. E uma boa bibliografia.

Jose 18/02/2023

O livro é um 2 em 1, do autor oitocentista Álvares de Azevedo, conhecido pelos seus trabalhos em verso e sua morte prematura. O volume contém Noite na Taverna, o único trabalho em prosa que o autor já escreveu em vida, e Macário, sua única peça teatral.

Noite na Taverna fala de um grupo de amigos libertinos que se reúnem em uma taverna à noite para beber e fumar. Esses jovens, ébrios de vinho e deleitando do tabaco, estão desesperançosos com a vida e representam uma classe abastada, mas desacreditada. Assim, eles começam a contar histórias do seu passado, cujas temáticas convergem no macabro, na lascívia, na luxúria, no pecado e nos prazeres carnais.
Os capítulos de Noite na Taverna são separados para história de cada amigo presente naquele bar, cada um narrando um acontecimento passado de sua vida. O caráter fantástico e fantasioso das histórias, somada ao estado deplorável e bêbado de seus narradores, faz o leitor (e as próprias personagens) duvidarem da veracidade dos fatos contados. Porém, ao prestar atenção, é possível perceber semelhanças e conexões nos relatos de pessoas diferentes, tornando a leitura um questionamento contínuo.

Já Macário é uma peça teatral que conta a história do jovem que dá nome ao título que, em uma noite chuvosa, decide parar em uma estalagem e conhece um gentil estranho e ambos se afeiçoam um ao outro. O estranho é o Diabo em pessoa e, ao curso dos dias que os dois passam juntos, eles conversam sobre a vida, sobre amor, pecado e mulheres. Depois de se separarem, a presença demoníaca reaparece quando Macário vai à Itália.
Bom, eu não tenho tanta experiência com o teatro, mas achei até que divertido. As duas obras presentes no volume têm um caráter semelhante e dialogam entre si. É fácil imaginar Macário na roda de amigos de Noite na Taverna, assim como é fácil imaginar qualquer um dos amigos conversando com o Diabo.

Além disso, o volume tem algumas questões de vestibular e para pesquisadores de Álvares de Azevedo, o que pode ser um ponto extra para pessoas da área.

Gabriel.Oliveira 03/01/2022

Estórias muito macabras
Na parte do Noite na Taverna há estórias que absorvem muito da segunda geração do Romantismo - o ultrarromantismo. Álvares de Azevedo foi um grande expoente dessa fase e esse livro destaca muito os pontos dela, muito inspirada no Byronismo.
Macário é um texto teatral que também trata de temas que eram pertencentes a esse período do movimento literário.
Livro muito bom!

michelyvogel 31/01/2023

Muito boa leitura, flui, tem referências a outras literaturas e acontecimentos. Talvez um pouco misógina, mas isso seria um anacronismo, à sua época fazia sentido.

Rilley1 15/02/2022

Caótico
Esse conto é uma coisa muito doida. Homem aleatórios contando suas histórias de vida de forma poética, mas o conteúdo das histórias... E é complicado, porque são coisas que te fazem ter dificuldade para digerir, porém é bom, bastante bom.

morgan11 20/01/2023

livro perfeito
ambas as histórias são maravilhosas, a escrita o tempo todo sempre foi mórbida e macabra (de um jeito bom claro) esse é o motivo que te prende na leitura cada vez mais e a leitura de noite na taverna e macário não são cansativas por esse motivo. noite na taverna me surpreendeu muito no fim porque eu esperava por tudo menos aquilo, já em macário satã consegue passar a visão de toda a história que macário deve aproveitar a vida de todas as formas possíveis sem pensar na morte ou em tristeza. já a visão que noite na taverna me passou é que o homem é o câncer desse mundo, sempre destruindo a virtude e as coisas boas da vida por apenas satisfazer o desejo deles. foi uma leitura muito boa e escrita muito linda! recomendo de verdade.

CoelhaBabyGirl 21/04/2022

Não seja ignorante, esse livro não é flor que se cheire.
Muitos não gostam desse livro pois ele traz elementos do: Mal do século, romantismo, e literatura gótica.
O que mais pesa quando as pessoas vão falar desse livro é o mal do século, que se resume a: Violência, corrupção, adultério, traição, morte, vingança, tédio, bebida, luto e amor.
Sendo assim, é ÓBVIO que terão coisas que nos farão torcer o nariz.

juderezende 15/11/2022

madness
Achei essa obra muito difícil de entender, mesmo eu tendo assistido a resenha da Tatiana Feltrin. Entendo contexto, a época e etc, mas não é um livro pra mim. E não que seja difícil demais para eu entender, sendo que li livros mais complexos. Só achei a escrita rebuscada demais, as histórias dando muitas voltas e os personagens extremamente chatos.
Graças a esse livro, entrei numa ressaca de livros de terror e cancelei meu "mês do horror".

jenny. 03/10/2022

Esse livro é muito difícil de entender e aborda temas extremamente complicados como a necrofilia, relação sexual entre irmãos, experiências de quase morte, assassinatos, muitas ilusões amorosas bizarrissímas que me fizeram até me sentir meio culpada em dar uma avaliação alta.

O livro em si é bom, gosto da descrição, das falas, porém os assuntos retratados são bizarros e grotescos, precisa-se ter uma mente forte para não imaginar as cenas e acabar mal com as imagens que o cérebro lhe entregar.
sabrina122 06/08/2023minha estante
Simplismente um dos livros mais excêntricos lidos em minha vida. Álvares de Azevedo era um gênio a frente de seu tempo, polêmico e obsceno, o livro assim como seu autor, retrata da maneira mais crua toda a morbidade da época em que foi feito. Acho o livro um clássico cult e precisa quase obrigatoriamente ser apreciado por aqueles que saibam o seu valor.