Não Sou Este Tipo de Garota

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Yasmin/Funhouse 10/08/2011

Um ótimo Livro!
MAIS RESENHAS EM :http://funhousesa.blogspot.com/

Desde que vi a capa do livro senti que a história seria boa, e a história não deixa a desejar em nenhum momento.

"É com essa rapidez que a percepção das pessoas muda. Só é preciso errar uma vez, tomar uma decisão estúpida." Pág.214

A história é simples e fácil de ler(Li em menos de um dia).
Os personagens não são muito detalhados então, o leitor terá de
imaginá-los sozinho,mas não sei se é uma coisa boa ou ruim.

Natalie é uma garota "certinha",não tinha uma vida social, que estava estudando muito para fazer um bom SAT ( Scholastic Aptitude Test).E assim entrar em uma boa faculdade.
Mas tudo começa a mudar quando Natalie faz uma nova amizade que vai lhe dar dor de cabeça porém irá também lhe salvar de uma enrascada.

Acho que Autumn ficou meio esquecida em algumas partes,mas a história também gira em torno dela.
Mike é o típico garoto machão(desprezível),que faz de tudo para prejudicar os outros.
Connor é irresistível,impossível não se apaixonar por ele.Ele vai chegando na história meio devagar, o que eu achei bem legal.
O livro nos traz uma lição muito bonita, maS não vou contar(Vocês terão que ler).

Eu só achei que o desfecho foi corrido demais, fora isso o livro é ótimo.
Recomendo para todos ,pois trata de vários temas: bullying, amizade ,sexualidade, adolescência, descobertas,perdão e amor.

Assim como Anna e o Beijo Francês, a Novo Conceito acertou ao publicá-lo aqui no Brasil. O número de fãs só tende a aumentar.

“Talvez eu tenha uma personalidade perfeccionista e obsessiva, mas isso salvaria uma garota de ter sua vida arruinada na escola. Pode acreditar !”

MAIS RESENHAS EM :http://funhousesa.blogspot.com/

Nina 14/08/2011

Não sou esse tipo de garota
Natalie Sterling sempre soube exatamente o tipo de garota que era. Do tipo estudiosa, que tira as melhores notas da turma, boa filha, boa amiga. Aquela que vai entrar numa boa universidade e sair de uma vez por todas daquela pequena cidade onde vivia. Percebe-se pelo quote acima que ela não confia em garotos. Para ela meninos são apenas entraves, obstáculos que a separam do futuro glorioso que a aguarda. Essa situação piorou muito quando sua melhor (e única) amiga Autumn se envolve com um garotão da escola e acaba tendo sua reputação manchada por causa de fofocas. Isso acabou com sua popularidade e lhe rendeu um desagradável apelido: isca de peixe.

Tudo estava indo muito bem para Natalie no início do seu último ano letivo na Academia Ross. Ela venceu as eleições para presidente do conselho estudantil, tinha a aprovação da srta. Been (sua professora preferida) e suas notas não podiam estar melhores. Mas tudo muda quando ela reencontra Spencer Biddle, uma caloura na Academia de quem Natalie tinha sido babá há algum tempo atrás. Ela começa então a se sentir responsável pela garota, pois Spencer tem um comportamento nada convencional. Ela acredita que não deve ocultar seus desejos e que pode manipular os garotos por meio do sexo.

"Que direito alguém tem de me dizer o que fazer com meu corpo? Não vou me sentir culpada só porque gosto de ser sensual. Não ficarei envergonhada. (...) Forçar as garotas a ficar envergonhadas por terem comportamentos que são naturais é um preconceito ridículo. Francamente, deveríamos mandar todos aqueles que nos julgam para aquele lugar."

Spencer vai criar muitas confusões na escola e Natalie vai se ver envolvida nelas, mesmo sem querer. E essas confusões aliadas ao seu temperamento orgulhoso e egoísta, vão fazê-la perder a amizade de Autumn, sua amiga à anos. Mas tudo ainda pode piorar quando Natalie se vir envolvida com Connor Hughes, que era a síntese de tudo o que ela odiava em um garoto: popular, jogador de futebol, e melhor amigo de Mike Domski, seu arqui-inimigo.

Mas todas essas reviravoltas vão levar Natalie a perceber que as pessoas não têm rótulos e que nem tudo é tão simples como ela imaginava. Jogadores de futebol também podem ser garotos meigos e companheiros, e a menina taxada como "Rosstituta" pode ser uma amiga incrível.

"Tinha percebido isso agora e ia continuar percebendo pelos anos que viriam: não importa se eu for a garota que faz sexo, a garota que tem o retrato na parede da biblioteca, a garota que entra na melhor faculdade, a garota que conta tudo para os pais ou a garota adorada pelos professores. Só preciso ficar bem com todas as garotas que são como eu."

O livro é totalmente fofo! Ele me prendeu de tal forma que foi devorado por mim em dois dias, só não terminei no mesmo dia porque tinha que trabalhar...
Me identifiquei muito com Natalie e acho que qualquer um que ler o livro vai ter a mesma sensação: como a gente sofre na adolescência! Como tudo é tão difícil! Eu ia lendo as descrições e pensando que eu também me sentia assim. Eu também fui muito orgulhosa, tive dificuldades em admitir que estava apaixonada pelo meu Connor, rsrs. Eu andava pela cidade de nariz em pé, muito senhora de mim com meu cabelo azul, mas quase morri quando perdi minha melhor amiga.
Ler esse livro foi reviver muito da minha adolescência.

Os personagens são incríveis. Claro que minha preferida é a Natalie, mas não tem como não amar o Connor. Autumn e Spencer também me conquistaram, e apesar de parecerem o oposto uma da outra, eu achei que elas se complementam. Gostei também da srta. Bee, ela me pareceu aquelas professoras mal amadas, que vencem suas frustrações vivendo a vida de seus alunos. Deus me livre ficar assim!

Apesar de ser do selo jovem da Novo Conceito, eu recomendo esse livro para todas as idades, até para que é bem mais velho, pois é sempre muito bom se lembrar de como éramos na adolescência.
Leitura recomendada, com certeza vou guardar esse livro para meus filhos.

B-jussss! ♥
;-p

Resenha postada no meu blog: Pronto.Falei!

Ana 31/08/2014

Não sou este tipo de garota” se mostrou um livro totalmente diferente do que eu imaginava que fosse ser.
Diferente do que parece, é um livro indicado não somente para meninas, pois ele trata de assuntos que nos fazem refletir sobre aqueles pré conceitos definidos sobre garotas e garotos e envolve todo um tema entre feminismo e machismo.

O livro é narrado por Natalie Sterling, uma menina extremamente preocupada com o seu desenvolvimento escolar, focada, que sabe o que quer para o seu futuro e que sempre procurou fazer tudo da maneira mais correta possível. Uma de suas metas é se tornar a Presidente do Conselho Estudantil e ficar na história da Academia Ross.

Natalie sempre foi uma boa amiga, leal, companheira ... e esse é um dos motivos pelos quais ela e Autumn nunca se desgrudam. Autumn, a melhor amiga de Natalie,No primeiro dia de aula, Natalie vê a nova aluna, Spencer, com uma saia tão curta que sua calcinha fica aparecendo fazendo com que todos os meninos ficassem olhando e comentando. Ela se sentiu na obrigação de avisar a garota e logo percebeu que a nova aluna nada mais era que uma garota da qual ela foi babá a alguns anos atrás.

A chegada de Spencer trouxe muitas mudanças na vida de Natalie, pois ela se sentiu na obrigação de "cuidar" da garota, da sua reputação, e isso trouxe muitas complicações para ela, porque Spencer não tinha um comportamento nada parecido com o de Natalie. Ela sempre tentava ajudar Spencer, mas parecia que a garota não ouvia os conselhos dela em relação ao seu comportamento totalmente sexy e ao que as pessoas poderiam pensar sobre ela.

Blog Vida de Le 15/09/2012

No livro acompanhamos os acontecimentos sobre o ponto de vista de Natalie Sterling, uma garota que tem tudo para irritar muita gente. Ela é sincera com relação ao que pensa sobre qualquer assunto ou pessoa. É arrogante, teimosa e tem um completo desprezo pelos garotos, principalmente após sua melhor amiga, Autumn, ter sido vítima de bullying por causa de um garoto. Natalie está no último ano de escola e só consegue pensar em se preparar para a prova do SAT, que irá definir para qual faculdade ela irá e, também, na eleição para presidente do conselho estudantil da escola.

Um dia, enquanto se dirigia à sala de aula, Natalie encontra Spencer, uma adolescente de quem ela havia sido babá anos atrás, sendo motivo de falatório entre os garotos por ter se descuidado (ou não) e deixado sua calcinha a mostra. Seguindo suas crenças de que todos os garotos só enxergam as mulheres como objetos sexuais, Natalie prontamente parte em defesa da garota. Mas ela não esperava que Spencer, com apenas 14 anos, já soubesse muito bem o que queria e tinha suas próprias convicções com relação aos homens e sua própria sexualidade.

Além disso, Natalie começa ver suas convicções sendo postas a prova à medida que passa a se envolver, mais do que gostaria, com Connor, um garoto lindo, membro do time de futebol da escola e amigo de um dos garotos que mais despreza, Mike Domski. Mas será que Connor é como todos os outros garotos?

Natalie é uma personagem que me irritou profundamente, ela é muito obsessiva em suas crenças e se sente superior a todos e, apesar de muitas vezes saber que está errada, não consegue admitir isso nem para si mesma. Mas não dá para negar que ela é bastante humana em suas atitudes. Através das ações de Natalie nos deparamos com lições de amizade, perdão, amor e descoberta da própria identidade. Ela mesma descobre não ser o tipo de garota que acreditava ser, a princípio.

Spencer foi uma das personagens de que mais gostei. Apesar de ter algumas atitudes bastante idiotas e infantis, ela me pareceu ser muito mais segura de si e convicta sobre quem ela realmente é do que qualquer um dos outros personagens. E Connor era uma gracinha também, e parecia ter muito mais certeza sobre o que queria do que a própria Natalie.

Não Sou Este Tipo de Garota, de uma forma leve e divertida, nos leva a refletir sobre questões que nos deparamos com a chegada da adolescência como sexualidade, auto-estima e a relação entre garotos e garotas. Que tipo de garotas nós somos? Será que todas as ações que cometemos são um reflexo da pessoa que nos tornaremos um dia?

Uma ótima leitura, principalmente para aqueles que vivem ou já viveram esse período escolar, para quem gosta de histórias sobre amizade, superação, descobertas e, claro, romance ou para aqueles que buscam, simplesmente, relembrar esse período que é tão intenso em nossas vidas e cheio de novas experiências. Você é hoje o tipo de garota que imaginava ser no passado?

Matheus Frizon 08/08/2011

Quando a Novo Conceito divulgou a capa de Eu Não Este Tipo de Garota eu logo pensei: mais um livro para garotas tsc, tsc, tsc. Devo dizer que até possa parecer, mas o que os olhos ver o coração não sente... Então eis que acabo sendo presenteado pela Novo Conceito com este livro, e hum, devo admitir o quanto ele ultrapassou os limites das minas expectativas.
Natalie Sterling: o tipo certo da garota errada. A melhor garot, a melhor a aluna da Academia Ross, a melhor amiga, a melhor filha, a melhor pessoa, a melhor conselheira [...] e tudo o que Natalie mais deseja é continuar sendo a melhor para poder ingressar numa boa universidade.
Tendo como melhor amiga Autumn desde a infância, Natalie tenta aproveitar o máximo da amizade de Autumn antes de separarem por conta da faculdade, só que o último ano escolar foge controle...
Quando Spencer surge na Academia Ross, Natalie não sabia o quanto isso parecia um divisor de águas para o seu ego perfeito, uma vez que no passado Natalie era nada mais e nada menos que a babá de Spencer e agora, no presente, ela tem de lidar com uma nova garota que só pensa em curtir a vida como se fosse o último de sua vida sem se importar com as concequências de seus atos. Resumindo: Spencer se tornou uma piriguete e Natalie se sente no dever de ajudar a amiga ser uma pessoa respeitável... O que Natalie não contava era que Spencer tinha crescido e muito – mesmo com seu quatorze anos.
Em meio a conselhos, desentendimentos, pautas e blá, blá, blá, Natalie se sente irresistivelmente encantada por Connor, o rapaz que com toda a certeza muda o rumo de tudo, fazendo Natalie ter conflitos internos o tempo todo.
Com uma leitura agradável, Eu Não Sou Este Tipo de Garota te prende e quando você pisca os olhos já terminou de lê-lo, além de te levar de volta ao ensino médio, onde sentimos semelhas com a personagem, afinal quem não quer ser aquele em que até mesmo os professores sentem orgulho?, sem falar que é um tapa na cara daqueles quem deixa de viver a vida pensando no que as pessoas vão achar de você. O livro também tem muitos pontos positivos, como exemplo: o sexo na escola, a amizade e perdão. Eu só achei que o desfecho foi corrido demais, Siobhan poderia ter explorado um pouco mais.
Eu adorei o livro, desfiz toda a minha ideia de antes. Claro que recomendo o livro, vale super a pena conferir essa história, não dá para ficar adiando essa leitura!

Catharina.Mattavel 09/01/2013

Não sou este tipo de garota
Adorei
Muito bom!
A história mostra como muitas adolescente agem hoje em dia, e mostra também que nem todas são iguais, todas tem seu lado bom e o ruim.
O livro também ensina como temos que nos esforçar para chegar em lugarem bons. Nossa, ensina muita coisa e numa linguagem super leve e gostosa de ler.
Assim que li a sinopse, fiquei desejando esse livro, até que resolvi comprar e não me decepcionei. Amei.

Alasca 29/11/2020

Talvez minha melhor leitura de 2020.
Ao olhar para esta capa a primeira coisa que me veio na cabeça foi que era uma história boba, clichê e de menininha. Eu nunca me surpreendi tanto em questão de expectativa para um livro como este. O assunto central da trama não é o romance e sim a amizade e muitos outros pontos atuais e importantes da atualidade. Arrisco dizer que esse livro deveria ter mais reconhecimento sim ele é perfeito e curtinho, com cenas que vão te tranquilizar e te fazer morrer de rir. Perfeito para sair de uma ressaca literária!
Yara Prado 28/12/2020minha estante
Eu comprei ele em pré venda pq me apaixonei pela capa, isso em 2012. Li no dia que chegou e me apaixonei. Terminei a releitura tem alguns minutos e estou chocada com o quanto ainda amo esta história. Li pela primeira vez quando tinha 17 anos e hoje, aos 25 e trabalhando em uma escola com adolescentes, acho que vi mais ainda a importância dele. Maravilhoso demais ??

Alasca 29/12/2020minha estante
@Yara deve ter sido uma experiência incrível!! Li aos 16.?

maria 26/10/2020

Extremamente clichê mas eu amei! Poucas páginas e uma leitura bem leve então li em um dia, recomendo muito pra quem quer um bem clichê filme americano

Rafaela Regis 16/08/2012

Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian
Não sou esse tipo de garota da autora Siobhan Vivian foi um livro que me chamou muito a atenção a começar pelo título, até porque ele instiga a curiosidade das garotas no geral, afinal que tipo de garota você é? E como será que é a história?

E assim conhecemos Natalie Sterling uma garota que possui uma noção do certo e errado muito bem delineada, corajosa e que sempre pensa muito bem em que escolhas tomar e que está sempre disposta a ajudar as amigas seja em que situação for!

Ao começar a ler o livro, não tem como você não se lembrar de como foi a sua vida na escola, os amigos que fez lá, os professores que você adorava e também os que você não suportava nem a voz, os gatinhos da classe e os que adoravam perturbar você.

E foi assim que eu fui me sentindo ao virar cada página, bem nostálgica, mas também fui percebendo coisas que na época da escola eu não percebia, não se era porque eu era um pouco nerd ou porque tinha muitas coisas extracurriculares para dar conta (inglês, informática, dança e vôlei... sim eu joguei vôlei, mas não era boa não), mas eu não me lembro das pessoas serem tão cruéis ou malvadas umas com as outras, claro que tinha sempre brigas e picuinhas mas nada como tem no livro.

Sério, sei que fofocas sempre existem, mas não imaginava a extensão que elas poderiam gerar, ainda mais em uma fase tão delicada como a adolescência, deixando claro que a vida escolar dos EUA é totalmente diferente da do nosso país e espero que demore mais um pouco para diminuir essas diferenças, né.

A protagonista do livro é tao nerd, perfeitinha e exigente que dificulta a aproximação das outras pessoas, mas não é apenas por isso, pois todo mundo tem uma expectativa muito grande dela, isso claro sem contar com a pressão que ela mesma se impõem, claro que ninguém gosta de desapontar ninguém, porém convenhamos que ser perfeita o tempo todo não dá ainda mais nessa fase, que conhecida como a fase dos erros e acertos.

Mas com ao passar do tempo ela vai percebendo e aprendendo que isso é a mais pura verdade e não de um jeito fácil porque sua melhor amiga se afasta um pouco dela, a garotinha de quem ela foi babá quer crescer o mais rápido possível (e não no sentido de assumir as responsabilidade e sim para poder começar a sair com os garotos, se é que me entende), e o gatinho do colégio, que ela achava um babaca, a percebe e a Natalie meio que surta com tudo isso.

Devo confessar que a autora conseguiu me fazer refletir sobre várias coisas que eu, você e todo mundo já passou, mas como não teve maiores incidentes saímos praticamente ilesos, mas que existem pessoas que não tiveram essa sorte. E lendo percebi que pequenas coisas como rir de uma queda boba ou até mesmo apelidos depreciativos para nós que colocamos não importa muito, contudo a pessoa que é motivo de riso ou a que recebe o "carinhoso" apelido pode ser marcado para sempre por isso e só Deus sabe como vai ser repercutido em sua vida futura.

Não sou esse tipo de garota é mais um livro que conseguiu me enganar e me surpreender, enganar porque eu imaginava uma historia totalmente diferente e surpreender porque me fez enxergar que nossas atitudes não são apenas para nós elas também atingem as pessoas ao nosso redor e que por mais que você queira proteger seus queridinhos, tem que deixá-los seguir seus caminhos e tomar suas próprias decisões e acima de tudo arcar com as consequências dessas decisões.

Siobhan Viviam conseguiu falar sobre temas que para nós são polêmicos e alguns são até tabus de uma forma simples e clara, mas com uma sensibilidade que nos fazem refletir sobre as nossas atitudes, tanto as passadas quanto com as que ainda vamos tomar. Recomendo!

Simeia Silva 03/09/2014

Gostei,mas me decepcionei um pouco.

"Por outro lado, é com essa rapidez que a percepção das pessoas muda. Só é preciso errar uma vez, e tomar uma decisão estúpida."

O livro é narrado por Natalie, uma garota que é focada em seus estudos, que sabe o que quer para o futuro, que só pensa em estudar e ganhar a eleição no colégio para assim chegar a presidência do Conselho Estudantil do colégio.

Claro que essa presidência também seria muito boa para o seu currículo, e para a carta de recomendação que a Srta. Bee lhe daria no final do terceiro ano, para que ela conseguisse entrar em uma boa faculdade. Além de com esse título também, fazer história e ganhar um lugarzinho no quadro das mulheres que foram presidentes do Conselho no colégio Ross.

Mas Natalie não contava que Spencer, uma menina que ela tinha sido babá a um tempo atrás, estudaria no seu colégio naquele ano e bagunçaria sua vida escolar todinha, a metendo em diversas confusões que a complicaria e muito com a Srta. Bee.

Nesse meio tempo, entre arrumar as confusões em que Spencer se metia e limpar a sua reputação, Natalie conhece Connor, o jogador de futebol mais importante no time do colégio.

"É por isso que confiar em garotos era igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo.
Mas para mim era óbvio: por que alguém iria querer correr o risco?"

No início era só curiosidade, mas e depois? Será que essa história iria para frente? Ou será que os seus planos estudantis seriam mais importantes que se divertir e namorar? Valeria jogar tudo pra cima a favor de um relacionamento que ela nem sabia se iria dar certo? Afinal os dois eram totalmente diferentes, os pontos de vista eram muito diferentes. Connor iria continuar trabalhando na empresa do pai e não iria para a faculdade, em contra partida, Natalie iria para a faculdade com certeza.

"Não achei que ela fosse esse tipo de garota(...)
Ouvi duas das minhas alunas falando sobre ela na primeira aula ontem. Jamais pensei que Natalie fizesse algo assim.
Contudo, ela vem aprontando demais, sendo amiga daquela Spencer (...)."

O que Natalie escolheu? Ser a garota certinha, que não se divertia, que sempre repreendia todos por tudo, que não aceitava o jeito espontâneo de Spencer?

Ou escolheu ser feliz mesmo sabendo que a sua decisão poderia lhe custar toda a sua preparação escolar de anos para um histórico impecável?

"De todas as coisas que podiam me fazer feliz, a maior de todas era que Autumn e eu éramos amigas novamente. Não importava o que o futuro trouxesse, novos namorados, novos caminhos - sabia que estaríamos na vida uma da outra para sempre. A mudança não era mais algo a ser temido. E apesar de o meu retrato estar pendurado na parede, não me importava nem um pouco com a forma com que seria lembrada. Contanto que nunca me esquecessem."

Só lendo para vocês descobrirem :) .

"Você é a única que fez com que que parecesse que estávamos fazendo uma coisa errada. Talvez você ainda pense assim, pois, por algum motivo, acha que não sou bom o bastante para você. Mas eu gosto de você, está bem?
Gostei de você desde o começo."

PS: Connor é mesmo um fofo, foi o personagem que mais me cativou.

"O mundo inteiro desmoronou e só havia Connor e eu."

********************************************************************

Minhas Impressões

Gente, eu vou ser sincera, demorei pacas para que a história engrenasse, um livro de 248 páginas, que eu leria facilmente em um dia, eu levei três dias para lê-lo. Fiquei super chateada que o livro não foi aquilo tudo que eu esperava. Detesto quando não curto muito uma leitura, é tão ruim não falar tão bem de um livro.

Quando comprei o livro, esperei mais da história, mas me decepcionei muito com o livro. O começo é bem arrastado, para vocês terem ideia, eu só comecei a ler mesmo o livro com interesse a partir do capítulo vinte, que foi quando Natalie deixou de ser uma garota chata, insuportável até, para se tornar uma pessoa melhor, mais bem humorada, que tratava todos bem, sem ser grossa ou egoísta. Um apessoa mais de bem com a vida, menos a garotinha da mamãe, a certinha.

Eu fiquei meio que em um relacionamento de amor e ódio com a personagem Natalie, a garota controlava a vida de todos, era mesquinha com a vida das amigas, não deixava ninguém ser feliz e se divertir, a nem.

Mas depois do capítulo vinte, me caí de amores por ela e pronto. Há!! Não posso me esquecer de Connor, que pra mim foi o personagem que mais me ganhou nessa trama, é muito fofo.

Um ponto importante que quero destacar no livro é que ele trouxe assuntos muito importantes. Como saber se comportar em momentos difíceis da vida, principalmente quando você faz uma burrada daquelas e fica desesperado sem saber como consertar tudo, é um deles.

Viver a vida, independente do que os outros pensam de você e ser feliz, é outro ponto legal que captei no livro. Enfim, o livro ensina muitas coisas, escolhas, etc. Por essa razão eu dei 4 estrelas para o livro.

Enfim meus amores, como não vou pela opinião de ninguém quando leio uma resenha de livro não tão empolgada assim, eu sugiro á vocês que procurem o livro, leiam e tirem suas próprias conclusões, vocês podem se surpreender e gostar do livro.

Beijokas e até a próxima resenha.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Elaise G. Lima 12/08/2011

Resenha do livro Não Sou Este Tipo de Garota
O livro Não Sou Este Tipo de Garota da escritora Siobhan Vivian é mais um grande lançamento da Editora Novo Conceito, que agora está com mais um selo – Editora Novo Conceito Jovem.
Amei o livro, amei a maneira como a autora nos fez ver tudo o que acontece no período escolar dentro da visão de uma adolescente.
Natalie Sterling é uma jovem exemplar que está em seu último ano no colégio, e está vivendo muitos desafios para que esse ano seja brilhante e lhe garanta boas referências para ingressar em uma boa faculdade.
Natalie era uma garota do tipo “certinha”, super dedicada aos estudos e não era do tipo que curtia festas, como seus demais colegas da Academia Ross. Vivia muito bem com a companhia de sua amiga Autumn, tinha sua vida sob controle e estava (pelo menos aparentemente) feliz. Até que certas coisas começam a acontecer e ela vai descobrindo realmente que tipo de garota gostaria de ser...
Que tipo de garota devemos ser? Tímidas, extrovertidas, recatadas, ousadas, aventureiras... A adolescência é um período marcado por essas descobertas.
O último ano de Natalie na escola foi o período em que ela se viu obrigada a tomar decisões, a rever seus conceitos e a se permitir viver!
O livro relata experiências como amizade, mágoas, perdão, e claro... a paixão.
Connor Hughes foi o garoto que fez Natalie rever seus valores e repensar se valeria a pena ou não viver a aventura de se apaixonar pelo cara (aparentemente errado) ou continuar com sua vida regrada, sem riscos, e sem ser o alvo de julgamentos dos demais colegas da escola.
Não Sou Este Tipo de Garota é um livro muito divertido. A leitura é prazerosa até mesmo para quem já passou por essa fase da vida. Vale a pena dar uma conferida!

Monica 03/04/2012

Não sou este tipo de garota

“Não sou este tipo de garota” segue a linha do livro “Anna e o Beijo Francês”, também lançado pela editora Novo Conceito. Ensino médio, conflitos entre adolescentes, a diferença de posição social (típico “populares inconsequentes x defensores do que, teoricamente, é o certo”) e uma boa pitada de romance. Também expressa o esforço feito pelos estudantes para que consigam uma vaga em uma boa instituição de ensino superior.
Temos como protagonista uma personagem que demonstra força nas questões sociais, mas que, ao mesmo tempo, rende-se aos delírios adolescentes e a vontade de que esteja fazendo com que esse período faça diferença e que, chegado o fim, tenha-se a impressão de que “valeu a pena”, e não sentimentos de que “poderia ter sido melhor”.
Seja nos EUA ou no Brasil, seja quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio, o livro certamente trará a sensação de reconhecimento e até mesmo nostalgia em relação ao enredo.

Como terceiranista do EM, já me bateu aquela saudadezinha disso que estou vivendo há 4 anos e que em 4 meses chegará ao fim. Sou daquelas que defende esse período da vida com unhas e dentes, e falo com o peito estufado que essa é/foi a melhor época da minha vida. Os amigos, as irresponsabilidades, a despreocupação, a rotina, as loucuras... E além dos estudos, do que aprendi lendo, exercitando e ouvindo, também levo a lição que aprendemos sem horário fixo: a cumplicidade, a união, o respeito, a paciência, o desejo de dar sempre o melhor de mim, a certeza de que os sonhos jamais deverão morrer, certeza de que precisamos ambicionar para que possamos realiza-los.
E com essa review já deixo aquele pedido de desculpas pela falta da atualização. Os últimos 4 meses dessa batalha não serão em vão, e tive que abrir mão de alguns hobbies para poder dar maior atenção ao meu colégio lindo e que está acabando rápido demais. Logo estarei com o meu canudo e rumo à faculdade, assim seja.
Um beijo para todos que leram até aqui.

Bianca 02/08/2020

Esse foi o livro que me fez começar a gostar de ler. Lembro que na época eu lia as revistas de adolescente e em uma das revistas tinha uma propaganda desse livro e então eu pedi ele para minha mãe. Esse foi o único livro que minha mãe me deu e acho ele muito especial por isso. Não lembro muito da história mas eu sempre lembro desse ter sido o meu primeiro livro.

@apilhadathay 22/08/2011

Deliciosamente rápido ^^
***
Fiquei pensando se devia ou não dizer alguma coisa. Mas só por um segundo, pois se eu tivesse um pedaço de espinafre nos meus dentes, ou se meu zíper estivesse aberto, teria preferido que me contassem a ter feito papel de boba. Momentos constrangedores tinham uma vida útil surpreendente na escola. Em um minuto, você é uma garota normal, e no outro você será conhecida como ‘bunda de fora’ pelos próximos quatro anos. (P. 15)
***

NÃO SOU ESTE TIPO DE GAROTA é o livro de estreia do Selo Novo Conceito Jovem - novo selo da Editora, divulgado no Twitter, no mês passado. Este é o tipo de livro que você lê em um dia sem se cansar: Siobhan tem uma escrita muito leve, simples, e que flui com facilidade, especialmente pelos capítulos curtos - uma característica que adoro - e pelas cenas engraçadas. Ri horrores com o nome escolhido pelas novatas para o próprio grupo e com o Caso da Farpa. Gente, a pessoa passa cada situação na vida!

Durante a leitura, encontramos um romance simples, com vários tópicos comuns da adolescência, como: a insegurança das primeiras experiências; os melhores amigos, a sua importância nesta época e a iminente separação devido à faculdade; a necessidade de se provar, uns aos outros, aos professores e às universidades pretendidas; a futilidade de uns e a surpreendente crueldade de outros; os limites a que os jovens chegam nesta fase em que qualquer problema é um tipo de apocalipse pessoal; a questão da sexualidade na adolescência.

Natalie Sterling é a aluna e a filha perfeita, super responsável e orgulhosa de sempre ter tomado as decisões certas. Centrada, focada, presidente do conselho estudantil, organizadora de eventos e nerd, ela traça o caminho certo para concluir o colegial com louvor e partir para uma boa faculdade. Evitou relacionamentos e qualquer outra coisa que, na sua visão, viesse a ameaçar os seus objetivos. Mas os problemas da juventude afetam até aqueles que fingem não passar por ela.

Com a chegada de Spencer, de quem ela fora babá, à escola (e digamos apenas que esta figurinha não passa despercebida), as coisas começam a mudar e, a partir deste momento, situações antes inimagináveis tomam lugar na vida da protagonista. Nat acaba julgando as suas recentes atitudes e desejos como quem não se reconhece na própria pele; vive experiências novas, impensadas, e que ameaçam seus planos supostamente infalíveis, gerando alguns conflitos internos.

O livro chega a retratar, por alto, o movimento feminista e o poder das mulheres na escola – o espelho do mercado. Nada com muita profundidade, infelizmente. Adorei a capa super bem bolada, uma boa captura da história; também, a diagramação interna lindíssima (cada início de capítulo é decorado) e o kit, que apesar de ser mais juvenil, é muito lindo. Não nos aprofundamos muito nos perfis dos outros personagens, só conhecemos bem Natalie, mas o livro me deixou algumas mensagens muito interessantes.

É quase impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens, por mais curtas que as cenas sejam – ou mesmo rever, diante dos olhos, um filme do seu próprio passado escolar, enquanto a gente lê. Nessa fase, imagem e reputação são tudo, especialmente quanto aos rótulos que recebemos então.

***
A melhor coisa em se tomar decisões erradas é que isto não te proíbe de acertar depois. É mais difícil, mas não é impossível. (P. 239)
***

O livro me lembrou o tempo todo de uma das minhas listas engraçadinhas - que é mais séria, a propósito: 7 motivozinhos básicos para o sucesso de histórias sobre a fase escolar, porque as lembranças e associações foram inevitáveis ^^

Recomendo para todos os públicos o//

Resenha completa em: http://canto-e-conto.blogspot.com/2011/08/resenha-nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Amanda Carneiro 24/08/2011

www.primeiro-livro.com
“Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que eu não sabia.”

O livro é contado por Natalie, a típica “garota certinha” da escola. Ela é uma boa aluna, despreza os garotos e vive ao lado de sua melhor amiga Autumn.
E tudo, tanto em sua escola, como em sua vida corre bem até que Spencer- uma garota de 14 anos - chega e muda totalmente o último ano de Natalie na escola.
A partir daí, a garota começa a ajudar Spencer quando ela faz alguma besteira (e são muuuuitas besteiras!), se envolve com Connor – amigo de Mike, o rival da dupla Natalie-Autumn – e muitas outras coisas acontecem.
O livro aborda temas como: escola, namoro, sexo e amizade.

Sabe aquele livro gostoso de ler? Bom, Não sou este tipo de garota, é exatamente assim.
Com uma narração bem legal, fofo e em nenhuma hora deixa o leitor com vontade de larga-lo.
Assim como Anna e o Beijo Francês, a Novo Conceito acertou em cheio na hora de publicá-lo aqui no Brasil. A legião de fãs só tem a aumentar.
Recomendo para quem quer sair um pouco dos livros “filosóficos demais”, e fugir da rotina dos estudos... E claro: para todo mundo que curte os seriados da Disney Channel (Siobhan Vivian trabalhou como roteirista para o canal da Disney).

Notinhas: Para quem não sabe, o selo Novo Conceito Jovem, foi criado para a publicação de livros voltados aos gêneros: teen e YA.