Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota Siobhan Vivian

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Lelê 03/01/2012

Resenha: Não sou esse tipo de garota
Essa estória creio que a maioria de nó conhece na pele. Fala de conflitos da adolescência, a formação da personalidade.
Aqui conhecemos Natalie. No começo gostei dela, pois ela parece uma garota nerd, muitas vezes até meio chatinha e dona da razão. Depois passei a ter raiva dela, pois ela tem a péssima mania de julgar os outros. No final adorei as atitudes que ela teve quando realmente se descobriu.
A estória é narrada em primeira pessoa.
Natalie tem uma amiga de infância, Autumn, logo no começo das aulas Autumn sofre uma decepção muito grande com um garoto chamado Chad. E Natalie fica ao seu lado, pois Autumn sofre na mão dos colegas e dos garotos.
E como os garotos são maus nessa idade.
Mas com a chegada de Spencer muitas coisas mudam. Spencer é despojada e não liga para ninguém, muito menos para a opinião dos outros.
Todas elas vivem as mesmas coisas, mas o importante é como cada uma encara a situação.
Autumn encara de frente. Spencer não dá bola para nada. Mas Natalie, chega ao ponto de ser hipócrita, dando total importância a opinião dos outros.
E nese rolo todo, Natalie magoa muitas pessoas, as amigas, a Srta. Bee, sua professora que sempre a apoiou em tudo e Connor, um garoto que se envolve com ela e passa a gostar verdadeiramente dela.
Natalie se preocupa tanto com o que os outros vão dizer, que não vê o quanto Connor e suas amigas a admiram.
Mas no final, quando ela se encherga de verdade, faz todo o livro valer a pena.
A leitura é leve e descontraída.
Que vale a pena, principalmente se você tiver um adolescente em casa. Mas leia primeiro, depois deixe ele ler

Val Riet 20/01/2012

Não sou este tipo de garota
Natalie é uma protagonista diferente. É do tipo "faça o que digo mas não o que faço"! Claro que ela também tenta consertar o mundo e inicia por suas amigas.
O livro trata de temas comuns para os adolescentes, tem uma leitura fácil, com capítulos curtos. Eu confesso que gosto bastante deste gênero, e achei a capa linda, super adolescente, mas a protagonista deixa muito a desejar, poderia ser trabalhada melhor, acabei gostando mais da Spencer, embora ache que ela deveria ser menos vulgar. A história das "Rostitutas" é um exagero... Mas Connor é um fofo, e vale a pena ler por ele!

Thalita 11/12/2011

Resenha no blog Cantinho de uma garota :3
Assim, eu gostei bastante do livro, ele foi escrito de uma forma que a leitura é super fácil e envolvente. O livro é todo narrado pela Natalie.

Os planos de Natalie para o último ano do ensino médio são poucos, ela pretende se tornar presidente do conselho estudantil, tirar uma boa nota no exame de admissão para a faculdade e passar o máximo de tempo possível com sua melhor amiga Autumn, no começo tudo está dando certo, mas o reencontro entre Natalie e Spencer, de quem antigamente foi babá, faz com que as coisas mudem um pouco na sua mente... Spencer é uma garota bastante confiante em si mesma para dizer o minimo..rsrs' e isso faz com que ela se envolva em uma situação um tanto constrangedora, quando ela está quase para ser expulsa da Academia Ross Natalie resolver ajudar ela a se recuperar, então decide fazer um seminário só para mulheres, só que a coisa não sai bem do jeito que ela esperava ^^' , depois disso várias coisas ao redor de Natalie também começam a não dar certo, a sua melhor amiga começa a se distanciar dela e ela se envolve com um cara que não devia se envolver .-. e esses fatos fazem que ela passe a repensar sobre a sua vida, sobre as coisas que realmente quer e sobre quem é realmente importante para ela.

Em " Não sou esse tipo de garota " você viaja para a mente de uma adolescente que tinha toda uma vida pré programada, que pensa muito e age pouco, que não quer ser como as garotas normalmente vulgares da escola, mas que por causa do amor faz com que ela se alto julge uma das garotas que tanto julga, o livro é meio que uma auto descoberta sobre a sexualidade na adolescencia e faz com que reflitamos sobre os nossos valores e passemos a não julgar tanto as pessoas, principalmente as garotas ao nosso redor, por isso super indico ele para as meninas, principalmente aquelas um pouco mais saidinhas '-', ele mostra ótimos motivos para que você, que acha que correr atrás de um macho é uma ótima, para de fazer isso u.u'

Eu adorei o livro, adorei principalmente o pensamento feminista da Natalie, ela me lembra um pouco a Penny do Lonely Hearts Club, mas elas são diferentes, por que a Penny resolve se afastar dos homens por que eles sempre a magoam, mas a Natalie não espera se magoar, quando a amiga dela é magoada ela para logo de pensar em meninos, começando pelos da escola dela '-' , mas enfim a Natalie é uma personagem bem legal, independente, bonita, confiante de si mesma e super inteligente, me identiquei bastante com os ideais dela (:

Super recomendo o livro para quem está afim de ler algo fácil e que tenha uma pequena lição de moral e como, já disse anteriormente, para aquelas que são um pouco mais 'saidinhas' '-'.

Disponivel em ~ http://cantinhodeumagarota.blogspot.com/2011/08/nao-sou-esse-tipo-de-garota-siobhan.html

Bru 09/04/2012

Natalie era uma menina centrada (pelo menos até o começo do ano), se dedicava aos estudos e ao contrário da maioria das meninas não se deixava enganar por mais um rostinho bonitinho. Autumn era sua melhor amiga, ambas preferiam ficar em casa assistindo filmes a ir em festas, um lugar cheio de pessoas das quais elas não gostavam. Mas com a chegada de Spencer, a caloura que anos atras teve Natalie como babá, as coisas ficam um pouco diferentes.
Adorei a personalidade de Natalie, no começo ela se vê com uma menina de personalidade, daquelas que não deixa seus ideais de lado e sabe o que quer, o problema é que assim ela acaba julgando muito as pessoas, e algumas vezes pode acabar se enganando.
Enfim, Spencer chega na escola pedindo por atenção e é Natalie que vai aconselha-la de que suas atitudes não são a melhor forma de conseguir atenção. Mas as coisas mudaram muito na vida de Natalie, ela e Autumn estão brigadas e ela se vê fazendo justamente o que ela condenava. Mas afinal, o que é certo e o que é errado no colegial?

Adorei o livro e recomendo para todos os adolescentes, até mesmo por quem já passou por isso. Ele mostra a realidade dos adolescente e como deixar as frustrações de lado, vale a pena!

Ana Mattos 27/01/2012

Expectativas e desapontamento..
A história Natalie Sterling é leve, engraçada, envolvente e ainda aborda um assunto pouco ou mal tocado(por incrível que pareça) em livros juvenis que é o sexo e conflitos que atingem os adolescentes. A história é bem contada e narrada, mas o final me surpreendeu ou melhor (me desapontou) a trama foi tão bem desenvolvida, mas não teve um final que fizesse jus a obra...senti que o final foi simplesmente dessa maneira "tudo se resolveu e eles viveram felizes para sempre"..gostei muito da obra mas esperava por um final melhor..

Jamille Santos 27/01/2012

Não sou este tipo de garota
Amei o livro. A história é bastante envolvente e a leitura flui com uma rapidez incrivel, nem acreditei que já estava no fim quando li a última página.

Paulinha 02/03/2012

Gostei do livro. So achei que demorou muito pra deslanchar e o final acabou sendo rápido demais.

Caroline 24/01/2012

Resenha de Não sou este tipo de garota
Natalie Sterling é a estudante mais exemplar de sua escola, ótimas notas, atividades extra-curricular e decisões tomadas com orgulho. Ela acabou de ganhar a eleição para presidente do conselho estudantil e está tudo indo perfeitamente em seu último ano na escola. Quando ela rever Spencer, com 14 anos e muito crescida, quando menor Natalie era sua babá, ela era só uma criancinha, mas agora faz parte das "Rosstituta" uma mistura de prostituta com Ross, o nome da escola.
E claro, a ideia de Spencer não foi muito bem aceita pelo diretor, mas Natalie sentiu o dever de proteger e ajudar e Spencer, mas ao mesmo tempo ela tinha q tentar salva-la dela mesma. Spencer colocou na cabeça, que as mulheres tem o poder sexual sobre os homens e por isso tinham o direito, melhor o dever de usa-lo como quiserem. Só que Natalie pensava exatamente o contrário, que isso fazia com que as mulheres passassem a ser tratadas como objeto sem valor.
Natalie tem que estudar para o SAT, o exame que irá garantir sua faculdade, salvar Spencer dela mesma, recuperar sua melhor amiga Autumn, ser presidente do conselho estudantil, não decepcionar sua professora Srt. Bee, continuar tirando boas notas, conseguir uma carta de recomendação e sair escondida todas as noites para a casa de Connor.
De certinha a hipócrita, ela passa a ser. De controlada, para insensata. Julgar as pessoas por serem uma coisa, e de uma forma agindo desse jeito e continuar julgando, é o que torna o livro um pouco interessante. A história é bem simples, sem um clímax muito forte, é bom porque retrata a passagem difícil de uma adolescente pelo ensino médio. A narração é bem tranquila, divertida, a autora joga com as palavras e consegue um sucesso enorme.
O enredo é que não me agradou muito, mas a narração me conquistou de tal forma. Sou suspeita, dizer isso por ter sido uma nerd no ensino médio, mas a história retrata muito bem a passagem do jovem pelo ensino médio, que é um desafio e tanto.

Minha avaliação:
Apesar do enredo fraco, ele suporta um grande peso na vida do jovem, por retratar exatamente a fase em que está passando, problemas com outros adolescentes, vida corrida de estudar e querer se divertir, uma certa crise de identidade para alguns. A autora fez bom uso do tema e das palavras, eu particularmente que não gostei muito do tema.

Jubs 08/04/2012

Nunca diga nunca!
Este livro nos mostra uma realidade da nossa atualidade.
Faz um jogo entre ser ou não ser...
Aquele terrível erro de olhar para o outro e julgar suas atitudes com a seguinte justificativa: "Eu nunca faria isto!"
Julgamento que estará ameaçado após a leitura desse livro; onde um conjunto de fatores podem sim te levar a agir de forma impensada e ter então de conviver entre a culpa e o medo.

Dani 30/07/2012

Gostei muito do livro. Ele retrata bem a realidade da adolescência. Apesar de Natalie ser realmente orgulhosa e arrogante, acho que a autora quis passar, de uma maneira geral, realmente isso: às vezes, mesmo quando achamos que nossas vidas e nós mesmos somos absolutamente perfeitos, batemos com a cara no muro. É um livro muito bom. Eu daria cinco estrelas na capa, enredo, na narração em tudo. Porém dei quatro estrelas pelo final meio vago.

Vivian San Juan 25/04/2013

Resenha feita para o blog Saleta de Leitura - Vivian San Juan
A personagem principal desse livro se chama Natalie Sterling, uma menina estudiosa e que esta no último ano do ensino médio na Academia Ross. Seu objetivo no início do livro é ser a presidente do conselho estudantil. Ela é uma aluna, uma filha, uma garota exemplar e defende a idéia de que as meninas no colégio deveriam preservar sua reputação naquele ambiente hostil, onde qualquer deslize do sexo feminino poderia ser fatal.

Controladora e possessiva, Natalie só acredita no que é certo e errado do ponto de vista dela, não conseguindo perceber o quanto seu comportamento prejudicava a todos em sua volta, inclusive a ela mesma. Sua melhor amiga, Autunm, sofre um pouco com isso, pois ao contrário de Natalie, no passado teve uma desilusão amorosa e foi alvo de comentários maliciosos no colégio, além de ser rejeitada por suas amigas na época. Foi a partir desse acontecimento, que as duas se aproximaram mais ainda e consequentemente a amizade fortaleceu.

No primeiro dia de aula, Natalie reconhece uma caloura de quem ela já foi babá há alguns anos atrás chamada Spencer. A menina agora com seus 14 anos e com um corpo escultural, mostra para Natalie que ela não é mais aquela criança que um dia ela cuidou e sim uma mulher cheia de desejos e vontades. Spencer acha que as meninas não deveriam ter vergonha de expor o que querem e deveriam ter os homens aos seus pés. Por esse motivo ela se mete em várias confusões sempre sendo amenizadas por Natalie, que acredita que um dia a menina irá tomar juízo.

O que Natalie não esperava é que no meio dessa turbulência, a mesma iria se apaixonar justamente por Connor, um popular jogador de futebol do colégio e desejado pela maioria das meninas, inclusive por Spencer. Os dois começam a ter um romance secretamente e a partir desse momento muitas mudanças acontecem na vida de Natalie e ela começa a repensar sobre suas atitudes e comportamentos, inclusive "qual o tipo de garota que ela é" de verdade.

"Autumn pegou na minha mão. - Viu? A melhor coisa em se tomar decisões erradas é que isso não a proíbe de acertar depois. É mais difícil, mas não é impossível." (página 239)
Particularmente, achei o livro bom e a autora, Siobhan Vivian (xará rss) soube abordar assuntos sobre amor, amizade, sexo, adolescência e medos dessa fase de um jeito leve e peculiar. A discussão também sobre alguns tabus torna-se a trama interessante e nos faz analisar sobre problemas enfrentados pelas mulheres que são muito comuns em nossa sociedade. A personagem principal muitas vezes exagera na maneira de pensar e agir, porém tem momentos no livro que eu concordei com algumas atitudes e pensamentos, principalmente pelo lado feminista dela. A amiga, Autunm, é um personagem bem realista de uma menina que busca passar uma borracha no seu passado e fazer um novo presente e futuro. Spencer é uma menina que não tem vergonha de ser quem é e totalmente destemida. Connor é um menino fofo e que conquista Natalie e todas as leitoras do livro.

Além da leitura leve, a capa e a diagramação do livro estão perfeitas! Como sempre a Editora Novo Conceito está de parabéns pelo excelente trabalho com suas publicações.

Postagem no blog: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2012/01/resenha-do-livro-nao-sou-este-tipo-de.html

Raica 27/05/2013

Leve
Natália é o tipo de garota da qual eu não seria amiga. Ela é do tipo certa demais, muito, ao extremo. Se recusa a ter contato com garotos e acha que todos são imbecis demais, ainda mais depois de um ter aprontado com sua melhor amiga. Tudo caminha bem, até que a menina que Natália cuidava quando criança, entra como caloura na escola. A menina é um terror, cria enormes confusões.
E tem o Connor, o lindo, musculoso e gentil melhor amigo do maior babaca da escola, Mike. Natália e Connor se envolvem, mas a virgem maria não sabe lidar com isso e é irritante. A autora começou desenvolvendo bem a amizade e o modo correto de Natália, mas depois que Connor realmente toma a cena, tudo se torna meio vago e previsível, se você já assistiu um filme desse gênero, não vai mudar muita coisa.
Eu li essa tarde, em umas 3 horas. Um livro bem leve, com 183 páginas. Uma leitura tranquila. Não têm um felizes para sempre, porque o livro deixa claro que Natália vai para faculdades e Connor se manterá na cidade. Mas têm seu final feliz. Acho que foi bem escrito, de qualquer forma, levando em conta todos os medos reais de Natália. Gostei, não entrou no meu top 10, mas é um bom livro.
Bruna 02/08/2013minha estante
Natália? Ai não né

Micaela Ramos 03/06/2013

Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian
Adorei ler essa obra-prima. Um livro muito bem tecido pelas mãos de Siobhan Vivian. Elas traz à tona a vida escolar, a situações que permeiam nossa adolescências, o ensino médio, o término de etapas e o começo de outras.

Interessante. Simples. Descontraído.

A leitura me fez lembrar de vários traços do meu ensino médio, da maneira como me portava e a forma como as pessoas ao redor me encaravam.

As relações entre os personagens me fizeram ver o quanto podemos nos enganar sobre as pessoas e o quanto podemos nos achegar àquelas que sempre estiveram ali esperando pela nossa atenção e nós nunca nem demos atenção, diferentemente daquelas que morríamos para que prestassem atenção na gente e a pessoa nunca nem nos olhou, éramos invisíveis para aquela pessoa.

Gostei do projeto gráfico do livro. A capa não deixou a desejar e expressou bastante do que acontece mesmo não só dentro do livro como no universo do ensino médio em si. A folha do miolo é pólen, o que torna a leitura mais agradável. A linguagem do livro é simples, prática, de modo que podemos nos divertir enquanto lemos e espairecer um pouco a mente.

A autora trabalhou bem os problemas que muitos enfrentam na adolescência, na escola, ensino médio e é importante poder olhar para trás e ver o que achávamos que era o certo ser facilmente agora entendido como o errado ou vice-versa. É importante também o modo como ela caracteriza e deixa claro que o sexo, a vontade, o desejo, o fato de adolescentes sentirem tudo isso é normal e o que devemos fazer é saber trabalhar esse nosso lado, nossas necessidades e não simplesmente encobri-las como se fossem coisas de outro mundo, como se fossem erradas, quando na verdade não são.

"De todas as coisas que podiam me fazer feliz, a maior de
todas era que Autumn e eu éramos amigas novamente. Não
importava o que o futuro trouxesse - novos amigos, novos
namorados, novos caminhos - sabia que estaríamos na vida
uma da outra para sempre. A mudança não era mais algo a ser
temido. E apesar do meu retrato estar pendurado na parede,
não me importava nem um pouco com a forma com que seria lembrada.
Contanto que nunca me esquecessem."

Confesso que me surpreendi com o livro e é isso o que nos deve impelir a ler sem julgar um livro pela capa, nunca devemos fazer isso. Achava que ia ler um livro chato e fútil, com uma personagem principal estereotipada, mas me enganei verdadeiramente. Esse livro me fez ver e lembrar de mim mesma várias vezes e de quão simples nossos sentimentos podem ser e somos nós mesmos quem complicamos tudo.

Aprovo e recomendo. Boa leitura a todos!