Macário & Noite na Taverna

Macário & Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Macário e Noite na Taverna

Miria80 25/12/2014

Noite na taverna
É um livro muito bom, gosto muito de Noite na taverna, bem mais do que de Macário. As vezes acho que gostaria de ter nascido no século XIX e ter conhecido pessoalmente Álvares de Azevedo. É um grande gênio da literatura brasileira, não deveria ter falecido tão jovem. Noite na taverna é fantástico e é um perfeita prova de que tamanho não é documento!

yu 26/07/2022

Noite na Taverna
Escrito em 1885 por Álvares de Azevedo, o livro foi publicado anos depois de sua morte (21 anos).

Um dos livros favoritos dos vestibulares, contêm influência byroniana e é uma das obras mais representativas do ultrarromantismo.

A experiência mais intensa que tive em minha vida (ainda estou no EM), não me arrependo de ter lido e agradeço um colega que me recomendou.

A leitura te prende do começo ao fim, as personagens são instigantes, suas histórias são repletas de sentimentos e pura poesia, de um jeito grotesco e mórbido, com muitos amores e muitas mortes.

É uma leitura chocante, não conseguimos distinguir os problemas finais por estarmos lendo em primeira pessoa, então o mistério continua até a última página do capítulo.

A narrativa é difícil, por ser um livro antigo, mas não deixe que isso o impeça de se aventurar nas histórias dos "amigos que se reuniram em uma taverna".

Me surpreende como um rapaz de 19 anos escreveu uma obra prima dessas, sem dúvidas um tesouro nacional!

Não acho que seja uma leitura para todos por conta dos gatilhos (que são MUITOS) e não recomendo para menores de 18 anos.

alícia 20/10/2021

dei 2,5 estrelas por causa de Macário. nunca pensei que fosse gostar tanto do diabo ??
se dependesse da segunda história eu só daria 1,5 de novo.

João Marcos 17/02/2021

Macário e Noite na Taverna
Sem nenhum grande motivo aparente, decidi ler Macário primeiro e depois Noite na Taverna, ao contrário da ordem utilizada nessa edição. E essa escolha acabou sendo ótima. A leitura de Macário é rápida e a ideia do personagem conviver com Satã é um tópico que me instiga. Além disso, Macário termina exatamente no que parece ser o início de Noite na Taverna. Não sei se essa era realmente esse o propósito e acho que não é possível ter certeza, já que são livros publicados postumamente, mas foi algo que me agradou muito e fez valer a pena ter lido na ordem que eu li.
Noite na Taverna aborda tópicos desagradáveis e é escrito com o sentimentalismo exagerado do ultrarromantismo. Narrativas pesadas e feitas com primor. É mesmo impressionante ver o que Álvares de Azevedo produziu mesmo tão jovem.

Babi 03/11/2021

Amigos se reúnem após uma orgia para compartilhar histórias? esse é o início da novela ?noite na taverna?. Cada conto é a história de um amigo.

Douglas 10/11/2016

Noite na Taverna e Macário
Apesar de sempre ter sido apaixonado por livros, tive uma primeira impressão ruim sobre os clássicos da literatura brasileira que foram impostos a mim na época da escola. Então, somente agora estou redescobrindo estes títulos.

Meu primeiro contato com o trabalho de Álvarez de Azevedo foi com este livro, uma edição que traz "Noite na Taverna" e a peça "Macário". Eu já tinha ciência do que se tratava o primeiro, mas nunca ouvira da peça. A temática gótica e romantica característica de sua época transborda nas palavras do autor, coisa que particularmente me atrai e funciona muito bem nos contos que compoem "Noite na Taverna".

Entratanto, em "Macário", a partir do segundo ato, ao meu ver o autor perde a mão e exagera muito na verborragia e das referencias, tornando a leitura da hitória - que tem um tema muito interessante - morosa e cansativa.

Acho que é um autor nacional que vale a pena ser lido, mas é preciso um pouco de dedicação e paciencia com seu texto.

LUNA 31/05/2021

3° Desafio literário - Literatura Brasileira

? Março
Tema: Livro de autor morto a mais de 100 anos

Roger Oliver 08/06/2021

Os dois livros são bons. Esse Macário foi escrito no estilo peça teatral, com pouquíssima ambientação. É composto por diálogos ora cômicos, ora bem pecaminosos. Foca bastante no "capiroto" com relatos macabros de todo o tipo. “Vai do gosto de cada um.” A forma que foi escrito rendeu muitas páginas, mas dá para ler bem rápido.

P.S. — O interessante é que o autor não publicou esse livro em vida. Depois que ele morreu, foram lá e publicaram. TALVEZ (e só talvez), ele não quisesse ter revelado essas escritas tão peculiares.

Sathy 07/12/2021

De derreter os olhos.
É o primeiro livro que leio do excelentíssimo Álvares de Azevedo, apesar de conhecer alguns poemas soltos que eu sempre apreciei.

Noite na Taverna é uma obra chocante, densa; que murcha todas as rosas do idílio, trazendo a nostalgia de um amor utópico que apodrece na imoralidade, na antropofagia, na necrofilia, no incesto, adultério e assassinatos ? com algumas tendências fatalistas.

Macário é uma peça, que parece inacaba. Os personagens têm desfechos que vagam entre a boemia, a vida lasciva, o caminho cético e sem propósito e termina em um suicídio precipitado motivado pela paixão (alusão shakespeariana).

Uma leitura de muita valia, pois eu jamais esperaria que Noite na Taverna seria em seu âmago, um horror. Horrível, porque demonstra como o romantismo se foi e a degeneração consumiu até o coração dos poetas.

Essa edição da Editora Globo tem um posfácio bastante culto de Cilaine Alves Cunha. E uma boa bibliografia.

Rilley1 15/02/2022

Caótico
Esse conto é uma coisa muito doida. Homem aleatórios contando suas histórias de vida de forma poética, mas o conteúdo das histórias... E é complicado, porque são coisas que te fazem ter dificuldade para digerir, porém é bom, bastante bom.

CoelhaBabyGirl 21/04/2022

Não seja ignorante, esse livro não é flor que se cheire.
Muitos não gostam desse livro pois ele traz elementos do: Mal do século, romantismo, e literatura gótica.
O que mais pesa quando as pessoas vão falar desse livro é o mal do século, que se resume a: Violência, corrupção, adultério, traição, morte, vingança, tédio, bebida, luto e amor.
Sendo assim, é ÓBVIO que terão coisas que nos farão torcer o nariz.

juderezende 15/11/2022

madness
Achei essa obra muito difícil de entender, mesmo eu tendo assistido a resenha da Tatiana Feltrin. Entendo contexto, a época e etc, mas não é um livro pra mim. E não que seja difícil demais para eu entender, sendo que li livros mais complexos. Só achei a escrita rebuscada demais, as histórias dando muitas voltas e os personagens extremamente chatos.
Graças a esse livro, entrei numa ressaca de livros de terror e cancelei meu "mês do horror".

jenny. 03/10/2022

Esse livro é muito difícil de entender e aborda temas extremamente complicados como a necrofilia, relação sexual entre irmãos, experiências de quase morte, assassinatos, muitas ilusões amorosas bizarrissímas que me fizeram até me sentir meio culpada em dar uma avaliação alta.

O livro em si é bom, gosto da descrição, das falas, porém os assuntos retratados são bizarros e grotescos, precisa-se ter uma mente forte para não imaginar as cenas e acabar mal com as imagens que o cérebro lhe entregar.
sabrina122 06/08/2023minha estante
Simplismente um dos livros mais excêntricos lidos em minha vida. Álvares de Azevedo era um gênio a frente de seu tempo, polêmico e obsceno, o livro assim como seu autor, retrata da maneira mais crua toda a morbidade da época em que foi feito. Acho o livro um clássico cult e precisa quase obrigatoriamente ser apreciado por aqueles que saibam o seu valor.