Macário & Noite na Taverna

Macário & Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/07/2018

Obra Póstuma
Nascido em 1831, Álvares de Azevedo morreu aos vinte anos de tuberculose, legando uma obra pequena, de inquestionável qualidade e que só veio a público postumamente.

"Macário", considerado seu melhor texto, é de difícil classificação, oscilando entre teatro, diário íntimo e narrativa. Nitidamente romântico, divide-se em dois episódios: no primeiro, é apresentado o encontro entre o protagonista e Satã que o leva para conhecer uma cidade grande (talvez São Paulo da época de acordo com estudiosos); já no segundo, ambientado na Itália, entra em cena Penseroso, um jovem melancólico em busca de um amor virginal que acaba cometendo suicídio.

Curiosamente, no desfecho, Satã leva Macário, amigo de Penseroso, para admirar uma cena onde cinco amigos dormem após uma noite de orgia. Esse é o cenário de "Noite na Taverna", uma seleção de sete contos de Azevedo. Por esse motivo, é frequente os dois textos aparecerem reunidos numa mesma edição.

Acredita-se que "Macário" e "Noite na Taverna" fizessem parte de um único projeto que o escritor desmembrou ou não chegou a concluir. Girando em torno do amor e da morte, essa coletânea exibe relatos sobre necrofilia, incesto, assassinato, canibalismo e várias formas de loucura. No entanto, ela não envereda para o sobrenatural, mas para o extravagante, repleta de debates filosóficos.

Original, "Noite na Taverna" sofreu forte influência de Hoffman e Byron, por conta de sua abordagem mórbida e decadente. Vale mencionar que esse não era o mundo de Azevedo, um jovem instruído e de boa família que, precocemente doente, vivia distante da depravação. Portanto, todos esses assuntos foram introjetados em sua obra através da leitura, fato que surpreende pela naturalidade que sabe manejá-los.

Eddy Souza 15/03/2020

Álvares de Azevedo é um dos principais expoentes do Ultrarromantismo brasileiro. Influenciado por Lord Byron, essa sua obra em prosa é repleta de elementos góticos, como assassinato, necrofilia, cemitério, abuso, morte, etc.
"Noite na taverna" é um livro de contos, algo como um romance de moldura, mas que prende o leitor e é capaz de arrepiar. As histórias que compõem o livro são interligadas entre si e prendem a atenção do leitor.
"Macário", um texto dramático, com pouquíssimas personagens, tem uma história interessante. É um texto que fala de temas obscuros e melancólicos, mas que prende a atenção do leitor. Só alguns monólogos que são um pouco entediantes.
De modo geral, é um livro ótimo, com uma produção literária bem interessante e que sarisfaz as expectativas do leitor.

Leonardo Felix 28/01/2021

Escrito pelo mestre no goticismo literário Álvares de Azevedo. A vida de universitário de direito, regrada à saideiras, bebidas, sexo, experiências literárias e filosóficas e reflexões metafísicas, conversas intelectuais com amantes da língua alemã, o próprio Álvarez estudioso do idioma germânico, tudo se fez presente na vida do autor, morto precocemente aos 21 anos, mesmo caso de vários escritores góticos brasileiros ou até pior, como Cruz e Sousa que assistiu aos filhos morrerem, um a um de uma forma ou de outra até chegar o seu próprio momento de partida. Toda a atmosfera niilista e melancólica permeia o romance e a vida dos personagens. Supõe-se que os crimes mais nefastos narrados como incesto seguido de fratricídio foram inspirados em casos reais vividos pelo escritor e companhia. Uma pérola das histórias góticas, gênero genial, porém infelizmente com poucos adeptos e produções. Ou felizmente pois isso conserva a qualidade, o que não poderia ser garantido se virasse "modinha".

A premissa é simples: 8 amigos, inspirados no Álvares e nos campanheiros se reúnem na taverna(equivalente ao bar no Brasil do Século XIX) de preferência do bando, estudantes e intelectuais para fazer o padrão: beber e conversar com o adiocional de que cada um deve contar uma história, da maior proporção sinistra possível e revelar os lados mais obscuros que habitam neles. É proibido mentir. A partir daí acompanhamos contos dentro de um romance de uma forma que só o gótico proporciona.

E Macário, não menos importante, numa vive meio Fausto, um estudante tem encontros com o diabo em pessoa produzindo dialógos bem interessantes com encontro de pontos de vista, narrado com uma linguagem bem primorosa e culta.

Gui 13/01/2021

O diabo como companheiro
Macário foi uma surpresa, baixei o livro por que queria muito ler noite na taverna mas ganhei essa obra incrível de brinde, é uma peça que te faz pensar e refletir sobre a vida, com os diálogos entre jovens desmiolados e a figura do demônio, que é misteriosa e interessante, deixando a obra sensacional.
Por outro lado Noite na taverna foi uma quebra de expectativas, esperava mais, achava que o livro seria muito pesado e abordaria temas macabros (esperava um suspense com um toque de terror) porém a realidade não foi condizente com o esperado, houveram sim momentos tenebrosos e macabros porém foram poucos os que me deixaram boquiaberto, por outro lado, é uma obra que mostra a expansão dos temas presentes na literatura brasileira, valendo a pena conhecê-la.

Ivy 30/09/2020

Noite na Taverna/Macário
Àlvares de Avezedo, o poeta do mal do século, é um dos meus autores brasileiros favorito. Adoro essa atmosfera macabra, esse clime meio noir de seus contos, tudo regado a uma bela noite de bebedeira...
Noite na Taverna, já perdi as contas de quantas vezes já li, no mínimo umas 4 vezes, e ainda tem aquele gostinho de novidade e surpresa a cada vez que leio, um salve aos autores brasileiros??

Bianca Chiodi 06/11/2021

Noite na Taverna - Álvares de Azevedo
O livro possui 5 capítulos onde cada um é contado por um personagem diferente.
As histórias contém descrições pesadas e assustadoras, assim como a literatura da época.

É um livro ótimo, com uma linguagem mais robusta, porém bem detalhada e interessante.

dani2vi 27/03/2022

Noite na taverna e Macário
Gostei muito! Leitura um pouco complicada para mim, mas o que importa é que gostei. Eu me choquei com algumas histórias do Noite na Taverna e isso que fez eu me interessar mais pelo livro.

Recomendo!

Ingrid 02/06/2023

Resenha - Noite na Taverna e Macário
“Noite na Taverna” e “Macário” são as obras mais conhecidas do autor Álvares de Azevedo, o maior autor do ultrarromantismo brasileiro, que morreu aos 20 anos, e ainda assim conseguiu criar obras tão importantes para a literatura nacional.

Álvares de Azevedo teve grande influência byroniana, com histórias macabras repletas de amor e morte, e uma linha tênue entre a realidade e o sonho.

Desde a adolescência, nas aulas de literatura, tenho vontade de ler “Noite na Taverna”, mas não consegui na época e hoje consegui conhecer essa obra que me despertava tanta curiosidade.

A leitura é difícil. Por menor que o livro seja, demorei muito para lê-lo, pois o português é antigo, e com as letras pequenas tive muito sono. Mas quando cheguei em “Macário” devorei o livro. Não esperava, mas acabei gostando bem mais da segunda história.

“Noite na Taverna” é uma antologia de contos, mas as histórias são tão interligadas que parecem uma história só. No livro, alguns homens se encontram em uma taverna, e, depois de muita comida e vinho, decidem contar histórias de acontecimentos de suas vidas.

As histórias são macabras. Todas envolvem mulheres, amor, paixão, e coisas horríveis que estes homens fizeram. É um livro bem pesado, não é escrito de forma tão gráfica, mas ainda assim pode afastar leitores de estômago mais fraco.

E o final de “Noite na Taverna” é surpreendente. Algo volta da história de um dos amigos, e é totalmente inesperado.

Em “Macário”, temos o personagem homônimo, que encontra o diabo em pessoa em uma taverna. Inicialmente ele não sabe que aquele é o Satã, mas eventualmente descobre, e não sente medo disso.

A história é uma peça teatral, o que torna a leitura mais fluida, então com certeza será uma leitura mais fácil para quem quer conhecer o autor. Ademais, é uma história que também surpreende com seus acontecimentos.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Patricia Pietro 18/10/2021

Não gostei desse livro. A obra é repleta de elementos góticos, criando cenários muito bons de suspense. No entanto, achei a linguagem excessivamente rebuscada e os personagens afetados demais. Além disso, a mulher é objetificada um sem número de vezes em cada página do livro. Abuso sexual, necrofilia e estupro são tratados com naturalidade, como se não houvesse nenhum problema nisso. Enfim, não é uma leitura que vale a pena. Não leria novamente e não recomendo a ninguém.

Gisele 05/02/2021

Romantismo
Maneco é sensacional, difícil crer que um menino adolescente escrevia assim. Cada capítulo traz uma versão diferente dele, e a metalinguagem é um prazer de se ler.
Noite na Taverna é uma delícia de livro, não perde em nada para as inspirações de Maneco, e Macário é uma entidade, não cabe em gêneros e definições.

hiena 20/12/2022

Noite na Taverna e Macário
Sobre a primeira parte, Noite na Taverna, as histórias são boas: assustadoras e incômodas, como esperava. Quanto ao final, foi interessante. Enfim, não foi extraordinário hoje, mas para a época.... Bem, faz sentido a fama.

Sobre Macário, não entendi 90% das referências do drama. Tem muita intertextualidade com outras obras e uns cânones que ainda vou demorar a ler, mas possui algumas citações bonitas, apesar de eu não me identificar com o romantismo (pelo menos esse). Achei bom pra pensar um pouquinho, ao menos. Os diálogos com Satã são interessantes.

legarcia 18/07/2022

A degradação da moralidade
Álvares de Azevedo é um autor o qual ocupa um lugar muito peculiar na história da literatura brasileira. É o caso de um gênio precoce que, não obstante a qualidade excelente de suas obras, por ter tido uma vida muito breve, estas expressavam um pouco das confusões e imaturidades naturais da pouca idade.

Em ?Macário e Noite na tarverna?, é possível perceber bem a cosmovisão pessimista do autor: considerando que ele consumia majoritariamente a literatura europeia, com destaque à francesa, a qual na época era marcada por um melancolismo profundo, resultado de todo o contexto político e social da Europa.

Há uma desconformidade entre o mundo concebido por Macário e o que de fato é a sua realidade. Essa não aceitação de suas circunstâncias é o que abre espaço para o aparecimento de Satã na vida do personagem.

A relação de Macário com o Diabo é muito interessante, uma vez que este apenas dialoga com aquele e o vence pelas próprias fraquezas do menino, atuando quase como um tutor. O desprezo, o ceticismo e descrença pela realidade matam o lado bom de Macário, representado no texto como a morte de Pensaroso.

Fica evidente na história que Satã tem a experiência da vida e conhece a alma humana, em constraste com o personagem principal, o qual é um jovem perdido e cético. Este será corrompido por sua própria fraqueza e imaturidade.

A experiência de ler ?Macário e Noite da taverna? é muito boa, já que é claro as conexões entre os dois textos. Em ?Noite na taverna?, os personagens, diferente de Macário que está caminhando à sua perdição, já estão totalmente degradados. A primeira cena, na qual é apresentado o ambiente da tarvena, é um ótimo retrato do melancolismo do auor: homens perdidos e com tédio, bebendo em um bar com mulheres ao redor.

Tendo esse cenário em vista, a obra é construída por contos, cada um narrado por um dos homens presentes na roda. As histórias são macabras e muito pesadas, é uma reunião de episódios tétricos. É como se o autor, para compreender o que é verdadeiramente humano, opõe seu olhar ao que é bom e degrada a narrativa ao ponto mais imoral do ser humano.

Ademais, Álvares de Azevedo era um jovem muito erudito e utiliza-se da erudição, muitas vezes, de forma exagerada nessa obra, principalmente no prefácio, o qual é tão recheado de referências literárias e filósoficas que tornam-o excessivamente complexo. Essa questão é amenizada com observações em rodapés, o que auxiliou-me muito durante a leitura.

Entretanto, é inegável que estamos tratando de um escritor de grande magnitude e qualidade, ainda mais quando ressaltamos que foi alguém que escreveu durante sua adolescência e começo da juventude. A leitura desses textos é muito agregadora e dá espaço para muitas reflexões existenciais.

lisa 19/12/2022

"tem cabare essa noite" - álvares de azevedo
mto sombrio, cheio de vicios, questões morais absurdas e mulheres que deixam os caras totalmente insanos. basicamente o de sempre vindo do azevedo, que eu sinceramente gosto bastante. acho macario muito mais divertido do que noite na taverna, mas as duas histórias são ótimas opções pra quem quer ficar perturbado

Bells 01/07/2014

Uma Obra fantástica, O jovem alvares de Azevedo seria nossa principal marca caso não houvesse morrido tragicamente tão cedo... Aqui, minha preferencia por noites na taverna com suas histórias amargas, e claro o pessimismo poético de macário.