Macário & Noite na Taverna

Macário & Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

lisa 19/12/2022

"tem cabare essa noite" - álvares de azevedo
mto sombrio, cheio de vicios, questões morais absurdas e mulheres que deixam os caras totalmente insanos. basicamente o de sempre vindo do azevedo, que eu sinceramente gosto bastante. acho macario muito mais divertido do que noite na taverna, mas as duas histórias são ótimas opções pra quem quer ficar perturbado

Wesley Taciturn 28/12/2010

Álvares de Azevedo morreu jovem, o que tornou ainda mais vivo o espírito ultra-romântico de suas obras que são todas interligadas de maneira quase que indireta. Começando pela "Lira dos Vinte Anos", onde o poeta nos brinda com um mundo de sonhos irrealizaveis, de angélicas musas virgens inexistentes no mundo palpável e, ao mesmo tempo, um toque de ceticismo que mostra como ele era maduro (contrariando o pensamento de alguns críticos que julgam todos os ultra-romanticos como tendo "espírito adolescente")[vide a introdução à segunda parte da Lira].

Macário e Noite na Taverna são mais ou menos a versão proseada da Lira dos Vinte Anos, pois podemos notar durante o trajeto de Macário com Satã na cidade de São Paulo todas as caracteristicas da segunda parte da Lira, onde o poeta parece mais desiludido, querendo apenas o prazer de seu charuto e seu vinho e lamentando pelas mulheres que são "todas devassas" e nunca puras e divinas como ele tanto gostaria que fosse. Noite na Taverna começa onde termina Macário, e os relatos narrados pelos "bohemios" que estão na taverna são nada mais que versões ampliadas e narradas de poemas da primeira e segunda fase da Lira. É interessante ler fazendo essa relação intertextual para obter o máximo da maravilhosa arte de Álvares de Azevedo, o Byron brasileiro que poderia ter feito muito, muito mais, não fosse a tuberculose...

Rafaela 09/03/2011

Noite na Taverna me encantou com toda fantasia, tragédia e ligação do amor à morte."É preferível morrer por amor que viver sem ele." Matar por amor, morrer por amor... Amor tão profundo que faz o ser humano revelar toda sua podridão e fraqueza espiritual. E para se livrar das dores, só com o anestésico da bebida. Uma incrível influência de Byron.
O modo como Álvares de Azevedo escreve é fantástico. Suas obras exercem um forte magnetismo sobre os leitores.
A idealização do amor de Macário quando quebrada o leva a ser um poço de desilusões e desesperanças. "É um filho pálido dessas fantasias que se apoderam do crânio e inspiram a Tempestade a Shakespeare e o IX Canto de D. Juan a Byron".

Ana 13/10/2023

"A maior desgraça deste mundo é ser Fausto sem Mefistófeles.
Manoel Antônio Alvarez de Azevedo foi um poeta, escritor, contista, dramaturgo e ensaísta considerado um dos principais nomes do ultrarromantismo brasileiro. Corrente literária que se caracteriza pelo gosto ao mórbido, à melancolia, o ideal de amor inalcançável, a falta de sentido da vida, entre outros.
Ele nasceu em 1831 em São Paulo e morreu em 1852 no Rio de janeiro. Vindo de família abastada, teve uma excelente educação e se mostrou desde cedo brilhante.
Nesse livro temos duas de suas principais obras. Macário e Noite na taverna.
Macário é um jovem estudante que está numa estalagem para se alimentar e acaba discutindo assuntos filosóficos com um desconhecido. Aqui temos uma influência clara de Fausto do Goethe. Além de Byron, Shakespeare, Dante Alighieri entre outros. É uma obra de categorização complexa . É uma mistura de teatro, narrativa e diálogos livres. Macário é um jovem inteligente, curioso, libertino e.... Estava à procura do Diabo.
Já Noite na taverna tem uma estrutura narrativa de moldura. Aqui temos 5 amigos que estão se embriagando numa taverna e cada um deles conta uma estória regada a vinho, loucura, paixões avassaladoras, assassinatos, torpezas, entre outros. Tbm discutem condições da existência como amor, vida e morte.
A frustração com amores e a melancolia com a vida são pontos comuns nas duas obras. Tbm há uma natureza obscura nas personagens que vão adentrando suas paixões e obsessões até o limite do absurdo. Eu adorei.????

Bells 01/07/2014

Uma Obra fantástica, O jovem alvares de Azevedo seria nossa principal marca caso não houvesse morrido tragicamente tão cedo... Aqui, minha preferencia por noites na taverna com suas histórias amargas, e claro o pessimismo poético de macário.

yu 26/07/2022

Noite na Taverna
Escrito em 1885 por Álvares de Azevedo, o livro foi publicado anos depois de sua morte (21 anos).

Um dos livros favoritos dos vestibulares, contêm influência byroniana e é uma das obras mais representativas do ultrarromantismo.

A experiência mais intensa que tive em minha vida (ainda estou no EM), não me arrependo de ter lido e agradeço um colega que me recomendou.

A leitura te prende do começo ao fim, as personagens são instigantes, suas histórias são repletas de sentimentos e pura poesia, de um jeito grotesco e mórbido, com muitos amores e muitas mortes.

É uma leitura chocante, não conseguimos distinguir os problemas finais por estarmos lendo em primeira pessoa, então o mistério continua até a última página do capítulo.

A narrativa é difícil, por ser um livro antigo, mas não deixe que isso o impeça de se aventurar nas histórias dos "amigos que se reuniram em uma taverna".

Me surpreende como um rapaz de 19 anos escreveu uma obra prima dessas, sem dúvidas um tesouro nacional!

Não acho que seja uma leitura para todos por conta dos gatilhos (que são MUITOS) e não recomendo para menores de 18 anos.

Nathalia184 21/07/2022

Reler Álvares de Azevedo - agora numa idade adulta - foi estranho.

Conheci o trabalho do autor por meio de "Um amigo no escuro", onde dois poemas dele são citados e lidos por um dos personagens e aos doze anos, tinha ficado encantada.

Hoje em dia é interessante revisitar essa obra do romantismo e ver as influências de outros grandes mestres tiveram sob a obra do Álvares.

Os contos contém de tudo e flerta bastante com o horror.
Já Macario é uma narrativa teatral que lembra bastante a premissa de Fausto.

Miria80 25/12/2014

Noite na taverna
É um livro muito bom, gosto muito de Noite na taverna, bem mais do que de Macário. As vezes acho que gostaria de ter nascido no século XIX e ter conhecido pessoalmente Álvares de Azevedo. É um grande gênio da literatura brasileira, não deveria ter falecido tão jovem. Noite na taverna é fantástico e é um perfeita prova de que tamanho não é documento!

gabrieldcolleta 21/05/2022

Decepção e surpresa
Sobre Noite na taverna: Há certas passagens que são enfeitadas de metáforas ricas e poéticas, o que seria positivo, não fosse o fato de que a narrativa em si nem é tão desenvolvida assim. É notável o quanto as coisas acontecem de forma corrida, os eventos se seguem tão rapidamente que certas histórias parecem inacabadas, e certos acontecimentos parecem se dar ao mero acaso.

Sobre Macario: Que peça do [*****]! Sinceramente, esperava muito de Noite na taverna e pouco de Macario, acabei recebendo o oposto do que esperava para as duas narrativas. Apesar da proposta simples, os diálogos e as reflexões são muito bem escritos, fluidos, gostosos de se ler. Sem dúvidas foi essa obra que fez o Álvares de Azevedo me conquistar, me fez querer ler a sua Lira dos 20 anos, e gostar ainda mais do Diabo.

João Marcos 17/02/2021

Macário e Noite na Taverna
Sem nenhum grande motivo aparente, decidi ler Macário primeiro e depois Noite na Taverna, ao contrário da ordem utilizada nessa edição. E essa escolha acabou sendo ótima. A leitura de Macário é rápida e a ideia do personagem conviver com Satã é um tópico que me instiga. Além disso, Macário termina exatamente no que parece ser o início de Noite na Taverna. Não sei se essa era realmente esse o propósito e acho que não é possível ter certeza, já que são livros publicados postumamente, mas foi algo que me agradou muito e fez valer a pena ter lido na ordem que eu li.
Noite na Taverna aborda tópicos desagradáveis e é escrito com o sentimentalismo exagerado do ultrarromantismo. Narrativas pesadas e feitas com primor. É mesmo impressionante ver o que Álvares de Azevedo produziu mesmo tão jovem.

lore 12/03/2023

Álvares de Azevedo foi macabro nesse clássico, é o que tenho a dizer! É um livro curto, porém a leitura foi um pouco demorada pra mim pois o vocabulário é vasto e erudito, além de conter muitas referências artísticas estrangeiras, o que dificulta a total compreensão na maioria das vezes. O livro retrata estupro, incesto, assassinato, canibalismo, enganos, brigas e assim por diante, os casos retratados são bizarros.

Aninha 16/02/2022

Necrofilia???
O livro é interessante,tem assassinato, adultério, necrofilia,sequestro, canibalismo kskkskskskskkss tem de tudo e mais um pouco.Por conta de ele ser antigo,a leitura é difícil,mas não deixa de ser uma história interessante,mas não me conquistou, então é.

Hayana4 06/02/2023

Apesar dos temas abordados serem peaados, vale muito a leitura.
"A vida está na garrafa de Cognac, na fumaça de um charuto de Havana, nos seios voluptuosos da morena."