A Maldição do Espelho

Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Bit 26/10/2020

Xeque-mate
Esse é o segundo livro de Agatha Christie que eu leio, e digo que estou amando o universo que ela cria, muito diferentes dos quais estou acostumada a ler, portanto bem únicos. A maldição do espelho é um livro perfeitamente bem construído, e me envolveu em cada segundo do enredo. É um livro acima de tudo instigante, o mistério do assassinato só nos faz querer ler mais e mais até estar tudo solucionado. É incrível a forma como a autora vai nos dando pedacinho por pedacinho da história, do mistério, sem revelar nada; e nós pobres leitores, agarramos cada um deles e tentamos de tudo junta-los, mas são tantas possibilidades que é quase impossível. É um livro curto e muito divertido, mesmo com a temática de assassinato, Agatha escreve de uma forma que torna tudo bem leve e fácil compreensão. Não é um livro superficial, pelo contrário, ele nos mostra as complexidades da natureza humana, ele vai a fundo em cada personagem, para descobrir que sombra habita naquela pessoa capaz de leva-la a cometer um assassinato! Que trauma, que passado, que mágoa, rancor ou raiva levaram à aquilo. É incrível como por mais que pensemos, imaginemos ou tentermos desvendar a solução do mistério, como ele sempre vai nos surpreender. Agatha Christie, em seus livros é como uma perfeita jogadora de xadrez: onde nunca conseguimos saber ou adivinhar qual o seu próximo passo, sua próxima jogada; e quando nos demos conta... xeque-mate.
Giulipédia 26/10/2020minha estante
Só li assassinato no expresso do oriente dela, meu repertório de Agatha Christie é vergonhoso ?, aceito indicações, são tantos livros dela q nem sei por qual continuar!! ?? Parabéns pela resenha, já fiquei c vontade de ler esse!! ??

Bit 26/10/2020minha estante
Kkkk como disse na resenha só li dois dela: esse e tbm o assassinato no expresso do oriente mto bom! Por isso n sou qualificada a te indicar foi mal... Mas obrigada!!?

Giulipédia 26/10/2020minha estante
Ah, mas esse daí já vai entrar p lista então, sou agradecida do msm jeito!! ????

Bit 26/10/2020minha estante
Que bom, fico feliz! Depois quero saber o que achou?

Kah 30/08/2020

Não consigo gostar dos livros da Agatha Christie em que Miss Marple é protagonista...
Livinha 30/08/2020minha estante
Também tenho preferência pelo Poirot e Hastings!

Kah 30/08/2020minha estante
Com certeza os melhores! Apesar que li um com Tommy e Tuppence e gostei, o adversário secreto!

Livinha 30/08/2020minha estante
Eu li M ou N que é com eles e também adorei!!

Kah 30/08/2020minha estante
Boa dica! Vou colocar na listinha de leituras! Obrigada

Lis 23/06/2021

Surpreendente
Eu e meu marido lemos o livro juntos e fomos tentando adivinhar o autor, o motivo e o cúmplice do crime... E ao longo da leitura, mudamos de ideia várias vezes sobre tudo isso, chegamos a acertar o motivo, mas hora nenhuma suspeitamos de quem era o criminoso. Tô chocada até agora! Vale as 5 estrelas, com louvor!
Mauricio Gonçalves 23/06/2021minha estante
Como assim "chegamos"? ?

Mauricio Gonçalves 23/06/2021minha estante
???

Lis 23/06/2021minha estante

Lady of Swords 02/05/2020

Agatha Christie me faz de trouxa, e o pior é que eu gosto disso!
Incrivelmente, mesmo depois de tudo que li de Agatha Christie, esta foi a minha primeira aventura de Miss Marple e devo dizer que a personagem me cativou bastante. Uma mulher muito esperta e inteligente, presa no corpo de uma frágil idosa (e ela mesma não gosta muito de constatar essa realidade).
Enfim. Durante todo o livro fica aquela sensação de "estou quase lá", mas por algum motivo, você nunca encontra o "lá", e no fim, eu duvido que você tenha encontrado a solução (com argumentos para sustentar, além do "achismo") antes que Miss Marple o explique com toda a maestria de alguém que conhece a natureza humana como ninguém!
Ah... um romance policial crocante por fora e macio por dentro!
Lord 18/10/2020minha estante
Gostaria de discutir com alguém sobre o final do livro. Afinal, Gregg se mata ou é morta pelo esposo? Ficou vago isso. Quem matou o mordomo italiano quando ele volta da viagem e quem envenenou o respirador de Ella Zielinski?

Lady of Swords 28/10/2020minha estante
Desculpe a demora! Só vi agora.
Sim, realmente ela deixa essa dúvida no ar. Mas acho que foi ele quem a matou. Eu não sei... Ele parecia muito apaixonado, e de todos os desgostos que teve na vida, não faria sentido ela se matar em um momento assim. O perfil dela não gosta de tédio e estar envolvida em uma rede de homicídios me parece o muitíssimo interessante, mesmo com a possibilidade de se ferrar no final.
Já ele tinha muito mais a perder.

Fran 12/02/2024

É impressionante, como consigo errar em todos os meus palpites referentes aos culpados nos livros da Agatha Christie. Este foi mais um que me surpreendeu com o final.
Adoro a forma que a autora escreve, o que torna a leitura muito mais fluida e fácil. Indico muito os livros da autora.
Emanuele157 12/02/2024minha estante
Eu sou muito apaixonada pelo King mas queria começar a ler Agatha vc acha que vou gostar ? E poderia me indicar algum livro dela para começar se possível?

Fran 12/02/2024minha estante
Gosto muito do King também, mesmo sendo autores diferentes eu também gosto da forma em que Agatha escreve, e pode ser que você também goste. Eu comecei lendo Nêmesis, no entanto, indico a maldição do espelho.

Lili Machado 14/01/2012

Miss Marple sabe – mesmo a cidadezinha mais calma pode guardar os segredos mais escabrosos.
Uma das vizinhas de Jane Marple, Mrs. Bantry, colocou sua casa a venda e ela foi comprada por uma atriz de cinema americano, a bela e glamurosa, Marina Gregg e seu marido Jason Rudd.
O casal oferece uma grande festa para reinaugurar a casa e, durante o jantar, num minuto, a tola Heather Babcock estava falando com sua atriz de cinema favorita. Logo depois, ela sofre um ataque violento, envenenada por um drinque fatal, que, tudo indica, era para ser tomado pela atriz.
Mas enquanto a polícia se enrola toda para descobrir pistas, Miss Marple começa a perguntar coisas, pois ela sabe – mesmo a cidadezinha mais calma, como St. Mary Mead, pode guardar os segredos mais escabrosos. A Natureza humana é sempre constante.
Em 1980, o livro foi para o cinema com Angela Lansburry no papel de Miss Marple. Elizabeth Taylor, Rock Hudson, e Kim Novak tiveram outros papéis nesta excelente recriação da peça literária.
Só senti muita falta dos trabalhos de tricot costumeiros, de nossa datetive amadora.
Miss Marple é, certamente, uma caricatura da mulher inglesa do campo - alta, magra, de olhos azuis, cabelos brancos e face enrugada. Está sempre às voltas com um tricot. Vive de modo refinado mas simples, gosta de jardinagem e longas caminhadas. Mora no povoado de St. Mary Mead e recebe ajuda financeira de seu sobrinho da cidade, o novelista Raymond West, que considera a cidadezinhas, "uma poça estagnada." "Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma gota de água de uma poça estagnada, debaixo do microscópio." - Miss Marple
Cris Paiva 31/01/2012minha estante
Lili, eu adoro a Miss Marple! Um dia, quando ficar velhinha quero igualzinha a ela: fofoqueira e tricoteira de mão cheia!

Lili Machado 31/01/2012minha estante
Cris - depois mande uma foto nesta sua fase da vida que ainda ai demorar muuuuuito!

Josie.Derossi 03/05/2020

Lady Shalot
Segunda vez na vida que eu consigo pensar quem é o criminoso das estórias da Agatha Christie. John que se apaixonou pelos livros dela sabe que não é fácil de se imaginar quem seja o criminoso, pois é só no final que ela revela e encaixa tudo.
John 03/05/2020minha estante
Não é fácil mesmo.

Josie.Derossi 04/05/2020minha estante

Amanda 10/06/2021

A maldição do espelho
O desenvolvimento do plot é muito bom, mas achei o final muito repentino, além de que deixou algumas pontas soltas e mal explicadas. A história é interessante, mas não gostei tanto do jeito que o final foi escrito.
Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 10/06/2021minha estante
Eu sinto a mesma coisa sobre o final de alguns livros da Agatha tbm!

Amanda 10/06/2021minha estante
eu tbm!! esse foi o que eu mais senti isso

amErica 26/02/2023minha estante
Kkkkkkksksksksskskskkkksk é um belo questionamento, então fui pesquisar.

Tudo indica que gira em torno do poema "The Lady of Shalott? que é citado no livro. No poema, conta a história de uma mulher que é amaldiçoada a permanecer dentro de uma torre de Shalott, e só poder ver o mundo através dos reflexos em seu espelho. Quando ela olha diretamente pra cidade, o espelho quebra e a maldição começa.

Quanto ao livro, acho que a Agatha fez relação ao momento em que a Marina mostra uma expressão de transtorno ao descobrir que a causa do bebê dela ter nascido deficiente foi a Sr. Bradock, como se uma maldição voltasse para assombrá-la.

Ale 27/02/2023minha estante
@amErica obrigada! Você é um anjo e matou minha duvida

Camila.Alves 24/04/2023

Não é o melhor de todos
Como já li outras histórias da Agatha Christie, achei esse meio chatinho, o começo é muito devagar e o plot é revelado nas últimas 3 páginas KKKKK achei muita marmelada no fim das contas e por isso não gostei, assim como eu adoro a Miss Marple, mas acho que ela ficou muito em segundo plano.
Todavia, é um livro divertido, depois que o assassinato ocorre, me diverti tentando descobrir quem era o assassino e falhando miseravelmente em chegar perto da resposta a cada vez que uma informação nova era adicionada. Uma pena, porque acho que tinham muitas informações interessantes que não foram bem exploradas, e o final acabou sendo... não sei muito como descrever, então vou transcrever aqui o que eu pensei na hora: meu Deus, não acredito que ela meteu essa, é fantástico demais pra sequer chegar perto de algo que poderia ocorrer de verdade (como acontece em alguns livros sa autora, no caso, os que eu particularmente mais gosto são aqueles que se aproximam minimamente do real, não é o caso desse).
Lazullitta 31/10/2023minha estante
Sabe o que é curioso? O livro é baseado em fatos reais, uma atriz estava grávida e uma fã com rubéola foi vê-la mesmo o médico dizendo que não, a criança nasceu com vários problemas e depois de dois anos a fã reencontrou a atriz e contou super animada que tinha ido vê-la mesmo doente, a única diferença é que ela não matou a fã

Camila.Alves 05/11/2023minha estante
Não creioooo que maneiro!

debroua 13/12/2020

Aiai
Como sempre eu desconfiando dos suspeitos certos. Foi assim em "E Não Sobrou Nenhum" e agora com esse livro novamente.
Alex 13/12/2020minha estante
Agatha Christie! ? Está na lista este livro.

debroua 13/12/2020minha estante
??

Dante 07/10/2020

Miss Marple me pegou?
É muito bom o que eu sinto agora, sabe quando você lê um livro ou inicia uma série que você sabe que tem muitas continuações e você simplesmente AMA? Então, essa foi minha primeira experiência com a Agatha, é muito reconfortante saber que ainda vou ter muitos romances dela pela frente... Estava com saudades disso depois de Sherlock Holmes
Lord 18/10/2020minha estante

Dante 08/11/2020minha estante
Gostaria sim de discutir isso!! Quer mandar mensagem?

Soliguetti 02/05/2023

Um delicioso livro de mistério (com ressalvas)
"A Maldição do Espelho" é um livro de mistério escrito pela renomada autora Agatha Christie, que traz de volta a adorável personagem Miss Marple. A história se passa em torno da tentativa de assassinato da famosa atriz Marina Gregg, mas que acaba ocasionando a morte de sua fã e vizinha, Heather Badcock.

A trama é muito bem construída e o desfecho surpreendente é digno de uma obra da autora. No entanto, o final parece um pouco apressado, com a resolução do mistério acontecendo rápido demais e a trama se encerrando bruscamente, mal dando ao leitor tempo para saborear a descoberta.

Outro ponto que chama a atenção são alguns breves trechos machistas, homofóbicos e gordofóbicos, que infelizmente refletem os valores da época em que o livro foi escrito, mas que não têm lugar em nossa sociedade atual.

Apesar disso, "A Maldição do Espelho" é um livro muito bom e delicioso de se ler, com a presença marcante de Miss Marple e sua perspicácia na resolução do mistério. Os personagens são bem desenvolvidos e a trama é cheia de reviravoltas e surpresas, típicas da obra da Rainha do Crime.

Em resumo, para os amantes do gênero de mistério, "A Maldição do Espelho" é uma leitura altamente recomendada, com a ressalva de se estar ciente dos trechos problemáticos presentes na obra.
Lyta @lytaverso 04/05/2023minha estante
Eu já tenho ressalvas com a Agatha, não acho que esse final corrido e um tanto quanto mágico seja um problema exclusivo desse livro, o que acho uma pena. Esse é um que vai ficar na pilha de não lidos mesmo.

Soliguetti 04/05/2023minha estante
É verdade, Talita. É uma pegada completamente diferente dos "whodunit" de hoje. Temos que suspender um pouco a descrença pra embarcar nos livros dela.

Taka 14/02/2022

Coisa de doido!!
A investigação desse crime foi e voltou, voltou e foi pra terminar onde voltou.

Amei!!

Descobri na metade do livro quem matou a morta e a desenvoltura foi maravilhosa!

Agatha arrasando como sempre!!!!!
Café com Livrinhos | Sofia 14/02/2022minha estante
esse livro é um dos meus PREFERIDOS da Miss Marple, acho que só perde pra Cem Gramas de Centeio

Taka 14/02/2022minha estante
Olhe, eu concordo!!