A Maldição do Espelho

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Maldição do Espelho

Lu 27/10/2015

Há vinte anos que leio Agatha Christie e há vinte anos, a falecida escritora vem me dando sucessivos bailes. Sigo a máxima do "não confie em ninguém" e, mesmo olhando desconfiada para todos os personagens, a autora continua a levar a melhor no final. E como isso é bom!

Não há muito o que dizer sobre a trama deste "A Maldição do Espelho". É um livro simples e direto, que intercala a investigação policial com os dilemas domésticos que a Miss Marple passa. É algo parecido com o que Poirot e sua luta inglória contra seu jardim de abóboras em "O Assassinato de Roger Ackroyd".

Não tem jeito: investigar crimes é o que os personagens de Christie fazem de melhor e, embora passados cinquenta anos desde que este livro foi publicado, ele parece estranhamente atual. Marina Gregg não é tão diferente assim de várias celebridades que temos hoje em dia. Menos glamourosas, talvez, mais igualmente trágicas.

Sorte de Miss Marple, que tem mais uma chance de dar um show em matéria de dedução, conhecimento da natureza humana e da fauna local. Dá de dez nos detetives-inspetores há décadas. Além de ser uma simpatia.

É um livro narrado com capricho e conduzido com segurança. É divertido ir passando de um suspeito a outro, tentando antever os passos do assassino, à medida que segredos de cada um dos personagens é revelado aos poucos. A nota de luxo vai pelo belíssimo poema de Tennysson, "A Senhora de Shalot", que dá todo um clima especialmente sinistro ao livro.

Simples, direto, bem escrito e com uma boa dose de surpresas. Não vejo do quê reclamar.

Recomendado!

Joice (Jojo) 27/10/2015minha estante
Adoro esse livro. Uma das melhores histórias dela, E concordo com você: o poema "A Senhora de Shalot" dá um toque especial à narrativa.

Kauany198 15/02/2023

Mto inteligente mas solto
É o primeiro livro q leio da Agatha e não achei uma experiência excelente somente boa,com certeza a autora tem uma inteligência e consegue colocar no livro,tanto q eu nunca iria imaginar o final,eu me empolguei bastante no livro pq cada página vc criava novas teorias do assassino e deixava empolgante,mas teve tantos personagens q apareceram e nao eram suspeitos q era bem fácil de se perder e deixar ruim,tanto q isso gerou pra deixar as pontas todas soltas.

Obs:Marina foi inesquecível pra mim
Pam 15/02/2023minha estante
Acabei de ler A Casa Torta e tive a mesma impressão? tipo, ok, é uma boa autora mesmo, mas o enredo não é o que se espera quando a gente ouve falar dela, na minha opinião? um livro ótimo, mas nao ESTUPENDO kkkkkkkkk

23/06/2022

Miss Marple está bem idosa no livro mas mesmo assim não perde sua eficiência. Gostei do final que me surpreendeu
Wagner47 23/06/2022minha estante
Gosto muito desse. É o meu favorito com a Miss Marple

Diana Pear 20/04/2018

Final surpreendente
O enredo no início pareceu um pouco engessado, mas após o assassinato e a resolução do caso, houve uma reviravolta tao surpreendente que me deixou perplexa.

Quando pensei que aquele seria o "fim" do livro, virei a última pagina e tive uma conclusão totalmente fora do que eu esperava.
Renan Back 16/06/2019minha estante
Concordo, um final inesperado.
Na minha opinião, foi uma de suas melhores obras.

Layla.Ribeiro 21/03/2018

Na pequena cidade de St. Mary Mead ocorreu um assassinato na casa de uma grande atriz de cinema e para tentar desvendar o mistério do ocorrido a polícia recorre a Miss Marple, uma senhora na casa dos sessenta, moradora dessa cidade e famosa por resolver outros crimes. Há bastante tempo tive curiosidade de conhecer a literatura da Agatha Christie, essa minha primeira experiência com a autora não foi prazerosa, embora o livro seja curto e a escrita de fácil entendimento, o enredo não me prendeu, achei bastante arrastado, o ponto positivo foi a genialidade para a resolução do mistério e a revira volta deste, porém foi um pouco prejudicada por ser resolvida no último capítulo do livro e quando veio o gosto pela história, simplesmente ela termina, enfim, acredito que comecei pelo livro errado, mas não desisti da Agatha.
Magasoares 21/03/2018minha estante
Começou mesmo pelo livro errado :) não desiste ^-^

gisozin 16/03/2021

Mais ou menos
Como primeiro livro da Ágatha me senti um pouco decepcionada com o desenvolvimento entre outras coisas, o livro definitivamente não é ruim, mas não senti a minha mente explodir como as pessoas falam dos outros livros.
Buca 16/03/2021minha estante
le e nao sobrou nenhum ou o assassinato de roger ackroyd, sao perfeitos

Nat 27/03/2020

Marina Gregg é uma famosa atriz de cinema que acabou de se mudar para o vilarejo de Mary Mead, o que faz com que o povo local fique animado com o fato de ter uma celebridade vivendo em seu meio. Marina e o marido resolvem dar uma festa de recepção com amigos do estúdio e com convidados locais, e tudo parece bem, até que uma morte causada por envenenamento acaba com a festa e com a tranquilidade de todos. O mistério maior se deve ao fato de que a pessoa que faleceu foi morta por engano, já que bebeu do copo da própria anfitriã. A partir daí começa uma investigação que revela muito mais da vida de Marina e do meio em que vive do que ela poderia esperar.

Não sei porque, mas os livros da Agatha Christie que tem Miss Marple como protagonista não conseguem chamar minha atenção de cara. Talvez porque os livros de Poirot mostrem ele sendo mais ativo na resolução dos mistérios, o fato é que eu demoro demais para “engatar” a leitura dos livros com ela, e esse foi o segundo que li. Não me conformo com isso, porque Miss Marple é uma personagem ótima, uma senhora idosa com uma mente tão afiada (talvez até mais) quanto a de Sherlock Holmes, e os insights dela sempre são tão misteriosos quanto reveladores. De qualquer forma, eu gostei do livro, o final conseguiu me surpreender de verdade. Indicado.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/03/a-maldicao-do-espelho-agatha-christie_9.html
Lord 18/10/2020minha estante
Gostaria de discutir com alguém sobre o final do livro. Afinal, Gregg se mata ou é morta pelo esposo? Ficou vago isso. Quem matou o mordomo italiano quando ele volta da viagem e quem envenenou o respirador de Ella Zielinski?

Rodriguinho @literario.rojo 19/08/2020

"Foi-se a rede, esvoaçante saiu;
O espelho inteiro se partiu;
"A maldição se abateu sobre mim"...
O que mais gostei da leitura foram as transformações que ocorreram no vilarejo de St. Mary Mead e a nossa amada e esperta Miss Marple observa todas essas transformações da janela de sua casa. A leitura é bem tranquila um pouco lenta em partes e o final eu fiquei bastante surpreso com a engenhosidade do caso e o motivo que levou a tudo aquilo em questão.

Laila 09/02/2024

Estou adorando os livros da Agatha Christie. Suas histórias têm uma narrativa envolvente, com questões subliminares e oculta, nas quais os mistérios e os personagens mistérios causam fascínio e interesse. Como ela diz em suas histórias: a natureza humana é algo interessante e nunca muda...
Edgar40 21/02/2024minha estante
??????

Cris Paiva 03/02/2012

Peguei esse livro no sebo e logo nas primeiras paginas me lembrei que já havia lido, mas tudo bem, a historia é ótima e realmente me marcou na época.

Um crime acontece na pacata cidadezinha de Miss Marple, na casa de campo de uma famosa atriz, e a Miss Marple, como boa velhinha futriqueira que é, da um jeito de se envolver no crime e passar a Scotland Yard para trás desvendando o caso inteiro somente fazendo seu tricozinho, lendo revistas de fofocas e dandos umas voltinhas ocasionais nas vizinhanças! Oh velhinha porreta!! Os detetives de Londres devem se esconder de vergonha embaixo da cama sempre que escutam o nome dela! Kkkkkkk
Mari 24/02/2012minha estante
Essa velhinha é mesmo genial, adoro as histórias em que ela aparece.

Anne.Lisie 19/11/2020

Em todos os livros da Agatha me empenho em descobrir o criminoso e faço suposições que no final estão completamente erradas, imprevisível mas fantástico.
Wagner47 19/11/2020minha estante
Um dos meus preferidos com a Miss Marple

Gabriel 11/05/2020

Gostei bastante dos personagens e o clima que a história tem, também da forma como o crime é repassado, você é levado a imaginar como se estivesse lá, e a resolução como sempre, a altura de Agatha Christie.

Manuella437 23/04/2023

Tiro atrás de tiro
Literalmente, Agatha pesou a mão na quantidade de mortes e plot twists, e acabou fazendo uma baita de uma ficção policial. Ainda em choque com o desfecho dessa história, me apaixono cada vez mais por essa autora.
Helena63 23/04/2023minha estante
Na minha opinião os livros dela mudaram o mundo da literatura

Bella Negreiros 23/07/2020

Dose fatal
Acho que é muito difícil não querer dar 5 estrelas para todos os livros dessa autora!

Agatha nesse livro trás uma história da Miss Marple. Há um assassinato na casa da nova moradora de St. Mary Mead! Mas seria uma morte acidental? Seria uma morte minimamente planejada? Teria o assassino matado a pessoa errada?

Como sempre é uma narrativa cheia de mistério, que nos leva a fazer diversas suposições, eu particularmente fiquei obcecada por uma suposição, mas como sempre o final é surpreendente. Um mínimo detalhe trás a tona todo o mistério, que justifica todas as ações. É incrível, não estava tão empolgada com este livro até descobrir o que motivou o crime e perceber como a Agatha trama tão bem sua história.